16831
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - O surgimento da ONU

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O surgimento da ONU

Plano 01 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Aparecida Pereira Zacheu

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Quadro, giz, caderno do estudante.

Material complementar:

Documento 1: Imagens sobre o fim da Segunda Guerra Mundial.

A seleção de imagens retrata como se deu o anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial, em alguns espaços e contextos diferentes, contando com uma manchete do jornal O Globo, uma fotografia de milhares de pessoas comemorando o fim da guerra em Nova York e também uma fotografia capaz de demonstrar aos estudantes as destruições que acontecem em espaços violentados por uma guerra mundial.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bXkrp88wqw3mtRxMEsq8QXx8ydNTRVDrZGdxcvZEPUYtKKKdC6Y5vyYPZzJj/his9-15und01-acervo-de-imagens.pdf

Documento 2: Carta das Nações Unidas

A Carta das Nações Unidas é um documento que oficializa o surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU) detalhando quais países fizeram parte do momento de sua fundação, quais os princípios e os propósitos de uma organização com um intento tão grandioso, como seria organizada e dividida as estruturas administrativas, políticas e econômicas da organização. No arquivo aqui disponibilizado, tem-se um recorte do preâmbulo da carta, muito interessante para ser usado nesta aula, que trata da apresentação do surgimento da ONU.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycxfUt6Rc5Y66mvncTMyrdXVmhGUbcATHnM49M6PQAaftTAEVBaFyQR2zSN5/his9-15und01-carta-onu.pdf

Para você saber mais:

HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX,1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. pp. 43-51.

Cronologia da Segunda Guerra Mundial: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/world-war-ii-key-dates Acesso em: 24/1/2019.

Carta das Nações Unidas completa. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/11/A-Carta-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas.pdf Acesso em: 21/2/2019.

Maiores informações sobre o surgimento da ONU e o documento Carta das Nações Unidas. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/carta/ Acesso em: 21/2/2019.

A história da Organização. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/conheca/historia/ Acesso em: 21/2/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, imprima ou transcreva no quadro o objetivo da aula para todos os estudantes da turma. Conhecer o objetivo da aula é necessário para que todos possam entender o que se busca com ela e que aprendizagem se almeja ao fim da aula. Para garantir o protagonismo dos estudantes e a participação ativa deles durante o processo de ensino e aprendizagem, busque indagar os documentos históricos sempre com a preocupação de não antecipar respostas, fomentando a análise crítica e participativa.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

Nesta aula, é importante que a análise dos documentos históricos seja feita de maneira crítica e participativa, prezando pelo protagonismo dos estudantes diante de sua aprendizagem. Desta forma, seguir a organização da aula proposta nas orientações e seu passo a passo, ajudará na manutenção da cultura de aprendizagem colaborativa e respeitosa.

Organize a sala em um semicírculo onde eles possam se olhar e observar o comportamento gestual de todos. A proposta da sala de aula organizada em semicírculo é para que, ao se discutir um tema que pode levantar questionamentos diversos, como o fim de uma guerra mundial e a busca por soluções para se recuperar o mundo diante de tanta destruição, os estudantes possam praticar o ato de falar e questionar respeitosamente, sempre ouvindo quem está falando ou pede a fala.

Por isso, propomos a técnica do “bastão de fala”, em que um objeto escolhido pelos estudantes será o guardião do poder de fala, ou seja, somente pode falar quem estiver segurando o objeto “bastão de fala” e para ganhar o poder de fala deve-se pedir o bastão e esperar a sua vez. Também pode-se organizar uma dinâmica de circular o “bastão de fala” e deixar que segure-o somente quem desejar falar ou expressar-se de alguma outra forma durante a aula.

As falas dos alunos serão sempre mediante as indagações e os questionamentos propostos pelo professor. Para o Contexto, projete ou imprima as imagens do slide, que mostram de três formas distintas como se deu o anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial.

Inicie lendo as duas primeiras questões do slide com a sala: O que estas imagens representam? Qual sensação você tem ao olhar para elas? Com base nas respostas dos estudantes, introduza a terceira reflexão proposta no slide. Este é o momento de sentir o que a turma tem a dizer e despertá-lo para a sensibilidade do tema proposto, por isso não é necessário usar a técnica do bastão de fala, para deixar algo mais aberto e instigador.

A próxima questão exposta no slide O que fazer para que a paz seja, de fato, definitiva? servirá para motivar os estudantes a pensar sobre como teriam ficado os países participantes da guerra e que tiveram o território violentado e atingido pelo confrontos e conflitos.

Neste momento, oportunize a fala de dois estudantes usando o “bastão de fala”, sobre as suas ideias de como manter um clima de paz definitivo após uma guerra mundial. A expectativa é que os estudantes percebam que após o fim de uma guerra mundial havia uma preocupação em como evitar que novos conflitos chegassem ao patamar de uma guerra mundial e, para isso, após a fala dos dois estudantes, pergunte ao restante da sala se alguém gostaria de contribuir com as ideias apresentadas pelos amigos.

Com base nisso e pensando em enriquecer as possibilidades de diálogos, questione os estudantes com o seguinte tópico:

  • Observando as três imagens pode-se perceber que tipo de sentimento em relação ao fim da guerra?

A expectativa é que os estudantes consigam perceber que o sentimento de euforia demonstrado na foto com pessoas nas ruas de Nova York não é uma comemoração ou festividade comum. Trata-se de uma celebração pelo fim de uma tragédia, o fim de uma Guerra Mundial. Desta forma, é importante que os estudantes consigam mensurar este sentimento, pois, ao fim desta guerra, que soma milhares de baixa em seu histórico, o clima de medo e insegurança era alarmante.

Exponha para a sala também que, na segunda imagem, pode-se notar a euforia pelo fim da guerra e pela situação dos EUA, que terminaram a guerra com o título de vencedores do conflito, juntamente com os países Aliados (Estados Unidos, União Soviética, Império Britânico e China, que eram os maiores).

O arquivo com as fotos e com a manchete sobre o fim da Segunda Guerra Mundial está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bXkrp88wqw3mtRxMEsq8QXx8ydNTRVDrZGdxcvZEPUYtKKKdC6Y5vyYPZzJj/his9-15und01-acervo-de-imagens.pdf

Para você saber mais:

HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX,1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 43-51.

Cronologia da Segunda Guerra Mundial: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/world-war-ii-key-dates Acesso em: 21/2/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Projete ou imprima os trechos escolhidos da Carta das Nações Unidas no momento de seu surgimento.

Com os estudantes em semicírculo, escolha um aluno leitor para uma leitura compartilhada de cada parágrafo do texto em voz alta. Os alunos leitores deverão segurar em suas mãos o “bastão de fala” dando continuidade à dinâmica proposta para esta aula.

O arquivo com os trechos da Carta das Nações Unidas está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycxfUt6Rc5Y66mvncTMyrdXVmhGUbcATHnM49M6PQAaftTAEVBaFyQR2zSN5/his9-15und01-carta-onu.pdf

Após a leitura, entregue impresso, projete ou leia para a sala os seguintes tópicos a se debatidos:

  • Com que finalidade e objetivos surgiu a ONU?
  • Como podemos relacionar o fim da Segunda Guerra Mundial com os dizeres da Carta das Nações Unidas?

A expectativa é que os estudantes debatam em torno do surgimento da ONU tendo como finalidade a implantação de uma paz que possa preservar a humanidade de sofrimentos e desgastes oriundos de uma guerra e praticar a tolerância e a paz entre os países e deus vizinhos.

Quanto o segundo ponto proposto para o debate, a expectativa é que eles indiquem que, na Carta, há uma preocupação latente das nações participantes em contribuir para que não aconteçam outras grandes guerras. Neste momento, os estudantes podem até indicar alguns trechos da Carta, como por exemplo este trecho: “RESOLVIDOS a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade”.

As respostas não precisam ser anotadas em nenhum lugar. Neste momento o mais importante é que os estudantes consigam expressar-se sobre o surgimento da ONU e que o restante da turma consiga ouvir de maneira ativa quem fala, completando e enriquecendo o diálogo. Pergunte aos estudantes quem gostaria de comentar sobre as questões e reserve uma questão para cada estudante que receberá o “bastão de fala”. A ideia é que um estudante inicie o debate expondo sua resposta e consideração. Após este, outros dois comentem a fala do primeiro estudante em relação à questão proposta.

Após a exposição da primeira questão, pergunte para a turma se alguém gostaria de completar ou questionar algo do que foi exposto. Estimule o grupo todo a fazer uso da fala, aproveite as ideias divergentes para mostrar aos estudantes que o clima de paz deve ser resultado de um esforço conjunto e que, mesmo em locais ou conversas com posicionamentos diferentes, a paz deve ser mantida para o bem comum. Repita o mesmo formato proposto com o debate da segunda questão.

Para você saber mais:

Carta das Nações Unidas completa. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/11/A-Carta-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas.pdf Acesso em: 21/2/2019.

Maiores informações sobre o surgimento da ONU e o documento Carta das Nações Unidas. Disponível em: https://nacoesunidas.org/carta/ Acesso em: 21/2/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Com os estudantes ainda em semicírculo, o professor irá apoiar a construção conjunta de uma manchete de jornal e um parágrafo de texto informativo que demonstrem a aprendizagem adquirida, nesta aula, sobre os motivos que levaram o surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Primeiro conduza para a elaboração da manchete com a turma e, em seguida, para a elaboração de um parágrafo informativo de maneira conjunta usando a técnica do “bastão de fala”. Comece perguntando qual estudante gostaria de sugerir uma manchete, lembrando-os que uma manchete deve ser atrativa, clara e ter uma clareza que convide o leitor para a leitura do texto informativo.

Enquanto os estudantes vão expondo suas ideias e dando suas sugestões para a construção da manchete e do parágrafo informativo, vá anotando-as em um canto do quadro para que depois a turma ajude a terminar a atividade. Assim que a turma for terminando suas sugestões, transcreva o texto final no quadro e oriente os estudantes a copiá-los em seus cadernos para que fique o registro da atividade final.

Desta forma, ao elaborar a manchete, a turma deve pensar na escolha de palavras e termos de impacto que possam provocar o leitor e instigá-los à leitura do texto que farão, pois a manchete deve manter um vínculo com o texto a seguir. Você pode começar a pensar com a turma da seguinte maneira: devemos deixar claro que se trata do fim da Segunda Guerra Mundial; deve aparecer o acrônimo ONU; devemos usar ironia ou humor em um assunto como este?

Com base nestes primeiros posicionamentos dê o “bastão de fala” para o primeiro que quiser posicionar-se. Em seguida, observe na sala quais outros pedem a fala e organize como o bastão irá rodar nas mãos dos que já demonstraram o interesse em falar e participar.

Depois, com a manchete pronta, atente para os estudantes que ainda não participaram e peça a ajuda deles na construção do parágrafo de texto informativo que irá acompanhar a manchete. Tanto a manchete como o parágrafo de texto poderão ser transcritos no quadro pelo professor e registrados no caderno individual dos estudantes, como forma de sistematizar o conhecimento adquirido com a aula.

Assim que terminarem a produção, faça a leitura conjunta com os estudantes e indague sobre o resultado do trabalho em grupo. Gostariam de modificar algo? Ainda faltam algumas informações, dados, sentimentos? Caso não tenham mais contribuições, termine a atividade e confira se todos já terminaram de anotar o texto no caderno. Por fim, reveja as possíveis dúvidas que surgiram com o trabalho em grupo e finalize a aula conversando com a turma sobre a possibilidade de construção conjunta e pacífica de um trabalho, desde que se tenha um foco comum e regras a ser respeitadas, como foi feito nesta aula com o “bastão de fala”.

Para você saber mais:

Sobre o histórico da ONU: https://nacoesunidas.org/conheca/historia/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Quadro, giz, caderno do estudante.

Material complementar:

Documento 1: Imagens sobre o fim da Segunda Guerra Mundial.

A seleção de imagens retrata como se deu o anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial, em alguns espaços e contextos diferentes, contando com uma manchete do jornal O Globo, uma fotografia de milhares de pessoas comemorando o fim da guerra em Nova York e também uma fotografia capaz de demonstrar aos estudantes as destruições que acontecem em espaços violentados por uma guerra mundial.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bXkrp88wqw3mtRxMEsq8QXx8ydNTRVDrZGdxcvZEPUYtKKKdC6Y5vyYPZzJj/his9-15und01-acervo-de-imagens.pdf

Documento 2: Carta das Nações Unidas

A Carta das Nações Unidas é um documento que oficializa o surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU) detalhando quais países fizeram parte do momento de sua fundação, quais os princípios e os propósitos de uma organização com um intento tão grandioso, como seria organizada e dividida as estruturas administrativas, políticas e econômicas da organização. No arquivo aqui disponibilizado, tem-se um recorte do preâmbulo da carta, muito interessante para ser usado nesta aula, que trata da apresentação do surgimento da ONU.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycxfUt6Rc5Y66mvncTMyrdXVmhGUbcATHnM49M6PQAaftTAEVBaFyQR2zSN5/his9-15und01-carta-onu.pdf

Para você saber mais:

HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX,1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. pp. 43-51.

Cronologia da Segunda Guerra Mundial: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/world-war-ii-key-dates Acesso em: 24/1/2019.

Carta das Nações Unidas completa. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/11/A-Carta-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas.pdf Acesso em: 21/2/2019.

Maiores informações sobre o surgimento da ONU e o documento Carta das Nações Unidas. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/carta/ Acesso em: 21/2/2019.

A história da Organização. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/conheca/historia/ Acesso em: 21/2/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, imprima ou transcreva no quadro o objetivo da aula para todos os estudantes da turma. Conhecer o objetivo da aula é necessário para que todos possam entender o que se busca com ela e que aprendizagem se almeja ao fim da aula. Para garantir o protagonismo dos estudantes e a participação ativa deles durante o processo de ensino e aprendizagem, busque indagar os documentos históricos sempre com a preocupação de não antecipar respostas, fomentando a análise crítica e participativa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

Nesta aula, é importante que a análise dos documentos históricos seja feita de maneira crítica e participativa, prezando pelo protagonismo dos estudantes diante de sua aprendizagem. Desta forma, seguir a organização da aula proposta nas orientações e seu passo a passo, ajudará na manutenção da cultura de aprendizagem colaborativa e respeitosa.

Organize a sala em um semicírculo onde eles possam se olhar e observar o comportamento gestual de todos. A proposta da sala de aula organizada em semicírculo é para que, ao se discutir um tema que pode levantar questionamentos diversos, como o fim de uma guerra mundial e a busca por soluções para se recuperar o mundo diante de tanta destruição, os estudantes possam praticar o ato de falar e questionar respeitosamente, sempre ouvindo quem está falando ou pede a fala.

Por isso, propomos a técnica do “bastão de fala”, em que um objeto escolhido pelos estudantes será o guardião do poder de fala, ou seja, somente pode falar quem estiver segurando o objeto “bastão de fala” e para ganhar o poder de fala deve-se pedir o bastão e esperar a sua vez. Também pode-se organizar uma dinâmica de circular o “bastão de fala” e deixar que segure-o somente quem desejar falar ou expressar-se de alguma outra forma durante a aula.

As falas dos alunos serão sempre mediante as indagações e os questionamentos propostos pelo professor. Para o Contexto, projete ou imprima as imagens do slide, que mostram de três formas distintas como se deu o anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial.

Inicie lendo as duas primeiras questões do slide com a sala: O que estas imagens representam? Qual sensação você tem ao olhar para elas? Com base nas respostas dos estudantes, introduza a terceira reflexão proposta no slide. Este é o momento de sentir o que a turma tem a dizer e despertá-lo para a sensibilidade do tema proposto, por isso não é necessário usar a técnica do bastão de fala, para deixar algo mais aberto e instigador.

A próxima questão exposta no slide O que fazer para que a paz seja, de fato, definitiva? servirá para motivar os estudantes a pensar sobre como teriam ficado os países participantes da guerra e que tiveram o território violentado e atingido pelo confrontos e conflitos.

Neste momento, oportunize a fala de dois estudantes usando o “bastão de fala”, sobre as suas ideias de como manter um clima de paz definitivo após uma guerra mundial. A expectativa é que os estudantes percebam que após o fim de uma guerra mundial havia uma preocupação em como evitar que novos conflitos chegassem ao patamar de uma guerra mundial e, para isso, após a fala dos dois estudantes, pergunte ao restante da sala se alguém gostaria de contribuir com as ideias apresentadas pelos amigos.

Com base nisso e pensando em enriquecer as possibilidades de diálogos, questione os estudantes com o seguinte tópico:

  • Observando as três imagens pode-se perceber que tipo de sentimento em relação ao fim da guerra?

A expectativa é que os estudantes consigam perceber que o sentimento de euforia demonstrado na foto com pessoas nas ruas de Nova York não é uma comemoração ou festividade comum. Trata-se de uma celebração pelo fim de uma tragédia, o fim de uma Guerra Mundial. Desta forma, é importante que os estudantes consigam mensurar este sentimento, pois, ao fim desta guerra, que soma milhares de baixa em seu histórico, o clima de medo e insegurança era alarmante.

Exponha para a sala também que, na segunda imagem, pode-se notar a euforia pelo fim da guerra e pela situação dos EUA, que terminaram a guerra com o título de vencedores do conflito, juntamente com os países Aliados (Estados Unidos, União Soviética, Império Britânico e China, que eram os maiores).

O arquivo com as fotos e com a manchete sobre o fim da Segunda Guerra Mundial está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bXkrp88wqw3mtRxMEsq8QXx8ydNTRVDrZGdxcvZEPUYtKKKdC6Y5vyYPZzJj/his9-15und01-acervo-de-imagens.pdf

Para você saber mais:

HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX,1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 43-51.

Cronologia da Segunda Guerra Mundial: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/world-war-ii-key-dates Acesso em: 21/2/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Projete ou imprima os trechos escolhidos da Carta das Nações Unidas no momento de seu surgimento.

Com os estudantes em semicírculo, escolha um aluno leitor para uma leitura compartilhada de cada parágrafo do texto em voz alta. Os alunos leitores deverão segurar em suas mãos o “bastão de fala” dando continuidade à dinâmica proposta para esta aula.

O arquivo com os trechos da Carta das Nações Unidas está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycxfUt6Rc5Y66mvncTMyrdXVmhGUbcATHnM49M6PQAaftTAEVBaFyQR2zSN5/his9-15und01-carta-onu.pdf

Após a leitura, entregue impresso, projete ou leia para a sala os seguintes tópicos a se debatidos:

  • Com que finalidade e objetivos surgiu a ONU?
  • Como podemos relacionar o fim da Segunda Guerra Mundial com os dizeres da Carta das Nações Unidas?

A expectativa é que os estudantes debatam em torno do surgimento da ONU tendo como finalidade a implantação de uma paz que possa preservar a humanidade de sofrimentos e desgastes oriundos de uma guerra e praticar a tolerância e a paz entre os países e deus vizinhos.

Quanto o segundo ponto proposto para o debate, a expectativa é que eles indiquem que, na Carta, há uma preocupação latente das nações participantes em contribuir para que não aconteçam outras grandes guerras. Neste momento, os estudantes podem até indicar alguns trechos da Carta, como por exemplo este trecho: “RESOLVIDOS a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade”.

As respostas não precisam ser anotadas em nenhum lugar. Neste momento o mais importante é que os estudantes consigam expressar-se sobre o surgimento da ONU e que o restante da turma consiga ouvir de maneira ativa quem fala, completando e enriquecendo o diálogo. Pergunte aos estudantes quem gostaria de comentar sobre as questões e reserve uma questão para cada estudante que receberá o “bastão de fala”. A ideia é que um estudante inicie o debate expondo sua resposta e consideração. Após este, outros dois comentem a fala do primeiro estudante em relação à questão proposta.

Após a exposição da primeira questão, pergunte para a turma se alguém gostaria de completar ou questionar algo do que foi exposto. Estimule o grupo todo a fazer uso da fala, aproveite as ideias divergentes para mostrar aos estudantes que o clima de paz deve ser resultado de um esforço conjunto e que, mesmo em locais ou conversas com posicionamentos diferentes, a paz deve ser mantida para o bem comum. Repita o mesmo formato proposto com o debate da segunda questão.

Para você saber mais:

Carta das Nações Unidas completa. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/11/A-Carta-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas.pdf Acesso em: 21/2/2019.

Maiores informações sobre o surgimento da ONU e o documento Carta das Nações Unidas. Disponível em: https://nacoesunidas.org/carta/ Acesso em: 21/2/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Com os estudantes ainda em semicírculo, o professor irá apoiar a construção conjunta de uma manchete de jornal e um parágrafo de texto informativo que demonstrem a aprendizagem adquirida, nesta aula, sobre os motivos que levaram o surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Primeiro conduza para a elaboração da manchete com a turma e, em seguida, para a elaboração de um parágrafo informativo de maneira conjunta usando a técnica do “bastão de fala”. Comece perguntando qual estudante gostaria de sugerir uma manchete, lembrando-os que uma manchete deve ser atrativa, clara e ter uma clareza que convide o leitor para a leitura do texto informativo.

Enquanto os estudantes vão expondo suas ideias e dando suas sugestões para a construção da manchete e do parágrafo informativo, vá anotando-as em um canto do quadro para que depois a turma ajude a terminar a atividade. Assim que a turma for terminando suas sugestões, transcreva o texto final no quadro e oriente os estudantes a copiá-los em seus cadernos para que fique o registro da atividade final.

Desta forma, ao elaborar a manchete, a turma deve pensar na escolha de palavras e termos de impacto que possam provocar o leitor e instigá-los à leitura do texto que farão, pois a manchete deve manter um vínculo com o texto a seguir. Você pode começar a pensar com a turma da seguinte maneira: devemos deixar claro que se trata do fim da Segunda Guerra Mundial; deve aparecer o acrônimo ONU; devemos usar ironia ou humor em um assunto como este?

Com base nestes primeiros posicionamentos dê o “bastão de fala” para o primeiro que quiser posicionar-se. Em seguida, observe na sala quais outros pedem a fala e organize como o bastão irá rodar nas mãos dos que já demonstraram o interesse em falar e participar.

Depois, com a manchete pronta, atente para os estudantes que ainda não participaram e peça a ajuda deles na construção do parágrafo de texto informativo que irá acompanhar a manchete. Tanto a manchete como o parágrafo de texto poderão ser transcritos no quadro pelo professor e registrados no caderno individual dos estudantes, como forma de sistematizar o conhecimento adquirido com a aula.

Assim que terminarem a produção, faça a leitura conjunta com os estudantes e indague sobre o resultado do trabalho em grupo. Gostariam de modificar algo? Ainda faltam algumas informações, dados, sentimentos? Caso não tenham mais contribuições, termine a atividade e confira se todos já terminaram de anotar o texto no caderno. Por fim, reveja as possíveis dúvidas que surgiram com o trabalho em grupo e finalize a aula conversando com a turma sobre a possibilidade de construção conjunta e pacífica de um trabalho, desde que se tenha um foco comum e regras a ser respeitadas, como foi feito nesta aula com o “bastão de fala”.

Para você saber mais:

Sobre o histórico da ONU: https://nacoesunidas.org/conheca/historia/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano :

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano