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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Importância dos advérbios e das locuções adverbiais nos textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Importância dos advérbios e das locuções adverbiais nos textos

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel dos advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.

Materiais necessários: Projetor ligado a computador com internet; quadro e giz.

Dificuldades antecipadas: O trabalho com advérbios e locuções adverbiais pressupõe o conhecimento de outras classes gramaticais, como o verbo e o adjetivo, que são modificados pelos advérbios. Assim, se os alunos tiverem dificuldade em identificá-los, é importante que se trabalhe os termos, não isoladamente, mas no contexto em que estão inseridos, conforme orientações que serão dadas nos slides.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso. Gramática básica da língua portuguesa. São Paulo: Lexicon. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do Português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342.

SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9

SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide para a turma, afirmando ser este o tema da aula. Leia-o em voz alta, pedindo que prestem atenção à frase que sucede o título. Pergunte o que vai ser feito (Aprender). quando será feito (Hoje), de que forma (Conjuntamente) e com que intensidade (Muito). Diga que Já começaram a aula identificando os advérbios, mas que não se trata apenas de localizar os advérbios e as locuções adverbiais em um texto, mas de entender como eles interferem no sentido deste mesmo texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Se a nova versão de O Rei Leão, a que se refere à notícia que irão ler ainda não tiver sido exibida, diga-lhes que muita gente tem comentado sobre ele. Se já tiver sido exibida, explique que, no fim de 2018, este era o assunto do momento e que muitas pessoas aguardavam o filme ansiosamente.
  • Exiba, pelo projetor, o texto “Nova versão de O Rei Leão ganha trailer. Assista!” (Disponível em Joca: o único jornal para jovens e crianças. Nova versão de O Rei Leão ganha trailer. Assista! 2018. https://jornaljoca.com.br/portal/nova-versao-de-o-rei-leao-ganha-trailer-assista/; acesso em: 28/11/.2018. )
  • Deixe que os alunos assistam ao trailer.
  • Pergunte quem pode contar o que leu e o que viu no trailer. Quando o aluno estiver contando o trailer, faça-lhe perguntas cujas respostas sejam advérbios ou locuções adverbiais, como: Onde se passam as cenas?, O leãozinho parecia estar com muito ou pouco sono quando foi despertado?, Em que momento do dia o leãozinho teria sido apresentado aos animais como novo rei?, Como os animais reagiram à apresentação do filhote de leão? (Observação: Diga para tentarem dar as respostas, usando uma ou duas palavras que não sejam verbos.)
  • Diga que essas respostas que foram dadas correspondem a advérbios e locuções adverbiais, que é o assunto da aula, como foi visto no título dela.

Materiais complementares: Computador ligado à internet e projetor.

Referências sobre o assunto:

Joca: o único jornal para jovens e crianças. Nova versão de O Rei Leão ganha trailer. Assista! Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/nova-versao-de-o-rei-leao-ganha-trailer-assista/>. Acesso em: 28/11/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Mostre-lhes o slide e diga aos alunos que as frases que estão sendo mostradas a eles foram retiradas ou adaptadas do texto que eles leram.
  • Peça que leiam a primeira frase e pergunte com que palavras os termos em negrito estão relacionados. (“no dia 22 de novembro” está relacionado a “lançou” e “aos cinemas” é um termo que está relacionado a “chegará”.)
  • Pergunte, em seguida, como estas palavras - “lançou” e “chegará” - são classificadas. (Verbos.) Observação: pode ser que os alunos não consigam fazer essa classificação, no caso de os verbos não ter sido citados em aulas anteriores. Se isso acontecer, pergunte para que servem estas palavras, o que elas mostram - servem para mostrar ações. Pergunte, então, que palavras podem indicar ação, estado ou fenômeno e os alunos se lembrarão, provavelmente, dos verbos.)
  • Após dada a resposta, pontue que os termos em negrito, então, estão modificando o verbo.
  • Peça que leiam a frase 2 e, como na frase 1, digam a que outras palavras estão se referindo os termos em negrito. Se necessário, reforce as perguntas com outras, como
    “A produção não fará o quê?”; o “sim” significa que a produção fará o quê?, é “mais o quê?” (“Não” e “sim” se referem a “contará”; “mais se refere a “realistas”.)
  • Pergunte, então, se as palavras “contará” e “realistas” pertencem à mesma classe gramatical (Não, “contará” é verbo e “realistas” é adjetivo.) Caso não tenham clareza de que “realistas” é adjetivo, siga o mesmo procedimento feito anteriormente, perguntando para que serve esta palavra. (Para caracterizar os cenários.) Lembre, então, que as palavras que servem para apresentar características de substantivos são chamadas de adjetivos.
  • Anote no quadro: verbos - adjetivos.
  • Peça, a seguir, para que leiam a frase 3.
  • Pergunte a que palavra “muito” está se referindo. (Talvez algum aluno diga que é a “falta”. Se isso acontecer, pergunte se a frase fala que falta muito. Se ainda não perceberem a não relação, pergunte se falta muito ou muito pouco. A resposta será “muito pouco” e então conclua que “muito” está se referindo a “pouco”.)
  • Pergunte se alguém sabe como ela é classificada. (Como a matéria está sendo introduzida, talvez ninguém saiba a classificação - advérbio.) De qualquer forma, anote, junto às palavras “verbo” e “adjetivo”, a palavra “advérbio” e diga que agora eles irão entender o que significa isso.
  • Pergunte o que indica cada termo negritado. (“no dia 22 de novembro” - tempo, “aos cinemas” - lugar,”não” - negação; “sim” - afirmação”, “mais” - intensidade, “muito” - intensidade.)
  • Pergunte o que é tudo isso em relação aos dados da notícia. (São informações sobre onde aconteceu, como… são circunstâncias.)
  • Pergunte, então, aos alunos, por que é importante que uma notícia apresente as circunstâncias em que um fato ocorre, sejam elas de tempo, de lugar, de modo, de negação ou de qualquer outra ideia possível. (As notícias trazem informações sobre algo e essas circunstâncias explicam como, onde, quando esse fato aconteceu, além de dar outras informações ou detalhá-las.)
  • Peça que leiam as frases sem as palavras em negrito e digam qual a diferença delas para as primeiras. (Além de as informações não ser suficientes para quem quer saber detalhes de tempo e espaço, no caso da frase 1, as frases podem ter seu sentido alterado - frases 2 e 3.) Leve os alunos a perceberem que “faltar pouco para ver” é diferente de “faltar muito pouco”, por exemplo.
  • Peça que observem novamente os termos grifados e pergunte se eles são formados por uma ou mais palavras. (Há termos que só têm uma palavra e outros que têm duas ou mais.)
  • Diga-lhes então que esses termos são chamados de advérbios e de locuções adverbiais. Escreva estes dois termos no quadro. Pergunte se fazem ideia, pelo nome, de qual termo seria um advérbio - o que tem uma palavra ou mais de uma. Faça-os chegar à conclusão de que “advérbio” tem apenas uma palavra (assim como a própria palavra “advérbio” e “locução adverbial” é aquela formada por mais de uma palavra, assim como a própria classificação também).
  • Peça que se atentem aos termos “no dia 22 de novembro” e “aos cinemas”. Peça aos alunos que observem a primeira palavra de cada um e que digam se são capazes de dizer o que têm em comum (ambas as palavras são preposições). Ressalte, então, que a locução adverbial é formada por uma preposição e outras palavras, normalmente um substantivo, como a data e “cinema” que estão nos exemplos.
  • Mostre aos alunos o próximo slide, com frases para ser analisadas e peça que se organizem em duplas. (A organização dos alunos em dupla proporcionará que eles discutam as respostas, elaborem hipóteses e cheguem a conclusões sobre o que está sendo ensinado.)
  • Peça-lhes que identifiquem os advérbios e locuções adverbiais das frases e indiquem as circunstâncias expressas por eles.
  • Dê tempo para que façam a atividade e, depois, passe à socialização das respostas, pedindo a cada dupla que leia uma frase, identifique o advérbio ou a locução e diga o que ela indica. (Normalmente/modo; provavelmente/modo ou dúvida; com certeza/afirmação; ao contrário/modo; mais/intensidade). No caso de “provavelmente”, diga que pode ser considerado de modo porque se poderia dizer “de modo provável” e de dúvida, por não se ter certeza de algo. Diga, ainda, que, de forma geral, os advérbios terminados em - mente indicam modo. No caso de “mais”, se julgar adequado, explique que, no caso, é um advérbio que muda um adjetivo (realistas), mas que, em outras frases, pode ter outra classificação, por exemplo em “Comprei mais livros.”, em que é um pronome indefinido - não fala quantos livros.
  • Atenção: caso julgue que os alunos não têm pré-requisitos para fazerem a atividade chegando às respostas esperadas, apresente-lhes, antes, uma lista com alguns advérbios. Essa lista poderá ser colada no caderno ou arquivada para futuras consultas.
  • Parabenize a turma pela participação.

Materiais complementares: Computador e projetor, quadro e giz.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre aos alunos o slide acima, com frases para ser analisadas, e peça a eles que se sentem em duplas, para enriquecer a discussão e a troca de ideias entre pares.
  • Peça-lhes que identifiquem os advérbios e locuções adverbiais das frases e indiquem as circunstâncias expressas por eles.
  • Dê tempo para que façam a atividade e, depois, passe à socialização das respostas, pedindo a cada dupla que leia uma frase, identifique o advérbio ou a locução e diga o que ela indica. (Normalmente/modo; provavelmente/modo ou dúvida; com certeza/afirmação; ao contrário/modo; mais/intensidade). No caso de “provavelmente”, diga que pode ser considerado de modo porque se poderia dizer “de modo provável” e de dúvida, por não se ter certeza de algo. Diga, ainda, que, de forma geral, os advérbios terminados em -mente indicam modo. No caso de “mais”, se julgar adequado, explique que, no caso, é um advérbio que muda um adjetivo (realistas), mas que, em outras frases, pode ter outra classificação, por exemplo em “Comprei mais livros.”, em que é um pronome indefinido - não fala quantos livros.
  • Atenção: caso julgue que os alunos não têm pré-requisitos para fazerem a atividade chegando às respostas esperadas, apresente-lhes, antes, uma lista com alguns advérbios. Esta lista poderá ser colada no caderno ou arquivada para futuras consultas.
  • Parabenize a turma pela participação.

Materiais complementares: Computador e projetor; quadro e giz.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide ou transcreva a pergunta nele contida no quadro.
  • Peça aos alunos que a respondam no caderno e dê tempo para que isso aconteça.
  • Pergunte quem poderia responder a pergunta. (Os advérbios e as locuções adverbiais indicam as circunstâncias em que os fatos ocorreram ou ampliam as ideias dos adjetivos e de outros advérbios.) Logo que um aluno responder, ainda que a resposta esteja certa, pergunte a outros alunos se responderam de forma diferente, problematizando, se for o caso, a resposta, para se chegar à resposta desejada. Note, também, que os exemplos serão diferentes. Assim, aproveite o tempo para ouvir outros exemplos dos alunos e comentá-los.
  • Observação: neste plano de aula, por ser um plano introdutório, só foram trabalhadas as ideias básicas dos advérbios e das locuções adverbiais. Outros aspectos podem e devem ser trabalhados, como o fato de algumas palavras assumirem a função de advérbio, o que poderá ser feito nas próximas aulas.

Materiais complementares: Computador e projetor ou quadro e giz.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel dos advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.

Materiais necessários: Projetor ligado a computador com internet; quadro e giz.

Dificuldades antecipadas: O trabalho com advérbios e locuções adverbiais pressupõe o conhecimento de outras classes gramaticais, como o verbo e o adjetivo, que são modificados pelos advérbios. Assim, se os alunos tiverem dificuldade em identificá-los, é importante que se trabalhe os termos, não isoladamente, mas no contexto em que estão inseridos, conforme orientações que serão dadas nos slides.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso. Gramática básica da língua portuguesa. São Paulo: Lexicon. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do Português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342.

SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9

SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide para a turma, afirmando ser este o tema da aula. Leia-o em voz alta, pedindo que prestem atenção à frase que sucede o título. Pergunte o que vai ser feito (Aprender). quando será feito (Hoje), de que forma (Conjuntamente) e com que intensidade (Muito). Diga que Já começaram a aula identificando os advérbios, mas que não se trata apenas de localizar os advérbios e as locuções adverbiais em um texto, mas de entender como eles interferem no sentido deste mesmo texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Se a nova versão de O Rei Leão, a que se refere à notícia que irão ler ainda não tiver sido exibida, diga-lhes que muita gente tem comentado sobre ele. Se já tiver sido exibida, explique que, no fim de 2018, este era o assunto do momento e que muitas pessoas aguardavam o filme ansiosamente.
  • Exiba, pelo projetor, o texto “Nova versão de O Rei Leão ganha trailer. Assista!” (Disponível em Joca: o único jornal para jovens e crianças. Nova versão de O Rei Leão ganha trailer. Assista! 2018. https://jornaljoca.com.br/portal/nova-versao-de-o-rei-leao-ganha-trailer-assista/; acesso em: 28/11/.2018. )
  • Deixe que os alunos assistam ao trailer.
  • Pergunte quem pode contar o que leu e o que viu no trailer. Quando o aluno estiver contando o trailer, faça-lhe perguntas cujas respostas sejam advérbios ou locuções adverbiais, como: Onde se passam as cenas?, O leãozinho parecia estar com muito ou pouco sono quando foi despertado?, Em que momento do dia o leãozinho teria sido apresentado aos animais como novo rei?, Como os animais reagiram à apresentação do filhote de leão? (Observação: Diga para tentarem dar as respostas, usando uma ou duas palavras que não sejam verbos.)
  • Diga que essas respostas que foram dadas correspondem a advérbios e locuções adverbiais, que é o assunto da aula, como foi visto no título dela.

Materiais complementares: Computador ligado à internet e projetor.

Referências sobre o assunto:

Joca: o único jornal para jovens e crianças. Nova versão de O Rei Leão ganha trailer. Assista! Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/nova-versao-de-o-rei-leao-ganha-trailer-assista/>. Acesso em: 28/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Mostre-lhes o slide e diga aos alunos que as frases que estão sendo mostradas a eles foram retiradas ou adaptadas do texto que eles leram.
  • Peça que leiam a primeira frase e pergunte com que palavras os termos em negrito estão relacionados. (“no dia 22 de novembro” está relacionado a “lançou” e “aos cinemas” é um termo que está relacionado a “chegará”.)
  • Pergunte, em seguida, como estas palavras - “lançou” e “chegará” - são classificadas. (Verbos.) Observação: pode ser que os alunos não consigam fazer essa classificação, no caso de os verbos não ter sido citados em aulas anteriores. Se isso acontecer, pergunte para que servem estas palavras, o que elas mostram - servem para mostrar ações. Pergunte, então, que palavras podem indicar ação, estado ou fenômeno e os alunos se lembrarão, provavelmente, dos verbos.)
  • Após dada a resposta, pontue que os termos em negrito, então, estão modificando o verbo.
  • Peça que leiam a frase 2 e, como na frase 1, digam a que outras palavras estão se referindo os termos em negrito. Se necessário, reforce as perguntas com outras, como
    “A produção não fará o quê?”; o “sim” significa que a produção fará o quê?, é “mais o quê?” (“Não” e “sim” se referem a “contará”; “mais se refere a “realistas”.)
  • Pergunte, então, se as palavras “contará” e “realistas” pertencem à mesma classe gramatical (Não, “contará” é verbo e “realistas” é adjetivo.) Caso não tenham clareza de que “realistas” é adjetivo, siga o mesmo procedimento feito anteriormente, perguntando para que serve esta palavra. (Para caracterizar os cenários.) Lembre, então, que as palavras que servem para apresentar características de substantivos são chamadas de adjetivos.
  • Anote no quadro: verbos - adjetivos.
  • Peça, a seguir, para que leiam a frase 3.
  • Pergunte a que palavra “muito” está se referindo. (Talvez algum aluno diga que é a “falta”. Se isso acontecer, pergunte se a frase fala que falta muito. Se ainda não perceberem a não relação, pergunte se falta muito ou muito pouco. A resposta será “muito pouco” e então conclua que “muito” está se referindo a “pouco”.)
  • Pergunte se alguém sabe como ela é classificada. (Como a matéria está sendo introduzida, talvez ninguém saiba a classificação - advérbio.) De qualquer forma, anote, junto às palavras “verbo” e “adjetivo”, a palavra “advérbio” e diga que agora eles irão entender o que significa isso.
  • Pergunte o que indica cada termo negritado. (“no dia 22 de novembro” - tempo, “aos cinemas” - lugar,”não” - negação; “sim” - afirmação”, “mais” - intensidade, “muito” - intensidade.)
  • Pergunte o que é tudo isso em relação aos dados da notícia. (São informações sobre onde aconteceu, como… são circunstâncias.)
  • Pergunte, então, aos alunos, por que é importante que uma notícia apresente as circunstâncias em que um fato ocorre, sejam elas de tempo, de lugar, de modo, de negação ou de qualquer outra ideia possível. (As notícias trazem informações sobre algo e essas circunstâncias explicam como, onde, quando esse fato aconteceu, além de dar outras informações ou detalhá-las.)
  • Peça que leiam as frases sem as palavras em negrito e digam qual a diferença delas para as primeiras. (Além de as informações não ser suficientes para quem quer saber detalhes de tempo e espaço, no caso da frase 1, as frases podem ter seu sentido alterado - frases 2 e 3.) Leve os alunos a perceberem que “faltar pouco para ver” é diferente de “faltar muito pouco”, por exemplo.
  • Peça que observem novamente os termos grifados e pergunte se eles são formados por uma ou mais palavras. (Há termos que só têm uma palavra e outros que têm duas ou mais.)
  • Diga-lhes então que esses termos são chamados de advérbios e de locuções adverbiais. Escreva estes dois termos no quadro. Pergunte se fazem ideia, pelo nome, de qual termo seria um advérbio - o que tem uma palavra ou mais de uma. Faça-os chegar à conclusão de que “advérbio” tem apenas uma palavra (assim como a própria palavra “advérbio” e “locução adverbial” é aquela formada por mais de uma palavra, assim como a própria classificação também).
  • Peça que se atentem aos termos “no dia 22 de novembro” e “aos cinemas”. Peça aos alunos que observem a primeira palavra de cada um e que digam se são capazes de dizer o que têm em comum (ambas as palavras são preposições). Ressalte, então, que a locução adverbial é formada por uma preposição e outras palavras, normalmente um substantivo, como a data e “cinema” que estão nos exemplos.
  • Mostre aos alunos o próximo slide, com frases para ser analisadas e peça que se organizem em duplas. (A organização dos alunos em dupla proporcionará que eles discutam as respostas, elaborem hipóteses e cheguem a conclusões sobre o que está sendo ensinado.)
  • Peça-lhes que identifiquem os advérbios e locuções adverbiais das frases e indiquem as circunstâncias expressas por eles.
  • Dê tempo para que façam a atividade e, depois, passe à socialização das respostas, pedindo a cada dupla que leia uma frase, identifique o advérbio ou a locução e diga o que ela indica. (Normalmente/modo; provavelmente/modo ou dúvida; com certeza/afirmação; ao contrário/modo; mais/intensidade). No caso de “provavelmente”, diga que pode ser considerado de modo porque se poderia dizer “de modo provável” e de dúvida, por não se ter certeza de algo. Diga, ainda, que, de forma geral, os advérbios terminados em - mente indicam modo. No caso de “mais”, se julgar adequado, explique que, no caso, é um advérbio que muda um adjetivo (realistas), mas que, em outras frases, pode ter outra classificação, por exemplo em “Comprei mais livros.”, em que é um pronome indefinido - não fala quantos livros.
  • Atenção: caso julgue que os alunos não têm pré-requisitos para fazerem a atividade chegando às respostas esperadas, apresente-lhes, antes, uma lista com alguns advérbios. Essa lista poderá ser colada no caderno ou arquivada para futuras consultas.
  • Parabenize a turma pela participação.

Materiais complementares: Computador e projetor, quadro e giz.

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Orientações:

  • Mostre aos alunos o slide acima, com frases para ser analisadas, e peça a eles que se sentem em duplas, para enriquecer a discussão e a troca de ideias entre pares.
  • Peça-lhes que identifiquem os advérbios e locuções adverbiais das frases e indiquem as circunstâncias expressas por eles.
  • Dê tempo para que façam a atividade e, depois, passe à socialização das respostas, pedindo a cada dupla que leia uma frase, identifique o advérbio ou a locução e diga o que ela indica. (Normalmente/modo; provavelmente/modo ou dúvida; com certeza/afirmação; ao contrário/modo; mais/intensidade). No caso de “provavelmente”, diga que pode ser considerado de modo porque se poderia dizer “de modo provável” e de dúvida, por não se ter certeza de algo. Diga, ainda, que, de forma geral, os advérbios terminados em -mente indicam modo. No caso de “mais”, se julgar adequado, explique que, no caso, é um advérbio que muda um adjetivo (realistas), mas que, em outras frases, pode ter outra classificação, por exemplo em “Comprei mais livros.”, em que é um pronome indefinido - não fala quantos livros.
  • Atenção: caso julgue que os alunos não têm pré-requisitos para fazerem a atividade chegando às respostas esperadas, apresente-lhes, antes, uma lista com alguns advérbios. Esta lista poderá ser colada no caderno ou arquivada para futuras consultas.
  • Parabenize a turma pela participação.

Materiais complementares: Computador e projetor; quadro e giz.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide ou transcreva a pergunta nele contida no quadro.
  • Peça aos alunos que a respondam no caderno e dê tempo para que isso aconteça.
  • Pergunte quem poderia responder a pergunta. (Os advérbios e as locuções adverbiais indicam as circunstâncias em que os fatos ocorreram ou ampliam as ideias dos adjetivos e de outros advérbios.) Logo que um aluno responder, ainda que a resposta esteja certa, pergunte a outros alunos se responderam de forma diferente, problematizando, se for o caso, a resposta, para se chegar à resposta desejada. Note, também, que os exemplos serão diferentes. Assim, aproveite o tempo para ouvir outros exemplos dos alunos e comentá-los.
  • Observação: neste plano de aula, por ser um plano introdutório, só foram trabalhadas as ideias básicas dos advérbios e das locuções adverbiais. Outros aspectos podem e devem ser trabalhados, como o fato de algumas palavras assumirem a função de advérbio, o que poderá ser feito nas próximas aulas.

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