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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Dicionário: um recurso para escrever de acordo com as normas ortográficas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre identificar irregularidades ortográficas em palavras e corrigi-las utilizando o dicionário.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

Orientações:

Materiais necessários: projetor de slides, cópias de folha impressa, cartolina ou papel cartão, ferro de passar roupas e plástico.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018.

BEBETH, Cantinho da Eliza. Como plastificar em casa com o ferro de passar roupa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ. Acesso em: 2 de dezembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos de acordo com o número de alunos de sua turma.
  • Distribua as fichas de palavras com X e CH. Link para impressão: clique aqui.
  • Explique a atividade:

- As fichas se separam por cores, cada cor é um grupo de palavras do dicionário.

- Entregue um grupo de palavras para cada grupo.

- Os grupos deverão organizar as fichas de palavras por ordem alfabética de modo a explicitar qual palavra vem primeiro no dicionário.

  • Pergunte aos alunos:

- Para organizar estas palavras como elas estão no dicionário, o que devemos fazer? Espere que os alunos respondam que a organização é por ordem alfabética.

  • - Há palavras cuja letra inicial é repetida? Como organizá-las? A expectativa é que os alunos respondam que há palavras com a letra inicial repetida e que para organizá-las devemos olhar a 2ª, 3ª e 4ª letras, e assim por diante.
  • Quando o grupo terminar de ordenar as palavras coloque fita adesiva atrás de cada ficha e peça que os alunos colem no quadro de acordo com a forma como organizaram em suas carteiras.
  • Se houver alguma palavra ordenada de forma incorreta faça a correção coletiva.

Materiais complementares: projetor de slides, cópias de folhas impressas e dicionários.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas, distribua os tabuleiros, as cartelas de palavras e as fichas do jogo “A velha do dicionário”. Link para impressão: clique aqui.
  • Explique o jogo:

- Cada aluno deverá escolher as fichas do jogo X ou CH.

- O aluno que iniciar o jogo deve escolher um local no tabuleiro e colocar a ficha.

- Caso escolha o X o aluno deverá buscar nas cartelas uma palavra que ele considere que se escreva com X.

- Imediatamente o aluno deverá recorrer à busca da palavra no dicionário para saber se ela está correta ou não.

- O aluno terá 3 minutos para fazer a busca no dicionário. Se a hipótese levantada pelo aluno estiver incorreta ou extrapolar o tempo de busca, ele deverá retornar a cartela ao monte de palavras e passar a vez ao outro aluno.

- Se a hipótese levantada pelo aluno estiver correta de acordo com a confirmação no dicionário ele poderá deixar sua ficha no tabuleiro de jogo para completar a tríade: X ou CH.

- Ganha o jogo quem completar a tríade X ou CH no tabuleiro da “velha do dicionário”, lembrando que pode ser tanto na diagonal como na vertical ou na horizontal.

- Com este jogo pode-se trabalhar as demais irregularidades ortográficas, basta trocar as palavras.

Materiais complementares: tabuleiros, cartelas e fichas do jogo “A velha do dicionário”, cópias de folhas impressas e dicionários.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

- O que tem de semelhante nestas palavras? Espere que os alunos digam que CH e X têm o mesmo som.

- O que tem de diferente nestas palavras? Os alunos responderão que algumas palavras são escritas com CH e outras com X.

- A palavra foi completada corretamente? Os alunos poderão dizer que a palavra está correta ou discordarem entre si.

- Como podemos descobrir a grafia correta dessas palavras? A expectativa é que os alunos digam devemos procurar no dicionário.

  • Autorize a busca ortográfica no dicionário e peça aos alunos que escrevam a palavra correta ao lado da hipótese, no quadro de palavras.
  • Peça às duplas que registrem as descobertas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.

Orientações:

Materiais necessários: projetor de slides, cópias de folha impressa, cartolina ou papel cartão, ferro de passar roupas e plástico.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018.

BEBETH, Cantinho da Eliza. Como plastificar em casa com o ferro de passar roupa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ. Acesso em: 2 de dezembro de 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos de acordo com o número de alunos de sua turma.
  • Distribua as fichas de palavras com X e CH. Link para impressão: clique aqui.
  • Explique a atividade:

- As fichas se separam por cores, cada cor é um grupo de palavras do dicionário.

- Entregue um grupo de palavras para cada grupo.

- Os grupos deverão organizar as fichas de palavras por ordem alfabética de modo a explicitar qual palavra vem primeiro no dicionário.

  • Pergunte aos alunos:

- Para organizar estas palavras como elas estão no dicionário, o que devemos fazer? Espere que os alunos respondam que a organização é por ordem alfabética.

  • - Há palavras cuja letra inicial é repetida? Como organizá-las? A expectativa é que os alunos respondam que há palavras com a letra inicial repetida e que para organizá-las devemos olhar a 2ª, 3ª e 4ª letras, e assim por diante.
  • Quando o grupo terminar de ordenar as palavras coloque fita adesiva atrás de cada ficha e peça que os alunos colem no quadro de acordo com a forma como organizaram em suas carteiras.
  • Se houver alguma palavra ordenada de forma incorreta faça a correção coletiva.

Materiais complementares: projetor de slides, cópias de folhas impressas e dicionários.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas, distribua os tabuleiros, as cartelas de palavras e as fichas do jogo “A velha do dicionário”. Link para impressão: clique aqui.
  • Explique o jogo:

- Cada aluno deverá escolher as fichas do jogo X ou CH.

- O aluno que iniciar o jogo deve escolher um local no tabuleiro e colocar a ficha.

- Caso escolha o X o aluno deverá buscar nas cartelas uma palavra que ele considere que se escreva com X.

- Imediatamente o aluno deverá recorrer à busca da palavra no dicionário para saber se ela está correta ou não.

- O aluno terá 3 minutos para fazer a busca no dicionário. Se a hipótese levantada pelo aluno estiver incorreta ou extrapolar o tempo de busca, ele deverá retornar a cartela ao monte de palavras e passar a vez ao outro aluno.

- Se a hipótese levantada pelo aluno estiver correta de acordo com a confirmação no dicionário ele poderá deixar sua ficha no tabuleiro de jogo para completar a tríade: X ou CH.

- Ganha o jogo quem completar a tríade X ou CH no tabuleiro da “velha do dicionário”, lembrando que pode ser tanto na diagonal como na vertical ou na horizontal.

- Com este jogo pode-se trabalhar as demais irregularidades ortográficas, basta trocar as palavras.

Materiais complementares: tabuleiros, cartelas e fichas do jogo “A velha do dicionário”, cópias de folhas impressas e dicionários.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

- O que tem de semelhante nestas palavras? Espere que os alunos digam que CH e X têm o mesmo som.

- O que tem de diferente nestas palavras? Os alunos responderão que algumas palavras são escritas com CH e outras com X.

- A palavra foi completada corretamente? Os alunos poderão dizer que a palavra está correta ou discordarem entre si.

- Como podemos descobrir a grafia correta dessas palavras? A expectativa é que os alunos digam devemos procurar no dicionário.

  • Autorize a busca ortográfica no dicionário e peça aos alunos que escrevam a palavra correta ao lado da hipótese, no quadro de palavras.
  • Peça às duplas que registrem as descobertas.

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