Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de relacionar elementos sonoros [sílabas, fonemas, partes de palavras] à sua representação escrita.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada e compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Vídeos sugeridos para o plano adaptado (cantigas):
* Roda, roda roda (disponível aqui);
* A janelinha (disponível aqui).
Introdução
Inicie a aula com muita animação, chamando-os pelo WhatsApp através de uma videochamada, e convide-os a cantar e dançar uma cantiga assistindo ao vídeo disponível aqui. Explique que esta é uma cantiga de roda e pergunte se já brincaram de roda, quais música usaram, de quais mais gostaram. O professor, como escriba, pode fazer uma lista com os nomes das cantigas conhecidas para dispor na sala em momento oportuno.
Desenvolvimento
Após o contato inicial com cantigas, explique que eles serão desafiados a encontrar palavras e, a partir delas, estudar sons de algumas sílabas. Utilize como critério palavras que você possa problematizar através de intervenções (perguntas para os alunos), partindo das sílabas e suas sonoridades, como, por exemplo: o “PE” de peixe é o mesmo “PE” de alguém da turma? E o “RO”? Na palavra PALMA, qual é a última sílaba? Tem alguém que termina com esta mesma sílaba? Conforme o desempenho dos alunos, poderão surgir outras intervenções; então, aproveite este momento para contribuir com os avanços da turma. Depois do diálogo, cante a cantiga “A janelinha” para atrair e manter a atenção de todos. Depois, apresente o vídeo para que cantem junto, observando/lendo a legenda (disponível aqui). O material de apoio do plano original está disponível aqui.
Fechamento
Incentive-os a cantar mais vezes as cantigas apresentadas, de preferência acompanhando a legenda para fazerem a leitura enquanto cantam. Incentive-os também a utilizar os nomes dos amigos como referência para relacionar os sons às grafias. Por exemplo: o “JA” da janelinha é igual ao nome de quem?
Convite às famílias
Acompanhe o acesso da criança à videoaula e auxilie quando for preciso, incentivando que brinque e cante com as cantigas. Sinta-se convidado a participar também deste momento lúdico.
Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato
Código: LPO1_12ATS01
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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