Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Texto impresso (caso escolha essa opção), projetor multimídia, quadro, lápis para quadro, envelopes de papel, palavras e imagens impressas, tesoura, cola branca, cartolina.
Material complementar:
Link para o texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zy44QxmbtnbVHnTZtudQ23UGYFV7WYAmBU2NXSqFkBcuYZur5eBvS7PSsQXa/geo3-02und04-problematizacao-texto-de-apoio.pdf
Link para o modelo de painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q94PpVzvyZWD33NPqsHVUJJhThMz2z4FpFuVKSnrSSNVg38tQtnRYkjV4Ypm/geo3-02und04-acao-propositiva-modelo-de-painel-tematico.pdf
Link para imagens e palavras do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c2yTcyyYUXY2jUDxY46ac8KA76b8Qhbb7R9ucK5p8eePVYwPN4QyurGaF28P/geo3-02und04-acao-propositiva-palavras-e-imagens-para-uso-no-painel.pdf
Link para a sugestão de resposta do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzwSJFTQMU3mcfY5mkNhtfMWzvGYFRwhkjTv3KUWNKSswHNEk9yJNZW5A8aS/geo3-02und04-sistematizacao-sugestao-de-resolucao-do-painel-tematico.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e enfatize que nesta aula vocês discutirão sobre as atividades econômicas que existem no campo e na cidade, e como elas possuem relação entre si.
Fonte da Imagem 1: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/l_5MJnbrmrs Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Fonte da Imagem 2: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/a4xt7ieZ85A Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Fonte da Imagem 3: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/iX3x7K1Mp_4 Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Fonte da Imagem 4: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/GVLhWdib3BU Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Esse é o momento para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e quais informações trazidas por eles, podem acrescentar na construção do conhecimento relacionado a essa aula. Incentive que, oralmente, os alunos possam argumentar sobre a origem dos produtos que consomem, dizendo se eles vêm do campo ou da cidade. Para tanto, você pode levantar alguns produtos como sugestão, tais como frutas, verduras, leite, ovos, pão, roupas, calçados, entre outros.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Imprima ou projete o texto para os alunos e leia-o com eles. O texto traz uma descrição sobre uma conversa de bate papo virtual entre Pedro e Bianca, dois adolescentes que moram no campo e na cidade, respectivamente. Nessa conversa, eles falam sobre suas rotinas diárias e o que suas famílias fazem. A partir da conversa, é possível perceber algumas das atividades econômicas desempenhadas pelas populações das áreas em que Pedro e Bianca residem.
Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 09 de janeiro de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Entregue aos alunos o envelope com palavras que apontam o nome de produtos que são produzidos no campo e na cidade, assim como produtos que são feitos ou consumidos nessas localidades. A partir dessa dinâmica, solicite aos alunos que preencham o painel temático com as palavras que acharem corretas para ocuparem as colunas “Campo”; “Cidade”.
Além de palavras, você também pode pesquisar e imprimir imagens que ilustrem as atividades econômicas que desejar demonstrar aos alunos. No link a seguir disponibilizamos algumas que podem ser utilizadas. Fique à vontade para fazer a busca por outras que atendam melhor sua demanda.
Link para o modelo de painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q94PpVzvyZWD33NPqsHVUJJhThMz2z4FpFuVKSnrSSNVg38tQtnRYkjV4Ypm/geo3-02und04-acao-propositiva-modelo-de-painel-tematico.pdf
Link para as palavras e imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c2yTcyyYUXY2jUDxY46ac8KA76b8Qhbb7R9ucK5p8eePVYwPN4QyurGaF28P/geo3-02und04-acao-propositiva-palavras-e-imagens-para-uso-no-painel.pdf
Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Convide os alunos a observarem o painel criado por eles, com a divisão das atividades econômicas. Ajude-os a perceber que existe uma profunda relação entre o campo e a cidade, pois ambos dependem um do outro para manter o sustento da população e da economia. Incentive-os a observar que tudo que consumimos tem um local de fabricação, e que as matérias primas em sua maioria são trazidas do campo para a produção e consumo na cidade, mas que esta também produz artefatos consumidos pelo campo, como o computador através do qual Bianca conversou com Pedro, no bate papo virtual. Evidencie também que nos últimos anos, muitas indústrias têm procurado a região do campo para a instalação de suas filiais, considerando principalmente a disponibilidade de espaço para construção, além da proximidade com a matéria prima. Em contrapartida, algumas empresas preferem manter suas indústrias em áreas próximas aos centros urbanos, visando agilidade na distribuição dos produtos, assim como a diminuição da distância entre a fábrica e o mercado consumidor, impulsionando o desenvolvimento da empresa.
Link para a sugestão de resposta do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzwSJFTQMU3mcfY5mkNhtfMWzvGYFRwhkjTv3KUWNKSswHNEk9yJNZW5A8aS/geo3-02und04-sistematizacao-sugestao-de-resolucao-do-painel-tematico.pdf
Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 12 de janeiro de 2019.