16252
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Comunidades quilombolas - lenda das Abayomis

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre conhecer costumes e tradições de comunidades quilombolas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: Youtube; WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom

Valores trabalhados

- Cidadania

- Direitos humanos

- Protagonismo

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

Neste plano de aula, o objetivo é que os estudantes conheçam costumes e tradições de comunidades quilombolas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nesta aula será apresentada uma atividade da comunidade quilombola.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após o anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.

Inicie a aula mostrando a imagem da boneca Abayomi. Conte que essa boneca é símbolo de resistência negra e sua história versa sobre a época das viagens negreiras.

Como adequar à sua realidade:

- “Abayomi, a boneca que traz felicidade”, disponível aqui

- “Abayomi, encontro feliz”, disponível aqui 

Problematização (60 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a história da lenda das Abayomis, disponível aqui. Questione-os o sobre quais outras estratégias poderiam utilizar para acalentar as crianças na mesma situação contada na lenda, sem nenhum material ou brinquedo. Em seguida, oriente que eles separem retalhos, sendo um retângulo e uma tira de malha preta. No vídeo, diga que um adulto deverá acompanhá-los em suas produções.

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Convide os alunos para confeccionar a boneca com os retalhos de tecido. Faça um vídeo mostrando o passo a passo, disponível aqui. Peça que a boneca seja feita com a ajuda de um adulto. Questione os alunos se eles também possuem o hábito de confeccionarem seus próprios brinquedos.

Sistematização

Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que você tem de melhor para essa pessoa. Oriente os alunos que embrulhem as bonecas que fizeram em papel de presente, para que, no retorno das aulas presenciais, eles troquem com seu colega, compartilhando seu desejo de felicidade, saúde e alegria em revê-lo. Acompanhe de perto esse momento para que nenhum aluno fique sem trocar. Registe a troca.

Convite às famílias

As famílias deverão auxiliar as crianças na confecção da boneca Abayomi. Fica a sugestão deste vídeo sobre como fazer uma boneca Abayomi.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_03UND02

(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas