Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Google Docs
Valores trabalhados
- Cidadania
- Solidariedade
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes reconheçam as atividades do dia a dia que fazemos coletivamente, em um processo de colaboração com o outro. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nessa aula vocês discutirão sobre as atividades cotidianas que são realizadas de maneira individual e coletiva. Essas atividades envolvem o contexto da escola, da sala de aula e/ou da moradia dos alunos.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Aproveite para levantar os conhecimentos prévios dos alunos, propondo a discussão das atividades cotidianas a partir das vivências que eles constroem e da relação que possuem com as outras pessoas, seja a família, os amigos da escola, da rua etc. Se precisar, use as perguntas orientadoras que constam no plano original.
Problematização (35 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Envie a tabela com as ações que Luíza e sua mãe designaram como sendo individuais e coletivas. A tabela está disponível aqui.
Em seguida, grave no vídeo o texto a seguir, que norteará a observação da tabela pelos alunos:
“A mãe de Luíza decidiu construir, junto com ela, uma tabela de tarefas a serem executadas no dia a dia, incluindo atividades que poderiam ser feitas apenas por Luíza, e outras que exigem a presença de uma ou mais pessoas além da sua filha”.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Sugerimos que a tabela seja organizada de maneira coletiva, no Google Docs. A tabela original para que você possa adaptar está disponível aqui.
Questione-os sobre as atividades que eles realizam sozinhos na escola e aquelas em que precisam da ajuda do outro. Seguem sugestões de perguntas a serem feitas:
- Quando você chega na escola, o que você faz sozinho?
- Quais atividades você pede ajuda a um(a) amigo(a)?
- Quais atividades você precisa da ajuda do(a) professor(a) para realizar?
Ao concluir a tabela, envie o arquivo para o grupo da turma.
Sistematização (25 minutos - assincronamente)
A partir da atividade realizada com os alunos, você pode provocar a discussão tendo como base a seguinte questão: é possível aprender na escola sem as atividades coletivas? Espera-se que eles concluam através dos exemplos dados na tabela que para a realização de determinadas ações é imprescindível a presença do outro. Solicite que as respostas sejam encaminhadas no grupo da turma.
Convite às famílias
Oriente que os estudantes assistam com suas famílias ao vídeo seguinte vídeo sobre a importância da coletividade no esporte:
- “Mundo Bita - Vamos jogar bola”, disponível aqui.