Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Janaina Pinheiro Vece
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias pessoais de resolução para pintar as partes de uma figura, de modo que cores iguais não se encontrem.
Conceito-chave
Estratégias de resolução de problema.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis nas cores: amarela, vermelha, verde e azul.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre desafios, converse com elas para identificar como se comportam e como concebem as situações desafiadoras. Explique que nem sempre um problema tem uma pergunta a responder, às vezes também pode ser apresentado como um desafio a ser resolvido. Diga às crianças que o nome do personagem é Daniel e que, assim como elas, também está no primeiro ano. Leia o balão de fala e conduza a discussão de modo que as crianças falem sobre a temática.
Propósito: Levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre problemas e desafios.
Discuta com a turma:
- A possibilidade de um desafio ser um problema.
- Qual é a sensação de estar diante de um desafio?
- A importância de desenvolver estratégias para enfrentar e solucionar os desafios.
- Alguém conhece o desafio das cores?
O plano de aula Desafio das Cores foi inspirado, adaptado e ampliado a partir do Teorema das Quatro Cores. Saiba mais clicando aqui!
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Com as crianças sentadas individualmente, leia em voz alta o balão de fala do personagem, ou seja, o enunciado do desafio. Explique indicando na lousa que as cores não podem se encontrar nos quadrinhos da horizontal, vertical e diagonal. Explore e explique esses conceitos às crianças. Amplie a explicação dizendo que essas restrições fazem parte dos desafios, justamente para desenvolver estratégias pessoais de resolução. Reserve um tempo para que as crianças desenvolvam a atividade. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Aproveite o momento para selecionar algumas crianças, considerando as suas estratégias, para a socialização dos resultados na próxima etapa do plano de aula.
Propósito: Compreender o desafio das cores e desenvolver estratégias pessoais para sua solução.
Discuta com a turma:
- Qual é o principal desafio do problema?
- O que é horizontal? E, vertical? E, diagonal?
- Quais cores você pode utilizar para resolver o desafio?
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Este é um momento destinado à socialização das estratégias utilizadas pela turma para a solução do desafio. Convide algumas crianças que tenham utilizado estratégias diversas para pintar a figura, resultando numa composição de cores diferenciada, bem como, aquelas que por algum motivo escolheram uma estratégia em que as cores acabaram se encontrando. Afinal, é importante discutir o papel do erro no processo de resolução de problemas. É importante que nesse momento você conduza a discussão, valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.
Saiba mais sobre o papel do erro no processo de aprendizagem a partir da leitura do artigo Vencendo os erros da Revista Nova Escola.
Propósito: Comunicar as estratégias de resolução por meio da linguagem oral.
Discuta com a turma:
- Como você começou a pintar a figura? A partir de qual quadrinho? Utilizando qual cor?
- Quais cores você mais utilizou para pintar os quadrinhos? Qual cor você usou menos?
- Você teve alguma dúvida durante o processo de resolução do desafio? Qual?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nesta etapa da aula, o propósito é sistematizar o que foi aprendido durante a aula: que existem soluções variadas para resolver o desafio das cores resultando numa figura com composição de cores diferentes.
Propósito: Compreender que no desafio das cores é possível pintar uma figura de maneiras diferentes.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias são válidas para resolver o desafio das cores?
- Quais estratégias não permitem a solução do desafio?
- Quantas soluções diferentes o grupo encontrou para resolver o desafio?
- Quantas figuras diferentes o grupo do 1º ano conseguiu compor?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.
Propósito: Resgatar o que foi aprendido durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu na aula de hoje?
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Leia o enunciado do desafio e entregue para cada criança uma cópia da atividade. Como é uma etapa destinada à avaliação é importante que você realize intervenções somente após a conclusão da atividade. Verifique se o objetivo da aula foi alcançado e procure identificar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Ao final da aula, proponha a socialização de algumas estratégias que culminaram num resultado diferente.
Propósito: Avaliar o processo de ensino e aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual é o desafio?
- Quantos quadrinhos têm a figura?
- Quais e quantas cores podem ser usadas para resolver o desafio?
- Quais estratégias posso utilizar para sua resolução?
Materiais complementares: