16591
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Utilizando diferentes recursos e estratégias para resolver problemas II

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre números racionais

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

MAT7_29NUM02 / Utilizando diferentes recursos e estratégias para resolver problemas II

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

Objetivos específicos

  • Resolver um problema de diferentes formas;
  • Desenvolver estratégias de resolução de problemas;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Peça para que a turma leia as informações do slide e em seguida realize uma discussão com eles sobre a fala das personagens. Proponha que testem as possibilidades desenhando em seus cadernos.

Propósito:

Retomar os principais conhecimentos prévios necessários para o entendimento da aula.

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XTYZyRXpmUHk8jpnWDCG5xYg53AhJ7rC4vSSg43EpJB2zuzYjhBtUg7PqV7G/ativdade-retomada-mat7-29num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ej8qX3nPpt9fyGz8VxBTQTxgEE4fB2ZfKvr2wWrnkz9BcxJDF5N4sJ393vyR/resolucao-das-atividades-mat7-29num02.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Peça para que os estudantes leiam atentamente as informações do problema, certificando-se que todos entenderam o que precisa ser feito. Oriente então que iniciem a resolução da atividade buscando utilizar diferentes estratégias para encontrar a resposta.

Enquanto os estudantes resolvem o problema, circule pela sala e observe as suas estratégias e também se alguém não conseguiu iniciar a resolução. Tente auxiliar os estudantes que apresentam dificuldades, fazendo-lhes perguntas que os levem a pensar matematicamente e, consequentemente, encontrar a resposta para suas dúvidas. Para mais informações, consulte o guia de intervenções disponível neste plano.

Propósito:

Desenvolver habilidades de cálculo com números racionais escritos na forma decimal

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acTbf3yAFF5wGCRsshmsJEPGxzKqrEJt4ErwXzu65NVdMGkkvRWv5htnW8BQ/atividade-principal-mat7-29num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ej8qX3nPpt9fyGz8VxBTQTxgEE4fB2ZfKvr2wWrnkz9BcxJDF5N4sJ393vyR/resolucao-das-atividades-mat7-29num02.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que os estudantes apresentem as suas resoluções e compartilhem suas dúvidas. Caso haja erros, aproveite para discutir com eles sobre o que pode ter lhe ocasionado ou como ele poderia ter sido evitado.

Depois, leia a fala dos personagens nos slides 5, 6 e 7, sempre provocando discussões entre a turma, de modo que possam refletir sobre as diferentes formas de resolver esta atividade.

Caso algum estudante opte por utilizar quatro jarras de 500 mL, por exemplo, ele pode também despejar de volta o resto que ficou no copo. Caso isso aconteça, é importante questioná-lo quantos mL foi despejado no pote menor e quantos retornaram ao maior.

Propósito:

Socializar e discutir as resoluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Qual a forma em que é utilizada a menor quantidade de recipientes?
  • Qual a forma mais prática?
  • E se Luíza utilizasse apenas a concha de 0,025L, quantas vezes ela teria de utilizá-la?
  • É possível retirar água do recipiente menor? Por quê?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSs2C852zcncYaeMTrhHdjUN2FvJxCtS5C4Uf3MYvJP7NM3VcJaReNEX8Zgr/guia-de-intervencao-mat7-29num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ej8qX3nPpt9fyGz8VxBTQTxgEE4fB2ZfKvr2wWrnkz9BcxJDF5N4sJ393vyR/resolucao-das-atividades-mat7-29num02.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que os estudantes apresentem as suas resoluções e compartilhem suas dúvidas. Caso haja erros, aproveite para discutir com eles sobre o que pode ter lhe ocasionado ou como ele poderia ter sido evitado.

Depois, leia a fala dos personagens nos slides 5, 6 e 7, sempre provocando discussões entre a turma, de modo que possam refletir sobre as diferentes formas de resolver esta atividade.

Caso algum estudante opte por utilizar quatro jarras de 500 mL, por exemplo, ele pode também despejar de volta o resto que ficou no copo. Caso isso aconteça, é importante questioná-lo quantos mL foi despejado no pote menor e quantos retornaram ao maior.

Propósito:

Socializar e discutir as resoluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Qual a forma em que é utilizada a menor quantidade de recipientes?
  • Qual a forma mais prática?
  • E se Luíza utilizasse apenas a concha de 0,025L, quantas vezes ela teria de utilizá-la?
  • É possível retirar água do recipiente menor? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que os estudantes apresentem as suas resoluções e compartilhem suas dúvidas. Caso haja erros, aproveite para discutir com eles sobre o que pode ter lhe ocasionado ou como ele poderia ter sido evitado.

Depois, leia a fala dos personagens nos slides 5, 6 e 7, sempre provocando discussões entre a turma, de modo que possam refletir sobre as diferentes formas de resolver esta atividade.

Caso algum estudante opte por utilizar quatro jarras de 500 mL, por exemplo, ele pode também despejar de volta o resto que ficou no copo. Caso isso aconteça, é importante questioná-lo quantos mL foi despejado no pote menor e quantos retornaram ao maior.

Propósito:

Socializar e discutir as resoluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Qual a forma em que é utilizada a menor quantidade de recipientes?
  • Qual a forma mais prática?
  • E se Luíza utilizasse apenas a concha de 0,025L, quantas vezes ela teria de utilizá-la?
  • É possível retirar água do recipiente menor? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Leia a fala da personagem e questione aos alunos o que mais gostaram da aula, se eles possuem alguma dúvida ou curiosidade sobre o conteúdo estudado.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Leia o texto do slide com a turma e certifique-se que todos entenderam a situação. Em seguida, peça para que eles tentem resolver a atividade individualmente.

Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique-se se ainda restam dúvidas entre a turma.

Caso sejam necessárias mais atividades para complementar as aprendizagens dos alunos ou desafiá-los, você pode consultar as atividades complementares, disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fS8wy3EPE9E2fPy8rzdKEFf7nqvD7V9HE9JjckU2yXpTAZn6WSU2ShpCbmEm/atividade-raio-x-mat7-29num02.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNXspN4QFgU4Zb3URsab6cBkXYASx7PcPepHPhB823HuA2BufR5R4FJZaks8/atividade-complementar-mat7-29num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ej8qX3nPpt9fyGz8VxBTQTxgEE4fB2ZfKvr2wWrnkz9BcxJDF5N4sJ393vyR/resolucao-das-atividades-mat7-29num02.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


MAT7_29NUM02 / Utilizando diferentes recursos e estratégias para resolver problemas II

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

Objetivos específicos

  • Resolver um problema de diferentes formas;
  • Desenvolver estratégias de resolução de problemas;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Peça para que a turma leia as informações do slide e em seguida realize uma discussão com eles sobre a fala das personagens. Proponha que testem as possibilidades desenhando em seus cadernos.

Propósito:

Retomar os principais conhecimentos prévios necessários para o entendimento da aula.

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XTYZyRXpmUHk8jpnWDCG5xYg53AhJ7rC4vSSg43EpJB2zuzYjhBtUg7PqV7G/ativdade-retomada-mat7-29num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ej8qX3nPpt9fyGz8VxBTQTxgEE4fB2ZfKvr2wWrnkz9BcxJDF5N4sJ393vyR/resolucao-das-atividades-mat7-29num02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Peça para que os estudantes leiam atentamente as informações do problema, certificando-se que todos entenderam o que precisa ser feito. Oriente então que iniciem a resolução da atividade buscando utilizar diferentes estratégias para encontrar a resposta.

Enquanto os estudantes resolvem o problema, circule pela sala e observe as suas estratégias e também se alguém não conseguiu iniciar a resolução. Tente auxiliar os estudantes que apresentam dificuldades, fazendo-lhes perguntas que os levem a pensar matematicamente e, consequentemente, encontrar a resposta para suas dúvidas. Para mais informações, consulte o guia de intervenções disponível neste plano.

Propósito:

Desenvolver habilidades de cálculo com números racionais escritos na forma decimal

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acTbf3yAFF5wGCRsshmsJEPGxzKqrEJt4ErwXzu65NVdMGkkvRWv5htnW8BQ/atividade-principal-mat7-29num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ej8qX3nPpt9fyGz8VxBTQTxgEE4fB2ZfKvr2wWrnkz9BcxJDF5N4sJ393vyR/resolucao-das-atividades-mat7-29num02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que os estudantes apresentem as suas resoluções e compartilhem suas dúvidas. Caso haja erros, aproveite para discutir com eles sobre o que pode ter lhe ocasionado ou como ele poderia ter sido evitado.

Depois, leia a fala dos personagens nos slides 5, 6 e 7, sempre provocando discussões entre a turma, de modo que possam refletir sobre as diferentes formas de resolver esta atividade.

Caso algum estudante opte por utilizar quatro jarras de 500 mL, por exemplo, ele pode também despejar de volta o resto que ficou no copo. Caso isso aconteça, é importante questioná-lo quantos mL foi despejado no pote menor e quantos retornaram ao maior.

Propósito:

Socializar e discutir as resoluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Qual a forma em que é utilizada a menor quantidade de recipientes?
  • Qual a forma mais prática?
  • E se Luíza utilizasse apenas a concha de 0,025L, quantas vezes ela teria de utilizá-la?
  • É possível retirar água do recipiente menor? Por quê?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSs2C852zcncYaeMTrhHdjUN2FvJxCtS5C4Uf3MYvJP7NM3VcJaReNEX8Zgr/guia-de-intervencao-mat7-29num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ej8qX3nPpt9fyGz8VxBTQTxgEE4fB2ZfKvr2wWrnkz9BcxJDF5N4sJ393vyR/resolucao-das-atividades-mat7-29num02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que os estudantes apresentem as suas resoluções e compartilhem suas dúvidas. Caso haja erros, aproveite para discutir com eles sobre o que pode ter lhe ocasionado ou como ele poderia ter sido evitado.

Depois, leia a fala dos personagens nos slides 5, 6 e 7, sempre provocando discussões entre a turma, de modo que possam refletir sobre as diferentes formas de resolver esta atividade.

Caso algum estudante opte por utilizar quatro jarras de 500 mL, por exemplo, ele pode também despejar de volta o resto que ficou no copo. Caso isso aconteça, é importante questioná-lo quantos mL foi despejado no pote menor e quantos retornaram ao maior.

Propósito:

Socializar e discutir as resoluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Qual a forma em que é utilizada a menor quantidade de recipientes?
  • Qual a forma mais prática?
  • E se Luíza utilizasse apenas a concha de 0,025L, quantas vezes ela teria de utilizá-la?
  • É possível retirar água do recipiente menor? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 7)

Orientações:

Solicite que os estudantes apresentem as suas resoluções e compartilhem suas dúvidas. Caso haja erros, aproveite para discutir com eles sobre o que pode ter lhe ocasionado ou como ele poderia ter sido evitado.

Depois, leia a fala dos personagens nos slides 5, 6 e 7, sempre provocando discussões entre a turma, de modo que possam refletir sobre as diferentes formas de resolver esta atividade.

Caso algum estudante opte por utilizar quatro jarras de 500 mL, por exemplo, ele pode também despejar de volta o resto que ficou no copo. Caso isso aconteça, é importante questioná-lo quantos mL foi despejado no pote menor e quantos retornaram ao maior.

Propósito:

Socializar e discutir as resoluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Qual a forma em que é utilizada a menor quantidade de recipientes?
  • Qual a forma mais prática?
  • E se Luíza utilizasse apenas a concha de 0,025L, quantas vezes ela teria de utilizá-la?
  • É possível retirar água do recipiente menor? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Leia a fala da personagem e questione aos alunos o que mais gostaram da aula, se eles possuem alguma dúvida ou curiosidade sobre o conteúdo estudado.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Leia o texto do slide com a turma e certifique-se que todos entenderam a situação. Em seguida, peça para que eles tentem resolver a atividade individualmente.

Enquanto os estudantes tentam responder, circule pela sala e certifique-se se ainda restam dúvidas entre a turma.

Caso sejam necessárias mais atividades para complementar as aprendizagens dos alunos ou desafiá-los, você pode consultar as atividades complementares, disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as aprendizagens da aula e proporcionar um momento de avaliação das aprendizagens dos estudantes.

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fS8wy3EPE9E2fPy8rzdKEFf7nqvD7V9HE9JjckU2yXpTAZn6WSU2ShpCbmEm/atividade-raio-x-mat7-29num02.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNXspN4QFgU4Zb3URsab6cBkXYASx7PcPepHPhB823HuA2BufR5R4FJZaks8/atividade-complementar-mat7-29num02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ej8qX3nPpt9fyGz8VxBTQTxgEE4fB2ZfKvr2wWrnkz9BcxJDF5N4sJ393vyR/resolucao-das-atividades-mat7-29num02.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano