MURO EUA X MÉXICO
Plano de Aula
Plano de aula: Princípios e propósitos da ONU
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre ONU
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Sulfite, lápis preto, borracha, canetas, material impresso ou data show.
Material complementar:
Documento 1: “ONU diz acompanhar impacto da decisão dos EUA de construir um muro na fronteira com o México”.
A reportagem é sobre a organização administrativa da ONU em busca de resolver o problema de refugiados mexicanos que tentam abrigar-se nos Estados Unidos. Para diminuir o número de refugiados o presidente Donald Trump resolveu construir um muro entre os dois países e, dessa forma, terminar com os imigrantes clandestinos em seu país. A reportagem está disponível aqui:
Documento 2: Excertos da “Carta das Nações Unidas”
Os excertos são dos propósitos e princípios da ONU, apresentados na Carta das Nações Unidas que foi assinada em São Francisco, a 26 de junho de 1945, após o término da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, entrando em vigor a 24 de outubro daquele mesmo ano. É com estes propósitos e princípios que os países integrantes deveriam nortear seus atos e posturas, a fim de proteger a paz mundial e a resolução de conflitos internacionais. O documento está disponível aqui:
Para você saber mais:
“Propósitos e princípios da ONU”. Disponível em: https://nacoesunidas.org/conheca/principios/ Acesso em: 21/2/2019.
“Carta das Nações Unidas”. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/11/A-Carta-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas.pdf Acesso em: 21/2/2019.
“Países membros da ONU”. Disponível em: https://nacoesunidas.org/conheca/paises-membros/#paisesMembros4 Acesso em: 21/2/2019.
“Muro do México”. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/muro-mexico.htm Acesso em: 21/2/2019.
“Muro de Trump: 7 gráficos para entender o polêmico projeto na fronteira EUA-México que paralisou governo americano. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/muro-de-trump-7-graficos-para-entender-polemico-projeto-na-fronteira-eua-mexico-que-paralisou-governo-americano,b472e3e02c27be5e2314225193e4e2deywo0h64n.html Acesso em: 21/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, imprima ou leia o objetivo desta aula para toda a turma. É importante que todos tenham conhecimento do que será tratado nesta aula e qual o objetivo esperado para o fim dela. Motive os estudantes para discussões conjuntas e propositivas. mas atente para que seus direcionamentos e indagações não antecipem respostas ou alimentem preconceitos historicamente ligados e/ou estruturados de maneira errônea em alguns grupos sociais.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize a sala de aula em grupos com quatro ou cinco estudantes em cada; o trabalho em grupo enriquecerá o debate e dará mais possibilidades para que os estudantes troquem suas experiências nas conversas direcionadas pelo professor. Entregue duas folhas de sulfite para cada grupo, uma delas será usada para fazer anotações do Contexto e da Problematização da aula, e a outra será utilizada para elaborar a atividade proposta na Sistematização.
Para isso, projete ou entregue uma cópia impressa do recorte da reportagem exposta no slide. O arquivo com o recorte da reportagem “ONU diz acompanhar o impacto da decisão dos EUA de construir muro na fronteira com o México” está disponível aqui:
Ao instigar a turma às discussões iniciais, propomos um uso dos termos “princípios” e “propósitos” nas questões norteadoras da análise da reportagem e debates iniciais. A ideia é que os estudantes já compreendam o significado dos termos “princípios” e “propósitos” para depois realizar a exposição de seus pensamentos de forma mais embasada e construtiva.
A expectativa é que os estudantes que já conhecem a questão de impasse sobre a fronteira entre EUA e o México possam relatar para os colegas de turma o que sabem ou de onde tiveram a informação e o que sentem sobre este impasse e as formas com que, principalmente o atual governo estadunidense, tenta resolvê-lo. Caso não tenha nenhum estudante que conheça o atrito entre os países, peça para que analisem o título da reportagem e a imagem, em seguida escolha um estudante da turma para expor o que pode observar e mais um estudante para completar, concordar ou discordar do que foi exposto pelo colega.
A “brincadeira” com as palavras (princípio e propósito) consiste no fato de acreditarmos que muitos estudantes irão vislumbrar melhor a motivação e a intenção da escrita do documento “Carta das Nações Unidas” se primeiro identificarem o uso dos termos em seu diálogo cotidianamente. Mas, caso perceba que os estudantes tenham dificuldades para compreender o significado dos termos, selecione um estudante da turma para ler em voz alta para a sala o significado de “princípio”, disponível aqui: https://dicionario.priberam.org/princ%C3%ADpio ; e também de “propósito”, disponível aqui: https://dicionario.priberam.org/prop%C3%B3sito . Leia somente se houver a necessidade e, caso seja necessário somente a leitura de um termo, assim o faça.
Oriente os grupos para anotar suas considerações sobre as questões norteadoras em uma folha de sulfite; elas serão importantes para a atividade de Sistematização da aula. Neste caso, o grupo pode eleger um escriba que irá considerar as discussões e apontamentos de todos os integrantes do grupo. Oriente-os para que esse processo seja realizado de maneira democrática e fundamentada.
Caso necessite de maiores informações sobre a construção do muro entre o México e os Estados Unidos da América, linkamos dois sites que podem enriquecer seu posicionamento e fomentar um maior diálogo na sala de aula com os estudantes. De modo geral, nesta aula, compreendemos a construção do muro entre os dois países como uma tentativa arbitrária, preconceituosa, oportunista e ineficiente de resolver o problema de imigração ilegal nas fronteiras. Isso porque se divide não somente terra e pessoas, há uma divisão social que autodeclara o EUA como um país melhor que o México e que por isso ele deve se privar da entrada de mexicanos no território estadunidense. Caso achar necessário, busque mais fotos sobre o território de fronteira, como por exemplo da cidade de Tijuana (México), na fronteira com San Diego (Estados Unidos da América).
Como adequar à sua realidade:
Para o Contexto desta aula foi sugerida a análise de uma reportagem sobre a implantação de um muro entre os Estados Unidos e o México, porém, se em sua região, cidade ou estado tiver acontecido algum conflito recente que possa ser encaixado desta forma, é muito válido para que o conteúdo conceitual seja aproximado à realidade dos estudantes. Pode-se pensar, por exemplo, no conflito político entre dois municípios por alguma questão administrativa ou econômica.
Para você saber mais:
Link com a reportagem completa: ONU diz acompanhar impacto da decisão dos EUA de construir muro na fronteira com o México”. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/onu-diz-acompanhar-impacto-da-decisao-dos-eua-de-construir-muro-na-fronteira-com-o-mexico/ Acesso em: 21/2/2019.
Para compreender o impasse entre EUA e México, sugerimos: “Muro do México”. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/muro-mexico.htm Acesso em: 21/2/2019.
“Muro de Trump: 7 gráficos para entender polêmico projeto na fronteira EUA-México que paralisou governo americano.” Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/muro-de-trump-7-graficos-para-entender-polemico-projeto-na-fronteira-eua-mexico-que-paralisou-governo-americano,b472e3e02c27be5e2314225193e4e2deywo0h64n.html Acesso em: 4/2/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
Projete, imprima ou transcreva as questões expostas no slide e também o documento “Carta das Nações Unidas”, com o recorte dos princípios e propósitos da ONU. O trecho da carta com os propósitos e princípios da ONU estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zRnDnSQhaaPWGTTpwESp7232EzB8UUy695JJWSZyy4T9pqgeBex5JyZHWx5W/his9-15und02-propositos-e-principios-da-onu.pdf
Mantenha a turma organizada em grupos e oriente-os para que a leitura seja feita por um estudante leitor, ou um por grupo, se for o caso de texto impresso, ou um leitor para toda a sala. A leitura compartilhada deverá ser pausada e clara o suficiente para instigar discussões e problematizar conceitos.
As problematizações deverão ser orientadas por meio dos itens expostos no slide acima e, antes que os estudantes iniciem seus debates, transcreva no quadro a seguinte informação:
- Estados Unidos da América: membro da ONU desde 24/10/1945.
- México: membro da ONU desde 7/11/1945.
Estas informações serão relevantes para os estudantes conseguirem cruzar informações e problematizar o fato de estes países ser membros da ONU e, mesmo assim, não conseguirem resolver o impasse de imigração de mexicanos para os Estados Unidos, como o orientado pela Carta das Nações Unidas.
O debate em grupo é uma oportunidade de todos os integrantes exporem seus pensamentos e buscar respostas com seus colegas, além disso, é natural que eles busquem soluções rápidos na figura do professor, no modelo de respostas verdadeiras e invioláveis. Atente para que,
ao ajudá-los na busca por resposta as indagações, não apresente as resposta de forma que desmotive as próximas questões a serem discutidas em grupo. Oriente a turma para que anotem as considerações e conclusões de todos do grupo em uma folha de sulfite, pois serão necessárias para o embasamento teórico na atividade de Sistematização.
A expectativa é que os estudantes em grupo consigam perceber e identificar a violação dos princípios e propósitos descritos na “Carta das Nações Unidas” ao resolver um impasse quanto à imigração e à limitação de fronteiras, construindo um muro entre os dois países, pois, para preservar e manter um clima de paz, é necessário a aproximação dos países em busca de um mesmo objetivo e ideal. Para enriquecer o debate, você pode fazê-los pensar da seguinte forma: para resolvermos um problema em nossa sala de aula, é mais eficiente separar os envolvidos no atrito ou todos conversarem juntos e estarem abertos a resolução do conflito.
Quanto ao ponto: “Elenque os princípios e propósitos, de acordo com a Carta das Nações Unidas e justifique-as”, os estudantes poderão apontar os seguintes trechos do propósito: “Manter a paz e a segurança internacionais”; “Desenvolver relações amistosas entre as nações”, “Conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário”; e poderão apontar também os seguintes trechos dos princípios: “deverão cumprir de boa fé as obrigações por eles assumidas de acordo com a presente Carta”; “Todos os membros deverão resolver suas controvérsias internacionais por meios pacíficos, de modo que não sejam ameaçadas a paz, a segurança e a justiça internacionais”; “Todos os membros deverão evitar em suas relações internacionais a ameaça ou o uso da força contra a integridade territorial “.
Após eles terminarem a leitura em grupo e realizarem suas conclusões, escolha dois grupos para apresentar suas anotações para toda a turma. Além dos trechos aqui compilados, os estudantes poderão destacar outros trechos que acreditam ter relação com a atividade proposta, nesse caso, considere todos e, se achar conveniente, peça para que um outro estudante diga se concorda com a indicação do trecho observado.
No link a seguir você pode encontrar os princípios e propósitos da ONU de forma mais interativa e, caso tenha acesso a informática para todos os estudantes, esse estudo pode ser realizado nesta página: https://nacoesunidas.org/conheca/principios/
Para você saber mais:
“Países-membros da ONU” Disponível em: https://nacoesunidas.org/conheca/paises-membros/#paisesMembros4 Acesso em: 21/2/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
Com os estudantes ainda divididos em grupos, projete ou entregue impressas as informações contidas no slide, pois elas são os direcionamentos necessários para a realização da atividade de Sistematização da aula. Oriente os grupos para que a atividade seja realizada
na outra folha de sulfite que foi entregue no início da aula .
A expectativa é que os estudantes consigam projetar para a realidade da sala de aula a aplicabilidade de princípios e propósitos, aos moldes dos descritos na Carta das Nações Unidas, que possam contribuir para a manutenção do clima de paz no dia a dia dos estudantes da sala, ou, ainda, que possam auxiliar no ambiente escolar como um todo.
Para que isso seja alcançado por todos os grupos instigue-os a pensar primeiramente em um motivo que o façam pensar em por que ter um empenho na resolução de algum impasse ou situação não confortável; em seguida, peça para que pensem sobre como esse princípio e esse propósito poderia ser monitorado, prezando por sua aplicabilidade e respeito; e, por fim, quem seriam os integrantes da escrita destes propósitos
e quem assinaria o documento dando concordância ao estipulado.
Por questão de tempo, há de organizar a exposição dos propósitos e princípios elaborados pelos grupos, de forma que dois grupos exponham suas ideias para a sala, dando preferência aos grupos que ainda não participaram da explanação da aula nas etapas anteriores. Em seguida, pergunte ao restante dos grupos se alguém gostaria de dizer algo sobre o explanado, contrariando, concordando ou contribuindo com as explanações.
Uma boa ideia para que todos os estudantes possam envolver-se e pensar nas propostas dos outros grupos é deixar exposto em um local acessível da sala, as anotações de todos os grupos. Desta forma, o professor poderá fechar a aula sistematizando todas as possibilidades indicadas nos trabalhos, ressalvando o quão é importante a participação de todos na construção de um ambiente saudável e democrático de aprendizagem coletiva e colaborativa.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Maps, Street View.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, os questionamentos, e o documento com a manchete sobre a construção do muro na fronteira entre EUA e México na etapa. Você pode encaminhar, junto, os links, para que os alunos consultem o significado dos termos no Dicionário Priberam, ou o print das duas páginas. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Princípio:(disponível aqui).
Propósito: (disponível aqui).
- Que princípio motivaria a construção de um muro entre dois países?
- Qual o propósito de construir um muro entre dois países?
Você também pode propor que os alunos procurem a fronteira onde o muro seria construído (Tijuana-México/San Diego-EUA) no Google Maps, vejam como é o mapa e passeim pelas regiões usando o Street View.
Dê um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos no próprio grupo da sala, por escrito, em formato de áudio ou vídeo. Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise das fontes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o trecho da Carta das Nações Unidas, os questionamentos e as informações adicionais sobre a data de entrada dos EUA e do México na ONU.
Informações:
- Estados Unidos da América: membro da ONU desde 24/10/1945.
- México: membro da ONU desde 7/11/1945.
Questões:
- Ao tentar resolver um impasse sobre imigração entre países fronteiriços, a construção de um muro entre eles, fere ou viola algum princípio ou propósito da ONU?
- Elenque os princípios e propósitos, de acordo com a Carta das Nações Unidas, que seriam violados por este ato e justifique por quê.
Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder às questões. Eles podem enviar suas respostas por escrito, através de áudios ou vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder as questões e debater, e para que você contextualize as fontes e acrescente informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Se estiverem trabalhando em grupos, cada grupo pode criar um princípio e um propósito, assim como na Carta da ONU, que possam colaborar com a paz na sala, escola, bairro, sociedade etc. Devem fazer uma “Carta da Turma” com uma sugestão de cada grupo. Se estiverem trabalhando individualmente, cada aluno pode enviar um princípio e um propósito, a turma pode votar as 10 ou 15 melhores propostas para manter na “Carta da Turma” ou incluir todas.
Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos/grupos enviem as sugestões, ou eles podem enviá-las pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.
Incentive-os a compartilharem as sugestões e dúvidas com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
É possível conhecer mais sobre a ONU no site oficial da Organização: (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar).
Google Maps: (disponível aqui).
Street View: (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Zacheu
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Totalitarismos e conflitos mundiais.
Objeto(s) de conhecimento: A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos direitos humanos.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI15 Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos desta organização.
Palavras-chave: ONU, propósitos da ONU, princípios da ONU.