15349
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre roda de notícias.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jardelina Oliveira Passos Moura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
A proposta da aula é realizar uma Roda de notícias adaptada a esta situação de isolamento social. Faça um vídeo para os alunos retomando o gênero Notícia, suas características e estrutura. Então, avise-os que deverão se organizar em duplas para encontrarem notícias e comentá-las. Os temas das notícias serão divididos em sessões, como em um jornal. Solicite que enviem os nomes das duplas para que você possa fazer o sorteio das sessões de cada dupla utilizando um sorteador online (disponível aqui). Algumas sugestões de sessões: política; esportes; cultura/lazer; meio ambiente; educação; saúde; tempo/clima. Após o sorteio, envie um áudio com os resultados e diga que deverão pesquisar uma notícia atual dentro da sessão que receberam; combine um prazo. Envie links de jornais online confiáveis para que não sejam enganados por fake news e jornais sensacionalistas.

Desenvolvimento
Depois de cada dupla ter encontrado sua notícia, peça (por áudio ou por escrito, via WhatsApp) que respondam por escrito às perguntas do slide “Conversando sobre as notícias”, no Plano, e compartilhem com você e com os colegas (sugestão: via Google Drive). Leia o que seus alunos responderam e oriente-os a melhorar suas respostas com comentários e propostas, comentando por escrito o Google Doc de cada dupla. Após essa revisão, envie um áudio dizendo que devem gravar um vídeo como se fossem comentaristas, apresentando e comentando a notícia e o fato ali noticiado, expressando sua opinião. Estabeleça que os vídeos deve ter, no máximo, 3 minutos, e a notícia deve ser mostrada durante o vídeo, para que fique claro do que o aluno está falando. Solicite então que postem os vídeos em um mural do Padlet feito especialmente para essa atividade. Combine um prazo.

Fechamento
Depois desse processo, compartilhe o link do mural do Padlet nas redes sociais da escola, se possível, e também com as famílias dos alunos, para prestigiarem o trabalho feito.

Convite às famílias
Convide as famílias a participarem da escolha das notícias e a apoiarem os alunos para realizarem o vídeo com comentários. Se quiserem, podem inclusive participar do vídeo, comentando também. Depois, convide-os a ver os vídeos produzidos pela turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_03ATP01

(EF67LP01) Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.

(EF67LP02) Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.

(EF67LP03) Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.

(EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.

(EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.

(EF67LP06) Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.

(EF67LP07) Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.

(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas