16098
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Jogo das Pistas Sobre os Lugares de Vivência

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º do Fundamental sobre reconhecer os lugares de vivência a partir de algumas características da própria escola.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: grupo de WhatsApp; banco de imagens dos espaços da escola e celular para gravar vídeos e áudios.
- Optativas: Google Docs; Google Classroom e e-mail.

Valores trabalhados
- Protagonismo voltado para o bem comum
- Participação
- Solidariedade

Apresentação do tema da aula
Este plano de aula tem como objetivo fazer os alunos reconhecerem seus lugares de vivência a partir da observação de características do espaço escolar. Porém, diante do isolamento social, iremos adaptá-lo a outras possibilidades. A sugestão é que ele seja realizado de forma assíncrona. As crianças deverão contar com o auxílio da família para confeccionar o material e fazer a devolutiva das atividades, por meio de registros (desenhos) e recursos de áudio que deverão ser enviados para o grupo de WhatsApp que será criado pelo professor.

Contextualização
O tempo sugerido é de 3 horas.

Envie as imagens que constam no plano original para o grupo de WhatsApp. Se preferir, disponibilize-as por meio do Google Classroom, caso sua escola esteja adotando a ferramenta durante o isolamento social. O uso do e-mail também é uma alternativa.

Você pode encaminhá-las a partir do documento disponível aqui. Existe ainda a opção de apresentar outra imagem semelhante em livros ou revistas, ou fotos dos espaços da escola.

Finalizada a rodada de perguntas (que constam no plano original), pule a etapa em que os alunos teriam que fazer o registro das imagens da escola e, em vez disso, disponibilize-as por meio de uma das ferramentas sugeridas. Monte um banco com essas fotos.

Explique que, por meio das imagens enviadas por você, eles irão construir um jogo de cartas chamado “O jogo das pistas”. Conte que esse é um jogo de cartas que trazem três pistas sobre um espaço da escola. O objetivo é tentar acertar qual é esse local ao ouvir as pistas descritas nas cartas.

Ao receber as imagens, os alunos terão que gravar áudios contando quais são as características do espaço da escola que estão vendo. Depois, irão enviar os áudios para o grupo e, em ordem que o professor deve organizar, irão tentar adivinhar qual é o local por meio da descrição e da percepção dos colegas.

Problematização
O tempo para esta etapa é de 30 minutos.

Faça um vídeo perguntando aos alunos quais são as características dos lugares de que eles receberam os registros fotográficos. Peça que anotem em seus cadernos suas percepções. Se preferir, sugira que escrevam no Google Docs, reunindo todas as respostas em um único arquivo.

Ação propositiva
Você pode sugerir que esta atividade seja feita com um prazo de dois dias.

Por meio da produção de cartas, incentive as crianças a escreverem as características que observaram nas fotos disponibilizadas. Consulte o exemplo de carta disponível aqui. Envie o material aos alunos. Caso ele não possam fazer a impressão, deverão reproduzir o modelo desenhando-o em uma folha sulfite de tamanho A4.

Oriente-os a gravarem suas percepções. Um adulto deve acompanhar a criança nesse momento. Eles devem oralizar suas anotações das cartas, descrevendo as características das imagens que receberam sobre o espaço da escola para que os colegas possam tentar adivinhar por meio de pistas.

Sistematização
Nesta etapa, sugere-se o tempo de 1 hora.

Seguindo o plano original, organize, em um grupo de WhatsApp, uma ordem das publicações dos alunos, de modo que cada um possa enviar sua gravação para que os demais tentem adivinhar. A cada acerto, siga a ordem estabelecida para que todos tenham a oportunidade de compartilhar seu trabalho.

Convite às famílias
Oriente que algum familiar auxilie a criança na gravação e postagem das atividades, e que assistam com ela ao vídeoclipe de uma música sobre a importância da escola, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_01UND03

(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas