GEO01_01UND03 - Contextualização - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo das Pistas Sobre os Lugares de Vivência
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes lugares de vivência: diferentes relações de identidade e afetividade.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula você irá precisar de papel cartão, folha sulfite ou caderno, lápis de grafite preto, lápis de cor, régua, tesoura, máquina fotográfica ou celular com câmera, plaquinhas com a funções dos alunos (este documento disponível no item “material complementar”, abaixo), giz e quadro.
Material complementar: Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vW9pQAbRUxaqWs99d4fXt2C7C9qrdSWhaRbdJh3VxG3eHU5ZxZsqYmDsp28g/geo01-01und03-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf
Plaquinhas com as funções (a serem usadas na problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kYndsMFVpKM8MCumq4rr7KpTvjttsTMQPQVzmy2HyRm2vGb99twpNJJVt4De/geo01-01und-03-problematizacao-plaquinhas-com-as-funcoes.pdf
Exemplo de carta do jogo pronta (a serem usadas como exemplo para o final da ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s35mbKndUjW7U8nFHWwpYQkbqGZKCQCKYxTv5ADKXUqJfCjkhfzGKUpY2MRE/geo01-01und03-acao-propositiva-exemplo-de-carta-do-jogo-das-pistas.pdf
Para você saber mais: Para conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR, leia o texto Aprendendo a Ler o Mundo: a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que está disponível aqui:
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf
Contextos prévios: É recomendável que, para este plano, os alunos já tenham se familiarizado ou conhecido um jogo de cartas e ao menos tido contato com a escrita das regras de um jogo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o título da aula e leia a pergunta para os alunos. Aguarde as respostas e anuncie que hoje eles observarão todos os detalhes da escola para conhecê-la melhor.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Logo após o título, projete estas imagens (esta e a do slide seguinte) ou apresente-a impressa às crianças (você pode imprimi-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vW9pQAbRUxaqWs99d4fXt2C7C9qrdSWhaRbdJh3VxG3eHU5ZxZsqYmDsp28g/geo01-01und03-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf
Existe a opção de apresentar uma outra imagem semelhante em livros ou revistas ou fotos dos espaços da sua própria escola.
Pergunte aos alunos o que eles veem na foto e se identificam que lugares são esses. Após as respostas, questione-os onde eles veem espaços parecidos com esses lembrando que eles pertencem ao mesmo prédio. Se as respostas estiverem muito longe da resposta desejada (que seria uma biblioteca e uma sala de aula, que ficam em uma escola), vá direcionando as perguntas pedindo-os para comparar se na casa deles ou em outros espaços eles encontram cômodos semelhantes a estes.
Finalizada a rodada de perguntas, conte aos alunos que eles farão a mesma coisa que as imagens sugerem, tirarão fotos dos espaços da escola a fim de conhecê-los e estudá-los melhor. Explique também que eles farão esse trabalho com o objetivo de construírem um jogo de cartas chamado “O jogo das pistas”.
Conte que este é um jogo de cartas que trazem três pistas sobre um espaço da escola. O objetivo do jogador que participa é tentar acertar qual é esse espaço ao ouvir as pistas descritas nas cartas. E finalize enfatizando que, quem produzirá o jogo serão eles, desde a observação das características que originarão as pistas, até a confecção das cartas e a escrita das regras e orientações.
Contextualização
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
Após a contextualização, anuncie aos alunos que eles irão trabalhar em grupos e cada integrante do grupo terá uma função específica. Divida a turma em trios a partir do critério que julgar mais adequado e em seguida anuncie as funções que serão: leitor, escritor e construtor. Distribua plaquinhas aos alunos para que eles possam lembrar de suas funções (você pode imprimi-las a partir deste documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kYndsMFVpKM8MCumq4rr7KpTvjttsTMQPQVzmy2HyRm2vGb99twpNJJVt4De/geo01-01und-03-problematizacao-plaquinhas-com-as-funcoes.pdf, nele temos duas opções, para crianças alfabetizadas (com as palavras) e para crianças não alfabetizadas (com figuras).
Em seguida entregue uma folha sulfite (ou o caderno) e um lápis para o escritor de cada trio.
Projete ou escreva no quadro a pergunta e orientação deste slide. Leia-as com os alunos e avise que eles andarão pela escola e cada trio ficará responsável por observar e fotografar (se houver equipamento), um espaço, uma dependência específica. Caso a turma não seja alfabetizada e não tenha uma câmera fotográfica disponível, o escritor ficará responsável por desenhar o espaço que forem visitar.
Após esta explicação distribua os locais (você já deverá ter pensado, previamente, na quantidade de grupos e na quantidade de locais), se a quantidade de grupos for menor que a quantidade de locais você pode designar um local a mais por grupo, ou então, não visitá-los. Caso aconteça o contrário (menor número de locais e maior número de grupos), coloque dois grupos responsáveis por apenas um local, que podem ser os maiores, como a quadra ou o refeitório, por exemplo.
Anote os grupos e as dependências pelos quais os grupos ficaram responsáveis no quadro. Exemplo: grupo 1 - Entrada da escola, grupo 2 - Sala da coordenação, grupo 3 - sala de artes, grupo 4 - refeitório, grupo 5 - parque (ou pátio), e assim por diante.
Como as salas de aula são bem parecidas e estarão ocupadas pelas outras turmas, talvez não seja possível visitá-las, porém, você pode colocar um grupo como responsável por uma sala de aula (pode ser a da sua turma) e pedir que eles percebam quais são as semelhanças e diferenças entre esta e as demais salas, pautados, é claro, no registro da memória.
Explicações dadas, funções distribuídas, leia novamente as orientações deste slide e peça que os escritores de cada grupo lembrem-se de anotar (ou desenhar) o que forem observando de características no papel. Explique que você carregará uma câmera (se houver) e que, conforme o grupo entrar no cômodo pelo qual é responsável, você passará a câmera para que eles façam o registro fotográfico. Uma foto ou duas são suficientes.
Caso não esteja portando uma câmera, apenas anuncie que auxiliará a turma na observação e registro, quando for solicitado, e que, após a confecção das cartas, o grupo realizará um desenho mais bem elaborado do espaço para fazer parte da carta do jogo.
Comece o tour pela escola e durante ele, permita que os alunos façam as observações, comentários e anotações sozinhos. Reforce, apenas, que o escritor é o responsável pela anotação, mas a observação deve ser feita pelo grupo todo. Direcione-os às dependências que você designou e peça para que todos observem estes espaços, não apenas o grupo que irá registrar as características dele. Finalizado o passeio, retorne à sala de aula e peça que a turma permaneça em trios para a próxima etapa da aula.
Peça para o escritor fazer o desenho na hora do tour apenas no caso da turma não ser alfabetizada. Se eles já tiverem boa hipóteses de escrita consolidadas, permita que escrevam as características e façam um desenho mais bem elaborado no final da confecção do jogo, mas apenas se não houver máquina fotográfica para registrar. No caso de ter máquina e da turma ser alfabetizada o desenho não precisa ser feito, necessariamente.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Inicie esta etapa pedindo que o construtor pegue os materiais que serão utilizados (papel cartão, lápis preto, régua e tesoura) e leve-os até o grupo.
Em seguida projete ou escreva no quadro as orientações presentes neste slide e peça para que o leitor de cada grupo as anuncie para seus colegas de trio. Ele ainda lerá as anotações feitas no tour da escola e em seguida oriente o grupo a conversar sobre as mesmas.
O construtor ficará responsável pela confecção da carta. Auxilie-os no uso da régua e tesoura se for necessário. Oriente o construtor a recortar a carta apenas depois de terem escrito as características, pois assim perceberão o espaço a ser usado, porém, reforce que o cartão deverá ser semelhante a uma carta de baralho e por isso não pode ser tão grande nem muito pequeno.
O escritor, após as conversas e leitura das anotações deverá anotar as características que o grupo decidiu colocar. Deixe-os livre para escolher, dentre as anotações, quais características colocar (lembre que são apenas 3), mas oriente para que eles anotem o que mais faz aquela dependência da escola ser o que é, por exemplo, no parque temos grama, brinquedos e árvores ao passo que na sala de aula temos carteiras, armário e quadro. Fique atenta para as características muito parecidas, por exemplo, como as pessoas irão diferenciar o refeitório da sala de aula, se nas características de ambos estiver escrito: mesa, cadeiras e janelas?
Se fizer esta observação faça este questionamento aos alunos e deixe-os decidir que trocas farão e que detalhes usarão para mostrar a especificidade de cada lugar.
Terminados os cartões peça para que o construtor recorte e leve a carta até você. Neste documento temos um exemplo de como a carta deverá ficar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s35mbKndUjW7U8nFHWwpYQkbqGZKCQCKYxTv5ADKXUqJfCjkhfzGKUpY2MRE/geo01-01und03-acao-propositiva-exemplo-de-carta-do-jogo-das-pistas.pdf
Avise aos alunos que as fotos (se houver), poderão ser usadas para que eles lembrem do local caso esqueçam de algum detalhe, mas avise que depois você as imprimirá no intuito de colocá-las no verso da carta, junto do nome. Caso não possuam fotos, as crianças podem optar por desenhar o espaço da dependência, no verso (se houver tempo hábil, também), essa pode ser uma função do construtor ou então uma função compartilhada.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Após ter recolhido todas as cartas, mostre aos alunos que você as colocará em um envelope que será a “capa” ou a “caixa” do jogo e que nela vocês escreverão as regras e orientações.
Anote no quadro ou escreva neste slide, caso esteja projetando, as orientações e regras que vocês forem construindo juntos para que o jogo funcione bem.
É importante deixar claro aos alunos que as regras serão escritas por eles, também, porém, você pode ver algumas ideias para regras a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Uynxd9vkqN2zBuyuGuAhDXRBu5mHNegZJkuYV4Aanp92AftaJckA9emA82qc/geo01-01und-03-sistematizacao-proposta-de-regras-para-o-jogo-das-pistas.pdf
Em seguida explique que o jogo é uma forma de todos conhecerem melhor a escola, que é um espaço de vivência diferente da casa deles, mas no qual eles passam uma boa parte do dia também. Reforce que existem muitas outras escolas como essa espalhadas pelo bairro, pela cidade, pelo país e pelo mundo e que nelas temos características semelhantes e diferentes das que observaram hoje.
Depois disso, anote as regras no envelope, cole as fotos (se houverem) junto do nome do local e disponibilize o jogo para os alunos na hora do intervalo ou em outro horário mais apropriado.
Uma ideia legal é fazer com que a sua turma brinque com outras que não construíram o jogo, ou até mesmo o realizem com outros professores e funcionários da escola.
Uma boa dica de conservação é impermeabilizar as cartas, você pode passar cola para que elas fiquem mais durinhas, encapá-las com plástico adesivo ou outro material.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: grupo de WhatsApp; banco de imagens dos espaços da escola e celular para gravar vídeos e áudios.
- Optativas: Google Docs; Google Classroom e e-mail.
Valores trabalhados
- Protagonismo voltado para o bem comum
- Participação
- Solidariedade
Apresentação do tema da aula
Este plano de aula tem como objetivo fazer os alunos reconhecerem seus lugares de vivência a partir da observação de características do espaço escolar. Porém, diante do isolamento social, iremos adaptá-lo a outras possibilidades. A sugestão é que ele seja realizado de forma assíncrona. As crianças deverão contar com o auxílio da família para confeccionar o material e fazer a devolutiva das atividades, por meio de registros (desenhos) e recursos de áudio que deverão ser enviados para o grupo de WhatsApp que será criado pelo professor.
Contextualização
O tempo sugerido é de 3 horas.
Envie as imagens que constam no plano original para o grupo de WhatsApp. Se preferir, disponibilize-as por meio do Google Classroom, caso sua escola esteja adotando a ferramenta durante o isolamento social. O uso do e-mail também é uma alternativa.
Você pode encaminhá-las a partir do documento disponível aqui. Existe ainda a opção de apresentar outra imagem semelhante em livros ou revistas, ou fotos dos espaços da escola.
Finalizada a rodada de perguntas (que constam no plano original), pule a etapa em que os alunos teriam que fazer o registro das imagens da escola e, em vez disso, disponibilize-as por meio de uma das ferramentas sugeridas. Monte um banco com essas fotos.
Explique que, por meio das imagens enviadas por você, eles irão construir um jogo de cartas chamado “O jogo das pistas”. Conte que esse é um jogo de cartas que trazem três pistas sobre um espaço da escola. O objetivo é tentar acertar qual é esse local ao ouvir as pistas descritas nas cartas.
Ao receber as imagens, os alunos terão que gravar áudios contando quais são as características do espaço da escola que estão vendo. Depois, irão enviar os áudios para o grupo e, em ordem que o professor deve organizar, irão tentar adivinhar qual é o local por meio da descrição e da percepção dos colegas.
Problematização
O tempo para esta etapa é de 30 minutos.
Faça um vídeo perguntando aos alunos quais são as características dos lugares de que eles receberam os registros fotográficos. Peça que anotem em seus cadernos suas percepções. Se preferir, sugira que escrevam no Google Docs, reunindo todas as respostas em um único arquivo.
Ação propositiva
Você pode sugerir que esta atividade seja feita com um prazo de dois dias.
Por meio da produção de cartas, incentive as crianças a escreverem as características que observaram nas fotos disponibilizadas. Consulte o exemplo de carta disponível aqui. Envie o material aos alunos. Caso ele não possam fazer a impressão, deverão reproduzir o modelo desenhando-o em uma folha sulfite de tamanho A4.
Oriente-os a gravarem suas percepções. Um adulto deve acompanhar a criança nesse momento. Eles devem oralizar suas anotações das cartas, descrevendo as características das imagens que receberam sobre o espaço da escola para que os colegas possam tentar adivinhar por meio de pistas.
Sistematização
Nesta etapa, sugere-se o tempo de 1 hora.
Seguindo o plano original, organize, em um grupo de WhatsApp, uma ordem das publicações dos alunos, de modo que cada um possa enviar sua gravação para que os demais tentem adivinhar. A cada acerto, siga a ordem estabelecida para que todos tenham a oportunidade de compartilhar seu trabalho.
Convite às famílias
Oriente que algum familiar auxilie a criança na gravação e postagem das atividades, e que assistam com ela ao vídeoclipe de uma música sobre a importância da escola, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane
Especialista: Maria Edney
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer os lugares de vivência a partir de algumas características da própria escola.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA