Nesta proposta, veja como conduzir o momento do banhos das crianças respeitando o corpo delas e promovendo o autocuidado.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara de Mello
Mentor: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O Eu, o Nós e o Outro. Corpo, Gestos e Movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
Abordagem didática: as interações professor-bebê e bebê-bebê são essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento. Uma opção é a massagem que, por meio do toque, possibilita a troca de carinho e doação ao outro tanto para quem faz quanto para quem recebe. Ela também permite conhecer as partes do corpo e perceber as sensações que cada uma delas gera, o que contribui para desenvolver a ideia de autoconhecimento e autocuidado. É interessante propor às famílias uma discussão sobre vínculos e organizar momentos de massagem entre elas e seus filhos.
Código: EDI1_12UND01
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes