MURO EUA X MÉXICO
Plano de Aula
Plano de aula: Princípios e propósitos da ONU
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre ONU
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Sulfite, lápis preto, borracha, canetas, material impresso ou data show.
Material complementar:
Documento 1: “ONU diz acompanhar impacto da decisão dos EUA de construir um muro na fronteira com o México”.
A reportagem é sobre a organização administrativa da ONU em busca de resolver o problema de refugiados mexicanos que tentam abrigar-se nos Estados Unidos. Para diminuir o número de refugiados o presidente Donald Trump resolveu construir um muro entre os dois países e, dessa forma, terminar com os imigrantes clandestinos em seu país. A reportagem está disponível aqui:
Documento 2: Excertos da “Carta das Nações Unidas”
Os excertos são dos propósitos e princípios da ONU, apresentados na Carta das Nações Unidas que foi assinada em São Francisco, a 26 de junho de 1945, após o término da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, entrando em vigor a 24 de outubro daquele mesmo ano. É com estes propósitos e princípios que os países integrantes deveriam nortear seus atos e posturas, a fim de proteger a paz mundial e a resolução de conflitos internacionais. O documento está disponível aqui:
Para você saber mais:
“Propósitos e princípios da ONU”. Disponível em: https://nacoesunidas.org/conheca/principios/ Acesso em: 21/2/2019.
“Carta das Nações Unidas”. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/11/A-Carta-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas.pdf Acesso em: 21/2/2019.
“Países membros da ONU”. Disponível em: https://nacoesunidas.org/conheca/paises-membros/#paisesMembros4 Acesso em: 21/2/2019.
“Muro do México”. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/muro-mexico.htm Acesso em: 21/2/2019.
“Muro de Trump: 7 gráficos para entender o polêmico projeto na fronteira EUA-México que paralisou governo americano. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/muro-de-trump-7-graficos-para-entender-polemico-projeto-na-fronteira-eua-mexico-que-paralisou-governo-americano,b472e3e02c27be5e2314225193e4e2deywo0h64n.html Acesso em: 21/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, imprima ou leia o objetivo desta aula para toda a turma. É importante que todos tenham conhecimento do que será tratado nesta aula e qual o objetivo esperado para o fim dela. Motive os estudantes para discussões conjuntas e propositivas. mas atente para que seus direcionamentos e indagações não antecipem respostas ou alimentem preconceitos historicamente ligados e/ou estruturados de maneira errônea em alguns grupos sociais.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO