Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.
Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeo: Piadas com crianças. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i13zgiOiQ3A. Acesso em: 6 novembro de 2018. Tempo aproximado de 2 minutos.
Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto de interrogação e de exclamação dentro do texto. Identificar também qual sinal de pontuação usar nas situações de escrita de frases pode representar uma dificuldade para as crianças.
Referências sobre o assunto: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente) Acesso em: 8 de novembro de 2018.
Por que é difícil ensinar a pontuar? Disponível em: www.redalyc.org Acesso em: 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao Acesso em: 1º de novembro de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão se divertir ouvindo piadas, lendo e respondendo adivinhas. Identificaremos também nestes textos a presença dos pontos de interrogação e exclamação buscando compreender a função destes sinais de pontuação na expressividade da leitura.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: A finalidade desta aula é reconhecer a presença do ponto de interrogação e do ponto de exclamação em piadas e adivinhas percebendo a função destes sinais na expressividade da leitura.
Professor, a presença das adivinhas na sala de aula favorece a valorização e a apreciação da cultura popular assim como o estabelecimento de vínculo prazeroso com a leitura e a escrita. Quando as crianças não leem e escrevem convencionalmente, atividades de leitura e escrita com estes textos que pertencem à tradição oral e as crianças conhecem de memória podem possibilitar avanços significativos na aprendizagem delas. Caso seja necessário apronfundar mais sobre esta temática acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018.
- Motive as crianças a assistir ao vídeo da Turma da Pakaraka - Piadas com crianças.
- Exiba o vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i13zgiOiQ3A. Acesso em: 6 novembro de 2018. Tempo aproximado de 2 minutos.
Professor, caso não seja possível exibir o vídeo para as crianças, faça a leitura de algumas piadas para elas. Clique aqui para acessar e imprimir o texto de algumas piadas.
- Professor, depois de assistir ao vídeo, ou ouvir a leitura de algumas piadas, pergunte às crianças:
- Gostaram das piadas?
- De qual vocês gostaram mais?
- Vocês conhecem outras piadas?
- Quem gostaria de contar uma piada para a turma?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Professor, recorte algumas adivinhas, dobre e coloque numa caixa. Clique aqui para acessar adivinhas a ser impressas.
- Convide seis crianças para sortear as adivinhas que você fará para a turma.
- Leia uma adivinha por vez para a turma responder. Dê um tempo para as crianças pensarem na resposta, se necessário leia novamente a adivinha. Se as crianças não conseguirem adivinhar, apresente pistas para que elas cheguem à resposta. Por exemplo:
- Para a adivinha 1- A AREIA E O MAR, podemos dizer: O que costumamos dizer a um colega quando ele está se exibindo? (Deixe de tirar onda, ou, deixe de onda.)
- Esta pista também pode ajudar: A palavra deixa + o movimento do mar. (Deixa + onda = Deixa de onda.)
Proceda da mesma forma com as outras adivinhas que as crianças apresentarem dificuldades.
- Depois da leitura das adivinhas, convide a turma para ler e analisar os textos de duas piadas ouvidas no início da aula e também de três adivinhas que eles acabaram de responder.
- Afixe no quadro o cartaz com as piadas: Joãozinho traz notícias e A professora e o Joãozinho. Clique aqui para acessar a proposta de cartaz.
- Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste da primeira piada junto com você.
Atenção professor: A leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construir as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:
*Ao fazer a leitura das piadas e das adivinhas com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do professor, vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto fala a piada ou a adivinha.
*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente)
Durante a leitura da adivinha, chame a atenção das crianças para a entonação necessária aos sinais de pontuação presentes no texto. Ajude as crianças a fazer uma leitura expressiva (entonação) dos textos de modo a evidenciar a função da interrogação e da exclamação nestes textos.
- Depois da leitura de ajuste peça para a turma:
- Encontrem na piada que acabamos de ler este sinal ( ! ).
- Apresente para a turma uma plaquinha com o ponto de exclamação. Clique aqui para imprimir uma sugestão de plaquinha.
- Quem pode vir aqui e circular este sinal para mim?
- Quantas vezes ele aparece nesta piada? (Três vezes.)
- Convide mais uma criança para ler junto com você a segunda piada.
- Peça para a criança:
- Circule para mim o mesmo sinal que circulamos na primeira piada.
- Quantas vezes este sinal aparece nesta piada? (Uma vez.)
- Pergunte para a turma:
- Vocês sabem como se chama este sinal? (Ponto de exclamação.)
- E alguém saberia me dizer para que usamos este sinal no texto?
Professor, explique para as crianças que o sinal que elas localizaram nas piadas é chamado de ponto exclamação e que o mesmo é usado nas frases exclamativas e imperativas. Pode exprimir surpresa, espanto, susto, indignação, piedade, ordem, súplica etc. Exemplos: Nossa! Que laranja doce!; Virgem Maria, que horror!; Não acredito nisso!; Venha cá! Meu Deus!; Por favor!; Aí! Que dor de cabeça!
É tarefa do professor oferecer aos estudantes a possibilidade de observar o valor da pontuação dentro de enunciados linguísticos, fazer comparações com outras formas de pontuar e avaliar os efeitos de significado que as diferentes maneiras podem conferir a estes enunciados. Por isso, é importante trabalhar pequenos textos de diversos gêneros, fazer a observação de sua pontuação e a finalidade a que ela se destina. Caso seja necessário aprofundar mais no assunto acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao Acesso em: 1º de novembro de 2018.
- Pergunte para a turma:
- Quem poderia me dar um exemplo do uso da exclamação em situações cotidianas? (Quando admiramos alguma coisa ou quando damos uma ordem.)
- Quem poderia vir aqui na frente mostrar como este uso acontece? (Que lindo vestido!; Me dê o lápis!)
- Professor, leia mais uma vez as piadas, enfatizando a entonação das frases exclamativas. Faça uma pausa em cada ponto de exclamação e chame a atenção das crianças para a forma como elas devem ser lidas.
- Afixe o cartaz com as adivinhas e convide três crianças para junto com você fazer a leitura das mesmas.
- Depois da leitura das adivinhas pergunte para a turma:
- Alguém saberia me dizer para que este tipo de texto é usado? (Para divertir as pessoas.)
- E quando usamos as adivinhas? (Durante brincadeiras de adivinhação.)
- Peça para a turma:
- Encontrem na piada que acabamos de ler este sinal ( ? ).
- Apresente para a turma uma plaquinha com o ponto de interrogação. Clique aqui para imprimir uma sugestão de plaquinha.
- Quem pode vir aqui e circular este sinal para mim?
- Quantas vezes ele aparece? (Seis vezes.)
- Pergunte para a turma:
- Vocês sabem como se chama este sinal? (Ponto de interrogação.)
- E alguém saberia me dizer para que usamos este sinal no texto? (Para fazer uma pergunta.)
- Professor, explique para as crianças que o sinal que elas localizaram nas adivinhas é chamado de ponto interrogação. Como o próprio nome já diz, o ponto de interrogação é usado no fim de qualquer interrogação, ou seja, toda vez que que fazemos uma pergunta.
Chame a atenção das crianças para o fato de que muitas vezes, ao conversar, damos entonações diferentes em nossa voz, deixando a fala mais clara, para que a outra pessoa compreenda o que estamos dizendo.
Algumas dessas frases podem aparecer como perguntas ou dúvidas, indicando que aguardamos uma resposta. É o que acontece nas adivinhas lidas.
- Professor, leia mais uma vez as adivinhas enfatizando a entonação das frases interrogativas. Faça uma pausa em cada ponto de interrogação e chame a atenção das crianças a forma como elas devem ser lidas.
- Convide mais algumas crianças para fazer a leitura das piadas e das adivinhas fazendo a entonação correspondente aos sinais de pontuação.
- Pergunte para a turma:
- Se no fim desta frase da adivinha - O que a areia disse para o mar? - aponte a frase no cartaz - fosse colocado um ponto final, será que o sentido seria o mesmo? (Não, deixaria de ser uma pergunta e seria uma afirmação.)
- Como ficaria esta frase? (O que a areia disse para o mar.)
- Quem poderia fazer a leitura desta frase se no final dela tivesse um ponto final e não de interrogação?
- Pergunte para a turma:
- E se no lugar da interrogação tivesse uma exclamação? Mudaria o sentido? (Sim, deixaria de ser uma pergunta.)
- Como ficaria? (O que a areia disse para o mar!)
- Quem poderia fazer a leitura desta frase trocando o ponto de interrogação pelo ponto de exclamação?
- Conclua esta etapa da aula conversando com as crianças sobre a importância da pontuação para dar sentido ao texto e deixar clara a intenção do autor.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: No fechamento da aula as crianças, junto com você, irão pontuar uma piada e uma adivinha.
- Explique para as crianças que no texto da piada e da adivinha estão faltando alguns sinais de pontuação, por isso iremos analisar e identificar que sinais são estes para pontuar o texto corretamente.
- Distribua os textos para ser pontuados, um para cada criança. Clique aqui para acessar a atividade para impressão.
- Pergunte para a turma:
- Vocês lembram como começam as advinhas? (Com uma pergunta.)
- Vamos ler a primeira frase a ser pontuada? Professor, leia junto com a turma a frase: O QUE DIZ A LUA AO SOL _____
- Pergunte:
- Esta frase está expressando uma afirmação, uma negação, uma admiração, ou uma pergunta? (Uma pergunta.)
- Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar uma pergunta? (Ponto de interrogação.)
- Diga ainda: Coloquem o sinal de pontuação no espaço em branco.
- Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta? O QUE DIZ A LUA AO SOL ?
- Continue a intervenção perguntando:
- Vamos ler a próxima frase? Professor, leia junto com o grupo a frase: “ÉS TÃO GRANDE E AINDA ASSIM NÃO TE DEIXAM SAIR À NOITE _____…”
- Depois da leitura pergunte para a turma:
- Esta frase está expressando uma afirmação, uma negação, uma admiração ou uma pergunta? (Uma admiração.)
- Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar admiração, alegria, espanto ou susto? (Ponto de exclamação.)
- Coloquem o sinal de pontuação no espaço em branco.
- Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta. “ÉS TÃO GRANDE E AINDA ASSIM NÃO TE DEIXAM SAIR À NOITE !…”
11. Professor, encerre a aula conversando com as crianças sobre a importância dos sinais de pontuação:
- Sem o sinal de pontuação não teríamos, por exemplo como saber se o que a pessoa escreveu foi uma pergunta ou uma afirmação.
- Sem o sinal de pontuação não saberíamos se a frase expressa: alegria, tristeza, espanto, medo, ordem etc.
- Os sinais de pontuação nos ajudam a representar na escrita as pausa, a entonação, intenção e o ritmo da língua falada.
- Os sinais de pontuação dão sentido ao texto, pois mostram o que o autor quer transmitir.