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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - Mapas do Brasil (Formação cartográfica)

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Analisar por meio de representações cartográficas o desenvolvimento da formação territorial do Brasil ao longo da história

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Ferrari Baglini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07G10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A mencionada habilidade valoriza a comparação entre diferentes mapas e representações espaciais do território brasileiro, a fim de trazer para os alunos elementos de interpretação de mapas do Brasil, servindo de base conceitual em aulas subsequentes que visem ampliar as discussões de comparações entre regiões e análise de gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas do Brasil.

Materiais necessários:

  • Mapas da formação territorial do Brasil;
  • Caderno dos alunos;
  • Cartolinas ou papel pardo;
  • Quadro;
  • Projetor;

Material complementar:

Link para os mapas - IBGE/1988, Mapa de Cantino/1502, Capitanias Hereditárias/ séc. XVI (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nAMnSedsAqqWtTXsCqCdpMEhhtrwSdgMKnthXH6akJVmrbcJnBNTqS8ffA6F/geo7-10und01-mapas.pdf )

Link para a tabela de análise:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rXT7k7SmyvYufRV3X6ysg7QhfJTfDsqndegRUwnHtvHehCDK52JZNfaxfyDJ/geo7-10und01-acao-propositiva-tabela.pdf

Para você saber mais:

A atual configuração do território brasileiro começou a ser constituída enquanto elemento de Estado, a partir do século XVI, por meio das Capitanias Hereditárias. No entanto, o reconhecimento do território brasileiro, como agente de organização política, social, ambiental e econômica, só começou a ser discutido no decorrer da década de 1940, com a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que por meio de políticas de integração regional, promovida inicialmente por Getúlio Vargas e posteriormente pelos governos militares, passou por diversas transformações de estados e regiões até chegar na atual configuração do território brasileiro, datado de 1988.

Este plano contempla a interpretação de mapas ao longo da história, abordando os contextos sociais de cada época, tais como as iluminuras do mapa de Cantino, a representação das linhas horizontais no mapa das Capitanias Hereditárias e a divisão política do mapa do IBGE, todos aqui contextualizados. Para isso, serão apresentados aos alunos, caso necessário, alguns elementos do alfabeto cartográfico que os auxiliem na interpretação dos mapas: títulos, convenções cartográficas e legendas; essas têm como objetivo identificar objetos do mapa via representação gráfica, como elementos lineares, zonais e pontuais.

BAGLINI, Rodrigo. GEOGRAFIA /Brasil - Aula 01 (Formação do território brasileiro ).2017. (7m27s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f58EJTpO8vw. Acesso em :16/11/2018

GuiaGeo. Página inicial. Disponível em: https://www.guiageo.com/.

Acesso em: 14/11/2018

IBGE. Como São feitos os mapas?.2015. (13m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM. Acesso em :15/11/2018

IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018

DOIN, Rosângela. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2014

HARLEY – Jhon Brian – A Nova História da Cartografia https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2854966/mod_resource/content/1/HARLEY%2C%20J%20B.%20A%20nova%20historia%20da%20cartografia.pdf – acesso em: 16/11/2018

HARLEY – Jhon Brian – Mapas, Saber e Poder http://www.ufpa.br/pphist/documentos/2%20-%20John%20Brian%20Harley%20-%20Mapas,%20saber%20e%20poder.pdf – acesso em: 15/11/2018

Contextos prévios:

Para uma melhor dinâmica de aula é aconselhável que os alunos já saibam de alguns conceitos cartográficos, como escala, legenda e título. Todavia, caso os alunos não tenham tido esses conceitos, em anos ou períodos anteriores, você pode, durante a explanação dos mapas, construir de maneira colaborativa no decorrer da aula;

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Separe a sala de aula em no mínimo em 3 grupos. É aconselhável que os alunos produzam apenas um material de anotação/diferenciação por grupo a fim de valorizar o desenvolvimento colaborativo e integrar saberes e pontos de vistas diferentes dentro do mesmo grupo.

Imprima os mapas disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nAMnSedsAqqWtTXsCqCdpMEhhtrwSdgMKnthXH6akJVmrbcJnBNTqS8ffA6F/geo7-10und01-mapas.pdf

e distribua os mapas para os grupos de alunos. Não é necessário que os mapas sejam impressos de maneira colorida pois as discussões dessa aula terão como objetivo a formação territorial do Brasil ao longo da história.

Para desenvolvimento da atividade é aconselhável utilizar uma tabela que se encontra aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rXT7k7SmyvYufRV3X6ysg7QhfJTfDsqndegRUwnHtvHehCDK52JZNfaxfyDJ/geo7-10und01-acao-propositiva-tabela.pdf ;

Pesquise em materiais disponíveis na sua casa e escola como livros didáticos, atlas, cartilhas e outros materiais que contenham os mapas de formação do Brasil;

Como adequar à sua realidade:

Caso a aula seja realizada nos estados de Tocantins, Roraima, Amapá e Mato Grosso do Sul é necessário discutir com seus alunos a configuração recente desses estados, levantando durante as discussões acerca das apresentações das diferenças elementos que constituíram a tarde criação dos estados citados, como por exemplo, interesses políticos, organização natural e distribuição de verbas federais.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Inicie a discussão da aula perguntando se o Brasil sempre teve esta extensão territorial que conhecemos e se os alunos acham que o Brasil é um país de dimensões continentais. Para tanto, comece a contextualização da aula realizando uma comparação da configuração territorial do Brasil com outros espaços do mundo, tal como a Europa, onde a maior parte dos países são bem menores que o Brasil, uma vez que o território nacional é o 5° maior do mundo em extensão, atrás apenas de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, respectivamente.

Sugestão de perguntas para contextualização:

  • O Brasil sempre teve essa configuração?
  • O Brasil é um país grande ou pequeno?
  • Por que vocês acreditam que o Brasil tem esse formato?

Materiais complementares

Mapas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nAMnSedsAqqWtTXsCqCdpMEhhtrwSdgMKnthXH6akJVmrbcJnBNTqS8ffA6F/geo7-10und01-mapas.pdf

Fonte dos mapas:

Mapa de Cantino (mapa 01): https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b5970559x/f1.item.r=CANTINO.langPT.zoom

Mapa das Capitanias Hereditárias (mapa 02): ibge.gov.br

Mapa político do Brasil /IBGE (mapa 03): ibge.gov.br

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Após contextualizar as dimensões territoriais do Brasil, projete os mapas de Cantino, Capitanias Hereditárias e IBGE/1988 e crie indagações com os alunos como:

  • O que vocês estão vendo, são apenas imagens ou mapas?
  • Esses mapas representam qual país?
  • O que chama a atenção nesses mapas?
  • Você consegue se localizar nesses mapas?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Os alunos devem estar em grupos;

2- Solicite que cada grupo preencha uma tabela das transformações ocorridas na configuração do território brasileiro ao longo da história. Essa tabela pode ser acessada por aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rXT7k7SmyvYufRV3X6ysg7QhfJTfDsqndegRUwnHtvHehCDK52JZNfaxfyDJ/geo7-10und01-acao-propositiva-tabela.pdf

3- Circule entre os grupos e peça para os alunos observarem as linhas, os símbolos e as diferentes configurações do Brasil ao longo da história bem como auxiliá-los no preenchimento das tabelas;

Como adequar à sua realidade:

Caso a escola não possua projetores, você pode imprimir e fixar os mapas no quadro para consulta dos alunos durante o preenchimento da atividade/tabela;

A impressão da tabela é apenas uma sugestão de organização da atividade, fique a vontade em criar suas próprias perguntas de análise dos mapas;

Caso encontre dificuldades na impressão e projeção da atividade utilize mapas de transformação da configuração do território brasileiro presentes nos materiais de sua casa e/ou escola como livros didáticos, atlas, cartilhas e outros materiais que contenham os mapas de formação do Brasil.

Se tiver dificuldades em encontrar os mapas de Cantino, Capitanias Hereditárias e IBGE- 1988 utilize outros mapas do Brasil para representar a formação da configuração brasileira.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Pergunte para os alunos quais foram as principais mudanças observadas na configuração do território brasileiro por meio do compartilhamento oral das tabelas de análise realizadas na etapa anterior (03 minutos). Após a discussão, realize essas perguntas para sistematizar o conteúdo.

1- Por que a configuração do território brasileiro mudou?

Sugestão de resposta:

Pois os mapas representam contextos do momento que ele é construído. Por exemplo, o mapa de Cantino, foi elaborado por volta de 1502 e tinha como objetivo mostrar as conquistas portuguesas pelo mundo, porém não representava o território em sua totalidade. Já o mapa das capitanias hereditárias trazia uma perspectiva da ocupação econômica no Brasil por meio da criação de capitanias no território, demarcando já um espaço político de ocupação do Brasil e por fim o mapa do IBGE de 1988 que representa a atual configuração do território brasileiro sobre suas organização política, social, econômica e ambiental.

2- O que mais chamou a atenção de vocês nos mapas?

Respostas pessoais.

3- Vocês acreditam que o Brasil pode ter novas configurações no futuro?

Sugestão de resposta:

Sim, pois os contextos de ocupação do território são dinâmicos, porém o Estado do Brasil atualmente está bastante consolidado e possíveis mudanças não ocorreriam num período de curto espaço de tempo.

Depois da discussão, solicite que os alunos coloquem a tabela de análise dos mapas em algum espaço da sala de aula para ficar visível e sempre que necessário retomar a discussão em outros momentos.

Como adequar à sua realidade:

Caso sua escola não possua impressora, utilize as perguntas apontadas na tabela de análise dos mapas para escrever no quadro, no entanto peça aos alunos para realizar essa reflexão numa folha separada para ser fixada em algum espaço da sala de aula, para criar uma dinâmica de aprendizagem constante;

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07G10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A mencionada habilidade valoriza a comparação entre diferentes mapas e representações espaciais do território brasileiro, a fim de trazer para os alunos elementos de interpretação de mapas do Brasil, servindo de base conceitual em aulas subsequentes que visem ampliar as discussões de comparações entre regiões e análise de gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas do Brasil.

Materiais necessários:

  • Mapas da formação territorial do Brasil;
  • Caderno dos alunos;
  • Cartolinas ou papel pardo;
  • Quadro;
  • Projetor;

Material complementar:

Link para os mapas - IBGE/1988, Mapa de Cantino/1502, Capitanias Hereditárias/ séc. XVI (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nAMnSedsAqqWtTXsCqCdpMEhhtrwSdgMKnthXH6akJVmrbcJnBNTqS8ffA6F/geo7-10und01-mapas.pdf )

Link para a tabela de análise:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rXT7k7SmyvYufRV3X6ysg7QhfJTfDsqndegRUwnHtvHehCDK52JZNfaxfyDJ/geo7-10und01-acao-propositiva-tabela.pdf

Para você saber mais:

A atual configuração do território brasileiro começou a ser constituída enquanto elemento de Estado, a partir do século XVI, por meio das Capitanias Hereditárias. No entanto, o reconhecimento do território brasileiro, como agente de organização política, social, ambiental e econômica, só começou a ser discutido no decorrer da década de 1940, com a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que por meio de políticas de integração regional, promovida inicialmente por Getúlio Vargas e posteriormente pelos governos militares, passou por diversas transformações de estados e regiões até chegar na atual configuração do território brasileiro, datado de 1988.

Este plano contempla a interpretação de mapas ao longo da história, abordando os contextos sociais de cada época, tais como as iluminuras do mapa de Cantino, a representação das linhas horizontais no mapa das Capitanias Hereditárias e a divisão política do mapa do IBGE, todos aqui contextualizados. Para isso, serão apresentados aos alunos, caso necessário, alguns elementos do alfabeto cartográfico que os auxiliem na interpretação dos mapas: títulos, convenções cartográficas e legendas; essas têm como objetivo identificar objetos do mapa via representação gráfica, como elementos lineares, zonais e pontuais.

BAGLINI, Rodrigo. GEOGRAFIA /Brasil - Aula 01 (Formação do território brasileiro ).2017. (7m27s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f58EJTpO8vw. Acesso em :16/11/2018

GuiaGeo. Página inicial. Disponível em: https://www.guiageo.com/.

Acesso em: 14/11/2018

IBGE. Como São feitos os mapas?.2015. (13m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM. Acesso em :15/11/2018

IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018

DOIN, Rosângela. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2014

HARLEY – Jhon Brian – A Nova História da Cartografia https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2854966/mod_resource/content/1/HARLEY%2C%20J%20B.%20A%20nova%20historia%20da%20cartografia.pdf – acesso em: 16/11/2018

HARLEY – Jhon Brian – Mapas, Saber e Poder http://www.ufpa.br/pphist/documentos/2%20-%20John%20Brian%20Harley%20-%20Mapas,%20saber%20e%20poder.pdf – acesso em: 15/11/2018

Contextos prévios:

Para uma melhor dinâmica de aula é aconselhável que os alunos já saibam de alguns conceitos cartográficos, como escala, legenda e título. Todavia, caso os alunos não tenham tido esses conceitos, em anos ou períodos anteriores, você pode, durante a explanação dos mapas, construir de maneira colaborativa no decorrer da aula;

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Separe a sala de aula em no mínimo em 3 grupos. É aconselhável que os alunos produzam apenas um material de anotação/diferenciação por grupo a fim de valorizar o desenvolvimento colaborativo e integrar saberes e pontos de vistas diferentes dentro do mesmo grupo.

Imprima os mapas disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nAMnSedsAqqWtTXsCqCdpMEhhtrwSdgMKnthXH6akJVmrbcJnBNTqS8ffA6F/geo7-10und01-mapas.pdf

e distribua os mapas para os grupos de alunos. Não é necessário que os mapas sejam impressos de maneira colorida pois as discussões dessa aula terão como objetivo a formação territorial do Brasil ao longo da história.

Para desenvolvimento da atividade é aconselhável utilizar uma tabela que se encontra aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rXT7k7SmyvYufRV3X6ysg7QhfJTfDsqndegRUwnHtvHehCDK52JZNfaxfyDJ/geo7-10und01-acao-propositiva-tabela.pdf ;

Pesquise em materiais disponíveis na sua casa e escola como livros didáticos, atlas, cartilhas e outros materiais que contenham os mapas de formação do Brasil;

Como adequar à sua realidade:

Caso a aula seja realizada nos estados de Tocantins, Roraima, Amapá e Mato Grosso do Sul é necessário discutir com seus alunos a configuração recente desses estados, levantando durante as discussões acerca das apresentações das diferenças elementos que constituíram a tarde criação dos estados citados, como por exemplo, interesses políticos, organização natural e distribuição de verbas federais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Inicie a discussão da aula perguntando se o Brasil sempre teve esta extensão territorial que conhecemos e se os alunos acham que o Brasil é um país de dimensões continentais. Para tanto, comece a contextualização da aula realizando uma comparação da configuração territorial do Brasil com outros espaços do mundo, tal como a Europa, onde a maior parte dos países são bem menores que o Brasil, uma vez que o território nacional é o 5° maior do mundo em extensão, atrás apenas de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, respectivamente.

Sugestão de perguntas para contextualização:

  • O Brasil sempre teve essa configuração?
  • O Brasil é um país grande ou pequeno?
  • Por que vocês acreditam que o Brasil tem esse formato?

Materiais complementares

Mapas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nAMnSedsAqqWtTXsCqCdpMEhhtrwSdgMKnthXH6akJVmrbcJnBNTqS8ffA6F/geo7-10und01-mapas.pdf

Fonte dos mapas:

Mapa de Cantino (mapa 01): https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b5970559x/f1.item.r=CANTINO.langPT.zoom

Mapa das Capitanias Hereditárias (mapa 02): ibge.gov.br

Mapa político do Brasil /IBGE (mapa 03): ibge.gov.br

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Após contextualizar as dimensões territoriais do Brasil, projete os mapas de Cantino, Capitanias Hereditárias e IBGE/1988 e crie indagações com os alunos como:

  • O que vocês estão vendo, são apenas imagens ou mapas?
  • Esses mapas representam qual país?
  • O que chama a atenção nesses mapas?
  • Você consegue se localizar nesses mapas?

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Os alunos devem estar em grupos;

2- Solicite que cada grupo preencha uma tabela das transformações ocorridas na configuração do território brasileiro ao longo da história. Essa tabela pode ser acessada por aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rXT7k7SmyvYufRV3X6ysg7QhfJTfDsqndegRUwnHtvHehCDK52JZNfaxfyDJ/geo7-10und01-acao-propositiva-tabela.pdf

3- Circule entre os grupos e peça para os alunos observarem as linhas, os símbolos e as diferentes configurações do Brasil ao longo da história bem como auxiliá-los no preenchimento das tabelas;

Como adequar à sua realidade:

Caso a escola não possua projetores, você pode imprimir e fixar os mapas no quadro para consulta dos alunos durante o preenchimento da atividade/tabela;

A impressão da tabela é apenas uma sugestão de organização da atividade, fique a vontade em criar suas próprias perguntas de análise dos mapas;

Caso encontre dificuldades na impressão e projeção da atividade utilize mapas de transformação da configuração do território brasileiro presentes nos materiais de sua casa e/ou escola como livros didáticos, atlas, cartilhas e outros materiais que contenham os mapas de formação do Brasil.

Se tiver dificuldades em encontrar os mapas de Cantino, Capitanias Hereditárias e IBGE- 1988 utilize outros mapas do Brasil para representar a formação da configuração brasileira.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Pergunte para os alunos quais foram as principais mudanças observadas na configuração do território brasileiro por meio do compartilhamento oral das tabelas de análise realizadas na etapa anterior (03 minutos). Após a discussão, realize essas perguntas para sistematizar o conteúdo.

1- Por que a configuração do território brasileiro mudou?

Sugestão de resposta:

Pois os mapas representam contextos do momento que ele é construído. Por exemplo, o mapa de Cantino, foi elaborado por volta de 1502 e tinha como objetivo mostrar as conquistas portuguesas pelo mundo, porém não representava o território em sua totalidade. Já o mapa das capitanias hereditárias trazia uma perspectiva da ocupação econômica no Brasil por meio da criação de capitanias no território, demarcando já um espaço político de ocupação do Brasil e por fim o mapa do IBGE de 1988 que representa a atual configuração do território brasileiro sobre suas organização política, social, econômica e ambiental.

2- O que mais chamou a atenção de vocês nos mapas?

Respostas pessoais.

3- Vocês acreditam que o Brasil pode ter novas configurações no futuro?

Sugestão de resposta:

Sim, pois os contextos de ocupação do território são dinâmicos, porém o Estado do Brasil atualmente está bastante consolidado e possíveis mudanças não ocorreriam num período de curto espaço de tempo.

Depois da discussão, solicite que os alunos coloquem a tabela de análise dos mapas em algum espaço da sala de aula para ficar visível e sempre que necessário retomar a discussão em outros momentos.

Como adequar à sua realidade:

Caso sua escola não possua impressora, utilize as perguntas apontadas na tabela de análise dos mapas para escrever no quadro, no entanto peça aos alunos para realizar essa reflexão numa folha separada para ser fixada em algum espaço da sala de aula, para criar uma dinâmica de aprendizagem constante;

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