GEO3_02UND04 - Problematização - Texto de apoio
Plano de Aula
Plano de aula: Atividades econômicas do campo e da cidade
Plano 4 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Noções de elementos culturias da paisagem local.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Texto impresso (caso escolha essa opção), projetor multimídia, quadro, lápis para quadro, envelopes de papel, palavras e imagens impressas, tesoura, cola branca, cartolina.
Material complementar:
Link para o texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zy44QxmbtnbVHnTZtudQ23UGYFV7WYAmBU2NXSqFkBcuYZur5eBvS7PSsQXa/geo3-02und04-problematizacao-texto-de-apoio.pdf
Link para o modelo de painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q94PpVzvyZWD33NPqsHVUJJhThMz2z4FpFuVKSnrSSNVg38tQtnRYkjV4Ypm/geo3-02und04-acao-propositiva-modelo-de-painel-tematico.pdf
Link para imagens e palavras do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c2yTcyyYUXY2jUDxY46ac8KA76b8Qhbb7R9ucK5p8eePVYwPN4QyurGaF28P/geo3-02und04-acao-propositiva-palavras-e-imagens-para-uso-no-painel.pdf
Link para a sugestão de resposta do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzwSJFTQMU3mcfY5mkNhtfMWzvGYFRwhkjTv3KUWNKSswHNEk9yJNZW5A8aS/geo3-02und04-sistematizacao-sugestao-de-resolucao-do-painel-tematico.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e enfatize que nesta aula vocês discutirão sobre as atividades econômicas que existem no campo e na cidade, e como elas possuem relação entre si.
Fonte da Imagem 1: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/l_5MJnbrmrs Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Fonte da Imagem 2: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/a4xt7ieZ85A Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Fonte da Imagem 3: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/iX3x7K1Mp_4 Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Fonte da Imagem 4: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/GVLhWdib3BU Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Esse é o momento para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e quais informações trazidas por eles, podem acrescentar na construção do conhecimento relacionado a essa aula. Incentive que, oralmente, os alunos possam argumentar sobre a origem dos produtos que consomem, dizendo se eles vêm do campo ou da cidade. Para tanto, você pode levantar alguns produtos como sugestão, tais como frutas, verduras, leite, ovos, pão, roupas, calçados, entre outros.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Imprima ou projete o texto para os alunos e leia-o com eles. O texto traz uma descrição sobre uma conversa de bate papo virtual entre Pedro e Bianca, dois adolescentes que moram no campo e na cidade, respectivamente. Nessa conversa, eles falam sobre suas rotinas diárias e o que suas famílias fazem. A partir da conversa, é possível perceber algumas das atividades econômicas desempenhadas pelas populações das áreas em que Pedro e Bianca residem.
Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 09 de janeiro de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Entregue aos alunos o envelope com palavras que apontam o nome de produtos que são produzidos no campo e na cidade, assim como produtos que são feitos ou consumidos nessas localidades. A partir dessa dinâmica, solicite aos alunos que preencham o painel temático com as palavras que acharem corretas para ocuparem as colunas “Campo”; “Cidade”.
Além de palavras, você também pode pesquisar e imprimir imagens que ilustrem as atividades econômicas que desejar demonstrar aos alunos. No link a seguir disponibilizamos algumas que podem ser utilizadas. Fique à vontade para fazer a busca por outras que atendam melhor sua demanda.
Link para o modelo de painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q94PpVzvyZWD33NPqsHVUJJhThMz2z4FpFuVKSnrSSNVg38tQtnRYkjV4Ypm/geo3-02und04-acao-propositiva-modelo-de-painel-tematico.pdf
Link para as palavras e imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c2yTcyyYUXY2jUDxY46ac8KA76b8Qhbb7R9ucK5p8eePVYwPN4QyurGaF28P/geo3-02und04-acao-propositiva-palavras-e-imagens-para-uso-no-painel.pdf
Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Convide os alunos a observarem o painel criado por eles, com a divisão das atividades econômicas. Ajude-os a perceber que existe uma profunda relação entre o campo e a cidade, pois ambos dependem um do outro para manter o sustento da população e da economia. Incentive-os a observar que tudo que consumimos tem um local de fabricação, e que as matérias primas em sua maioria são trazidas do campo para a produção e consumo na cidade, mas que esta também produz artefatos consumidos pelo campo, como o computador através do qual Bianca conversou com Pedro, no bate papo virtual. Evidencie também que nos últimos anos, muitas indústrias têm procurado a região do campo para a instalação de suas filiais, considerando principalmente a disponibilidade de espaço para construção, além da proximidade com a matéria prima. Em contrapartida, algumas empresas preferem manter suas indústrias em áreas próximas aos centros urbanos, visando agilidade na distribuição dos produtos, assim como a diminuição da distância entre a fábrica e o mercado consumidor, impulsionando o desenvolvimento da empresa.
Link para a sugestão de resposta do painel temático: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzwSJFTQMU3mcfY5mkNhtfMWzvGYFRwhkjTv3KUWNKSswHNEk9yJNZW5A8aS/geo3-02und04-sistematizacao-sugestao-de-resolucao-do-painel-tematico.pdf
Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Google Jamboard, Google Desenhos, Paint e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Solidariedade
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem o local de procedência dos produtos que utilizamos no dia a dia, avaliando a interdependência entre o campo e a cidade. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nessa aula vocês discutirão sobre as atividades econômicas que existem no campo e na cidade e como elas possuem relação entre si.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após anunciar o tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Esta etapa pode ser organizado de forma assíncrona.
Este é o momento para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e quais informações trazidas por eles podem acrescentar na construção do conhecimento. Incentive que, por mensagens de texto ou áudio, eles possam argumentar sobre a origem dos produtos que consomem, dizendo se vêm do campo ou da cidade. Peça que, com o auxílio de um adulto, eles escrevam em seu caderno suas percepções.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave o texto que traz uma descrição sobre uma conversa de bate papo virtual entre Pedro e Bianca, dois adolescentes que moram no campo e na cidade, respectivamente. Nessa conversa, eles falam sobre suas rotinas diárias e o que suas famílias fazem. A partir do diálogo, é possível perceber algumas das atividades econômicas desempenhadas pelas populações das áreas em que Pedro e Bianca residem. O texto está disponível aqui.
Ação propositiva (um dia - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Envie aos alunos palavras que apontam o nome de produtos que são produzidos no campo e na cidade, assim como produtos que são feitos ou consumidos nessas localidades. A partir dessa dinâmica, solicite que preencham o painel temático com as palavras que acharem corretas para ocupar as colunas “campo” e “cidade”.
Além de palavras, você também pode pesquisar e enviar imagens que ilustrem as atividades econômicas que desejar demonstrar aos alunos. As palavras e imagens que sugerimos para serem usadas você encontra aqui. Mas fique à vontade para fazer a busca por outras que atendam melhor sua demanda. Já o modelo de painel temático está disponível aqui.
Se preferir, substitua esta etapa de envio material pelo uso do Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, onde os estudantes poderão colocarem suas respostas. O vídeo com o passo a passo para acesso à ferramenta encontra-se disponível aqui. Caso queira, utilize o Google Docs para o preenchimento da tabela.
Sistematização (40 minutos - assincronamente)
Convide os alunos a observarem o painel criado por eles. Incentive-os a observar que tudo que consumimos tem um local de fabricação e que as matérias-primas, em sua maioria, são trazidas do campo para a produção e consumo na cidade. Esta, contudo, também produz artefatos consumidos pelo campo, como o computador que a Bianca usou para conversar com Pedro.
Evidencie também que nos últimos anos muitas indústrias têm procurado a região do campo para a instalação de suas filiais, considerando principalmente a disponibilidade de espaço para construção, além da proximidade com a matéria-prima. Em contrapartida, algumas empresas preferem manter suas indústrias em áreas próximas aos centros urbanos, visando agilidade na distribuição dos produtos, assim como a diminuição da distância entre a fábrica e o mercado consumidor.
A sugestão de resposta do painel temático está disponível aqui. Incentive que com base na análise das tabelas, os estudantes produzam desenhos. Eles podem utilizar o Google Desenhos (veja aqui como usar a ferramenta) ou Paint para executarem esta ação de sistematização.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças às sugestões dos vídeos que seguem abaixo, que têm o objetivo de complementar o plano adaptado:
- “O trabalho no campo (agricultura, pecuária e extrativismo) – Geografia”, disponível aqui
- “Zona urbana X zona rural”, disponível aqui
- “Guido e a zona rural - Genoma Filminhos”, disponível aqui
- “Gabi e a zona urbana - Genoma Filminhos”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elisabeth Araújo
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar o local de procedência dos produtos que utilizamos no dia a dia, avaliando a interdependência entre o campo e a cidade.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA