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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - “Combinados pela paz”: planejamento de um Regimento escolar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre “Combinados pela paz”: planejamento de um Regimento escolar

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção escrita.

Materiais necessários: Haverá, nesta aula, um material a ser impresso. Ele está disponibilizado no slide correspondente ao seu uso. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem resistir à ideia de planejar um texto. Podem possuir a visão que o processo é construído de forma prosaica e fluida, portanto sem a necessidade de programar e planejar as ações para a textualização.

Referências sobre o assunto:

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos e questione-os sobre como o regimento escolar poderia auxiliar as escolas a manter seus espaços pacíficos.
  • Diante de devolutivas, possivelmente muito centradas na questão da penalização, amplie o questionamento ao indagar se somente ações punitivas são o melhor caminho para buscar o bom convívio entre os membros da comunidade escolar.
  • No final, pergunte aos alunos se as regras e as normas do Regimento escolar podem apresentar caminhos de combate à violência e aos conflitos de maneira geral que vão além da punição aos envolvidos e por quê.
  • Caso o professor tenha outra demanda que julgue relevante, pode substituir a temática e adaptar as atividades ao contexto. Isto pode gerar ainda mais aproximação dos alunos às atividades desenvolvidas na aula.
  • É muito importante ressaltar aos alunos o papel ímpar que o planejamento tem no que se refere à produção escrita. Sua aplicabilidade vai além da definição de parâmetros, possibilita organizar as ideias e garantir que haja coesão interna e externamente. Além disso, assegura que os requisitos mínimos necessários à textualização serão garantidos, pois é muito comum aos educandos aproximarem a escrita da fala. Assim, o planejamento possibilita refletir sobre a necessidade de se considerar os aspectos mais tocantes à escrita.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Leia o enunciado do slide para os alunos ou escreva-o no quadro.
  • Permita que os educandos falem abertamente sobre o assunto. Se necessário, faça indagações como:
  • Vocês já presenciaram situações de violência na sala de aula?
  • Já souberam de casos em que alunos ofenderam-se gravemente?
  • Houve algum caso, na escola em que estudam, de agressão que acabou em hospitalização dos envolvidos?
  • Alguém já assistiu a casos de violência escolar na televisão ou na internet?
  • Quando tratamos dos casos de violência, estamos apenas nos referindo a casos de agressão física?
  • O que é agressão verbal?
  • O que é agressão psicológica?
  • O bullying é uma situação de violência?
  • No final do processo, separe os alunos em grupos de quatro.
  • Observação: Por se tratar de temática delicada, sugere-se que o professor conduza a discussão com sensibilidade e cuidado em relação a possíveis casos que sejam relatados pelos alunos. Sugere-se, também, que o professor amplie seu repertório caso haja necessidade de aprofundar a abordagem do assunto com os alunos. Abaixo segue uma lista de obras que podem interessar ao professor:

BLAYA, Catherine. Violência e maus-tratos em meio escolar. 1ª ed. Instituto Piaget. 2007. 143 p. v. 1.

HABIGZANG, Luísa; KOLLER, Sílvia. Violência contra crianças e adolescentes: teoria, pesquisa e prática. 1ª. ed. Artmed, 2016. 280 p. v. 1.

JACOB, Jeannette; JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. 1ª ed. Artmed, 2016. 248 p. v. 1.

TOGNETTA,Luciene Regina Paulino. É possível superar a violência na escola? 1ª ed. Editora do Brasil. 2012. 176 p. v.1.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos o impresso que consta nos Materiais complementares, logo abaixo.
  • Peça para que completem a lista. É importante que haja uma quantidade mínima para realizar a atividade. Por isso, sugere-se que haja cinco situações apontadas em cada grupo.
  • O tempo para esta atividade é de 10 minutos.

Materiais complementares: A atividade para impressão, citada acima, encontra-se neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos alunos o impresso que consta nos Materiais complementares, logo abaixo.
  • Reflita com os alunos sobre o importante papel que o Regimento escolar tem, por ser um documento que orienta e normatiza as ações no âmbito escolar. Por ser um instrumento democrático, qualquer integrante da comunidade escolar pode sugerir alterações ou mesmo sugerir novas normas e regras. Situações de violência podem ser previamente resolvidas, ou pelo menos minimizadas, se o Regimento escolar for utilizado. Por isso, é importante que ele seja amplo e sempre receba atualizações que o tornem melhor e mais efetivo. A escola é uma instituição que precisa se adequar às situações da vida contemporânea, por isso, sempre que uma nova demanda surgir, a escola precisa reformular ou adequar o Regimento a ela. Pensemos no caso das escolas da década de 90. Seria necessário criar uma normatização para a utilização dos aparelhos celulares em sala de aula? É certo que não, pois eram mínimas estas ocorrências. Já nos anos 2010, esta realidade é completamente diferente. Muitos alunos possuem este recurso tecnológico, e isso obriga a escola a se adequar, ou seja, a pensar em como a utilização deste aparato tecnológico impacta na aula e aprendizagem. Assim, precisa definir por meio de regras como se pode utilizar o celular em aula.
  • Oriente os alunos a pensar nos itens apontados no slide.
  • Enquanto os alunos se encontram produzindo as sugestões, passe pelos grupos sondando e oferecendo auxílio a quem solicitar.
  • Quando terminarem, recolha todas as atividades.
  • O tempo para esta etapa é de 22 minutos.
  • Observação: Pode ser necessário mais tempo para desenvolver esta aula. Neste caso, reorganize as atividades considerando a realidade e o procedimento que julgar pertinentes. Duas aulas, em geral, são o suficiente para a preparação.

Materiais complementares: A atividade para impressão, citada acima, encontra-se neste link

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Retome com os alunos as características gerais do gênero Regimento escolar.
  • Alerte-os sobre o fato de que, para caracterizar um texto como sendo pertencente ao gênero em questão, há necessidade de perceber a aplicação destas características na etapa de textualização.

Para além da aula:

  • Analise o material produzido pelos grupos. Faça anotações que antecipem melhoras nas informações e que possibilitem aos grupos identificar e sanar possíveis desalinhamentos em relação à proposta central e ao gênero em questão.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção escrita.

Materiais necessários: Haverá, nesta aula, um material a ser impresso. Ele está disponibilizado no slide correspondente ao seu uso. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem resistir à ideia de planejar um texto. Podem possuir a visão que o processo é construído de forma prosaica e fluida, portanto sem a necessidade de programar e planejar as ações para a textualização.

Referências sobre o assunto:

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos e questione-os sobre como o regimento escolar poderia auxiliar as escolas a manter seus espaços pacíficos.
  • Diante de devolutivas, possivelmente muito centradas na questão da penalização, amplie o questionamento ao indagar se somente ações punitivas são o melhor caminho para buscar o bom convívio entre os membros da comunidade escolar.
  • No final, pergunte aos alunos se as regras e as normas do Regimento escolar podem apresentar caminhos de combate à violência e aos conflitos de maneira geral que vão além da punição aos envolvidos e por quê.
  • Caso o professor tenha outra demanda que julgue relevante, pode substituir a temática e adaptar as atividades ao contexto. Isto pode gerar ainda mais aproximação dos alunos às atividades desenvolvidas na aula.
  • É muito importante ressaltar aos alunos o papel ímpar que o planejamento tem no que se refere à produção escrita. Sua aplicabilidade vai além da definição de parâmetros, possibilita organizar as ideias e garantir que haja coesão interna e externamente. Além disso, assegura que os requisitos mínimos necessários à textualização serão garantidos, pois é muito comum aos educandos aproximarem a escrita da fala. Assim, o planejamento possibilita refletir sobre a necessidade de se considerar os aspectos mais tocantes à escrita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Leia o enunciado do slide para os alunos ou escreva-o no quadro.
  • Permita que os educandos falem abertamente sobre o assunto. Se necessário, faça indagações como:
  • Vocês já presenciaram situações de violência na sala de aula?
  • Já souberam de casos em que alunos ofenderam-se gravemente?
  • Houve algum caso, na escola em que estudam, de agressão que acabou em hospitalização dos envolvidos?
  • Alguém já assistiu a casos de violência escolar na televisão ou na internet?
  • Quando tratamos dos casos de violência, estamos apenas nos referindo a casos de agressão física?
  • O que é agressão verbal?
  • O que é agressão psicológica?
  • O bullying é uma situação de violência?
  • No final do processo, separe os alunos em grupos de quatro.
  • Observação: Por se tratar de temática delicada, sugere-se que o professor conduza a discussão com sensibilidade e cuidado em relação a possíveis casos que sejam relatados pelos alunos. Sugere-se, também, que o professor amplie seu repertório caso haja necessidade de aprofundar a abordagem do assunto com os alunos. Abaixo segue uma lista de obras que podem interessar ao professor:

BLAYA, Catherine. Violência e maus-tratos em meio escolar. 1ª ed. Instituto Piaget. 2007. 143 p. v. 1.

HABIGZANG, Luísa; KOLLER, Sílvia. Violência contra crianças e adolescentes: teoria, pesquisa e prática. 1ª. ed. Artmed, 2016. 280 p. v. 1.

JACOB, Jeannette; JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. 1ª ed. Artmed, 2016. 248 p. v. 1.

TOGNETTA,Luciene Regina Paulino. É possível superar a violência na escola? 1ª ed. Editora do Brasil. 2012. 176 p. v.1.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

  • Entregue aos alunos o impresso que consta nos Materiais complementares, logo abaixo.
  • Peça para que completem a lista. É importante que haja uma quantidade mínima para realizar a atividade. Por isso, sugere-se que haja cinco situações apontadas em cada grupo.
  • O tempo para esta atividade é de 10 minutos.

Materiais complementares: A atividade para impressão, citada acima, encontra-se neste link.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos alunos o impresso que consta nos Materiais complementares, logo abaixo.
  • Reflita com os alunos sobre o importante papel que o Regimento escolar tem, por ser um documento que orienta e normatiza as ações no âmbito escolar. Por ser um instrumento democrático, qualquer integrante da comunidade escolar pode sugerir alterações ou mesmo sugerir novas normas e regras. Situações de violência podem ser previamente resolvidas, ou pelo menos minimizadas, se o Regimento escolar for utilizado. Por isso, é importante que ele seja amplo e sempre receba atualizações que o tornem melhor e mais efetivo. A escola é uma instituição que precisa se adequar às situações da vida contemporânea, por isso, sempre que uma nova demanda surgir, a escola precisa reformular ou adequar o Regimento a ela. Pensemos no caso das escolas da década de 90. Seria necessário criar uma normatização para a utilização dos aparelhos celulares em sala de aula? É certo que não, pois eram mínimas estas ocorrências. Já nos anos 2010, esta realidade é completamente diferente. Muitos alunos possuem este recurso tecnológico, e isso obriga a escola a se adequar, ou seja, a pensar em como a utilização deste aparato tecnológico impacta na aula e aprendizagem. Assim, precisa definir por meio de regras como se pode utilizar o celular em aula.
  • Oriente os alunos a pensar nos itens apontados no slide.
  • Enquanto os alunos se encontram produzindo as sugestões, passe pelos grupos sondando e oferecendo auxílio a quem solicitar.
  • Quando terminarem, recolha todas as atividades.
  • O tempo para esta etapa é de 22 minutos.
  • Observação: Pode ser necessário mais tempo para desenvolver esta aula. Neste caso, reorganize as atividades considerando a realidade e o procedimento que julgar pertinentes. Duas aulas, em geral, são o suficiente para a preparação.

Materiais complementares: A atividade para impressão, citada acima, encontra-se neste link

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Retome com os alunos as características gerais do gênero Regimento escolar.
  • Alerte-os sobre o fato de que, para caracterizar um texto como sendo pertencente ao gênero em questão, há necessidade de perceber a aplicação destas características na etapa de textualização.

Para além da aula:

  • Analise o material produzido pelos grupos. Faça anotações que antecipem melhoras nas informações e que possibilitem aos grupos identificar e sanar possíveis desalinhamentos em relação à proposta central e ao gênero em questão.
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