14993
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os efeitos de sentido das figuras de linguagem: ironia, hipérbole, eufemismo e antítese

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Os efeitos de sentido das figuras de linguagem: ironia, hipérbole, eufemismo e antítese

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Angeline Pacheco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Os efeitos de sentido das figuras de linguagem: ironia, hipérbole, eufemismo e antítese
Finalidade da aula: Revisar e reconhecer os efeitos de sentido e significações produzidos pelas figuras de linguagem: ironia, hipérbole, eufemismo e antítese para o desenvolvimento da capacidade de interpretação e construção de textos.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP37
Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso deste plano em sequência.  

Código: LPO8_13ATS03

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas