16110
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A vida no campo e na cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre  Comparar como é a realidade das crianças que vivem no campo e das crianças que vivem na cidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet ou alguma outra ferramenta que possa realizar um encontro síncrono

- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Youtube, Google Jamboard, Paint e Google Desenhos

Valores trabalhados

- Cidadania

- Direitos humanos

- Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

Neste plano de aula o objetivo é que os alunos comparem as realidades das crianças que vivem no campo com as da cidade. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie à turma o slide com o tema da aula que está disponível no plano original. Em seguida, questione se eles acreditam que há diferença entre a vida de uma criança do campo e outra da cidade. Peça que as respostas sejam enviadas por mensagens de texto ou áudio. Escute as considerações e as anote no Google Docs ou, se preferir, em uma cartolina.

Contextualização (15 minutos)

Encaminhe para os alunos o vídeo “Chico Bento: na roça é diferente”, disponível aqui. Em seguida, questione-os se foi possível notar diferenças entre a vida no campo e a vida na cidade. É importante utilizar esse momento para explicar que o vídeo contém uma visão estereotipada da vida no campo e que nem todas as áreas rurais são desse modo.

Não aprofunde aspectos conceituais do assunto, pois eles serão abordados com mais ênfase nas próximas etapas. Você pode enviar imagens da vida do campo e da cidade à turma. Isso poderá ampliar as possibilidades das crianças.

Problematização (40 minutos)

Grave e envie à turma um vídeo com os questionamentos a seguir. Se preferir, marque um momento síncrono pelo Google Classroom. Promova uma discussão sobre como são as rotinas de uma criança que vive no campo e de outra que vive na cidade. Faça perguntas sobre que atividades uma criança do campo realiza, que tipos de atividades somente as crianças da cidade conseguem realizar, como é o ambiente em que cada uma vive, qual o motivo pelo qual há essas diferenças nas atividades etc.

Aproveite também para falar das peculiaridades de cada região, como, por exemplo, o contato com os animais e com a natureza que as crianças da zona rural têm e o domínio nos avanços tecnológicos que as crianças da cidade vivenciam.

Peça que os alunos anotem suas respostas no caderno caso estejam realizando a etapa de forma assíncrona e que, posteriormente, enviem-nas por mensagens de texto, foto ou áudio. Caso a aula esteja sendo síncrona, incentive que liguem seus microfones e compartilhem suas percepções ou que escrevam no chat.

Ação propositiva (50 minutos)

Realize esta atividade de forma síncrona. Proponha aos alunos um quiz. Para isso, leia as afirmações disponíveis aqui.

Dê a eles um tempo para identificarem se a afirmação é verdadeira ou falsa. Assim que entrarem em um consenso, peça para que eles anotem a resposta. A ideia dessa proposta é, além de fazer com que os alunos percebam que existem diferenças entre a vida no campo e na cidade, permitir que se diminua algumas visões estereotipadas, especialmente sobre a vida rural.

Após finalizar o quiz, faça a correção das afirmações. Inicialmente, deixe que os alunos se manifestem sobre o motivo pelo qual escolheram as respostas e só então inicie as intervenções. Neste momento, é de suma importância promover um debate sobre as questões, a fim de levá-los a entenderem as diferenças entre a vida de uma criança do campo e da cidade. No plano original, você encontra as respostas do quiz.

Sistematização (50 minutos)

Retome com os alunos as diferenças que eles perceberam entre as vidas no campo e na cidade. Peça que anotem no caderno. Fica a sugestão do uso do programa da Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google. Nele, as crianças poderão inserir palavras. O vídeo com o passo a passo para acesso e uso da ferramenta encontra-se disponível aqui.

Outra sugestão é introduzir o desenho como uma possibilidade. Eles podem utilizar o Google Desenhos ou o Paint para fazer suas produções. Ao término, solicite que lhe enviem.

Convite às famílias

Oriente que os familiares assistam à fábula do rato do campo e da cidade com as crianças:

- “O rato do campo e o rato da cidade | Fabulas de Esopo”, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_04UND01

(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas