15942
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Marcadores de exemplificação e explicação em pequenos textos científicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Marcadores de exemplificação e explicação em pequenos textos científicos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelli Cristina Olbi De Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão trabalhar com pequenos textos científicos e com algumas palavras usadas neles, para deixá-los mais fáceis de entender. Para ativar os conhecimentos prévios de seus alunos, dê algumas informações sobre esse gênero, contidas no slide de Tema do Plano de Aula: “um texto ou artigo científico é um texto argumentativo, cujo objetivo principal é oferecer esclarecimentos científicos a um público não especializado, através de uma linguagem acessível. Ele costuma aparecer com maior frequência em revistas e em jornais. Algumas revistas que trazem gêneros científicos são: Mundo Estranho, Superinteressante, Recreio, Ciência Hoje, Galileu etc.”. Acrescente: esses textos são ricos em exemplos e explicações, e é justamente esse o assunto da nossa aula: que palavras usamos para dar exemplos e explicações em um texto?

Finalize seu áudio dizendo que irá enviar uma atividade que deverá ser feita, preferencialmente, em duplas, e estabeleça um prazo para entrega.

Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma os dois textos dos slides de Desenvolvimento: “Borracha X Lápis de Cor” e “Por que a cor do fogo muda?”, com as perguntas (as mesmas para ambos os textos). Combine uma data para entrega das respostas pelas duplas, solicitando que as entreguem via WhatsApp ou e-mail. Se possível, crie uma pasta no Google Drive e peça que os alunos postem lá suas respostas, para que todos possam acessá-las.

Fechamento
Leia as respostas de seus alunos e faça um compilado, destacando o que achar necessário. Esse compilado pode ser enviado por áudio ou por escrito ao grupo da turma e/ou postado na pasta do Google Drive criada para essa atividade. É importante que você diga que as palavras destacadas nos textos podem se dividir em duas categorias:

     - Palavras ou expressões que iniciam uma explicação: quer dizer, em outras palavras etc.;
     - Palavras ou expressões que iniciam uma exemplificação: por exemplo, isso pode ser visto, como podemos ver, tal como etc.

Caso haja possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para solucionar possíveis dúvidas dos alunos e dar mais exemplos de uso dos marcadores.

Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer e explorar sites de revistas de divulgação científica com linguagem acessível, que trazem curiosidades sobre o mundo animal, Planeta Terra, Física, Química e muito mais. Por vezes, os internautas não exploram as possibilidades da web, ficando restritos às redes sociais. Indique que as famílias explorem sites como, por exemplo, o da Revista Recreio (disponível aqui), que traz pequenos textos científicos, ou o da revista Superinteressante (disponível aqui). Caso topem a empreitada, sugira que escolham uma notícia para ler juntos e depois compartilhar o link no grupo de WhatsApp da turma, como dica de leitura para os alunos e demais famílias.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_04ATS01

(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas