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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os pronomes “tu” e “você” e a concordância verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Os pronomes “tu” e “você” e a concordância verbal

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luzia Cecilia Da Costa Julidori

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos exercitem o reconhecimento das características dos pronomes em trechos musicais e a variedade formal e informal da linguagem.

Materiais necessários: Cópia dos trechos e das perguntas apresentadas neste material.

Dificuldades antecipadas: O uso do pronome “tu” e “você” com relação à concordância verbal, segundo a norma-padrão.

Referências sobre o assunto:

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa - Novo Acordo Ortográfico (Domingos Paschoal Cegalla); Moderna Gramática da Língua Portuguesa (Evanildo Bechara); Norma culta brasileira: desatando alguns nós (Carlos Alberto Faraco); Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (Marcos Bagno).

Tema da Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Relembre com os alunos o pronome pessoal do caso reto e o pronome de tratamento “você”.
  • Retome e relembre a importância da concordância verbal em relação aos pronomes “tu” e “você”.
  • Questione sobre exemplos de uso e em quais gêneros textuais costuma-se usar os pronomes. Caso perceba o desconhecimento dos pronomes pelos alunos, forneça pistas, como por exemplo, questionando quais são as palavras que usamos para conjugar os verbos, quais palavras utilizamos para referirmos a nós ou a outra pessoa e assim, colabore para que os alunos relembrem os pronomes.
  • Atente-se, professor, de que é necessário o conhecimento desses pronomes para a realização do exercício e, se julgar necessário, apresente a definição antes da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas e realize as seguintes perguntas aos alunos:
  • É possível, através da imagem, saber se a cena acontece na cidade ou no campo?
  • Qual linguagem costumamos usar em um ambiente informal? Utilizamos a norma padrão ou a linguagem informal?
  • Peça aos alunos para registrarem no caderno quais as palavras o personagem utiliza para se referir à moça. E quais as palavras ele utiliza para se referir ao cavalo.
  • Peça que identifiquem a quais pessoas do discurso essas palavras se referem, ou seja, questione os alunos a respeito de quem fala ou de quem se fala no texto e peça para registrarem se é a 1ª, 2ª, ou 3ª do singular ou do plural.
  • Pergunte o que podemos perceber com relação à 2ª pessoa do singular e a concordância verbal. Questione sobre qual uso pertence à norma padrão e qual pertence à linguagem informal.
  • Peça aos alunos que reescrevam a frase do 2° quadrinho trocando o pronome “tu” pelo pronome “você” e observem que o pronome “você” é conjugado com os verbos na 3ª pessoa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Após a identificação das pessoas do discurso, ou seja, de quem fala ou de quem se fala no texto, solicite ao aluno que identifique qual pronome a aluna utiliza para falar com o professor.
  • Solicite aos alunos que analisem, também, o verbo e reflitam se a concordância verbal feita nessa tirinha obedece a mesma concordância da tirinha anterior.
  • Solicite que registrem as observações e expliquem para os demais colegas.
  • Leve os alunos a refletirem sobre o contexto social e a hierarquia entre professor e aluno, e que mesmo que a relação entre essas pessoas aceite a informalidade aluna opta por utilizar a linguagem com a concordância verbal adequada.
  • Forneça pistas, mas não dê respostas e oriente-os a disporem as palavras em colunas como: pronomes e verbos. A socialização das respostas permite aos alunos a participação oral de todos da classe e permite ao professor um rápido levantamento de quanto cada grupo conseguiu avançar.
  • Dependendo da região, podem surgir respostas diferentes e é importante respeitar a variedade linguística do nosso país. Caso acredite ser importante, pode-se comentar o uso do “tu” em Portugal que ainda é falado com a concordância verbal segundo a norma padrão.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que completem a tabela com os verbos que foram utilizados para cada pessoa do discurso e analisem a concordância verbal com o pronome “tu” e “você”.
  • Solicite que identifiquem em qual contexto e com quais pessoas os pronomes foram utilizados.
  • Questione também o uso do pronome “tu” e a conjugação verbal na região em que moram.
  • Comente sobre a utilização desse pronome em outras regiões e o uso do pronome “você” que atribui ao texto certa informalidade e proximidade com o leitor.
  • Atente-se também em evidenciar a importância de se respeitar as variações linguísticas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos exercitem o reconhecimento das características dos pronomes em trechos musicais e a variedade formal e informal da linguagem.

Materiais necessários: Cópia dos trechos e das perguntas apresentadas neste material.

Dificuldades antecipadas: O uso do pronome “tu” e “você” com relação à concordância verbal, segundo a norma-padrão.

Referências sobre o assunto:

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa - Novo Acordo Ortográfico (Domingos Paschoal Cegalla); Moderna Gramática da Língua Portuguesa (Evanildo Bechara); Norma culta brasileira: desatando alguns nós (Carlos Alberto Faraco); Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (Marcos Bagno).

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Relembre com os alunos o pronome pessoal do caso reto e o pronome de tratamento “você”.
  • Retome e relembre a importância da concordância verbal em relação aos pronomes “tu” e “você”.
  • Questione sobre exemplos de uso e em quais gêneros textuais costuma-se usar os pronomes. Caso perceba o desconhecimento dos pronomes pelos alunos, forneça pistas, como por exemplo, questionando quais são as palavras que usamos para conjugar os verbos, quais palavras utilizamos para referirmos a nós ou a outra pessoa e assim, colabore para que os alunos relembrem os pronomes.
  • Atente-se, professor, de que é necessário o conhecimento desses pronomes para a realização do exercício e, se julgar necessário, apresente a definição antes da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas e realize as seguintes perguntas aos alunos:
  • É possível, através da imagem, saber se a cena acontece na cidade ou no campo?
  • Qual linguagem costumamos usar em um ambiente informal? Utilizamos a norma padrão ou a linguagem informal?
  • Peça aos alunos para registrarem no caderno quais as palavras o personagem utiliza para se referir à moça. E quais as palavras ele utiliza para se referir ao cavalo.
  • Peça que identifiquem a quais pessoas do discurso essas palavras se referem, ou seja, questione os alunos a respeito de quem fala ou de quem se fala no texto e peça para registrarem se é a 1ª, 2ª, ou 3ª do singular ou do plural.
  • Pergunte o que podemos perceber com relação à 2ª pessoa do singular e a concordância verbal. Questione sobre qual uso pertence à norma padrão e qual pertence à linguagem informal.
  • Peça aos alunos que reescrevam a frase do 2° quadrinho trocando o pronome “tu” pelo pronome “você” e observem que o pronome “você” é conjugado com os verbos na 3ª pessoa.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Após a identificação das pessoas do discurso, ou seja, de quem fala ou de quem se fala no texto, solicite ao aluno que identifique qual pronome a aluna utiliza para falar com o professor.
  • Solicite aos alunos que analisem, também, o verbo e reflitam se a concordância verbal feita nessa tirinha obedece a mesma concordância da tirinha anterior.
  • Solicite que registrem as observações e expliquem para os demais colegas.
  • Leve os alunos a refletirem sobre o contexto social e a hierarquia entre professor e aluno, e que mesmo que a relação entre essas pessoas aceite a informalidade aluna opta por utilizar a linguagem com a concordância verbal adequada.
  • Forneça pistas, mas não dê respostas e oriente-os a disporem as palavras em colunas como: pronomes e verbos. A socialização das respostas permite aos alunos a participação oral de todos da classe e permite ao professor um rápido levantamento de quanto cada grupo conseguiu avançar.
  • Dependendo da região, podem surgir respostas diferentes e é importante respeitar a variedade linguística do nosso país. Caso acredite ser importante, pode-se comentar o uso do “tu” em Portugal que ainda é falado com a concordância verbal segundo a norma padrão.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que completem a tabela com os verbos que foram utilizados para cada pessoa do discurso e analisem a concordância verbal com o pronome “tu” e “você”.
  • Solicite que identifiquem em qual contexto e com quais pessoas os pronomes foram utilizados.
  • Questione também o uso do pronome “tu” e a conjugação verbal na região em que moram.
  • Comente sobre a utilização desse pronome em outras regiões e o uso do pronome “você” que atribui ao texto certa informalidade e proximidade com o leitor.
  • Atente-se também em evidenciar a importância de se respeitar as variações linguísticas.
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