16742
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Migração interna no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer razões que promovem o fenômeno da migração interna no Brasil

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6BwArrnP49GvrU57c2Ttk3Ej8ambBJgVVfQfGCzWwC7QtveNKhsK8GJk4tQA/geo5-01und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.

Contextos prévios: Para compreender a proposta trabalhada neste plano, é essencial que os estudantes tenham construídas as noções de EMIGRAÇÃO E IMIGRAÇÃO.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Para você saber mais:

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos (com no máximo 4 integrantes).

Apresente a tabela que mostra o deslocamento de pessoas no período de 2005 até 2010, convidando-os a pensarem sobre MIGRAÇÕES INTERNAS.

Faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema:

  • Qual foi a região brasileira que recebeu mais pessoas de outras regiões no período de 2015 a 2010?
  • Qual foi a região da qual saíram mais pessoas para morarem em outras regiões brasileiras no período de 2005 a 2010?

Registre no quadro os principais aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o(a) escriba da turma.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

Peça que os estudantes continuem organizados em grupos até o final da aula.

Apresente a charge e o questionamento aos estudantes, estimulando a troca de ideias entre a turma.

Nesta etapa os questionamentos objetivam levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática da aula, bem como trazer novas informações.

Registre no quadro as ideias que forem surgindo, sendo o(a) escriba da turma.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos para fazerem a atividade (elaboração de um breve texto).

A análise de fragmento de texto e de imagem sobre a temática da aula apresentadas na atividade da Ação Propositiva irão colaborar para a discussão e escrita a ser realizada pelos grupos.

Lembre-se de que devem trabalhar também com os dados da tabela (ver diferenças mais significativas nos dados de migração interna de algumas regiões) para embasar essa nova fase.

Coloque cópias da tabela trabalhada na CONTEXTUALIZAÇÃO para que os estudantes tenham acesso às informações e possam fazer a ATIVIDADE DA AÇÃO PROPOSITIVA.

Nesta etapa, será possível confrontar os conhecimentos prévios apresentados pelos estudantes na fase anterior com novas informações.

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6BwArrnP49GvrU57c2Ttk3Ej8ambBJgVVfQfGCzWwC7QtveNKhsK8GJk4tQA/geo5-01und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Solicite que os grupos conversem sobre a atividade realizada na fase anterior e compartilhem ideias surgidas na fase da AÇÃO PROPOSITIVA.

Coloque folhas de papel metro em uma parede de modo a compor um mural.

Disponibilize marcadores coloridos para cada grupo.

Oriente que um representante de cada grupo escreva no mural uma frase que sintetize o tema da aula.

Leia em voz alta a ideia principal apresentada por cada grupo, finalizando a análise do tema “MIGRAÇÃO INTERNA NO BRASIL”.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6BwArrnP49GvrU57c2Ttk3Ej8ambBJgVVfQfGCzWwC7QtveNKhsK8GJk4tQA/geo5-01und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.

Contextos prévios: Para compreender a proposta trabalhada neste plano, é essencial que os estudantes tenham construídas as noções de EMIGRAÇÃO E IMIGRAÇÃO.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Para você saber mais:

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos (com no máximo 4 integrantes).

Apresente a tabela que mostra o deslocamento de pessoas no período de 2005 até 2010, convidando-os a pensarem sobre MIGRAÇÕES INTERNAS.

Faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema:

  • Qual foi a região brasileira que recebeu mais pessoas de outras regiões no período de 2015 a 2010?
  • Qual foi a região da qual saíram mais pessoas para morarem em outras regiões brasileiras no período de 2005 a 2010?

Registre no quadro os principais aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o(a) escriba da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

Peça que os estudantes continuem organizados em grupos até o final da aula.

Apresente a charge e o questionamento aos estudantes, estimulando a troca de ideias entre a turma.

Nesta etapa os questionamentos objetivam levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática da aula, bem como trazer novas informações.

Registre no quadro as ideias que forem surgindo, sendo o(a) escriba da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos para fazerem a atividade (elaboração de um breve texto).

A análise de fragmento de texto e de imagem sobre a temática da aula apresentadas na atividade da Ação Propositiva irão colaborar para a discussão e escrita a ser realizada pelos grupos.

Lembre-se de que devem trabalhar também com os dados da tabela (ver diferenças mais significativas nos dados de migração interna de algumas regiões) para embasar essa nova fase.

Coloque cópias da tabela trabalhada na CONTEXTUALIZAÇÃO para que os estudantes tenham acesso às informações e possam fazer a ATIVIDADE DA AÇÃO PROPOSITIVA.

Nesta etapa, será possível confrontar os conhecimentos prévios apresentados pelos estudantes na fase anterior com novas informações.

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6BwArrnP49GvrU57c2Ttk3Ej8ambBJgVVfQfGCzWwC7QtveNKhsK8GJk4tQA/geo5-01und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Solicite que os grupos conversem sobre a atividade realizada na fase anterior e compartilhem ideias surgidas na fase da AÇÃO PROPOSITIVA.

Coloque folhas de papel metro em uma parede de modo a compor um mural.

Disponibilize marcadores coloridos para cada grupo.

Oriente que um representante de cada grupo escreva no mural uma frase que sintetize o tema da aula.

Leia em voz alta a ideia principal apresentada por cada grupo, finalizando a análise do tema “MIGRAÇÃO INTERNA NO BRASIL”.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano