9484
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Resolução de problemas com adição e subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Resolver problemas com ideia de adição e subtração.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Tavares da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Roberta Tavares da Silva

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos

Objetivo específico

Resolver problemas com ideia de adição e subtração.

Conceito chave:

Situações problemas no campo aditivo.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas na lousa).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.

Retomada (slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma e discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções do (slide 4) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • Do que fala o problema?
  • O que aconteceu com os pássaros?
  • O que a primeira pergunta pede?
  • E a segunda pergunta?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Materiais Complementares para impressão:

Atividade retomada

Resolução da atividade retomada

Retomada (slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma e discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções do (slide 4) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • Do que fala o problema?
  • O que aconteceu com os pássaros?
  • O que a primeira pergunta pede?
  • E a segunda pergunta?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas. Distribua a atividade impressa ou passe no quadro se preferir, apresentando o problema, pedindo que resolvam, discutindo suas ideias com um colega. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções. Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações, estimulando-os a perceber a quantidade de figurinhas que cada um possui antes e depois do jogo de bater.

Discuta com a turma:

  • Artur e Gabriel possuem o mesmo número de figurinhas?
  • O que quer dizer a expressão “a mais” no problema?
  • O que aconteceu durante o jogo?
  • O que a pergunta está pedindo?

Propósito: Os alunos deverão perceber a ideia de adição e subtração durante o jogo, ao perder e ganhar figurinhas.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 6, 7 e 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a esta solução. Você pode escolher essas duplas que irão colocar suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho das duplas. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 7 e 8 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Acesse aqui o arquivo com as resoluções da atividade.

Discussão da solução (slides 6, 7 e 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a esta solução. Você pode escolher essas duplas que irão colocar suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho das duplas. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 7 e 8 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da solução (slides 6, 7 e 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a esta solução. Você pode escolher essas duplas que irão colocar suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho das duplas. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 7 e 8 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua a atividade ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula.

Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.

Discuta com a turma:

  • O que você percebeu na saída do trem?
  • Como foi a movimentação de passageiros?
  • O que acontece quando sobem passageiros?
  • E quando descem passageiros?

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Roberta Tavares da Silva

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos

Objetivo específico

Resolver problemas com ideia de adição e subtração.

Conceito chave:

Situações problemas no campo aditivo.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas na lousa).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma e discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções do (slide 4) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • Do que fala o problema?
  • O que aconteceu com os pássaros?
  • O que a primeira pergunta pede?
  • E a segunda pergunta?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Materiais Complementares para impressão:

Atividade retomada

Resolução da atividade retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma e discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções do (slide 4) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • Do que fala o problema?
  • O que aconteceu com os pássaros?
  • O que a primeira pergunta pede?
  • E a segunda pergunta?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas. Distribua a atividade impressa ou passe no quadro se preferir, apresentando o problema, pedindo que resolvam, discutindo suas ideias com um colega. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções. Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações, estimulando-os a perceber a quantidade de figurinhas que cada um possui antes e depois do jogo de bater.

Discuta com a turma:

  • Artur e Gabriel possuem o mesmo número de figurinhas?
  • O que quer dizer a expressão “a mais” no problema?
  • O que aconteceu durante o jogo?
  • O que a pergunta está pedindo?

Propósito: Os alunos deverão perceber a ideia de adição e subtração durante o jogo, ao perder e ganhar figurinhas.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a esta solução. Você pode escolher essas duplas que irão colocar suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho das duplas. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 7 e 8 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Acesse aqui o arquivo com as resoluções da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a esta solução. Você pode escolher essas duplas que irão colocar suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho das duplas. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 7 e 8 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram a esta solução. Você pode escolher essas duplas que irão colocar suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho das duplas. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 7 e 8 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua a atividade ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula.

Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.

Discuta com a turma:

  • O que você percebeu na saída do trem?
  • Como foi a movimentação de passageiros?
  • O que acontece quando sobem passageiros?
  • E quando descem passageiros?

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano