16437
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Alteração no tempo atmosférico: Sol e Chuva

Plano de aula de Geografia com atividades para 1° ano do Fundamental sobre Avaliar como as condições climáticas podem modificar nosso dia a dia

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides. Duas caixas para a ação propositiva.

Material complementar: Imagens para a ação propositiva disponíveis no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mgscxnRJ34RPT8kt7JwqVydgR9PzfHYTbUa6WEm9BFb8Fpad4TsaUy5uwRnP/geo1-10und01-acao-propositiva-imagens.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e pergunte a eles: “Quem prefere dias de sol?”; “Quem prefere dias de chuva?”. Em seguida, permita que eles se manifestem brevemente, sem se aprofundar nos questionamentos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mostre aos alunos as duas imagens do slide e faça a pergunta proposta. Em seguida, aprofunde o questionamento com as seguintes perguntas:

  • As condições do tempo atmosférico podem nos impedir de fazer alguma coisa?
  • As atividades que fazemos em dias de sol são as mesmas que podemos fazer em dias de chuva?
  • No local onde vivemos temos mais dias com sol ou mais dias com chuva?

Ouça as respostas dos alunos sem fazer grandes intervenções, pois o objetivo desse momento é resgatar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Conte aos alunos a história de Daniel, que se deparou com um problema nos seus planos por causa de uma mudança nas condições climáticas. Em seguida, pergunte como eles acham que Daniel pode se divertir. Abra espaço para os alunos exporem suas ideias e dar alguns exemplos.

Em seguida, continue questionando-os com perguntas como:

  • Daniel conseguirá ir para a praça brincar, mesmo que esteja chovendo?
  • Existem coisas que não conseguimos realizar em dias de chuva? Quais?
  • Vocês já passaram por alguma situação semelhante a de Daniel?

Aproveite esse momento para explicar aos alunos que o as condições atmosféricas mudam constantemente, as vezes de forma inesperada, como foi o caso de Daniel e que essa mudança muitas vezes nos faz mudar nossos planos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Comente com os alunos que Daniel precisará pensar em outras brincadeiras que ele consiga realizar neste dia de chuva e que eles irão ajudá-lo. Para isso, proponha aos alunos um “Caça-brincadeiras”.

Para realizar a brincadeira providencie inicialmente a cópias das imagens, disponíveis no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mgscxnRJ34RPT8kt7JwqVydgR9PzfHYTbUa6WEm9BFb8Fpad4TsaUy5uwRnP/geo1-10und01-acao-propositiva-imagens.pdf , entretanto você pode acrescentar outras imagens à brincadeira de acordo com as atividade mais comuns na região onde a escola está situada. Em seguida, escolha um local da escola (sala de aula, pátio, parque, quadro, etc.) onde você irá, antecipadamente, esconder as imagens em locais diversos. Posicione em um local de fácil acesso duas caixas (escreva “Dia de sol” em uma e “Dia de chuva” na outra).

O objetivo da brincadeira é que os alunos, em duplas, façam uma “caçada” para encontrar as imagens. Em seguida, eles deverão discutir se a imagem corresponde a uma brincadeira que é realizada especialmente em um dia de sol ou em um dia de chuva. Quando chegarem a um acordo, deverão correr e depositar a imagem na caixa correta.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após a brincadeira retorne para a sala de aula com as duas caixas, divida o quadro ao meio e escreva de um lado “Dia de sol” e do outro “Dia de chuva”.

Comece a retirar das caixas as imagens e discuta com os alunos se ela estava na caixa correta. Após chegarem a uma conclusão, cole-a no lado correto do quadro. É importante frisar nesse momento que algumas brincadeiras não são exclusivamente realizadas em espaços abertos ou fechados, pois é possível haver uma adaptação. Entretanto, explique que algumas são melhor executadas em ambientes externos e outras em ambientes internos e com isso as mudanças climáticas, como a chuva, podem ser um fator que impossibilita a sua realização.

Quando terminar a organização das imagens, proponha aos alunos que eles façam uma lista de sugestões para Daniel resolver seu problema. Nessa lista eles poderão citar algumas brincadeiras que apareceram na ação propositiva ou outras sugestões que surgirem. Essa lista poderá ser escrita individualmente ou coletivamente, de acordo com o nível de alfabetização da turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides. Duas caixas para a ação propositiva.

Material complementar: Imagens para a ação propositiva disponíveis no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mgscxnRJ34RPT8kt7JwqVydgR9PzfHYTbUa6WEm9BFb8Fpad4TsaUy5uwRnP/geo1-10und01-acao-propositiva-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e pergunte a eles: “Quem prefere dias de sol?”; “Quem prefere dias de chuva?”. Em seguida, permita que eles se manifestem brevemente, sem se aprofundar nos questionamentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mostre aos alunos as duas imagens do slide e faça a pergunta proposta. Em seguida, aprofunde o questionamento com as seguintes perguntas:

  • As condições do tempo atmosférico podem nos impedir de fazer alguma coisa?
  • As atividades que fazemos em dias de sol são as mesmas que podemos fazer em dias de chuva?
  • No local onde vivemos temos mais dias com sol ou mais dias com chuva?

Ouça as respostas dos alunos sem fazer grandes intervenções, pois o objetivo desse momento é resgatar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Conte aos alunos a história de Daniel, que se deparou com um problema nos seus planos por causa de uma mudança nas condições climáticas. Em seguida, pergunte como eles acham que Daniel pode se divertir. Abra espaço para os alunos exporem suas ideias e dar alguns exemplos.

Em seguida, continue questionando-os com perguntas como:

  • Daniel conseguirá ir para a praça brincar, mesmo que esteja chovendo?
  • Existem coisas que não conseguimos realizar em dias de chuva? Quais?
  • Vocês já passaram por alguma situação semelhante a de Daniel?

Aproveite esse momento para explicar aos alunos que o as condições atmosféricas mudam constantemente, as vezes de forma inesperada, como foi o caso de Daniel e que essa mudança muitas vezes nos faz mudar nossos planos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Comente com os alunos que Daniel precisará pensar em outras brincadeiras que ele consiga realizar neste dia de chuva e que eles irão ajudá-lo. Para isso, proponha aos alunos um “Caça-brincadeiras”.

Para realizar a brincadeira providencie inicialmente a cópias das imagens, disponíveis no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mgscxnRJ34RPT8kt7JwqVydgR9PzfHYTbUa6WEm9BFb8Fpad4TsaUy5uwRnP/geo1-10und01-acao-propositiva-imagens.pdf , entretanto você pode acrescentar outras imagens à brincadeira de acordo com as atividade mais comuns na região onde a escola está situada. Em seguida, escolha um local da escola (sala de aula, pátio, parque, quadro, etc.) onde você irá, antecipadamente, esconder as imagens em locais diversos. Posicione em um local de fácil acesso duas caixas (escreva “Dia de sol” em uma e “Dia de chuva” na outra).

O objetivo da brincadeira é que os alunos, em duplas, façam uma “caçada” para encontrar as imagens. Em seguida, eles deverão discutir se a imagem corresponde a uma brincadeira que é realizada especialmente em um dia de sol ou em um dia de chuva. Quando chegarem a um acordo, deverão correr e depositar a imagem na caixa correta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após a brincadeira retorne para a sala de aula com as duas caixas, divida o quadro ao meio e escreva de um lado “Dia de sol” e do outro “Dia de chuva”.

Comece a retirar das caixas as imagens e discuta com os alunos se ela estava na caixa correta. Após chegarem a uma conclusão, cole-a no lado correto do quadro. É importante frisar nesse momento que algumas brincadeiras não são exclusivamente realizadas em espaços abertos ou fechados, pois é possível haver uma adaptação. Entretanto, explique que algumas são melhor executadas em ambientes externos e outras em ambientes internos e com isso as mudanças climáticas, como a chuva, podem ser um fator que impossibilita a sua realização.

Quando terminar a organização das imagens, proponha aos alunos que eles façam uma lista de sugestões para Daniel resolver seu problema. Nessa lista eles poderão citar algumas brincadeiras que apareceram na ação propositiva ou outras sugestões que surgirem. Essa lista poderá ser escrita individualmente ou coletivamente, de acordo com o nível de alfabetização da turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano