Atividade para impressão - Levantamento de situações-problema
Plano de Aula
Plano de aula: “Combinados pela paz”: planejamento de um Regimento escolar
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção escrita.
Materiais necessários: Haverá, nesta aula, um material a ser impresso. Ele está disponibilizado no slide correspondente ao seu uso. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.
Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”
Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem resistir à ideia de planejar um texto. Podem possuir a visão que o processo é construído de forma prosaica e fluida, portanto sem a necessidade de programar e planejar as ações para a textualização.
Referências sobre o assunto:
BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos e questione-os sobre como o regimento escolar poderia auxiliar as escolas a manter seus espaços pacíficos.
- Diante de devolutivas, possivelmente muito centradas na questão da penalização, amplie o questionamento ao indagar se somente ações punitivas são o melhor caminho para buscar o bom convívio entre os membros da comunidade escolar.
- No final, pergunte aos alunos se as regras e as normas do Regimento escolar podem apresentar caminhos de combate à violência e aos conflitos de maneira geral que vão além da punição aos envolvidos e por quê.
- Caso o professor tenha outra demanda que julgue relevante, pode substituir a temática e adaptar as atividades ao contexto. Isto pode gerar ainda mais aproximação dos alunos às atividades desenvolvidas na aula.
- É muito importante ressaltar aos alunos o papel ímpar que o planejamento tem no que se refere à produção escrita. Sua aplicabilidade vai além da definição de parâmetros, possibilita organizar as ideias e garantir que haja coesão interna e externamente. Além disso, assegura que os requisitos mínimos necessários à textualização serão garantidos, pois é muito comum aos educandos aproximarem a escrita da fala. Assim, o planejamento possibilita refletir sobre a necessidade de se considerar os aspectos mais tocantes à escrita.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Leia o enunciado do slide para os alunos ou escreva-o no quadro.
- Permita que os educandos falem abertamente sobre o assunto. Se necessário, faça indagações como:
- Vocês já presenciaram situações de violência na sala de aula?
- Já souberam de casos em que alunos ofenderam-se gravemente?
- Houve algum caso, na escola em que estudam, de agressão que acabou em hospitalização dos envolvidos?
- Alguém já assistiu a casos de violência escolar na televisão ou na internet?
- Quando tratamos dos casos de violência, estamos apenas nos referindo a casos de agressão física?
- O que é agressão verbal?
- O que é agressão psicológica?
- O bullying é uma situação de violência?
- No final do processo, separe os alunos em grupos de quatro.
- Observação: Por se tratar de temática delicada, sugere-se que o professor conduza a discussão com sensibilidade e cuidado em relação a possíveis casos que sejam relatados pelos alunos. Sugere-se, também, que o professor amplie seu repertório caso haja necessidade de aprofundar a abordagem do assunto com os alunos. Abaixo segue uma lista de obras que podem interessar ao professor:
BLAYA, Catherine. Violência e maus-tratos em meio escolar. 1ª ed. Instituto Piaget. 2007. 143 p. v. 1.
HABIGZANG, Luísa; KOLLER, Sílvia. Violência contra crianças e adolescentes: teoria, pesquisa e prática. 1ª. ed. Artmed, 2016. 280 p. v. 1.
JACOB, Jeannette; JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. 1ª ed. Artmed, 2016. 248 p. v. 1.
TOGNETTA,Luciene Regina Paulino. É possível superar a violência na escola? 1ª ed. Editora do Brasil. 2012. 176 p. v.1.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações:
- Entregue aos alunos o impresso que consta nos Materiais complementares, logo abaixo.
- Peça para que completem a lista. É importante que haja uma quantidade mínima para realizar a atividade. Por isso, sugere-se que haja cinco situações apontadas em cada grupo.
- O tempo para esta atividade é de 10 minutos.
Materiais complementares: A atividade para impressão, citada acima, encontra-se neste link.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue aos alunos o impresso que consta nos Materiais complementares, logo abaixo.
- Reflita com os alunos sobre o importante papel que o Regimento escolar tem, por ser um documento que orienta e normatiza as ações no âmbito escolar. Por ser um instrumento democrático, qualquer integrante da comunidade escolar pode sugerir alterações ou mesmo sugerir novas normas e regras. Situações de violência podem ser previamente resolvidas, ou pelo menos minimizadas, se o Regimento escolar for utilizado. Por isso, é importante que ele seja amplo e sempre receba atualizações que o tornem melhor e mais efetivo. A escola é uma instituição que precisa se adequar às situações da vida contemporânea, por isso, sempre que uma nova demanda surgir, a escola precisa reformular ou adequar o Regimento a ela. Pensemos no caso das escolas da década de 90. Seria necessário criar uma normatização para a utilização dos aparelhos celulares em sala de aula? É certo que não, pois eram mínimas estas ocorrências. Já nos anos 2010, esta realidade é completamente diferente. Muitos alunos possuem este recurso tecnológico, e isso obriga a escola a se adequar, ou seja, a pensar em como a utilização deste aparato tecnológico impacta na aula e aprendizagem. Assim, precisa definir por meio de regras como se pode utilizar o celular em aula.
- Oriente os alunos a pensar nos itens apontados no slide.
- Enquanto os alunos se encontram produzindo as sugestões, passe pelos grupos sondando e oferecendo auxílio a quem solicitar.
- Quando terminarem, recolha todas as atividades.
- O tempo para esta etapa é de 22 minutos.
- Observação: Pode ser necessário mais tempo para desenvolver esta aula. Neste caso, reorganize as atividades considerando a realidade e o procedimento que julgar pertinentes. Duas aulas, em geral, são o suficiente para a preparação.
Materiais complementares: A atividade para impressão, citada acima, encontra-se neste link
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Retome com os alunos as características gerais do gênero Regimento escolar.
- Alerte-os sobre o fato de que, para caracterizar um texto como sendo pertencente ao gênero em questão, há necessidade de perceber a aplicação destas características na etapa de textualização.
Para além da aula:
- Analise o material produzido pelos grupos. Faça anotações que antecipem melhoras nas informações e que possibilitem aos grupos identificar e sanar possíveis desalinhamentos em relação à proposta central e ao gênero em questão.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula sobre produção de textos, que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero Regimento Escolar.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual;
Editor de texto, como Word ou similar, no computador; ou Notas (editáveis), no celular. Escolha o que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Google Forms (tutorial disponível aqui);
Google Docs (permite produzir e editar textos coletivamente; tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais: Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o Ensino Remoto, de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, com critérios de avaliação claros e socialização de produções. É importante informar aos estudantes que irão trabalhar em equipes em todas as etapas, se você puder contar com as ferramentas do Google Docs (escrita compartilhada e colaborativa), ou apenas na revisão, em que poderão enviar os textos por WhatsApp ao colega revisor. Estabeleça, desde essa primeira mensagem, como será a escolha ou determinação da equipe. O professor deve ter em mente a sua turma e a tônica das relações de trabalho e amizade, para definir se o processo de escolha ficará mais na mão do professor ou dos estudantes. Reforce a ideia de textos autorais, originais, e a importância de assumir esse contrato e essa responsabilidade.
Introdução: A utilização do Regimento Escolar como ferramenta de resolução de conflitos cotidianos na escola
Esta etapa da adaptação corresponde ao plano LPO7_04SQA13. Entre em contato com os alunos por WhatsApp ou e-mail, e explique que nas próximas aulas eles irão refletir sobre uma temática de bastante importância para a escola e, a partir disso, planejar, produzir e revisar um texto para compor o trecho de um Regimento Escolar, visando a resolução de conflitos cotidianos no ambiente escolar. Para dar início a essa reflexão, envie aos alunos os seguintes questionamentos, previamente digitados em um documento de Word: Como o Regimento Escolar pode auxiliar as escolas a manterem seus espaços pacíficos? Como os conflitos se apresentam no cotidiano escolar? Vocês já presenciaram situações de violência na sala de aula? Já souberam de casos em que alunos se ofenderam gravemente? Houve algum caso de agressão, na escola em que estudam, que acabou em hospitalização dos envolvidos? Alguém já assistiu a casos de violência escolar na televisão ou na internet? Quando tratamos dos casos de violência, estamos apenas nos referindo a casos de agressão física? O que é agressão verbal? O que é agressão psicológica? O bullying é uma situação de violência? Oriente os alunos a se organizarem em grupos para interagir e discutir as questões; não é necessário respondê-las por escrito.
Ainda nesse contato, explique que, a partir das discussões, cada grupo irá fazer um levantamento das situações-problema e fazer uma lista com ao menos 5 relatos, preenchendo o formulário que será enviado por você. Eles terão que preencher também o formulário com as sugestões para aplacar os problemas levantados utilizando o Regimento Escolar. Uma sugestão para agilizar a realização dessa atividade é usar a ferramenta Google Forms, criando formulários com essas duas atividades, de listar problemas e sugerir soluções. Estabeleça um prazo para os alunos discutirem as questões iniciais em seus grupos, produzirem as listas de situações-problema e de sugestões, e devolverem a você.
Para finalizar esta etapa, organize uma devolutiva para os alunos comentando o levantamento das situações-problema feitas por eles e também as soluções propostas. Nessa devolutiva, que pode ser feita por meio da gravação de áudio ou vídeo, retome com os alunos as características gerais do gênero Regimento Escolar; para isso, guie-se pelo slide de fechamento do plano original.
Desenvolvimento: Textualização: produção de um trecho de Regimento Escolar
As instruções desta etapa referem-se ao plano LPO7_04SQA14. Entre em contato com os alunos por áudio ou e-mail, e provoque uma reflexão sobre as condições de produção de um texto. Peça que reflitam sobre a seguinte questão: por que precisamos nos programar para realizar uma atividade escrita? Ressalte a importância do planejamento da escrita para que a intenção comunicativa seja cumprida. Retome, então, os passos realizados na etapa anterior, e diga que agora eles irão planejar a escrita de um trecho de Regimento Escolar, com combinados para o estabelecimento da paz e da harmonia em ambiente escolar, a fim de solucionar as situações-problema por eles levantadas. Explique que farão uma lista de verificação (checklist) para guiar o processo de escrita, e que essa checklist será constituída por aspectos estruturais e textuais do gênero (explique item a item). Depois de feitos contato e explicação, envie aos alunos os arquivos da lista de verificação e da rubrica, disponíveis em materiais complementares. Envie um novo áudio aos alunos explicando a nova tarefa. Diga que, com a lista de verificação em mãos, eles deverão iniciar o processo de produção da primeira versão do trecho de Regimento Escolar, que deve seguir sempre os critérios de avaliação estabelecidos na checklist. Explique que a rubrica será utilizada somente após a escrita da primeira versão. Para melhor orientá-los, siga as instruções do slide de desenvolvimento do plano original e envie também a rubrica, baseada na lista de verificação. Estabeleça um prazo para execução dessa tarefa de produção escrita (que poderá ser realizada utilizando o Google Docs). Explique que, após a conclusão da escrita, eles devem efetuar a primeira revisão com base na rubrica encaminhada, fazendo as adequações necessárias, e, depois disso, devem enviar a primeira versão do texto.
Para o encerramento desta etapa de escrita, peça que os alunos enviem a você comentários sobre possíveis dificuldades que tiveram. Após receber os comentários, faça sua devolutiva sobre as dificuldades e explique que na próxima aula será feita a revisão e a edição do texto.
Faça uma correção das produções com sugestões que ultrapassem o caráter gramatical e ortográfico do texto, conforme evidenciado na rubrica.
Fechamento: Vamos revisar nosso trecho de Regimento Escolar
Esta etapa corresponde ao plano LPO7_04SQA15. Para iniciá-la, envie um áudio aos alunos motivando-os a efetuarem a revisão de seus textos, conforme as orientações do slide de introdução do plano original. Envie a eles, então, o texto produzido na etapa anterior com seus apontamentos e indicações de melhorias. Peça que consultem novamente a lista de verificação, enviada na etapa anterior e disponível nos materiais complementares deste plano. Explique novamente os critérios de avaliação da rubrica e determine um prazo para que a equipe interaja e cada aluno proceda à edição de seu texto, de acordo com as sugestões recebidas. Após nova revisão e edição do texto, peça que seja escolhido um representante de cada equipe para explicar, por meio de um áudio, como a revisão e a edição contribuíram para a qualificação do texto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a discutirem com os familiares sobre as situações-problema listadas por eles e sobre as sugestões propostas. É sempre importante envolver a comunidade nas questões cotidianas da escola. Os textos produzidos podem ainda ser apreciados pelos familiares. Incentive os alunos a enviá-los aos responsáveis. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: “Combinados pela paz”: planejamento de um Regimento escolar
Finalidade da aula: Problematizar situações de violência no ambiente escolar e mesmo entre os alunos da própria sala e sugerir que pensem em regras e combinados que ajudem a evitar tais situações que poderiam ser sistematizadas em um regimento. Além disso, organizar os critérios de avaliação em relação à adequação da escrita do gênero.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Regimento escolar
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP19
Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.