15031
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrindo a concordância verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre a concordância verbal

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer e reconhecer a concordância verbal a fim de utilizá-la nas situações em que ela é requerida.

Materiais necessários: Anúncios publicitários, lápis.

Dificuldades antecipadas: Compreender as inadequações e as adequações da concordância verbal nos anúncios.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed.. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe aos alunos que estudarão a concordância verbal-padrão da língua portuguesa.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Divida a sala em grupos e cole cartazes nas paredes.
  • Solicite aos grupos que andem pela sala e vejam se existe alguma inadequação nos cartazes.
  • Peça que os alunos anotem quais seriam as inadequações de cada cartaz em relação à concordância entre o sujeito e o verbo.

.

Materiais complementares: Cartazes.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Entregue um cartaz para cada grupo.
  • Peça que responda às seguintes questões:
  • Sublinhe o verbo.
  • O verbo concorda com qual pronome pessoal?
  • Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?

3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz as inadequações anotadas e as respostas das questões.

Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.

Link para as respostas aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue um cartaz para cada grupo.
  • Peça que responda às seguintes questões:
  • Sublinhe o verbo.
  • O verbo concorda com qual pronome pessoal?
  • Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?

3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz, as inadequações anotadas e as respostas das questões.

Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.

Link para as respostas aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue um cartaz para cada grupo.
  • Peça que responda às seguintes questões:
  • Sublinhe o verbo.
  • O verbo concorda com qual pronome pessoal?
  • Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?

3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz, as inadequações anotadas e as respostas das questões.

Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.

Link para as respostas aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue um cartaz para cada grupo.
  • Peça que responda às seguintes questões:
  • Sublinhe o verbo.
  • O verbo concorda com qual pronome pessoal?
  • Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?

3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz, as inadequações anotadas e as respostas das questões.

Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.

Link para as respostas aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos alunos que escrevam no caderno a resposta ao seguinte questionamento:
  • Com qual elemento vocês acham que o verbo deve concordar?
  • Destaque a regra da concordância verbal em cada cartaz e discuta com os alunos a regra geral.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer e reconhecer a concordância verbal a fim de utilizá-la nas situações em que ela é requerida.

Materiais necessários: Anúncios publicitários, lápis.

Dificuldades antecipadas: Compreender as inadequações e as adequações da concordância verbal nos anúncios.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed.. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe aos alunos que estudarão a concordância verbal-padrão da língua portuguesa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Divida a sala em grupos e cole cartazes nas paredes.
  • Solicite aos grupos que andem pela sala e vejam se existe alguma inadequação nos cartazes.
  • Peça que os alunos anotem quais seriam as inadequações de cada cartaz em relação à concordância entre o sujeito e o verbo.

.

Materiais complementares: Cartazes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Entregue um cartaz para cada grupo.
  • Peça que responda às seguintes questões:
  • Sublinhe o verbo.
  • O verbo concorda com qual pronome pessoal?
  • Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?

3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz as inadequações anotadas e as respostas das questões.

Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.

Link para as respostas aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue um cartaz para cada grupo.
  • Peça que responda às seguintes questões:
  • Sublinhe o verbo.
  • O verbo concorda com qual pronome pessoal?
  • Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?

3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz, as inadequações anotadas e as respostas das questões.

Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.

Link para as respostas aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue um cartaz para cada grupo.
  • Peça que responda às seguintes questões:
  • Sublinhe o verbo.
  • O verbo concorda com qual pronome pessoal?
  • Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?

3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz, as inadequações anotadas e as respostas das questões.

Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.

Link para as respostas aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue um cartaz para cada grupo.
  • Peça que responda às seguintes questões:
  • Sublinhe o verbo.
  • O verbo concorda com qual pronome pessoal?
  • Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?

3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz, as inadequações anotadas e as respostas das questões.

Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.

Link para as respostas aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos alunos que escrevam no caderno a resposta ao seguinte questionamento:
  • Com qual elemento vocês acham que o verbo deve concordar?
  • Destaque a regra da concordância verbal em cada cartaz e discuta com os alunos a regra geral.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP56 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano