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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sílabas e mais sílabas… Tantas palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Sílabas e mais sílabas… Tantas palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Rabelo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de relacionar elementos sonoros [sílabas, fonemas, partes de palavras] à sua representação escrita.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações;
Textos do plano (disponíveis aqui); 
Canais para videochamada e compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Vídeos sugeridos para o plano adaptado (cantigas):
* Roda, roda roda (disponível aqui);
* A janelinha (disponível aqui).

Introdução
Inicie a aula com muita animação, chamando-os pelo WhatsApp através de uma videochamada, e convide-os a cantar e dançar uma cantiga assistindo ao vídeo disponível aqui. Explique que esta é uma cantiga de roda e pergunte se já brincaram de roda, quais música usaram, de quais mais gostaram. O professor, como escriba, pode fazer uma lista com os nomes das cantigas conhecidas para dispor na sala em momento oportuno.

Desenvolvimento
Após o contato inicial com cantigas, explique que eles serão desafiados a encontrar palavras e, a partir delas, estudar sons de algumas sílabas. Utilize como critério palavras que você possa problematizar através de intervenções (perguntas para os alunos), partindo das sílabas e suas sonoridades, como, por exemplo: o “PE” de peixe é o mesmo “PE” de alguém da turma? E o “RO”? Na palavra PALMA, qual é a última sílaba? Tem alguém que termina com esta mesma sílaba? Conforme o desempenho dos alunos, poderão surgir outras intervenções; então, aproveite este momento para contribuir com os avanços da turma. Depois do diálogo, cante a cantiga “A janelinha” para atrair e manter a atenção de todos. Depois, apresente o vídeo para que cantem junto, observando/lendo a legenda (disponível aqui). O material de apoio do plano original está disponível aqui.

Fechamento
Incentive-os a cantar mais vezes as cantigas apresentadas, de preferência acompanhando a legenda para fazerem a leitura enquanto cantam. Incentive-os também a utilizar os nomes dos amigos como referência para relacionar os sons às grafias. Por exemplo: o “JA” da janelinha é igual ao nome de quem?

Convite às famílias
Acompanhe o acesso da criança à videoaula e auxilie quando for preciso, incentivando que brinque e cante com as cantigas. Sinta-se convidado a participar também deste momento lúdico.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO1_12ATS01

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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