Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Roberta Tavares da Silva
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos
Objetivo específico
Resolver problemas com ideia de adição e subtração.
Conceito chave:
Situações problemas no campo aditivo.
Recursos necessários
- Lápis, borracha.
- Atividades impressas em folhas (ou passadas na lousa).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.
Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.
Retomada (slides 2 e 3)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma e discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções do (slide 4) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- Do que fala o problema?
- O que aconteceu com os pássaros?
- O que a primeira pergunta pede?
- E a segunda pergunta?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Materiais Complementares para impressão:
Retomada (slides 2 e 3)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma e discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções do (slide 4) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- Do que fala o problema?
- O que aconteceu com os pássaros?
- O que a primeira pergunta pede?
- E a segunda pergunta?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Divida a turma em duplas. Distribua a atividade impressa ou passe no quadro se preferir, apresentando o problema, pedindo que resolvam, discutindo suas ideias com um colega. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções. Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações, estimulando-os a perceber a quantidade de figurinhas que cada um possui antes e depois do jogo de bater.
Discuta com a turma:
- Artur e Gabriel possuem o mesmo número de figurinhas?
- O que quer dizer a expressão “a mais” no problema?
- O que aconteceu durante o jogo?
- O que a pergunta está pedindo?
Propósito: Os alunos deverão perceber a ideia de adição e subtração durante o jogo, ao perder e ganhar figurinhas.
Materiais Complementares para impressão:
Discussão da solução (slides 6, 7 e 8)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a esta solução. Você pode escolher essas duplas que irão colocar suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho das duplas. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 7 e 8 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Materiais Complementares:
Acesse aqui o arquivo com as resoluções da atividade.
Discussão da solução (slides 6, 7 e 8)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a esta solução. Você pode escolher essas duplas que irão colocar suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho das duplas. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 7 e 8 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 6, 7 e 8)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a esta solução. Você pode escolher essas duplas que irão colocar suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho das duplas. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 7 e 8 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- O que acharam mais fácil?
- O que acharam mais difícil?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Distribua a atividade ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula.
Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.
Discuta com a turma:
- O que você percebeu na saída do trem?
- Como foi a movimentação de passageiros?
- O que acontece quando sobem passageiros?
- E quando descem passageiros?
Materiais Complementares para impressão: