Nesta atividade, uma leitura serve como inspiração para uma nova brincadeira de faz-de-conta.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Deborah Cristina Conceição Paiva
Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós e Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base:
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Abordagem didática: Os momentos de alimentação são ricos em aprendizagens. Eles permitem trocas afetivas e inserção social, além de conscientização sobre o próprio corpo e o do outro também. O professor pode organizar essa experiência de maneira a permitir às crianças conhecerem seus gostos e preferências, desenvolverem hábitos alimentares saudáveis e entrarem em contato com elementos de nossa cultura – o que e como comemos, como organizamos a mesa, quais talheres usamos etc. Nessas atividades, são propostas ações para que as crianças possam adquirir autonomia no cuidado de si mesmas.
Código: EDI2_04UND05
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes