Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que possibilitem aos alunos a realização das tarefas com autonomia.
Introdução
Envie através de WhatsApp ou e-mail uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade para os alunos. Disponibilize a imagem e o trecho do conto "Chapeuzinho vermelho", disponível no slide da Introdução do plano original, e proponha aos alunos que analisem e respondam às seguintes questões:
- A qual história pertencem o trecho e a ilustração?
- Qual a função das palavras destacadas no texto?
Desenvolvimento
Convide os alunos a lerem o conto "Chapeuzinho vermelho" e avise que está faltando o final. Diga que eles deverão criar um final para a história. Envie o trecho disponível nos slides do Desenvolvimento do plano original, pelo WhatsApp ou e-mail, e dite em áudio as conjunções: e; tão/quanto; senão; mas e quando. Solicite que os alunos procurem essas palavras no texto e observem a finalidade de cada uma, escrevendo no caderno. Oriente os alunos a criarem um final para o texto utilizando conjunções para dar sentido à escrita. Disponibilize um banco de palavras com conjunções que os alunos podem utilizar na produção. Proponha aos alunos que enviem o trecho produzido ou organize um documento compartilhável e editável para que cada aluno insira o seu final. Com as produções, desenvolva um documento com a história, intitulado “Diferentes finais de Chapeuzinho vermelho”, com o trecho inicial do conto e cada final em uma página diferente. Compartilhe-o com os alunos.
Fechamento
Oriente os alunos a fazerem um registro sobre o que aprenderam em relação ao uso das conjunções no texto, respondendo à questão proposta no slide do Fechamento do plano original.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para conhecerem os diferentes finais que escreveram para a história "Chapeuzinho vermelho".