16183
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Atividades cotidianas individuais e coletivas

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Reconhecer as atividades do dia a dia que fazemos coletivamente, em um processo de colaboração com o outro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom e Google Docs

Valores trabalhados

- Cidadania

- Solidariedade

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes reconheçam as atividades do dia a dia que fazemos coletivamente, em um processo de colaboração com o outro. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nessa aula vocês discutirão sobre as atividades cotidianas que são realizadas de maneira individual e coletiva. Essas atividades envolvem o contexto da escola, da sala de aula e/ou da moradia dos alunos.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Aproveite para levantar os conhecimentos prévios dos alunos, propondo a discussão das atividades cotidianas a partir das vivências que eles constroem e da relação que possuem com as outras pessoas, seja a família, os amigos da escola, da rua etc. Se precisar, use as perguntas orientadoras que constam no plano original.

Problematização (35 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização. Envie a tabela com as ações que Luíza e sua mãe designaram como sendo individuais e coletivas. A tabela está disponível aqui

Em seguida, grave no vídeo o texto a seguir, que norteará a observação da tabela pelos alunos:

“A mãe de Luíza decidiu construir, junto com ela, uma tabela de tarefas a serem executadas no dia a dia, incluindo atividades que poderiam ser feitas apenas por Luíza, e outras que exigem a presença de uma ou mais pessoas além da sua filha”.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Sugerimos que a tabela seja organizada de maneira coletiva, no Google Docs. A tabela original para que você possa adaptar está disponível aqui.

Questione-os sobre as atividades que eles realizam sozinhos na escola e aquelas em que precisam da ajuda do outro. Seguem sugestões de perguntas a serem feitas:

- Quando você chega na escola, o que você faz sozinho?

- Quais atividades você pede ajuda a um(a) amigo(a)?

- Quais atividades você precisa da ajuda do(a) professor(a) para realizar?

Ao concluir a tabela, envie o arquivo para o grupo da turma.

Sistematização (25 minutos - assincronamente)

A partir da atividade realizada com os alunos, você pode provocar a discussão tendo como base a seguinte questão: é possível aprender na escola sem as atividades coletivas? Espera-se que eles concluam através dos exemplos dados na tabela que para a realização de determinadas ações é imprescindível a presença do outro. Solicite que as respostas sejam encaminhadas no grupo da turma.

Convite às famílias

Oriente que os estudantes assistam com suas famílias ao vídeo seguinte vídeo sobre a importância da coletividade no esporte:

- “Mundo Bita - Vamos jogar bola”, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_02UND01

(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas