10164
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Desafio das cores

POR: Janaina Pinheiro Vece  17/07/2018
Código: MAT1_11RDP03

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano de aula alinhado à BNCC:

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre estratégias de resolução de problema

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias pessoais de resolução para pintar as partes de uma figura, de modo que cores iguais não se encontrem.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problema.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis nas cores: amarela, vermelha, verde e azul.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre desafios, converse com elas para identificar como se comportam e como concebem as situações desafiadoras. Explique que nem sempre um problema tem uma pergunta a responder, às vezes também pode ser apresentado como um desafio a ser resolvido. Diga às crianças que o nome do personagem é Daniel e que, assim como elas, também está no primeiro ano. Leia o balão de fala e conduza a discussão de modo que as crianças falem sobre a temática.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre problemas e desafios.

Discuta com a turma:

  • A possibilidade de um desafio ser um problema.
  • Qual é a sensação de estar diante de um desafio?
  • A importância de desenvolver estratégias para enfrentar e solucionar os desafios.
  • Alguém conhece o desafio das cores?

O plano de aula Desafio das Cores foi inspirado, adaptado e ampliado a partir do Teorema das Quatro Cores. Saiba mais clicando aqui!

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Com as crianças sentadas individualmente, leia em voz alta o balão de fala do personagem, ou seja, o enunciado do desafio. Explique indicando na lousa que as cores não podem se encontrar nos quadrinhos da horizontal, vertical e diagonal. Explore e explique esses conceitos às crianças. Amplie a explicação dizendo que essas restrições fazem parte dos desafios, justamente para desenvolver estratégias pessoais de resolução. Reserve um tempo para que as crianças desenvolvam a atividade. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Aproveite o momento para selecionar algumas crianças, considerando as suas estratégias, para a socialização dos resultados na próxima etapa do plano de aula.

Propósito: Compreender o desafio das cores e desenvolver estratégias pessoais para sua solução.

Discuta com a turma:

  • Qual é o principal desafio do problema?
  • O que é horizontal? E, vertical? E, diagonal?
  • Quais cores você pode utilizar para resolver o desafio?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenções

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Este é um momento destinado à socialização das estratégias utilizadas pela turma para a solução do desafio. Convide algumas crianças que tenham utilizado estratégias diversas para pintar a figura, resultando numa composição de cores diferenciada, bem como, aquelas que por algum motivo escolheram uma estratégia em que as cores acabaram se encontrando. Afinal, é importante discutir o papel do erro no processo de resolução de problemas. É importante que nesse momento você conduza a discussão, valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.

Saiba mais sobre o papel do erro no processo de aprendizagem a partir da leitura do artigo Vencendo os erros da Revista Nova Escola.

Propósito: Comunicar as estratégias de resolução por meio da linguagem oral.

Discuta com a turma:

  • Como você começou a pintar a figura? A partir de qual quadrinho? Utilizando qual cor?
  • Quais cores você mais utilizou para pintar os quadrinhos? Qual cor você usou menos?
  • Você teve alguma dúvida durante o processo de resolução do desafio? Qual?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nesta etapa da aula, o propósito é sistematizar o que foi aprendido durante a aula: que existem soluções variadas para resolver o desafio das cores resultando numa figura com composição de cores diferentes.

Propósito: Compreender que no desafio das cores é possível pintar uma figura de maneiras diferentes.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias são válidas para resolver o desafio das cores?
  • Quais estratégias não permitem a solução do desafio?
  • Quantas soluções diferentes o grupo encontrou para resolver o desafio?
  • Quantas figuras diferentes o grupo do 1º ano conseguiu compor?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Resgatar o que foi aprendido durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu na aula de hoje?

Raio-X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leia o enunciado do desafio e entregue para cada criança uma cópia da atividade. Como é uma etapa destinada à avaliação é importante que você realize intervenções somente após a conclusão da atividade. Verifique se o objetivo da aula foi alcançado e procure identificar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Ao final da aula, proponha a socialização de algumas estratégias que culminaram num resultado diferente.

Propósito: Avaliar o processo de ensino e aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual é o desafio?
  • Quantos quadrinhos têm a figura?
  • Quais e quantas cores podem ser usadas para resolver o desafio?
  • Quais estratégias posso utilizar para sua resolução?

Materiais complementares:

Raio-x para impressão

Resolução do raio-x

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias pessoais de resolução para pintar as partes de uma figura, de modo que cores iguais não se encontrem.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problema.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis nas cores: amarela, vermelha, verde e azul.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre desafios, converse com elas para identificar como se comportam e como concebem as situações desafiadoras. Explique que nem sempre um problema tem uma pergunta a responder, às vezes também pode ser apresentado como um desafio a ser resolvido. Diga às crianças que o nome do personagem é Daniel e que, assim como elas, também está no primeiro ano. Leia o balão de fala e conduza a discussão de modo que as crianças falem sobre a temática.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre problemas e desafios.

Discuta com a turma:

  • A possibilidade de um desafio ser um problema.
  • Qual é a sensação de estar diante de um desafio?
  • A importância de desenvolver estratégias para enfrentar e solucionar os desafios.
  • Alguém conhece o desafio das cores?

O plano de aula Desafio das Cores foi inspirado, adaptado e ampliado a partir do Teorema das Quatro Cores. Saiba mais clicando aqui!

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Com as crianças sentadas individualmente, leia em voz alta o balão de fala do personagem, ou seja, o enunciado do desafio. Explique indicando na lousa que as cores não podem se encontrar nos quadrinhos da horizontal, vertical e diagonal. Explore e explique esses conceitos às crianças. Amplie a explicação dizendo que essas restrições fazem parte dos desafios, justamente para desenvolver estratégias pessoais de resolução. Reserve um tempo para que as crianças desenvolvam a atividade. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Aproveite o momento para selecionar algumas crianças, considerando as suas estratégias, para a socialização dos resultados na próxima etapa do plano de aula.

Propósito: Compreender o desafio das cores e desenvolver estratégias pessoais para sua solução.

Discuta com a turma:

  • Qual é o principal desafio do problema?
  • O que é horizontal? E, vertical? E, diagonal?
  • Quais cores você pode utilizar para resolver o desafio?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenções

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Este é um momento destinado à socialização das estratégias utilizadas pela turma para a solução do desafio. Convide algumas crianças que tenham utilizado estratégias diversas para pintar a figura, resultando numa composição de cores diferenciada, bem como, aquelas que por algum motivo escolheram uma estratégia em que as cores acabaram se encontrando. Afinal, é importante discutir o papel do erro no processo de resolução de problemas. É importante que nesse momento você conduza a discussão, valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.

Saiba mais sobre o papel do erro no processo de aprendizagem a partir da leitura do artigo Vencendo os erros da Revista Nova Escola.

Propósito: Comunicar as estratégias de resolução por meio da linguagem oral.

Discuta com a turma:

  • Como você começou a pintar a figura? A partir de qual quadrinho? Utilizando qual cor?
  • Quais cores você mais utilizou para pintar os quadrinhos? Qual cor você usou menos?
  • Você teve alguma dúvida durante o processo de resolução do desafio? Qual?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nesta etapa da aula, o propósito é sistematizar o que foi aprendido durante a aula: que existem soluções variadas para resolver o desafio das cores resultando numa figura com composição de cores diferentes.

Propósito: Compreender que no desafio das cores é possível pintar uma figura de maneiras diferentes.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias são válidas para resolver o desafio das cores?
  • Quais estratégias não permitem a solução do desafio?
  • Quantas soluções diferentes o grupo encontrou para resolver o desafio?
  • Quantas figuras diferentes o grupo do 1º ano conseguiu compor?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Resgatar o que foi aprendido durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu na aula de hoje?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leia o enunciado do desafio e entregue para cada criança uma cópia da atividade. Como é uma etapa destinada à avaliação é importante que você realize intervenções somente após a conclusão da atividade. Verifique se o objetivo da aula foi alcançado e procure identificar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Ao final da aula, proponha a socialização de algumas estratégias que culminaram num resultado diferente.

Propósito: Avaliar o processo de ensino e aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual é o desafio?
  • Quantos quadrinhos têm a figura?
  • Quais e quantas cores podem ser usadas para resolver o desafio?
  • Quais estratégias posso utilizar para sua resolução?

Materiais complementares:

Raio-x para impressão

Resolução do raio-x

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias pessoais de resolução para pintar as partes de uma figura, de modo que cores iguais não se encontrem.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problema.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis nas cores: amarela, vermelha, verde e azul.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes