16078
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Conhecendo meus lugares de vivência

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre Analisar e identificar as características do próprio lugar de vivência.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula, peça, com 15 dias de antecedência, que os alunos tragam uma foto da fachada de suas moradias. Caso eles não consigam trazer as fotografias, solicite que façam um desenho da mesma. Este desenho pode ser feito em casa ou em algum outro momento da aula, a decisão fica a seu critério.

Para o dia da aula reserve computador, projetor, folha sulfite ou caderno, lápis preto, lápis de cor, quadro, giz e as imagens das casas dos alunos.

Material complementar:

Caso não esteja usando um projetor, você pode imprimir as imagens desta apresentação a partir deste documento (imagens a serem utilizadas na contextualização e na problematização): https://docs.google.com/document/d/15f5hf5OzL8HGPti4J2kAOeHz8T0JZ51wywS9MP1d5pI/edit

Este documento é para a atividade e deverá ser usado na ação propositiva - Tabela de descrição das moradias para impressão: https://docs.google.com/document/d/1E58wFTpgn_1eyA0fJ3iksyz0goIa4IJrzXJ1h8pZDNk/edit

Exemplo de preenchimento da tabela a ser consultado pelo professor para realizar a sistematização https://docs.google.com/document/d/1pXvRQl7zHz1ufGc9z5o08y2DhS0itQtnTo6b6LGwbIU/edit

Para você saber mais:

Para você saber mais: Para conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR, leia o texto Aprendendo a Ler o Mundo: a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que está disponível aqui:

http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf

Contextos prévios: É recomendável que, para este plano os alunos já tenham exercitado a descrição seja ela oral ou escrita.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Anuncie o início da aula pedindo que os alunos se organizem em seus assentos. Se estiver utilizando um computador e um projetor, reproduza para os alunos o título da aula perguntando se de fato eles conhecem seus lares. Caso esteja sem projetor pode mencionar o escrever o título no quadro.

Aguarde as respostas sem interferir e depois diga que eles terão a oportunidade de aprimorar conhecimentos a partir desta aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente esta imagem da maneira que desejar (projetada, impressa ou desenhada), e pergunte aos alunos o que eles estão vendo. Aguarde pelas respostas sem interferir. Em seguida questione que parte da casa eles estão vendo.

Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Após as respostas conte que esta é a foto da fachada de uma casa, como as fotos ou desenhos que eles retiraram/fizeram de suas moradias. Sinalize que na foto da fachada não é possível ver a casa inteira, como a parte de trás ou os cômodos, porém ressalte que é muito importante saber de algumas características externas sem contar o porque.

Para permitir que todos os alunos falem ou que as respostas não se concentrem em alguns, você pode usar um recurso chamado “bastão de fala”. Eleja um objeto que será o bastão, em seguida, avise que somente a pessoa que estiver segurando o bastão poderá falar, enquanto as demais prestam atenção. Se sua sala for pequena, com no máximo 12 alunos, pode pedir que a criança que está com o bastão passe para o colega do lado, assim todos poderão falar (se se sentirem confortáveis, é claro). Contudo, se sua sala for numerosa, peça que os alunos interessados em falar ergam as mãos e passe o bastão da fala para eles (um recurso que ajuda é anotar o nome da criança que levantou a mão no quadro, assim ela não precisa permanecer com a mão levantada e você poderá organizar a ordem e o tempo para esta atividade).

Se não estiver usando um projetor, pode optar por imprimir a imagem da casa a partir deste documento, https://docs.google.com/document/d/15f5hf5OzL8HGPti4J2kAOeHz8T0JZ51wywS9MP1d5pI/edit

ou, ainda, retirá-la de alguma revista ou livro.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a conversa proposta na etapa anterior, projete a imagem deste bilhete e pergunte se algum aluno gostaria de ler. Finalizada a leitura, pergunte se eles acham que Dalila irá encontrar a casa de Amália. Aguarde as respostas (se achar apropriado, pode usar o recurso do bastão de fala neste momento também) e pergunte como eles compreenderam a descrição de Amália. Que elementos ela destacou em sua casa e quais, na opinião deles, ela deixou de destacar? Neste momento você pode auxiliá-los, caso eles não se manifestem muito, apontando que Amália usou as informações que julgou pertinente sobre os espaços e elementos de fora da casa (construção, quintal, cerca), mas não deu indícios da cor, localização e entorno. Ela também usou apenas a noção “grande” e “‘pequeno”, sem outras informações.

Finalize a conversa perguntando quais características os alunos pensam ser necessárias na descrição de Amália, para que Dalila encontre a casa sem dificuldades.

Anote as respostas no quadro ou em algum outro material para usar no final da aula.

Após a conversa proponha que cinco alunos ajudem a organizar a sala para que eles possam sentar em duplas e realizar uma atividade que os ajudará a compreender melhor o propósito da aula.

Caso não esteja usando um projetor, pode imprimir o bilhete a partir deste documento: https://docs.google.com/document/d/15f5hf5OzL8HGPti4J2kAOeHz8T0JZ51wywS9MP1d5pI/edit

Se preferir pode optar por escrevê-lo no quadro também.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Para a ação propositiva monte as duplas usando o critério que desejar (uma boa proposta seria juntar alunos com hipóteses de escrita bem desenvolvidas com aqueles que ainda necessitam aprimorá-las). Projete esta tabela e explique que eles deverão colocar as informações referente às suas próprias moradias em uma tabela parecida com esta.

Após essa orientação e quando todos estiverem em suas devidas duplas, peça que quatro alunos distribuam o material que consiste nas fotos (ou desenhos) da fachada do lar de cada um e em uma tabela que você pode imprimir a partir deste documento: https://docs.google.com/document/d/1E58wFTpgn_1eyA0fJ3iksyz0goIa4IJrzXJ1h8pZDNk/edit,

Sugira que eles anotem o máximo de informações possível, mas que fiquem atentos ao que observam na foto da FACHADA. Fique disponível para tirar dúvidas, principalmente a respeito do que deve ser escrito, porém deixe que eles façam suas próprias respostas, pois o ideal é que não tenha um padrão, mas que cada um, munido das características que observou e achou pertinente colocar, monte sua própria descrição posteriormente.

Comente que eles estão em duplas por dois propósitos, auxiliarem uns aos outros na observação e na escrita, mas também para perceberem as semelhanças e diferenças que cada moradia tem. Caso não surja essa iniciativa por parte das crianças sugira que eles façam a descrição da mesma para o companheiro de dupla.

Finalizado este momento peça que os alunos permaneçam nas duplas, mas virem em direção à projeção/quadro

Se preferir, auxilie na escrita de alguns alunos que ainda estão nos primeiros níveis de alfabetização ou peça que eles façam desenhos ao invés de escreverem, contudo, esta é uma atividade muito boa para trabalhar a escrita, portanto, deixamos como sugestão fazer um momento de correção da escrita da tabela, posteriormente, em outra aula.

No item “onde fica” da tabela, o ideal é que as crianças coloquem os endereços, com a rua e número, porém, se alguma delas não souber, você pode propor que elas coloquem o bairro, a cidade, o nome do condomínio, etc e depois sugerir uma pesquisa sobre o endereço completo, inclusive utilizando mapa do bairro e exercitando a orientação espacial.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Inicie o momento da sistematização pedindo que alguns alunos compartilhem com a turma o que escreveram. Em seguida anote na tabela projetada (impressa ou desenhada) as conclusões às quais eles chegaram (semelhanças e diferenças). Vá preenchendo a tabela conforme eles forem falando as conclusões. Siga o exemplo de preenchimento da tabela preenchida a partir deste documento https://docs.google.com/document/d/1pXvRQl7zHz1ufGc9z5o08y2DhS0itQtnTo6b6LGwbIU/edit , mas lembre-se que ela é apenas um exemplo, pois as conclusões de sua turma podem ser bem diferentes.

No item O QUE TEM NELA, provavelmente os alunos escreverão sobre a quantidade de portas e janelas, sobre a presença ou não de portões, cercas, árvores e outros elementos físicos. Então, na tabela preenchida como exemplo colocamos uma das conclusões possíveis: “todas as moradias têm portas para as pessoas entrarem”.

No item CORES podem surgir conclusões sobre as cores das portas e janelas, das paredes, do telhado, etc. No exemplo colocamos uma conclusão a respeito de diferenças quanto a cor do telhado: “alguns telhados são marrons, outros vermelhos e outros cinzas”.

O item ONDE FICA pode ser um dos que mais apresentarão respostas diversas, pois os alunos podem escrever desde o endereço com o nome das ruas, o número e o bairro, ou apenas colocar a cidade, o nome do prédio, do condomínio, do bairro ou da comunidade, por exemplo. É importante não interferir e deixá-los escrever da maneira deles. Por ser uma pergunta aberta, na sugestão de preenchimento, colocamos respostas mais genéricas no exemplo: “Algumas ficam em prédios, outras em condomínios e outras em comunidades. Mas a maioria das moradias ficam em bairros tanto na zona urbana quanto rural.

O último item “O QUE TEM POR PERTO”, revela o que eles conhecem sobre o entorno e essa pode ser uma informação presente na foto ou não. Caso esteja na foto, eles deverão colocar, se não estiver presente, ainda assim eles podem lembrar e escrever. Você pode auxiliá-los pedindo para lembrarem se existem outras casas/prédios, praças, supermercados, padarias, etc, em torno. Esse auxílio é bem vindo apenas se as crianças se mostrarem muito confusas. Como exemplo de preenchimento da tabela colocamos: “Muitas ficam próximas a lojas e supermercados, outras próximas a mais casas/prédios e outras perto de campos, na zona rural.”

Reforçamos que a tabela preenchida proposta no documento acima é apenas um exemplo de como proceder na hora de fazer o fechamento da aula. Sua tabela real talvez terá elementos bem diferentes desta. Portanto, se for desenhar a tabela no quadro, poderá deixá-la em branco e ir escrevendo conforme as conclusões surgirem.

Se houver tempo você pode comparar esta tabela com o que eles falaram sobre o bilhete de Amália. Sugerimos uma pergunta: Todos os itens que eles disseram ser importantes para que a amiga encontrasse a casa de Amália estão na tabela?

Se responderem que sim, então eles realizaram uma boa descrição.

Finalize a aula afirmando que esta é uma atividade importante, pois, se queremos convidar alguém para ir nos visitar, como a Amália fez, precisamos falar qual a sua localização e, porque não, descrevê-la também. Dessa maneira nossos convidados a encontrarão mais facilmente.

Entretanto, ressalte que o objetivo de saber descrever nosso próprio lar também é o de nos orientar se nos perdermos, o de receber cartas e encomendas pelo correio, o de orientar alguma pessoa que venha fazer uma entrega, dentre outras possibilidades.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula, peça, com 15 dias de antecedência, que os alunos tragam uma foto da fachada de suas moradias. Caso eles não consigam trazer as fotografias, solicite que façam um desenho da mesma. Este desenho pode ser feito em casa ou em algum outro momento da aula, a decisão fica a seu critério.

Para o dia da aula reserve computador, projetor, folha sulfite ou caderno, lápis preto, lápis de cor, quadro, giz e as imagens das casas dos alunos.

Material complementar:

Caso não esteja usando um projetor, você pode imprimir as imagens desta apresentação a partir deste documento (imagens a serem utilizadas na contextualização e na problematização): https://docs.google.com/document/d/15f5hf5OzL8HGPti4J2kAOeHz8T0JZ51wywS9MP1d5pI/edit

Este documento é para a atividade e deverá ser usado na ação propositiva - Tabela de descrição das moradias para impressão: https://docs.google.com/document/d/1E58wFTpgn_1eyA0fJ3iksyz0goIa4IJrzXJ1h8pZDNk/edit

Exemplo de preenchimento da tabela a ser consultado pelo professor para realizar a sistematização https://docs.google.com/document/d/1pXvRQl7zHz1ufGc9z5o08y2DhS0itQtnTo6b6LGwbIU/edit

Para você saber mais:

Para você saber mais: Para conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR, leia o texto Aprendendo a Ler o Mundo: a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que está disponível aqui:

http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf

Contextos prévios: É recomendável que, para este plano os alunos já tenham exercitado a descrição seja ela oral ou escrita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Anuncie o início da aula pedindo que os alunos se organizem em seus assentos. Se estiver utilizando um computador e um projetor, reproduza para os alunos o título da aula perguntando se de fato eles conhecem seus lares. Caso esteja sem projetor pode mencionar o escrever o título no quadro.

Aguarde as respostas sem interferir e depois diga que eles terão a oportunidade de aprimorar conhecimentos a partir desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente esta imagem da maneira que desejar (projetada, impressa ou desenhada), e pergunte aos alunos o que eles estão vendo. Aguarde pelas respostas sem interferir. Em seguida questione que parte da casa eles estão vendo.

Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Após as respostas conte que esta é a foto da fachada de uma casa, como as fotos ou desenhos que eles retiraram/fizeram de suas moradias. Sinalize que na foto da fachada não é possível ver a casa inteira, como a parte de trás ou os cômodos, porém ressalte que é muito importante saber de algumas características externas sem contar o porque.

Para permitir que todos os alunos falem ou que as respostas não se concentrem em alguns, você pode usar um recurso chamado “bastão de fala”. Eleja um objeto que será o bastão, em seguida, avise que somente a pessoa que estiver segurando o bastão poderá falar, enquanto as demais prestam atenção. Se sua sala for pequena, com no máximo 12 alunos, pode pedir que a criança que está com o bastão passe para o colega do lado, assim todos poderão falar (se se sentirem confortáveis, é claro). Contudo, se sua sala for numerosa, peça que os alunos interessados em falar ergam as mãos e passe o bastão da fala para eles (um recurso que ajuda é anotar o nome da criança que levantou a mão no quadro, assim ela não precisa permanecer com a mão levantada e você poderá organizar a ordem e o tempo para esta atividade).

Se não estiver usando um projetor, pode optar por imprimir a imagem da casa a partir deste documento, https://docs.google.com/document/d/15f5hf5OzL8HGPti4J2kAOeHz8T0JZ51wywS9MP1d5pI/edit

ou, ainda, retirá-la de alguma revista ou livro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a conversa proposta na etapa anterior, projete a imagem deste bilhete e pergunte se algum aluno gostaria de ler. Finalizada a leitura, pergunte se eles acham que Dalila irá encontrar a casa de Amália. Aguarde as respostas (se achar apropriado, pode usar o recurso do bastão de fala neste momento também) e pergunte como eles compreenderam a descrição de Amália. Que elementos ela destacou em sua casa e quais, na opinião deles, ela deixou de destacar? Neste momento você pode auxiliá-los, caso eles não se manifestem muito, apontando que Amália usou as informações que julgou pertinente sobre os espaços e elementos de fora da casa (construção, quintal, cerca), mas não deu indícios da cor, localização e entorno. Ela também usou apenas a noção “grande” e “‘pequeno”, sem outras informações.

Finalize a conversa perguntando quais características os alunos pensam ser necessárias na descrição de Amália, para que Dalila encontre a casa sem dificuldades.

Anote as respostas no quadro ou em algum outro material para usar no final da aula.

Após a conversa proponha que cinco alunos ajudem a organizar a sala para que eles possam sentar em duplas e realizar uma atividade que os ajudará a compreender melhor o propósito da aula.

Caso não esteja usando um projetor, pode imprimir o bilhete a partir deste documento: https://docs.google.com/document/d/15f5hf5OzL8HGPti4J2kAOeHz8T0JZ51wywS9MP1d5pI/edit

Se preferir pode optar por escrevê-lo no quadro também.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Para a ação propositiva monte as duplas usando o critério que desejar (uma boa proposta seria juntar alunos com hipóteses de escrita bem desenvolvidas com aqueles que ainda necessitam aprimorá-las). Projete esta tabela e explique que eles deverão colocar as informações referente às suas próprias moradias em uma tabela parecida com esta.

Após essa orientação e quando todos estiverem em suas devidas duplas, peça que quatro alunos distribuam o material que consiste nas fotos (ou desenhos) da fachada do lar de cada um e em uma tabela que você pode imprimir a partir deste documento: https://docs.google.com/document/d/1E58wFTpgn_1eyA0fJ3iksyz0goIa4IJrzXJ1h8pZDNk/edit,

Sugira que eles anotem o máximo de informações possível, mas que fiquem atentos ao que observam na foto da FACHADA. Fique disponível para tirar dúvidas, principalmente a respeito do que deve ser escrito, porém deixe que eles façam suas próprias respostas, pois o ideal é que não tenha um padrão, mas que cada um, munido das características que observou e achou pertinente colocar, monte sua própria descrição posteriormente.

Comente que eles estão em duplas por dois propósitos, auxiliarem uns aos outros na observação e na escrita, mas também para perceberem as semelhanças e diferenças que cada moradia tem. Caso não surja essa iniciativa por parte das crianças sugira que eles façam a descrição da mesma para o companheiro de dupla.

Finalizado este momento peça que os alunos permaneçam nas duplas, mas virem em direção à projeção/quadro

Se preferir, auxilie na escrita de alguns alunos que ainda estão nos primeiros níveis de alfabetização ou peça que eles façam desenhos ao invés de escreverem, contudo, esta é uma atividade muito boa para trabalhar a escrita, portanto, deixamos como sugestão fazer um momento de correção da escrita da tabela, posteriormente, em outra aula.

No item “onde fica” da tabela, o ideal é que as crianças coloquem os endereços, com a rua e número, porém, se alguma delas não souber, você pode propor que elas coloquem o bairro, a cidade, o nome do condomínio, etc e depois sugerir uma pesquisa sobre o endereço completo, inclusive utilizando mapa do bairro e exercitando a orientação espacial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Inicie o momento da sistematização pedindo que alguns alunos compartilhem com a turma o que escreveram. Em seguida anote na tabela projetada (impressa ou desenhada) as conclusões às quais eles chegaram (semelhanças e diferenças). Vá preenchendo a tabela conforme eles forem falando as conclusões. Siga o exemplo de preenchimento da tabela preenchida a partir deste documento https://docs.google.com/document/d/1pXvRQl7zHz1ufGc9z5o08y2DhS0itQtnTo6b6LGwbIU/edit , mas lembre-se que ela é apenas um exemplo, pois as conclusões de sua turma podem ser bem diferentes.

No item O QUE TEM NELA, provavelmente os alunos escreverão sobre a quantidade de portas e janelas, sobre a presença ou não de portões, cercas, árvores e outros elementos físicos. Então, na tabela preenchida como exemplo colocamos uma das conclusões possíveis: “todas as moradias têm portas para as pessoas entrarem”.

No item CORES podem surgir conclusões sobre as cores das portas e janelas, das paredes, do telhado, etc. No exemplo colocamos uma conclusão a respeito de diferenças quanto a cor do telhado: “alguns telhados são marrons, outros vermelhos e outros cinzas”.

O item ONDE FICA pode ser um dos que mais apresentarão respostas diversas, pois os alunos podem escrever desde o endereço com o nome das ruas, o número e o bairro, ou apenas colocar a cidade, o nome do prédio, do condomínio, do bairro ou da comunidade, por exemplo. É importante não interferir e deixá-los escrever da maneira deles. Por ser uma pergunta aberta, na sugestão de preenchimento, colocamos respostas mais genéricas no exemplo: “Algumas ficam em prédios, outras em condomínios e outras em comunidades. Mas a maioria das moradias ficam em bairros tanto na zona urbana quanto rural.

O último item “O QUE TEM POR PERTO”, revela o que eles conhecem sobre o entorno e essa pode ser uma informação presente na foto ou não. Caso esteja na foto, eles deverão colocar, se não estiver presente, ainda assim eles podem lembrar e escrever. Você pode auxiliá-los pedindo para lembrarem se existem outras casas/prédios, praças, supermercados, padarias, etc, em torno. Esse auxílio é bem vindo apenas se as crianças se mostrarem muito confusas. Como exemplo de preenchimento da tabela colocamos: “Muitas ficam próximas a lojas e supermercados, outras próximas a mais casas/prédios e outras perto de campos, na zona rural.”

Reforçamos que a tabela preenchida proposta no documento acima é apenas um exemplo de como proceder na hora de fazer o fechamento da aula. Sua tabela real talvez terá elementos bem diferentes desta. Portanto, se for desenhar a tabela no quadro, poderá deixá-la em branco e ir escrevendo conforme as conclusões surgirem.

Se houver tempo você pode comparar esta tabela com o que eles falaram sobre o bilhete de Amália. Sugerimos uma pergunta: Todos os itens que eles disseram ser importantes para que a amiga encontrasse a casa de Amália estão na tabela?

Se responderem que sim, então eles realizaram uma boa descrição.

Finalize a aula afirmando que esta é uma atividade importante, pois, se queremos convidar alguém para ir nos visitar, como a Amália fez, precisamos falar qual a sua localização e, porque não, descrevê-la também. Dessa maneira nossos convidados a encontrarão mais facilmente.

Entretanto, ressalte que o objetivo de saber descrever nosso próprio lar também é o de nos orientar se nos perdermos, o de receber cartas e encomendas pelo correio, o de orientar alguma pessoa que venha fazer uma entrega, dentre outras possibilidades.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano