16489
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Para cada tempo, uma ação!

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Para cada tempo, uma ação!

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina, papel sulfite, tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor e revistas para recorte.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b9HueQwepv3jrQ2Hv6NtzhYeccVGQ7dWDS4SsS6uVRHBe6WuhuBq4TQZxCex/his2-06und5-slide-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o uso do calendário como um marcador de tempo e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Quando fazemos nossas tarefas do dia a dia estamos construindo uma história?
  • Se construímos uma história, como podemos demonstrar, registrar cada momento?

  • Utilize as expressões temporais (antes, durante, ao mesmo tempo e depois) para que os alunos iniciem o desenvolvimento da compreensão da temporalidade linear.
  • Diga aos alunos que eles são sujeitos históricos, pois agem no mundo onde vivem (na sua escola, comunidade, na família, etc) . Tudo o que fazem fica registrado no tempo, seja através das memórias (lembranças), das fotos, das conquistas, do próprio crescimento.
  • Peça aos alunos, que queiram participar, para contarem o que fizeram no ontem, o que fizeram hoje e o que farão no amanhã.
  • Conte aos alunos que algumas crianças estão inseridas em uma cultura que entende e marca o tempo através das tarefas que precisam fazer (marcador laboral), enquanto outras crianças inseridas em outras culturas entendem e marcam o tempo como sendo o tempo da natureza (nascer e pôr-do-sol, por exemplo).
  • Diga que os indígenas possuem a forma particular de marcar o tempo e de saberem quando é o tempo certo para fazer cada atividade em suas comunidades através da natureza
  • Assista com os alunos um vídeo que mostra o dia a dia de uma criança indígena piaroa da comunidade Betania del Topocho, que fica no estado do Amazonas na Venezuela: Mirim- Povos indígenas no Brasil: https://mirim.org/como-vivem (Acesso em 14 de março de 2019)

É importante que os alunos possam compreender que o tempo é um elemento cultural, sendo vivido e compreendido de diferentes formas a partir da cultura de cada povo. No caso dos indígenas, o tempo é um marcador que se relaciona com o trabalho, com o cultivo e plantio de determinadas plantas e decisivo na sobrevivência da sua comunidade. Já no caso de outros grupos sociais, o mesmo tempo vai ser entendido como tempo da natureza. É importante destacar que o texto "Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena", já disponibilizado, pode ajudar a pensar essa questão.

Caso não tenha como fazer a exibição do vídeo-clipe, grave a música ou faça a impressão da letra e apresente-a aos alunos.

Para você saber mais:

Para se preparar para discursar sobre este assunto, leia os materiais complementares sugeridos abaixo. Os links abaixo trazem informações sobre como os indígenas marcam o tempo:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_06UND05 - Slide da Problematização -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nEdfubY3nNncTvSe8KBDEHtYD4AtWHpFqyR8xUAQq4G6r87Uu7ScUvBWjMU8/his2-06und05-slide-da-problematizacao.pdf

  • Proponha a construção de um quadro (móvel) com três colunas, chamado “Diário de bordo da turma”, para registrarem:

O que fizemos ontem?

O que vamos fazer hoje?

O que faremos amanhã?

  • Explique aos alunos o que vem a ser um diário. Diga que a criação do diário de bordo é uma ótima atividade para que eles possam ver suas ações do passado (as que fizeram ontem), como as ações do presente (as que fizerem hoje) têm consequências futuras (nas que farão amanhã) e que podemos sentir no presente as consequências de ações do passado.
  • Caso necessite, você poderá acessar o documento que contém um modelo de estruturação para este mural: HIS2_06UND05 - Diário de bordo -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BG78ub3Rg2ep6tm9sgdCUfymMVpUVuWBQ45t736WYtMPvAazyDEtcDt8wFHF/his2-06und05-diario-de-bordo.pdf

  • O registro poderá ser feito através de desenhos, imagens ou escritas.
  • Converse com os alunos e peça que eles levantem hipóteses sobre o que acontecerá com o painel feito e com as informações que estão nele: “Será preciso fazer alguma coisa nos próximos dias?“
  • A intenção é provocar nos alunos os seguintes pontos:

  • a importância de rever o quadro todos os dias para que as informações fiquem verossímil quanto a sua temporalidade;
  • que fatos que nos acontecem se tornam história;
  • que quando os fatos são registrados, contados e relembrados (ou seja se produz uma fonte) é mais difícil o risco deles se perderem com o tempo.

  • Demonstre aos alunos o encadeamento das coisas no tempo: estes registros se iniciarão com os fatos do dia atual e do dia seguinte, deixando a coluna “O que fizemos ontem?” em branco.
  • No dia seguinte (e nos próximos), retome o quadro “Diário de bordo da turma”: você, juntamente com os alunos, deverão:
  • passar o fato registrado na coluna “O que vamos fazer hoje?” para a coluna “O que fizemos ontem?” – registrar o dia (a data) nesta representação;
  • o fato que estiver registrado na coluna “O que faremos amanhã?” deverá passar para a coluna “O que faremos hoje?”;
  • incluirão na coluna “O que faremos amanhã?” o fato que acharem relevante registrarem para o dia seguinte.

  • Neste momento, conclua com os alunos que o tempo passou e que o que fizeram ontem se tornou história.

  • Caso não haja disponibilidade de espaço em sua sala de aula, você poderá confeccionar um caderno para a criação do diário de bordo e coletivamente, e oralmente, faça as observações sobre as ações diárias da turma e logo após faça a escolha de um aluno para proceder o registro no caderno.

Para você saber mais:

  • A confecção dos quadros de registros de ações diárias auxilia na visualização e compreensão da cronologia dos fatos cotidianos e na aplicação de expressões importantes para a aprendizagem deste conteúdo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois, ontem, hoje, amanhã.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Orientações:

  • Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Caso contrário apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma.
  • Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_06UND5 - Slide da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b9HueQwepv3jrQ2Hv6NtzhYeccVGQ7dWDS4SsS6uVRHBe6WuhuBq4TQZxCex/his2-06und5-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Explique aos alunos o que significa o termo “Atualizar”.
  • Todos os dias você deverá incentivar os alunos para os registros diários, até que as noções de temporalidade trabalhadas nesta aula estejam compreendidas.
  • Explore um calendário para que os alunos consigam visualizar em que dia estão e consigam relacionar estas convenções temporais (ontem, hoje, amanhã).
  • Utilize-se destes questionamentos:

  • Que dia é hoje?
  • Que dia da semana é hoje?
  • Que dia foi ontem?
  • Quem se lembra do que fizemos ontem?

  • Utilize também o quadro de horários da turma: você poderá construir com os alunos um quadro com os horários diários (aulas) da turma através de desenhos, imagens ou escritas. Este quadro será de grande referência para definirem os fatos que irão registrar nas colunas “O que vamos fazer hoje?” e “O que faremos amanhã?”.

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de compreenderem que os fatos que acontecem possuem uma cronologia e se apropriaram das noções temporais trabalhadas: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, cronologia, diário, calendário e rotina.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina, papel sulfite, tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor e revistas para recorte.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b9HueQwepv3jrQ2Hv6NtzhYeccVGQ7dWDS4SsS6uVRHBe6WuhuBq4TQZxCex/his2-06und5-slide-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o uso do calendário como um marcador de tempo e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Quando fazemos nossas tarefas do dia a dia estamos construindo uma história?
  • Se construímos uma história, como podemos demonstrar, registrar cada momento?

  • Utilize as expressões temporais (antes, durante, ao mesmo tempo e depois) para que os alunos iniciem o desenvolvimento da compreensão da temporalidade linear.
  • Diga aos alunos que eles são sujeitos históricos, pois agem no mundo onde vivem (na sua escola, comunidade, na família, etc) . Tudo o que fazem fica registrado no tempo, seja através das memórias (lembranças), das fotos, das conquistas, do próprio crescimento.
  • Peça aos alunos, que queiram participar, para contarem o que fizeram no ontem, o que fizeram hoje e o que farão no amanhã.
  • Conte aos alunos que algumas crianças estão inseridas em uma cultura que entende e marca o tempo através das tarefas que precisam fazer (marcador laboral), enquanto outras crianças inseridas em outras culturas entendem e marcam o tempo como sendo o tempo da natureza (nascer e pôr-do-sol, por exemplo).
  • Diga que os indígenas possuem a forma particular de marcar o tempo e de saberem quando é o tempo certo para fazer cada atividade em suas comunidades através da natureza
  • Assista com os alunos um vídeo que mostra o dia a dia de uma criança indígena piaroa da comunidade Betania del Topocho, que fica no estado do Amazonas na Venezuela: Mirim- Povos indígenas no Brasil: https://mirim.org/como-vivem (Acesso em 14 de março de 2019)

É importante que os alunos possam compreender que o tempo é um elemento cultural, sendo vivido e compreendido de diferentes formas a partir da cultura de cada povo. No caso dos indígenas, o tempo é um marcador que se relaciona com o trabalho, com o cultivo e plantio de determinadas plantas e decisivo na sobrevivência da sua comunidade. Já no caso de outros grupos sociais, o mesmo tempo vai ser entendido como tempo da natureza. É importante destacar que o texto "Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena", já disponibilizado, pode ajudar a pensar essa questão.

Caso não tenha como fazer a exibição do vídeo-clipe, grave a música ou faça a impressão da letra e apresente-a aos alunos.

Para você saber mais:

Para se preparar para discursar sobre este assunto, leia os materiais complementares sugeridos abaixo. Os links abaixo trazem informações sobre como os indígenas marcam o tempo:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_06UND05 - Slide da Problematização -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nEdfubY3nNncTvSe8KBDEHtYD4AtWHpFqyR8xUAQq4G6r87Uu7ScUvBWjMU8/his2-06und05-slide-da-problematizacao.pdf

  • Proponha a construção de um quadro (móvel) com três colunas, chamado “Diário de bordo da turma”, para registrarem:

O que fizemos ontem?

O que vamos fazer hoje?

O que faremos amanhã?

  • Explique aos alunos o que vem a ser um diário. Diga que a criação do diário de bordo é uma ótima atividade para que eles possam ver suas ações do passado (as que fizeram ontem), como as ações do presente (as que fizerem hoje) têm consequências futuras (nas que farão amanhã) e que podemos sentir no presente as consequências de ações do passado.
  • Caso necessite, você poderá acessar o documento que contém um modelo de estruturação para este mural: HIS2_06UND05 - Diário de bordo -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BG78ub3Rg2ep6tm9sgdCUfymMVpUVuWBQ45t736WYtMPvAazyDEtcDt8wFHF/his2-06und05-diario-de-bordo.pdf

  • O registro poderá ser feito através de desenhos, imagens ou escritas.
  • Converse com os alunos e peça que eles levantem hipóteses sobre o que acontecerá com o painel feito e com as informações que estão nele: “Será preciso fazer alguma coisa nos próximos dias?“
  • A intenção é provocar nos alunos os seguintes pontos:

  • a importância de rever o quadro todos os dias para que as informações fiquem verossímil quanto a sua temporalidade;
  • que fatos que nos acontecem se tornam história;
  • que quando os fatos são registrados, contados e relembrados (ou seja se produz uma fonte) é mais difícil o risco deles se perderem com o tempo.

  • Demonstre aos alunos o encadeamento das coisas no tempo: estes registros se iniciarão com os fatos do dia atual e do dia seguinte, deixando a coluna “O que fizemos ontem?” em branco.
  • No dia seguinte (e nos próximos), retome o quadro “Diário de bordo da turma”: você, juntamente com os alunos, deverão:
  • passar o fato registrado na coluna “O que vamos fazer hoje?” para a coluna “O que fizemos ontem?” – registrar o dia (a data) nesta representação;
  • o fato que estiver registrado na coluna “O que faremos amanhã?” deverá passar para a coluna “O que faremos hoje?”;
  • incluirão na coluna “O que faremos amanhã?” o fato que acharem relevante registrarem para o dia seguinte.

  • Neste momento, conclua com os alunos que o tempo passou e que o que fizeram ontem se tornou história.

  • Caso não haja disponibilidade de espaço em sua sala de aula, você poderá confeccionar um caderno para a criação do diário de bordo e coletivamente, e oralmente, faça as observações sobre as ações diárias da turma e logo após faça a escolha de um aluno para proceder o registro no caderno.

Para você saber mais:

  • A confecção dos quadros de registros de ações diárias auxilia na visualização e compreensão da cronologia dos fatos cotidianos e na aplicação de expressões importantes para a aprendizagem deste conteúdo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois, ontem, hoje, amanhã.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Orientações:

  • Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Caso contrário apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma.
  • Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_06UND5 - Slide da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b9HueQwepv3jrQ2Hv6NtzhYeccVGQ7dWDS4SsS6uVRHBe6WuhuBq4TQZxCex/his2-06und5-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Explique aos alunos o que significa o termo “Atualizar”.
  • Todos os dias você deverá incentivar os alunos para os registros diários, até que as noções de temporalidade trabalhadas nesta aula estejam compreendidas.
  • Explore um calendário para que os alunos consigam visualizar em que dia estão e consigam relacionar estas convenções temporais (ontem, hoje, amanhã).
  • Utilize-se destes questionamentos:

  • Que dia é hoje?
  • Que dia da semana é hoje?
  • Que dia foi ontem?
  • Quem se lembra do que fizemos ontem?

  • Utilize também o quadro de horários da turma: você poderá construir com os alunos um quadro com os horários diários (aulas) da turma através de desenhos, imagens ou escritas. Este quadro será de grande referência para definirem os fatos que irão registrar nas colunas “O que vamos fazer hoje?” e “O que faremos amanhã?”.

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de compreenderem que os fatos que acontecem possuem uma cronologia e se apropriaram das noções temporais trabalhadas: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, cronologia, diário, calendário e rotina.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano