16683
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Atividades econômicas do campo e da cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar o local de procedência dos produtos que utilizamos no dia a dia, avaliando a interdependência entre o campo e a cidade.

Plano 04 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Texto impresso (caso escolha essa opção), projetor multimídia, quadro, lápis para quadro, envelopes de papel, palavras e imagens impressas, tesoura, cola branca, cartolina.

Material complementar:

Link para o texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zy44QxmbtnbVHnTZtudQ23UGYFV7WYAmBU2NXSqFkBcuYZur5eBvS7PSsQXa/geo3-02und04-problematizacao-texto-de-apoio.pdf

Link para o modelo de painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q94PpVzvyZWD33NPqsHVUJJhThMz2z4FpFuVKSnrSSNVg38tQtnRYkjV4Ypm/geo3-02und04-acao-propositiva-modelo-de-painel-tematico.pdf

Link para imagens e palavras do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c2yTcyyYUXY2jUDxY46ac8KA76b8Qhbb7R9ucK5p8eePVYwPN4QyurGaF28P/geo3-02und04-acao-propositiva-palavras-e-imagens-para-uso-no-painel.pdf

Link para a sugestão de resposta do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzwSJFTQMU3mcfY5mkNhtfMWzvGYFRwhkjTv3KUWNKSswHNEk9yJNZW5A8aS/geo3-02und04-sistematizacao-sugestao-de-resolucao-do-painel-tematico.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e enfatize que nesta aula vocês discutirão sobre as atividades econômicas que existem no campo e na cidade, e como elas possuem relação entre si.

Fonte da Imagem 1: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/l_5MJnbrmrs Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Fonte da Imagem 2: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/a4xt7ieZ85A Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Fonte da Imagem 3: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/iX3x7K1Mp_4 Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Fonte da Imagem 4: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/GVLhWdib3BU Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse é o momento para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e quais informações trazidas por eles, podem acrescentar na construção do conhecimento relacionado a essa aula. Incentive que, oralmente, os alunos possam argumentar sobre a origem dos produtos que consomem, dizendo se eles vêm do campo ou da cidade. Para tanto, você pode levantar alguns produtos como sugestão, tais como frutas, verduras, leite, ovos, pão, roupas, calçados, entre outros.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Imprima ou projete o texto para os alunos e leia-o com eles. O texto traz uma descrição sobre uma conversa de bate papo virtual entre Pedro e Bianca, dois adolescentes que moram no campo e na cidade, respectivamente. Nessa conversa, eles falam sobre suas rotinas diárias e o que suas famílias fazem. A partir da conversa, é possível perceber algumas das atividades econômicas desempenhadas pelas populações das áreas em que Pedro e Bianca residem.

Link do Texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zy44QxmbtnbVHnTZtudQ23UGYFV7WYAmBU2NXSqFkBcuYZur5eBvS7PSsQXa/geo3-02und04-problematizacao-texto-de-apoio.pdf

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 09 de janeiro de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Entregue aos alunos o envelope com palavras que apontam o nome de produtos que são produzidos no campo e na cidade, assim como produtos que são feitos ou consumidos nessas localidades. A partir dessa dinâmica, solicite aos alunos que preencham o painel temático com as palavras que acharem corretas para ocuparem as colunas “Campo”; “Cidade”.

Além de palavras, você também pode pesquisar e imprimir imagens que ilustrem as atividades econômicas que desejar demonstrar aos alunos. No link a seguir disponibilizamos algumas que podem ser utilizadas. Fique à vontade para fazer a busca por outras que atendam melhor sua demanda.

Link para o modelo de painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q94PpVzvyZWD33NPqsHVUJJhThMz2z4FpFuVKSnrSSNVg38tQtnRYkjV4Ypm/geo3-02und04-acao-propositiva-modelo-de-painel-tematico.pdf

Link para as palavras e imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c2yTcyyYUXY2jUDxY46ac8KA76b8Qhbb7R9ucK5p8eePVYwPN4QyurGaF28P/geo3-02und04-acao-propositiva-palavras-e-imagens-para-uso-no-painel.pdf

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Convide os alunos a observarem o painel criado por eles, com a divisão das atividades econômicas. Ajude-os a perceber que existe uma profunda relação entre o campo e a cidade, pois ambos dependem um do outro para manter o sustento da população e da economia. Incentive-os a observar que tudo que consumimos tem um local de fabricação, e que as matérias primas em sua maioria são trazidas do campo para a produção e consumo na cidade, mas que esta também produz artefatos consumidos pelo campo, como o computador através do qual Bianca conversou com Pedro, no bate papo virtual. Evidencie também que nos últimos anos, muitas indústrias têm procurado a região do campo para a instalação de suas filiais, considerando principalmente a disponibilidade de espaço para construção, além da proximidade com a matéria prima. Em contrapartida, algumas empresas preferem manter suas indústrias em áreas próximas aos centros urbanos, visando agilidade na distribuição dos produtos, assim como a diminuição da distância entre a fábrica e o mercado consumidor, impulsionando o desenvolvimento da empresa.

Link para a sugestão de resposta do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzwSJFTQMU3mcfY5mkNhtfMWzvGYFRwhkjTv3KUWNKSswHNEk9yJNZW5A8aS/geo3-02und04-sistematizacao-sugestao-de-resolucao-do-painel-tematico.pdf

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Texto impresso (caso escolha essa opção), projetor multimídia, quadro, lápis para quadro, envelopes de papel, palavras e imagens impressas, tesoura, cola branca, cartolina.

Material complementar:

Link para o texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zy44QxmbtnbVHnTZtudQ23UGYFV7WYAmBU2NXSqFkBcuYZur5eBvS7PSsQXa/geo3-02und04-problematizacao-texto-de-apoio.pdf

Link para o modelo de painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q94PpVzvyZWD33NPqsHVUJJhThMz2z4FpFuVKSnrSSNVg38tQtnRYkjV4Ypm/geo3-02und04-acao-propositiva-modelo-de-painel-tematico.pdf

Link para imagens e palavras do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c2yTcyyYUXY2jUDxY46ac8KA76b8Qhbb7R9ucK5p8eePVYwPN4QyurGaF28P/geo3-02und04-acao-propositiva-palavras-e-imagens-para-uso-no-painel.pdf

Link para a sugestão de resposta do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzwSJFTQMU3mcfY5mkNhtfMWzvGYFRwhkjTv3KUWNKSswHNEk9yJNZW5A8aS/geo3-02und04-sistematizacao-sugestao-de-resolucao-do-painel-tematico.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e enfatize que nesta aula vocês discutirão sobre as atividades econômicas que existem no campo e na cidade, e como elas possuem relação entre si.

Fonte da Imagem 1: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/l_5MJnbrmrs Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Fonte da Imagem 2: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/a4xt7ieZ85A Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Fonte da Imagem 3: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/iX3x7K1Mp_4 Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Fonte da Imagem 4: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/GVLhWdib3BU Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse é o momento para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e quais informações trazidas por eles, podem acrescentar na construção do conhecimento relacionado a essa aula. Incentive que, oralmente, os alunos possam argumentar sobre a origem dos produtos que consomem, dizendo se eles vêm do campo ou da cidade. Para tanto, você pode levantar alguns produtos como sugestão, tais como frutas, verduras, leite, ovos, pão, roupas, calçados, entre outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Imprima ou projete o texto para os alunos e leia-o com eles. O texto traz uma descrição sobre uma conversa de bate papo virtual entre Pedro e Bianca, dois adolescentes que moram no campo e na cidade, respectivamente. Nessa conversa, eles falam sobre suas rotinas diárias e o que suas famílias fazem. A partir da conversa, é possível perceber algumas das atividades econômicas desempenhadas pelas populações das áreas em que Pedro e Bianca residem.

Link do Texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zy44QxmbtnbVHnTZtudQ23UGYFV7WYAmBU2NXSqFkBcuYZur5eBvS7PSsQXa/geo3-02und04-problematizacao-texto-de-apoio.pdf

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 09 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Entregue aos alunos o envelope com palavras que apontam o nome de produtos que são produzidos no campo e na cidade, assim como produtos que são feitos ou consumidos nessas localidades. A partir dessa dinâmica, solicite aos alunos que preencham o painel temático com as palavras que acharem corretas para ocuparem as colunas “Campo”; “Cidade”.

Além de palavras, você também pode pesquisar e imprimir imagens que ilustrem as atividades econômicas que desejar demonstrar aos alunos. No link a seguir disponibilizamos algumas que podem ser utilizadas. Fique à vontade para fazer a busca por outras que atendam melhor sua demanda.

Link para o modelo de painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q94PpVzvyZWD33NPqsHVUJJhThMz2z4FpFuVKSnrSSNVg38tQtnRYkjV4Ypm/geo3-02und04-acao-propositiva-modelo-de-painel-tematico.pdf

Link para as palavras e imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c2yTcyyYUXY2jUDxY46ac8KA76b8Qhbb7R9ucK5p8eePVYwPN4QyurGaF28P/geo3-02und04-acao-propositiva-palavras-e-imagens-para-uso-no-painel.pdf

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Convide os alunos a observarem o painel criado por eles, com a divisão das atividades econômicas. Ajude-os a perceber que existe uma profunda relação entre o campo e a cidade, pois ambos dependem um do outro para manter o sustento da população e da economia. Incentive-os a observar que tudo que consumimos tem um local de fabricação, e que as matérias primas em sua maioria são trazidas do campo para a produção e consumo na cidade, mas que esta também produz artefatos consumidos pelo campo, como o computador através do qual Bianca conversou com Pedro, no bate papo virtual. Evidencie também que nos últimos anos, muitas indústrias têm procurado a região do campo para a instalação de suas filiais, considerando principalmente a disponibilidade de espaço para construção, além da proximidade com a matéria prima. Em contrapartida, algumas empresas preferem manter suas indústrias em áreas próximas aos centros urbanos, visando agilidade na distribuição dos produtos, assim como a diminuição da distância entre a fábrica e o mercado consumidor, impulsionando o desenvolvimento da empresa.

Link para a sugestão de resposta do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzwSJFTQMU3mcfY5mkNhtfMWzvGYFRwhkjTv3KUWNKSswHNEk9yJNZW5A8aS/geo3-02und04-sistematizacao-sugestao-de-resolucao-do-painel-tematico.pdf

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 12 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano