Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor de slides
Impressões dos documentos que poderão ser entregues aos estudantes.
Trechos de músicas e biografia do Bob Marley:
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Neste plano os estudantes irão conhecer duas revoltas de escravizados que ocorreram na América Central e comparar seus desfechos. O Contexto está dividido em três slides: o primeiro traz dois trechos de músicas do Bob Marley , o segundo apresenta este artista muitas vezes visto como controverso. No documento que será entregue para os estudantes tem as letras originais das músicas em inglês com a tradução e o terceiro apresenta o mapa da América Central onde os estudantes poderão localizar a Jamaica e o Haiti, desfazendo a confusão de que ambos são países africanos, como é frequente.
Leia com os estudantes as estrofes em voz alta e faça as seguintes perguntas direcionadoras:
- O autor das músicas estava fazendo algum tipo de protesto? (Espera-se que os estudantes identifiquem que as letras são politizadas, a “Canção de redenção” fala de liberdade e “Guerra” fala de discriminação.)
- As duas músicas falam sobre escravidão. Como podemos perceber isso? (Na primeira música Bob Marley fala de escravidão mental e a segunda fala de uma “raça” achar-se superior, abandonando e desacreditando outra.)
Trechos de músicas do Bob Marley:
Para saber mais:
Link para ouvir as músicas no YouTube:
“Redemption song” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kOFu6b3w6c0 Acesso em: 23 de fevereiro de 2019.
“War” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4XHEPoMNP0I Acesso em: 23 de fevereiro de 2019.
Contexto
Orientações:
Neste momento os estudantes irão conhecer o cantor Bob Marley e a sua importância para o empoderamento dos negros e na luta contra o racismo e a universalização dos direitos civis. No primeiro momento pergunte aos estudantes quem já conhecia Bob Marley, ou já conhecia a letra de suas músicas.
Leia o texto coletivamente com os estudantes e faça as seguintes perguntas direcionadoras:
- Além de cantor quais os outros motivos que tornaram Bob Marley mundialmente conhecido? (Espera-se que os estudantes citem o que está no texto: senso de justiça em suas letras, pela defesa de sua libertação nacional, do empoderamento dos negros, a luta contra o racismo e pela universalização dos direitos civis.)
- Qual a medalha que a ONU concedeu a Bob Marley? (A Medalha da Paz no Terceiro Mundo em 1978.)
- Quais as condecorações que ele recebeu na Jamaica? (Honra ao Mérito da Jamaica, Herói Nacional e o Order of the National.)
- Qual era a distinção que percebemos na condecoração “Order of the National” entregue ao cantor Bob Marley? (Esta condecoração era reservada a governadores, generais e premiês.)
Biografia do Bob Marley:
Texto original do slide está disponível em: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/02/7-curiosidades-sobre-bob-marley-maior-expoente-reggae-no-mundo.html Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
Para saber mais:
Em 2018 o Reggae Jamaicano passou a fazer parte da lista de patrimônio de cultura imaterial da ONU. Para saber mais acesse o link: https://nacoesunidas.org/reggae-jamaicano-entra-para-lista-de-patrimonio-imaterial-da-unesco/ Acesso em: 17 de fevereiro de 2018.
Contexto
Orientações:
Projete o mapa da América Central para que os estudantes conheçam a localização geográfica do Haiti e da Jamaica. Após os estudantes verem o mapa e a tabela no documento impresso faça as seguintes perguntas:
- Conseguem localizar neste mapa a Jamaica e o Haiti? (Espera-se que os estudantes apontem no mapa a localização destes países.)
- De qual continente fazem parte Jamaica e Haiti? (Espera-se que os estudantes falem América Central)
Mapa da América Central: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pm7ETvjvGBUTzxAc7c6MRXNgHmR3j3x3r4Z6ye6a5swRkxBnNEWQr664Nq4w/his8-13und03-mapa-da-america-central-e-tabela-sobre-as-revoltas-e-dados-dos-paises.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor o objetivo da Problematização, que está dividida em três slides, é que os estudantes conheçam e comparem as revoltas de escravizados que ocorreram nos dois países da América Central, Jamaica e Haiti.
Link para impressão do documento que será entregue aos estudantes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5SgdtC9jH82rY3rdGJPumvU2CCEVAEtpub3kprWsC7v5MCfdBsVUvt54AXeU/his8-13und03-textos-da-problematizacao.pdf
Neste momento o objetivo é que os estudantes conheçam a revolta de escravizados que ocorreu em 1760 na Jamaica. Distribua os textos impressos para que os estudantes possam ler e faça as seguintes perguntas fazendo a comparação das revoltas:
- Quanto tempo durou a revolta de escravizados na Jamaica? (Cerca de 18 meses.)
- Quanto tempo durou a revolta de escravizados em Saint Domingue (Haiti)? (Cerca de 13 anos.)
- Qual foi o desfecho da revolta de escravizados na Jamaica? (Espera-se que os estudantes respondam que os rebeldes mataram até 60 brancos e destruíram muitos milhares de libras de propriedade. Porém a revolta foi reprimida e durante a repressão da revolta, mais de 500 homens e mulheres negros foram mortos em combate, executados ou cometeram suicídio. Outros 500 foram transportados da ilha (...). Os colonos avaliaram o custo total para a ilha em quase um quarto de milhão de libras.)
- Qual foi o desfecho da revolta de escravizados em Saint Domingue (Haiti)? (Obtiveram a abolição total da escravatura em 1793, só conseguiram garantia permanente desta liberdade quando derrotaram e expulsaram as potências colonialistas: a Espanha, a Grã-Bretanha e, finalmente, a própria França.)
- Como o historiador Edward Long refere-se à revolta de escravizados na Jamaica em 1774? (Edward Long, em sua História da Jamaica, de 1774, esta revolta foi “mais admirável do que qualquer até então conhecida nas Índias Ocidentais”.)
Para saber mais:
Historiografia da Revolta de escravizados na Jamaica que mostra em mapas animados as fases da revolta http://revolt.axismaps.com/project.html Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
Monumentos em memória da escravidão “11 lugares de memória da escravidão na África e no Caribe” disponível em https://www.geledes.org.br/11-lugares-de-memoria-da-escravidao-na-africa-e-no-caribe/ Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.
Problematização
Neste momento os estudantes podem ter ideia dos acontecimentos no tempo e o desfecho de cada um dos movimentos pela tabela, pois o Haiti tem sua independência no fim da revolta, sendo o único país das Américas a conquistar sua independência a partir de uma rebelião de escravizados. Enquanto a Jamaica tem a rebelião sufocada pelos ingleses, alcançando sua liberdade apenas em 1962.
Link para impressão de doc. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pm7ETvjvGBUTzxAc7c6MRXNgHmR3j3x3r4Z6ye6a5swRkxBnNEWQr664Nq4w/his8-13und03-mapa-da-america-central-e-tabela-sobre-as-revoltas-e-dados-dos-paises.pdf
Observe a tabela com os estudantes e faça as seguintes perguntas direcionadoras:
- Quais os países que colonizaram a Jamaica e o Haiti? (A Jamaica era colonizada pela Inglaterra e o Haiti era colonizado pela França.)
- Quando o Haiti conseguiu sua independência? (Espera-se que os estudantes respondam 1804 e relacionem a Independência com o desfecho da revolta dos escravizados.)
- Quando a Jamaica conseguiu sua independência? (A Independência da Jamaica aconteceu apenas em 1962. Aqui os estudantes podem relacionar com a mesma época em que Bob Marley já fazia suas canções de protesto que foram vistas no contexto da aula.)
- Qual dos dois países é o mais populoso? (Haiti.)
- Qual o país que, segundo o IDH, apresentava melhor qualidade de vida para sua população em 2017? (Jamaica.)
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Nesse momento os estudantes irão produzir duas estrofes de uma letra de reggae expressando o que aprenderam sobre as revoltas dos escravizados na Jamaica e no Haiti.
1- Separe a turma em grupos para produzirem as estrofes.
2- Oriente os estudantes para que utilizem as informações da tabela em suas produções.
3- Após concluídas as letras, elas poderão ser apresentadas para a turma.
4- Caso haja espaço apropriado na escola, monte uma exposição com as letras escritas pelos estudantes.