Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é analisar, de forma crítica, a periodização tradicional da história. Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Nesta etapa inicial, a intenção é de que os alunos identifiquem marcos da história da China e do Brasil antes da presença europeia. Para isso, após disponibilizar os documentos, proponha questões mais pontuais aos estudantes, tais como:
- Qual é o evento mais antigo mencionado na linha do tempo da História da China?
- Qual é o evento mais antigo mencionado com relação aos povos sambaquieiros do sítio de Jaboticabeira II (localizado no sul do Brasil)?
Problematização
Disponibilize aos alunos a linha do tempo que expõe a divisão tradicional da história segundo a perspectiva europeia. Oriente-os a identificar os locais e datações mencionados no documento, com questões mais direcionadas, como:
- Quais partes do mundo mais aparecem nesta linha do tempo? A qual continente elas pertencem?
- Esta linha do tempo mostra referências à História da China tanto quanto a linha do tempo anterior?
- A partir de quando o Brasil aparece nesta linha? Por que será que os sambaquieiros não aparecem nesta linha?
Os estudantes poderão elaborar hipóteses e conclusões para as questões e interagir com o grupo, dando retorno via mensagem (texto, áudio ou vídeo curto) ou ao vivo, pelo Hangouts.
Sistematização
A atividade sugerida pode ser adaptada de 2 maneiras, para ser desenvolvida por meio do ambiente virtual.
Opção 1: Solicite que cada aluno elabore uma linha do tempo em um cartaz, feito com 2 ou 3 folhas sulfite emendadas na horizontal. Ela deverá ser preenchida com todos os eventos que vimos, referentes aos diferentes povos, organizados de forma cronológica, e outros que considerar relevante. Ao final, peça para que compartilhe o resultado com o grupo por meio de fotografia ou vídeo curto.
Opção 2: Crie um design de linha do tempo no Padlet e compartilhe o link com seus alunos, com permissão para que cada um deles possa editar, inserindo eventos históricos referentes aos diferentes povos e épocas. Ensine-os que, neste mural virtual, é possível inserir textos e imagens. Vocês podem estabelecer critérios para as postagens, como alguma temática de interesse da turma. Ao final, baixe e compartilhe a produção coletiva entre todos.
Convite às famílias
Oriente os alunos a pedirem sugestões de outros eventos históricos diversos que podem ser registrados na linha do tempo. Eles podem consultar as pessoas com quem convivem ou, até mesmo, outros colegas da turma (por meio de mensagens virtuais, claro!).
Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva
Código: HIS6_01UND03
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
AULA 01
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes