14993
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os efeitos de sentido das figuras de linguagem: ironia, hipérbole, eufemismo e antítese

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Os efeitos de sentido das figuras de linguagem: ironia, hipérbole, eufemismo e antítese

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os efeitos de sentido das figuras de linguagem ironia, antítese, eufemismo e hipérbole, evidenciando mecanismos de (re)construção do texto e de seus sentidos.

Materiais necessários: Aparelho multimídia; vídeo Figuras de pensamento - Bom de língua https://www.youtube.com/watch?v=EXURhqN6paM; pacote com trechos das músicas selecionadas, Dicionário da língua portuguesa.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação de alguns termos e palavras rebuscadas das músicas.

Referências sobre o assunto:

SASAOKA, A. A. Figuras de linguagem ou de estilo. Linguagem de cobra: estilística e metalinguagem. Disponível em: <http://www.gargantadaserpente.com/linguagem/figuras.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2018.

YOUTUBE. Vídeo: O cavalo que defecava dinheiro. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7tAOTbO-TSc>. Acesso em: 18 nov. 2018.

ROSA DE SARON. Além do meu jardim. São Paulo: Som Livre, 2005. Disco Casa dos espelhos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LWEPlfg6Y3U>. Acesso em: 20 nov. 2018.

LEGIÃO URBANA. Pais e filhos. São Paulo: EMI Records, 1989. Disco As quatro estações. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sfixHYBWaiU>. Acesso em: 20 nov. 2018.

SUPERCOMBO. Amianto. Espírito Santo: 2014. DIsco Amianto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vRiA8cq0ZtA>. Acesso em: 20 nov. 2018.

LEGIÃO URBANA. Metrópole. São Paulo: EMI REcords, 1986. Disco Dois. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YWPmU3dEncc>. Acesso em: 20 nov. 2018.

LEGIÃO URBANA. Que país é este? São Paulo: EMI Records, 1987. Disco Que país é este?. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CqttYsSYA3k>. Acesso em: 20 nov. 2018.

DJAVAN. Se. São Paulo: Sony Music, 1992. Disco Coisa de acender. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4QiuEe43YJw>. Acesso em: 20 nov. 2018.

CAZUZA. Brasil. São Paulo: Universal Music, 1999. Disco Ideologia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDuoe729egU>. Acesso em: 20 nov. 2018.

CARLOS, R. Eu quero apenas. Rio de Janeiro: CBS, 1974. Disco Roberto Carlos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h6lGF8JUj4M>. Acesso em: 20 nov. 2018.

VELOSO, C. Podres Poderes. São Paulo: Phillips, 1984. Disco Velô. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nZr1Op3FIkk>. Acesso em: 20 nov. 2018.

POLLO. Vagalumes. São Paulo: Radar Records, 2012. Disco Vim dominar o mundo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kszkoFI84JU>. Acesso em: 20 nov. 2018.

BUARQUE, C. A mulher de cada porto. São Paulo: Som Livre, 1985. Disco O corsário do rei. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yTmHdemB3TY>. Acesso em: 20 nov. 2018.

GOLPE DE ESTADO. Nem polícia, nem bandido. São Paulo: Eldorado, 1989. Disco Nem polícia, nem bandido. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=H1x_zOKSDC0>. Acesso em: 20 nov. 2018.

LENINE. Diversidade. São Paulo: Universal Music, 2010. Disco Lenine.doc - Trilhas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FgANbVY5Nrc>. Acesso em: 20 nov. 2018.

RAEL DA RIMA. Coração. Rio de Janeiro: Laboratório fantasma, 2013. Disco Ainda bem que eu segui as batidas do meu coração. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qt7VlLd6EfQ>. Acesso em: 20 nov. 2018.

TOM ZÉ. Tô. São Paulo: Trama Records, 2010. Disco O pirulito da ciência. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rBeCskNWxeY>. Acesso em: 20 nov. 2018.

LOS HERMANOS. A outra. São Paulo: BMG, 2003. Disco Ventura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sgxm6eCt1oA>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: revisar os efeitos de sentido das figuras de linguagem: ironia, hipérbole, eufemismo e antítese.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A atividade será introduzida com um momento de reconhecimento das figuras de linguagem: hipérbole, antítese, eufemismo e ironia na literatura de cordel.

  • Diga aos alunos que você exibirá um vídeo contendo uma história da literatura de cordel: O cavalo que defecava dinheiro, escrita por Leandro Gomes de Barros.
  • Peça que fiquem atentos para ver se conseguem reconhecer alguma figura de linguagem. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7tAOTbO-TSc
  • Caso você não tenha como exibir o vídeo, leia o texto com os alunos, incentivando-os a refletir sobre as figuras de linguagem.

Material complementar: Acesse o texto do vídeo aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se conseguiram reconhecer alguma figura de linguagem.
  • Após as respostas e a reflexão, sugira a análise das frases do slide:
  • Na frase 1, há alguma outra maneira de expressar o mesmo sentido? Alguma destas outras formas de expressar seria mais rude de ler ou ouvir?
  • Qual figura de linguagem tem o intuito de suavizar termos desagradáveis?
  • Na frase 2, existe alguma ideia de contradição ou oposição?
  • Qual figura de linguagem se caracteriza pela oposição de ideias?
  • Na frase 3, o duque demonstrava mesmo desinteresse pelo cavalo do compadre?
  • Qual figura de linguagem se caracteriza por expressar o oposto do que se pensa ou quer dizer?
  • Na frase 4, o duque quis dizer que era realmente o homem mais rico que habita o mundo inteiro? Qual o sentido de falar desta maneira?
  • Qual figura de linguagem se caracteriza pelo exagero intencional de ideias?

Respostas esperadas:

  • O cavalo evacuava, obrava, “cagava”. A última é uma forma mais desagradável de expressão.
  • Eufemismo.
  • Sim, duque e pobre.
  • Antítese.
  • Não, ele foi até lá porque estava muito interessado em comprar o cavalo.
  • Ironia.
  • Não, ele queria expressar que estava muito feliz porque ganharia bastante dinheiro com o cavalo.
  • Hipérbole.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Proponha aos alunos uma atividade lúdica. Peça que formem um círculo e sentem-se lado a lado.
  • Explique que irão fazer uma brincadeira no estilo “batata-quente”. Deste modo, irá passar pelo círculo um pacote contendo diversos trechos musicais para identificação das figuras de linguagem em estudo. Acesse o material aqui.
  • Sinalize que você irá tocar uma música enquanto o pacote circula e quando a música parar, o aluno que estiver segurando-o deverá pegar um papel, ler o trecho e tentar identificar a figura de linguagem em destaque.
  • Ressalte que a turma poderá ajudar na identificação em caso de dificuldades.
  • Professor, você pode utilizar a quantidade de músicas e figuras de linguagem que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.

Materiais complementares: Acesse o material para impressão aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para revisar os conteúdos apreendidos, peça aos alunos que reflitam sobre as ideias contidas nos quadros do slide e identifiquem as figuras de linguagem às quais correspondem.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para revisar os conteúdos apreendidos, peça aos alunos que reflitam sobre as ideias contidas nos quadros do slide e identifiquem as figuras de linguagem às quais correspondem.
  • Ajude-os a pensar sobre sua relação com a construção de textos e expressão de sentidos.
  • Como seria a língua sem as figuras de linguagem?
  • Para finalizar, sintetize a importância das figuras de linguagem na língua portuguesa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os efeitos de sentido das figuras de linguagem ironia, antítese, eufemismo e hipérbole, evidenciando mecanismos de (re)construção do texto e de seus sentidos.

Materiais necessários: Aparelho multimídia; vídeo Figuras de pensamento - Bom de língua https://www.youtube.com/watch?v=EXURhqN6paM; pacote com trechos das músicas selecionadas, Dicionário da língua portuguesa.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação de alguns termos e palavras rebuscadas das músicas.

Referências sobre o assunto:

SASAOKA, A. A. Figuras de linguagem ou de estilo. Linguagem de cobra: estilística e metalinguagem. Disponível em: <http://www.gargantadaserpente.com/linguagem/figuras.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2018.

YOUTUBE. Vídeo: O cavalo que defecava dinheiro. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7tAOTbO-TSc>. Acesso em: 18 nov. 2018.

ROSA DE SARON. Além do meu jardim. São Paulo: Som Livre, 2005. Disco Casa dos espelhos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LWEPlfg6Y3U>. Acesso em: 20 nov. 2018.

LEGIÃO URBANA. Pais e filhos. São Paulo: EMI Records, 1989. Disco As quatro estações. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sfixHYBWaiU>. Acesso em: 20 nov. 2018.

SUPERCOMBO. Amianto. Espírito Santo: 2014. DIsco Amianto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vRiA8cq0ZtA>. Acesso em: 20 nov. 2018.

LEGIÃO URBANA. Metrópole. São Paulo: EMI REcords, 1986. Disco Dois. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YWPmU3dEncc>. Acesso em: 20 nov. 2018.

LEGIÃO URBANA. Que país é este? São Paulo: EMI Records, 1987. Disco Que país é este?. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CqttYsSYA3k>. Acesso em: 20 nov. 2018.

DJAVAN. Se. São Paulo: Sony Music, 1992. Disco Coisa de acender. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4QiuEe43YJw>. Acesso em: 20 nov. 2018.

CAZUZA. Brasil. São Paulo: Universal Music, 1999. Disco Ideologia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDuoe729egU>. Acesso em: 20 nov. 2018.

CARLOS, R. Eu quero apenas. Rio de Janeiro: CBS, 1974. Disco Roberto Carlos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h6lGF8JUj4M>. Acesso em: 20 nov. 2018.

VELOSO, C. Podres Poderes. São Paulo: Phillips, 1984. Disco Velô. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nZr1Op3FIkk>. Acesso em: 20 nov. 2018.

POLLO. Vagalumes. São Paulo: Radar Records, 2012. Disco Vim dominar o mundo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kszkoFI84JU>. Acesso em: 20 nov. 2018.

BUARQUE, C. A mulher de cada porto. São Paulo: Som Livre, 1985. Disco O corsário do rei. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yTmHdemB3TY>. Acesso em: 20 nov. 2018.

GOLPE DE ESTADO. Nem polícia, nem bandido. São Paulo: Eldorado, 1989. Disco Nem polícia, nem bandido. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=H1x_zOKSDC0>. Acesso em: 20 nov. 2018.

LENINE. Diversidade. São Paulo: Universal Music, 2010. Disco Lenine.doc - Trilhas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FgANbVY5Nrc>. Acesso em: 20 nov. 2018.

RAEL DA RIMA. Coração. Rio de Janeiro: Laboratório fantasma, 2013. Disco Ainda bem que eu segui as batidas do meu coração. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qt7VlLd6EfQ>. Acesso em: 20 nov. 2018.

TOM ZÉ. Tô. São Paulo: Trama Records, 2010. Disco O pirulito da ciência. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rBeCskNWxeY>. Acesso em: 20 nov. 2018.

LOS HERMANOS. A outra. São Paulo: BMG, 2003. Disco Ventura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sgxm6eCt1oA>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: revisar os efeitos de sentido das figuras de linguagem: ironia, hipérbole, eufemismo e antítese.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A atividade será introduzida com um momento de reconhecimento das figuras de linguagem: hipérbole, antítese, eufemismo e ironia na literatura de cordel.

  • Diga aos alunos que você exibirá um vídeo contendo uma história da literatura de cordel: O cavalo que defecava dinheiro, escrita por Leandro Gomes de Barros.
  • Peça que fiquem atentos para ver se conseguem reconhecer alguma figura de linguagem. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7tAOTbO-TSc
  • Caso você não tenha como exibir o vídeo, leia o texto com os alunos, incentivando-os a refletir sobre as figuras de linguagem.

Material complementar: Acesse o texto do vídeo aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se conseguiram reconhecer alguma figura de linguagem.
  • Após as respostas e a reflexão, sugira a análise das frases do slide:
  • Na frase 1, há alguma outra maneira de expressar o mesmo sentido? Alguma destas outras formas de expressar seria mais rude de ler ou ouvir?
  • Qual figura de linguagem tem o intuito de suavizar termos desagradáveis?
  • Na frase 2, existe alguma ideia de contradição ou oposição?
  • Qual figura de linguagem se caracteriza pela oposição de ideias?
  • Na frase 3, o duque demonstrava mesmo desinteresse pelo cavalo do compadre?
  • Qual figura de linguagem se caracteriza por expressar o oposto do que se pensa ou quer dizer?
  • Na frase 4, o duque quis dizer que era realmente o homem mais rico que habita o mundo inteiro? Qual o sentido de falar desta maneira?
  • Qual figura de linguagem se caracteriza pelo exagero intencional de ideias?

Respostas esperadas:

  • O cavalo evacuava, obrava, “cagava”. A última é uma forma mais desagradável de expressão.
  • Eufemismo.
  • Sim, duque e pobre.
  • Antítese.
  • Não, ele foi até lá porque estava muito interessado em comprar o cavalo.
  • Ironia.
  • Não, ele queria expressar que estava muito feliz porque ganharia bastante dinheiro com o cavalo.
  • Hipérbole.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Proponha aos alunos uma atividade lúdica. Peça que formem um círculo e sentem-se lado a lado.
  • Explique que irão fazer uma brincadeira no estilo “batata-quente”. Deste modo, irá passar pelo círculo um pacote contendo diversos trechos musicais para identificação das figuras de linguagem em estudo. Acesse o material aqui.
  • Sinalize que você irá tocar uma música enquanto o pacote circula e quando a música parar, o aluno que estiver segurando-o deverá pegar um papel, ler o trecho e tentar identificar a figura de linguagem em destaque.
  • Ressalte que a turma poderá ajudar na identificação em caso de dificuldades.
  • Professor, você pode utilizar a quantidade de músicas e figuras de linguagem que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.

Materiais complementares: Acesse o material para impressão aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para revisar os conteúdos apreendidos, peça aos alunos que reflitam sobre as ideias contidas nos quadros do slide e identifiquem as figuras de linguagem às quais correspondem.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para revisar os conteúdos apreendidos, peça aos alunos que reflitam sobre as ideias contidas nos quadros do slide e identifiquem as figuras de linguagem às quais correspondem.
  • Ajude-os a pensar sobre sua relação com a construção de textos e expressão de sentidos.
  • Como seria a língua sem as figuras de linguagem?
  • Para finalizar, sintetize a importância das figuras de linguagem na língua portuguesa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP37 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano