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Plano de aula > História > 9º ano > O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

Plano de aula - As políticas indigenistas do Brasil após a Proclamação da República

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre As políticas indigenistas do Brasil após a Proclamação da República

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Duarte Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Drive.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e a imagem do contexto no grupo de Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula, ou através de outra ferramenta que estejam utilizando para se comunicar, e questione:

- Por que será que estas pessoas estavam fazendo uma manifestação?
- Estes povos têm a própria cultura e modo de viver respeitados?
- Eles têm pleno acesso a educação, saúde e segurança?
- Como é tratada a questão das reservas indígenas pelos governos brasileiros?

Dê um tempo para que os alunos possam discutir as percepções a respeito da foto e, então, encaminhe o objetivo da aula. Questione se, com esta informação, eles conseguem responder melhor às questões propostas anteriormente.

Problematização
Encaminhe as fontes da problematização e peça para que os alunos identifiquem as principais características das competências, atribuições e visões a respeito dos povos indígenas de cada texto. Eles podem trabalhar individualmente ou agrupados.
Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Se preferir, divida os textos da problematização entre a turma, de modo que cada aluno ou grupo fique responsável por analisar apenas um texto normativo e, posteriormente, compartilhar a análise com o restante da turma, escrevendo um texto, gravando um áudio ou vídeo, ou de outra maneira que você considerar eficiente.
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as análises sobre os textos normativos. Elas podem ser enviadas por escrito, através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre as fontes com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para características das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Se houver a possibilidade, marque um momento síncrono para que os alunos possam dividir as análises e para que você possa fazer correções e pontuar informações.

Sistematização
Para a produção da linha do tempo, você pode criar um documento no Google Drive ou padlet, com a estrutura da linha e compartilhá-lo com a turma, para que possam construí-lo coletivamente.
Você também pode construir esta linha do tempo junto com os estudantes, caso faça um momento síncrono após a problematização.
Outra possibilidade é propor que cada estudante faça a própria linha do tempo e encaminhe-a através da plataforma que estiverem utilizando para se comunicar.

Convite às famílias
Para saber mais sobre a Comissão Rondon e o SPI, existem alguns documentários bastante interessantes no Youtube:  
Fragmentos de filmes produzidos pela Comissão Rondon (disponível aqui).
Rondon - A Construção do Brasil e a Causa Indígena da Funai (disponível aqui).  
Como era a aproximação de Rondon com os indígenas do Canal Brasil (disponível aqui). 
Como foi a aproximação entre Rondon e Darcy Ribeiro (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_07UND01

(EF09HI07) Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos povos indígenas, no contexto republicano (até 1964), e das populações afrodescendentes.


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