Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os efeitos de sentido das figuras de linguagem ironia, antítese, eufemismo e hipérbole, evidenciando mecanismos de (re)construção do texto e de seus sentidos.
Materiais necessários: Aparelho multimídia; vídeo Figuras de pensamento - Bom de língua https://www.youtube.com/watch?v=EXURhqN6paM; pacote com trechos das músicas selecionadas, Dicionário da língua portuguesa.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação de alguns termos e palavras rebuscadas das músicas.
Referências sobre o assunto:
SASAOKA, A. A. Figuras de linguagem ou de estilo. Linguagem de cobra: estilística e metalinguagem. Disponível em: <http://www.gargantadaserpente.com/linguagem/figuras.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2018.
YOUTUBE. Vídeo: O cavalo que defecava dinheiro. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7tAOTbO-TSc>. Acesso em: 18 nov. 2018.
ROSA DE SARON. Além do meu jardim. São Paulo: Som Livre, 2005. Disco Casa dos espelhos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LWEPlfg6Y3U>. Acesso em: 20 nov. 2018.
LEGIÃO URBANA. Pais e filhos. São Paulo: EMI Records, 1989. Disco As quatro estações. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sfixHYBWaiU>. Acesso em: 20 nov. 2018.
SUPERCOMBO. Amianto. Espírito Santo: 2014. DIsco Amianto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vRiA8cq0ZtA>. Acesso em: 20 nov. 2018.
LEGIÃO URBANA. Metrópole. São Paulo: EMI REcords, 1986. Disco Dois. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YWPmU3dEncc>. Acesso em: 20 nov. 2018.
LEGIÃO URBANA. Que país é este? São Paulo: EMI Records, 1987. Disco Que país é este?. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CqttYsSYA3k>. Acesso em: 20 nov. 2018.
DJAVAN. Se. São Paulo: Sony Music, 1992. Disco Coisa de acender. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4QiuEe43YJw>. Acesso em: 20 nov. 2018.
CAZUZA. Brasil. São Paulo: Universal Music, 1999. Disco Ideologia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDuoe729egU>. Acesso em: 20 nov. 2018.
CARLOS, R. Eu quero apenas. Rio de Janeiro: CBS, 1974. Disco Roberto Carlos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h6lGF8JUj4M>. Acesso em: 20 nov. 2018.
VELOSO, C. Podres Poderes. São Paulo: Phillips, 1984. Disco Velô. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nZr1Op3FIkk>. Acesso em: 20 nov. 2018.
POLLO. Vagalumes. São Paulo: Radar Records, 2012. Disco Vim dominar o mundo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kszkoFI84JU>. Acesso em: 20 nov. 2018.
BUARQUE, C. A mulher de cada porto. São Paulo: Som Livre, 1985. Disco O corsário do rei. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yTmHdemB3TY>. Acesso em: 20 nov. 2018.
GOLPE DE ESTADO. Nem polícia, nem bandido. São Paulo: Eldorado, 1989. Disco Nem polícia, nem bandido. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=H1x_zOKSDC0>. Acesso em: 20 nov. 2018.
LENINE. Diversidade. São Paulo: Universal Music, 2010. Disco Lenine.doc - Trilhas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FgANbVY5Nrc>. Acesso em: 20 nov. 2018.
RAEL DA RIMA. Coração. Rio de Janeiro: Laboratório fantasma, 2013. Disco Ainda bem que eu segui as batidas do meu coração. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qt7VlLd6EfQ>. Acesso em: 20 nov. 2018.
TOM ZÉ. Tô. São Paulo: Trama Records, 2010. Disco O pirulito da ciência. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rBeCskNWxeY>. Acesso em: 20 nov. 2018.
LOS HERMANOS. A outra. São Paulo: BMG, 2003. Disco Ventura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sgxm6eCt1oA>. Acesso em: 20 nov. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: revisar os efeitos de sentido das figuras de linguagem: ironia, hipérbole, eufemismo e antítese.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: A atividade será introduzida com um momento de reconhecimento das figuras de linguagem: hipérbole, antítese, eufemismo e ironia na literatura de cordel.
- Diga aos alunos que você exibirá um vídeo contendo uma história da literatura de cordel: O cavalo que defecava dinheiro, escrita por Leandro Gomes de Barros.
- Peça que fiquem atentos para ver se conseguem reconhecer alguma figura de linguagem. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7tAOTbO-TSc
- Caso você não tenha como exibir o vídeo, leia o texto com os alunos, incentivando-os a refletir sobre as figuras de linguagem.
Material complementar: Acesse o texto do vídeo aqui.
Introdução
Orientações:
- Pergunte aos alunos se conseguiram reconhecer alguma figura de linguagem.
- Após as respostas e a reflexão, sugira a análise das frases do slide:
- Na frase 1, há alguma outra maneira de expressar o mesmo sentido? Alguma destas outras formas de expressar seria mais rude de ler ou ouvir?
- Qual figura de linguagem tem o intuito de suavizar termos desagradáveis?
- Na frase 2, existe alguma ideia de contradição ou oposição?
- Qual figura de linguagem se caracteriza pela oposição de ideias?
- Na frase 3, o duque demonstrava mesmo desinteresse pelo cavalo do compadre?
- Qual figura de linguagem se caracteriza por expressar o oposto do que se pensa ou quer dizer?
- Na frase 4, o duque quis dizer que era realmente o homem mais rico que habita o mundo inteiro? Qual o sentido de falar desta maneira?
- Qual figura de linguagem se caracteriza pelo exagero intencional de ideias?
Respostas esperadas:
- O cavalo evacuava, obrava, “cagava”. A última é uma forma mais desagradável de expressão.
- Eufemismo.
- Sim, duque e pobre.
- Antítese.
- Não, ele foi até lá porque estava muito interessado em comprar o cavalo.
- Ironia.
- Não, ele queria expressar que estava muito feliz porque ganharia bastante dinheiro com o cavalo.
- Hipérbole.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Proponha aos alunos uma atividade lúdica. Peça que formem um círculo e sentem-se lado a lado.
- Explique que irão fazer uma brincadeira no estilo “batata-quente”. Deste modo, irá passar pelo círculo um pacote contendo diversos trechos musicais para identificação das figuras de linguagem em estudo. Acesse o material aqui.
- Sinalize que você irá tocar uma música enquanto o pacote circula e quando a música parar, o aluno que estiver segurando-o deverá pegar um papel, ler o trecho e tentar identificar a figura de linguagem em destaque.
- Ressalte que a turma poderá ajudar na identificação em caso de dificuldades.
- Professor, você pode utilizar a quantidade de músicas e figuras de linguagem que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.
Materiais complementares: Acesse o material para impressão aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para revisar os conteúdos apreendidos, peça aos alunos que reflitam sobre as ideias contidas nos quadros do slide e identifiquem as figuras de linguagem às quais correspondem.
Fechamento
Orientações:
- Para revisar os conteúdos apreendidos, peça aos alunos que reflitam sobre as ideias contidas nos quadros do slide e identifiquem as figuras de linguagem às quais correspondem.
- Ajude-os a pensar sobre sua relação com a construção de textos e expressão de sentidos.
- Como seria a língua sem as figuras de linguagem?
- Para finalizar, sintetize a importância das figuras de linguagem na língua portuguesa.