16527
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - Pinturas rupestres e geoglifos: os registros mudando o jeito de viver dos seres humanos

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Pinturas rupestres e geoglifos: os registros mudando o jeito de viver dos seres humanos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anderson Luís Gonçalves Nascimento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é facilitar a compreensão do desenvolvimento das comunidades humanas a partir de registros orais e escritos.
Esta etapa deverá ser executada através do grupo da turma, criado no WhatsApp. Substitua a brincadeira “Telefone sem fio” por “Celular sem fio” - veja a adaptação desta brincadeira no arquivo HIS4_02UND Celular sem fio (disponível aqui). Após executarem a brincadeira, mande uma mensagem (escrita ou através de áudio) com o seguinte questionamento:

- Será que relatos orais, imagens e desenhos podem mudar o jeito como as pessoas vivem?

Problematização
Previamente, envie os links das imagens aos alunos e siga as orientações definidas. Em seguida, lance a pergunta:

- O que vocês acham que modificou na vida das pessoas quando começaram a registrar as histórias em pinturas?

Selecione alguns links de artes de rua (grafite) e envie para os alunos. Questione:

- O que a arte de rua conta sobre a história do ser humano, da comunidade e da cidade?
- Ela pode ser chamada de cultura?
- Ela contribui para a história de um povo?

Agende uma videoconferência e siga as orientações propostas. Discuta sobre essa forma de representar a cultura de um grupo.

Sistematização
Substitua a atividade proposta pelo envio de frases sobre o tema estudado (podem ser retiradas dos textos indicados para leitura) para o WhatsApp de cada aluno, individualmente. Peça que cada um represente a frase recebida através de desenho (até mesmo através da técnica do grafite, se desejarem). Para a apresentação dessa atividade, você poderá realizar em uma videoconferência, no Classroom ou Padlet.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que os familiares assistam aos documentários indicados no Plano.
"Que tal um tour pelo Museu (Virtual)?"

Envie os links e solicite que os acessem:
Museu Nacional de Arqueologia - México.
Museu Nacional de História Natural - Nova Iorque.
Parque Nacional Serra da Capivara.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_02UND04

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas