16412
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Estações do ano

Plano de aula de Geografia com atividades para 1° ano do Fundamental sobre Identificar o ritmo natural das estações do ano e comparar diferentes lugares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

 

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp, e-mail, Youtube, Google Meet e celular ou tablet para registros fotográficos.

- Optativas: chat do Google Meet e Google Docs.

Valores trabalhados

Cidadania, participação e protagonismo.

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

Esta aula tem como objetivo identificar o ritmo natural das estações do ano e comparar com os diferentes lugares. As atividades serão realizadas na maior parte do tempo de forma assíncrona.

Será preciso imprimir ou confeccionar em desenho um tabuleiro do Jogo das Estações. Dados e pinos de algum outro jogo também serão necessários. Outras alternativas são que façam essas peças com dobraduras e que usem feijões, tampas de garrafa ou outros materiais de apoio. Eles também precisarão do material com imagens das estações do ano e de uma tabela de sistematização. Tudo poderá ser enviado por e-mail, WhatsApp ou Google Docs.

A aula poderá ser organizada pelo Google Meet. Inicie-a com alguns questionamentos que constam nas orientações do plano original. As anotações dos alunos devem ser feitas no caderno ou pelo chat da ferramenta.

 

Contextualização (30 minutos)

Compartilhe com os alunos as duas imagens disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8mhkCBnYdAswa3NFTahqEVrvSDHkQg4f55BqNQGbMXd2bGsPhP8ypPAfDys8/geo1-05und04-contextualizacao-fotos.pdf, acesso em 29/05/2020. Elas podem ser projetadas durante a aula no Google Meet ou enviadas por WhatsApp ou e-mail.

Deixe os alunos olharem as fotografias e questione: o que vocês observam nas duas imagens? Em qual estação do ano cada uma poderia estar? Em qual mês do ano foram tiradas? Perceba que a primeira fotografia tem neve e enfeites de Natal para remeter ao mês de dezembro, já a segunda não faz muita referência ao período. As duas foram feitas no mesmo mês, mas não fale isso ainda.

Escute e faça a mediação com novas indagações que contribuam com o desenvolvimento da aula. Caso não realize a aula pelo Google Meet, grave um vídeo utilizando o celular, um tablet ou a webcam de um computador.

Problematização (40 minutos)

Apresente o problema a ser solucionado: as duas imagens foram tiradas no mês de dezembro, mas não apresentam as mesmas características. Faça a mediação de forma que os alunos possam responder à seguinte pergunta: por que as fotografias retratam estações do ano diferentes no mesmo mês?

Se a aula estiver sendo realizada pelo Google Meet, faça esses questionamentos de forma online. Caso esteja sendo realizada de forma assíncrona, grave vídeos e disponibilize por WhatsApp ou e-mail.

Ação propositiva (60 minutos)

Sugere-se um jogo para a investigação das hipóteses dos alunos. Disponibilize por e-mail ou pelo WhatsApp a explicação das regras, que deve ser feita pelo Google Meet ou por meio de um vídeo.

Tabuleiro do Jogo das Estações para impressão, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U7B4sXRsK9vABqYp766FM7DTT9EuWuBaHMV7XtnWFRD6kRhKuW8EMcfCHSFq/geo1-05und04-acao-propositiva-jogo.pdf, acesso em 29/05/2020. Caso eles não possam imprimir, oriente que, com o auxílio da família, o tabuleiro seja desenhado e confeccionado.

Sistematização (60 minutos)

O Jogo das Estações, no plano original, era para ser realizado em grupo. Agora, orienta-se que seja feito em casa e que a família entre na brincadeira.

Envie a seguinte tabela com imagens, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79hAwkQpCmqdNNgHRAmwFZy3tzhK3QCckP4kRYkNg2cw5rEq7u65ZHQJCyva/geo1-05und04-sistematizacao-tabela-e-imagens.pdf, acesso em: 29/05/2020. Solicite que eles a completem, de forma assíncrona, registrem com uma foto e a enviem por e-mail ou WhatsApp. Por meio desses registros, perceba se os alunos compreenderam as características das estações do ano.

Caso eles não consigam imprimir, oriente que eles desenhem em uma folha de sulfite de tamanho A4 ou peça que recortem de revistas e montem a tabela no caderno.

Convite às famílias

Professor, oriente as famílias que nesta aula não definimos cada estação do ano. Deixe a dica da música “Vai e vem das estações” do grupo Palavra Cantada. Apesar de ensinar o inverno como um período de neve, ela pode auxiliar na compreensão dos conceitos da aula. A canção está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jlNoF8GEGWc, acesso em: 29/05/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_05UND04

(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas