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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Fazendo uso da pontuação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Fazendo uso da pontuação

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo: Piadas com crianças. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i13zgiOiQ3A. Acesso em: 6 novembro de 2018. Tempo aproximado de 2 minutos.

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto de interrogação e de exclamação dentro do texto. Identificar também qual sinal de pontuação usar nas situações de escrita de frases pode representar uma dificuldade para as crianças.

Referências sobre o assunto: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente) Acesso em: 8 de novembro de 2018.

Por que é difícil ensinar a pontuar? Disponível em: www.redalyc.org Acesso em: 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao Acesso em: 1º de novembro de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão se divertir ouvindo piadas, lendo e respondendo adivinhas. Identificaremos também nestes textos a presença dos pontos de interrogação e exclamação buscando compreender a função destes sinais de pontuação na expressividade da leitura.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A finalidade desta aula é reconhecer a presença do ponto de interrogação e do ponto de exclamação em piadas e adivinhas percebendo a função destes sinais na expressividade da leitura.

Professor, a presença das adivinhas na sala de aula favorece a valorização e a apreciação da cultura popular assim como o estabelecimento de vínculo prazeroso com a leitura e a escrita. Quando as crianças não leem e escrevem convencionalmente, atividades de leitura e escrita com estes textos que pertencem à tradição oral e as crianças conhecem de memória podem possibilitar avanços significativos na aprendizagem delas. Caso seja necessário apronfundar mais sobre esta temática acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018.

  • Motive as crianças a assistir ao vídeo da Turma da Pakaraka - Piadas com crianças.
  • Exiba o vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i13zgiOiQ3A. Acesso em: 6 novembro de 2018. Tempo aproximado de 2 minutos.

Professor, caso não seja possível exibir o vídeo para as crianças, faça a leitura de algumas piadas para elas. Clique aqui para acessar e imprimir o texto de algumas piadas.

  • Professor, depois de assistir ao vídeo, ou ouvir a leitura de algumas piadas, pergunte às crianças:
  • Gostaram das piadas?
  • De qual vocês gostaram mais?
  • Vocês conhecem outras piadas?
  • Quem gostaria de contar uma piada para a turma?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Professor, recorte algumas adivinhas, dobre e coloque numa caixa. Clique aqui para acessar adivinhas a ser impressas.
  • Convide seis crianças para sortear as adivinhas que você fará para a turma.
  • Leia uma adivinha por vez para a turma responder. Dê um tempo para as crianças pensarem na resposta, se necessário leia novamente a adivinha. Se as crianças não conseguirem adivinhar, apresente pistas para que elas cheguem à resposta. Por exemplo:
  • Para a adivinha 1- A AREIA E O MAR, podemos dizer: O que costumamos dizer a um colega quando ele está se exibindo? (Deixe de tirar onda, ou, deixe de onda.)
  • Esta pista também pode ajudar: A palavra deixa + o movimento do mar. (Deixa + onda = Deixa de onda.)

Proceda da mesma forma com as outras adivinhas que as crianças apresentarem dificuldades.

  • Depois da leitura das adivinhas, convide a turma para ler e analisar os textos de duas piadas ouvidas no início da aula e também de três adivinhas que eles acabaram de responder.
  • Afixe no quadro o cartaz com as piadas: Joãozinho traz notícias e A professora e o Joãozinho. Clique aqui para acessar a proposta de cartaz.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste da primeira piada junto com você.

Atenção professor: A leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construir as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

*Ao fazer a leitura das piadas e das adivinhas com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do professor, vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto fala a piada ou a adivinha.

*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente)

Durante a leitura da adivinha, chame a atenção das crianças para a entonação necessária aos sinais de pontuação presentes no texto. Ajude as crianças a fazer uma leitura expressiva (entonação) dos textos de modo a evidenciar a função da interrogação e da exclamação nestes textos.

  • Depois da leitura de ajuste peça para a turma:
  • Encontrem na piada que acabamos de ler este sinal ( ! ).
  • Apresente para a turma uma plaquinha com o ponto de exclamação. Clique aqui para imprimir uma sugestão de plaquinha.
  • Quem pode vir aqui e circular este sinal para mim?
  • Quantas vezes ele aparece nesta piada? (Três vezes.)
  • Convide mais uma criança para ler junto com você a segunda piada.
  • Peça para a criança:
  • Circule para mim o mesmo sinal que circulamos na primeira piada.
  • Quantas vezes este sinal aparece nesta piada? (Uma vez.)
  • Pergunte para a turma:
  • Vocês sabem como se chama este sinal? (Ponto de exclamação.)
  • E alguém saberia me dizer para que usamos este sinal no texto?

Professor, explique para as crianças que o sinal que elas localizaram nas piadas é chamado de ponto exclamação e que o mesmo é usado nas frases exclamativas e imperativas. Pode exprimir surpresa, espanto, susto, indignação, piedade, ordem, súplica etc. Exemplos: Nossa! Que laranja doce!; Virgem Maria, que horror!; Não acredito nisso!; Venha cá! Meu Deus!; Por favor!; Aí! Que dor de cabeça!

É tarefa do professor oferecer aos estudantes a possibilidade de observar o valor da pontuação dentro de enunciados linguísticos, fazer comparações com outras formas de pontuar e avaliar os efeitos de significado que as diferentes maneiras podem conferir a estes enunciados. Por isso, é importante trabalhar pequenos textos de diversos gêneros, fazer a observação de sua pontuação e a finalidade a que ela se destina. Caso seja necessário aprofundar mais no assunto acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao Acesso em: 1º de novembro de 2018.

  • Pergunte para a turma:
  • Quem poderia me dar um exemplo do uso da exclamação em situações cotidianas? (Quando admiramos alguma coisa ou quando damos uma ordem.)
  • Quem poderia vir aqui na frente mostrar como este uso acontece? (Que lindo vestido!; Me dê o lápis!)
  • Professor, leia mais uma vez as piadas, enfatizando a entonação das frases exclamativas. Faça uma pausa em cada ponto de exclamação e chame a atenção das crianças para a forma como elas devem ser lidas.
  • Afixe o cartaz com as adivinhas e convide três crianças para junto com você fazer a leitura das mesmas.
  • Depois da leitura das adivinhas pergunte para a turma:
  • Alguém saberia me dizer para que este tipo de texto é usado? (Para divertir as pessoas.)
  • E quando usamos as adivinhas? (Durante brincadeiras de adivinhação.)
  • Peça para a turma:
  • Encontrem na piada que acabamos de ler este sinal ( ? ).
  • Apresente para a turma uma plaquinha com o ponto de interrogação. Clique aqui para imprimir uma sugestão de plaquinha.
  • Quem pode vir aqui e circular este sinal para mim?
  • Quantas vezes ele aparece? (Seis vezes.)
  • Pergunte para a turma:
  • Vocês sabem como se chama este sinal? (Ponto de interrogação.)
  • E alguém saberia me dizer para que usamos este sinal no texto? (Para fazer uma pergunta.)
  • Professor, explique para as crianças que o sinal que elas localizaram nas adivinhas é chamado de ponto interrogação. Como o próprio nome já diz, o ponto de interrogação é usado no fim de qualquer interrogação, ou seja, toda vez que que fazemos uma pergunta.

Chame a atenção das crianças para o fato de que muitas vezes, ao conversar, damos entonações diferentes em nossa voz, deixando a fala mais clara, para que a outra pessoa compreenda o que estamos dizendo.
Algumas dessas frases podem aparecer como perguntas ou dúvidas, indicando que aguardamos uma resposta. É o que acontece nas adivinhas lidas.

  • Professor, leia mais uma vez as adivinhas enfatizando a entonação das frases interrogativas. Faça uma pausa em cada ponto de interrogação e chame a atenção das crianças a forma como elas devem ser lidas.
  • Convide mais algumas crianças para fazer a leitura das piadas e das adivinhas fazendo a entonação correspondente aos sinais de pontuação.
  • Pergunte para a turma:
  • Se no fim desta frase da adivinha - O que a areia disse para o mar? - aponte a frase no cartaz - fosse colocado um ponto final, será que o sentido seria o mesmo? (Não, deixaria de ser uma pergunta e seria uma afirmação.)
  • Como ficaria esta frase? (O que a areia disse para o mar.)
  • Quem poderia fazer a leitura desta frase se no final dela tivesse um ponto final e não de interrogação?
  • Pergunte para a turma:
  • E se no lugar da interrogação tivesse uma exclamação? Mudaria o sentido? (Sim, deixaria de ser uma pergunta.)
  • Como ficaria? (O que a areia disse para o mar!)
  • Quem poderia fazer a leitura desta frase trocando o ponto de interrogação pelo ponto de exclamação?
  • Conclua esta etapa da aula conversando com as crianças sobre a importância da pontuação para dar sentido ao texto e deixar clara a intenção do autor.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: No fechamento da aula as crianças, junto com você, irão pontuar uma piada e uma adivinha.

  • Explique para as crianças que no texto da piada e da adivinha estão faltando alguns sinais de pontuação, por isso iremos analisar e identificar que sinais são estes para pontuar o texto corretamente.
  • Distribua os textos para ser pontuados, um para cada criança. Clique aqui para acessar a atividade para impressão.
  • Pergunte para a turma:
  • Vocês lembram como começam as advinhas? (Com uma pergunta.)
  • Vamos ler a primeira frase a ser pontuada? Professor, leia junto com a turma a frase: O QUE DIZ A LUA AO SOL _____
  • Pergunte:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma negação, uma admiração, ou uma pergunta? (Uma pergunta.)
  • Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar uma pergunta? (Ponto de interrogação.)
  • Diga ainda: Coloquem o sinal de pontuação no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta? O QUE DIZ A LUA AO SOL ?
  • Continue a intervenção perguntando:
  • Vamos ler a próxima frase? Professor, leia junto com o grupo a frase: “ÉS TÃO GRANDE E AINDA ASSIM NÃO TE DEIXAM SAIR À NOITE _____…”
  • Depois da leitura pergunte para a turma:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma negação, uma admiração ou uma pergunta? (Uma admiração.)
  • Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar admiração, alegria, espanto ou susto? (Ponto de exclamação.)
  • Coloquem o sinal de pontuação no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta. “ÉS TÃO GRANDE E AINDA ASSIM NÃO TE DEIXAM SAIR À NOITE !…”

11. Professor, encerre a aula conversando com as crianças sobre a importância dos sinais de pontuação:

  • Sem o sinal de pontuação não teríamos, por exemplo como saber se o que a pessoa escreveu foi uma pergunta ou uma afirmação.
  • Sem o sinal de pontuação não saberíamos se a frase expressa: alegria, tristeza, espanto, medo, ordem etc.
  • Os sinais de pontuação nos ajudam a representar na escrita as pausa, a entonação, intenção e o ritmo da língua falada.
  • Os sinais de pontuação dão sentido ao texto, pois mostram o que o autor quer transmitir.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo: Piadas com crianças. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i13zgiOiQ3A. Acesso em: 6 novembro de 2018. Tempo aproximado de 2 minutos.

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto de interrogação e de exclamação dentro do texto. Identificar também qual sinal de pontuação usar nas situações de escrita de frases pode representar uma dificuldade para as crianças.

Referências sobre o assunto: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente) Acesso em: 8 de novembro de 2018.

Por que é difícil ensinar a pontuar? Disponível em: www.redalyc.org Acesso em: 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao Acesso em: 1º de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão se divertir ouvindo piadas, lendo e respondendo adivinhas. Identificaremos também nestes textos a presença dos pontos de interrogação e exclamação buscando compreender a função destes sinais de pontuação na expressividade da leitura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A finalidade desta aula é reconhecer a presença do ponto de interrogação e do ponto de exclamação em piadas e adivinhas percebendo a função destes sinais na expressividade da leitura.

Professor, a presença das adivinhas na sala de aula favorece a valorização e a apreciação da cultura popular assim como o estabelecimento de vínculo prazeroso com a leitura e a escrita. Quando as crianças não leem e escrevem convencionalmente, atividades de leitura e escrita com estes textos que pertencem à tradição oral e as crianças conhecem de memória podem possibilitar avanços significativos na aprendizagem delas. Caso seja necessário apronfundar mais sobre esta temática acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018.

  • Motive as crianças a assistir ao vídeo da Turma da Pakaraka - Piadas com crianças.
  • Exiba o vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i13zgiOiQ3A. Acesso em: 6 novembro de 2018. Tempo aproximado de 2 minutos.

Professor, caso não seja possível exibir o vídeo para as crianças, faça a leitura de algumas piadas para elas. Clique aqui para acessar e imprimir o texto de algumas piadas.

  • Professor, depois de assistir ao vídeo, ou ouvir a leitura de algumas piadas, pergunte às crianças:
  • Gostaram das piadas?
  • De qual vocês gostaram mais?
  • Vocês conhecem outras piadas?
  • Quem gostaria de contar uma piada para a turma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Professor, recorte algumas adivinhas, dobre e coloque numa caixa. Clique aqui para acessar adivinhas a ser impressas.
  • Convide seis crianças para sortear as adivinhas que você fará para a turma.
  • Leia uma adivinha por vez para a turma responder. Dê um tempo para as crianças pensarem na resposta, se necessário leia novamente a adivinha. Se as crianças não conseguirem adivinhar, apresente pistas para que elas cheguem à resposta. Por exemplo:
  • Para a adivinha 1- A AREIA E O MAR, podemos dizer: O que costumamos dizer a um colega quando ele está se exibindo? (Deixe de tirar onda, ou, deixe de onda.)
  • Esta pista também pode ajudar: A palavra deixa + o movimento do mar. (Deixa + onda = Deixa de onda.)

Proceda da mesma forma com as outras adivinhas que as crianças apresentarem dificuldades.

  • Depois da leitura das adivinhas, convide a turma para ler e analisar os textos de duas piadas ouvidas no início da aula e também de três adivinhas que eles acabaram de responder.
  • Afixe no quadro o cartaz com as piadas: Joãozinho traz notícias e A professora e o Joãozinho. Clique aqui para acessar a proposta de cartaz.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste da primeira piada junto com você.

Atenção professor: A leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construir as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

*Ao fazer a leitura das piadas e das adivinhas com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do professor, vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto fala a piada ou a adivinha.

*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente)

Durante a leitura da adivinha, chame a atenção das crianças para a entonação necessária aos sinais de pontuação presentes no texto. Ajude as crianças a fazer uma leitura expressiva (entonação) dos textos de modo a evidenciar a função da interrogação e da exclamação nestes textos.

  • Depois da leitura de ajuste peça para a turma:
  • Encontrem na piada que acabamos de ler este sinal ( ! ).
  • Apresente para a turma uma plaquinha com o ponto de exclamação. Clique aqui para imprimir uma sugestão de plaquinha.
  • Quem pode vir aqui e circular este sinal para mim?
  • Quantas vezes ele aparece nesta piada? (Três vezes.)
  • Convide mais uma criança para ler junto com você a segunda piada.
  • Peça para a criança:
  • Circule para mim o mesmo sinal que circulamos na primeira piada.
  • Quantas vezes este sinal aparece nesta piada? (Uma vez.)
  • Pergunte para a turma:
  • Vocês sabem como se chama este sinal? (Ponto de exclamação.)
  • E alguém saberia me dizer para que usamos este sinal no texto?

Professor, explique para as crianças que o sinal que elas localizaram nas piadas é chamado de ponto exclamação e que o mesmo é usado nas frases exclamativas e imperativas. Pode exprimir surpresa, espanto, susto, indignação, piedade, ordem, súplica etc. Exemplos: Nossa! Que laranja doce!; Virgem Maria, que horror!; Não acredito nisso!; Venha cá! Meu Deus!; Por favor!; Aí! Que dor de cabeça!

É tarefa do professor oferecer aos estudantes a possibilidade de observar o valor da pontuação dentro de enunciados linguísticos, fazer comparações com outras formas de pontuar e avaliar os efeitos de significado que as diferentes maneiras podem conferir a estes enunciados. Por isso, é importante trabalhar pequenos textos de diversos gêneros, fazer a observação de sua pontuação e a finalidade a que ela se destina. Caso seja necessário aprofundar mais no assunto acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao Acesso em: 1º de novembro de 2018.

  • Pergunte para a turma:
  • Quem poderia me dar um exemplo do uso da exclamação em situações cotidianas? (Quando admiramos alguma coisa ou quando damos uma ordem.)
  • Quem poderia vir aqui na frente mostrar como este uso acontece? (Que lindo vestido!; Me dê o lápis!)
  • Professor, leia mais uma vez as piadas, enfatizando a entonação das frases exclamativas. Faça uma pausa em cada ponto de exclamação e chame a atenção das crianças para a forma como elas devem ser lidas.
  • Afixe o cartaz com as adivinhas e convide três crianças para junto com você fazer a leitura das mesmas.
  • Depois da leitura das adivinhas pergunte para a turma:
  • Alguém saberia me dizer para que este tipo de texto é usado? (Para divertir as pessoas.)
  • E quando usamos as adivinhas? (Durante brincadeiras de adivinhação.)
  • Peça para a turma:
  • Encontrem na piada que acabamos de ler este sinal ( ? ).
  • Apresente para a turma uma plaquinha com o ponto de interrogação. Clique aqui para imprimir uma sugestão de plaquinha.
  • Quem pode vir aqui e circular este sinal para mim?
  • Quantas vezes ele aparece? (Seis vezes.)
  • Pergunte para a turma:
  • Vocês sabem como se chama este sinal? (Ponto de interrogação.)
  • E alguém saberia me dizer para que usamos este sinal no texto? (Para fazer uma pergunta.)
  • Professor, explique para as crianças que o sinal que elas localizaram nas adivinhas é chamado de ponto interrogação. Como o próprio nome já diz, o ponto de interrogação é usado no fim de qualquer interrogação, ou seja, toda vez que que fazemos uma pergunta.

Chame a atenção das crianças para o fato de que muitas vezes, ao conversar, damos entonações diferentes em nossa voz, deixando a fala mais clara, para que a outra pessoa compreenda o que estamos dizendo.
Algumas dessas frases podem aparecer como perguntas ou dúvidas, indicando que aguardamos uma resposta. É o que acontece nas adivinhas lidas.

  • Professor, leia mais uma vez as adivinhas enfatizando a entonação das frases interrogativas. Faça uma pausa em cada ponto de interrogação e chame a atenção das crianças a forma como elas devem ser lidas.
  • Convide mais algumas crianças para fazer a leitura das piadas e das adivinhas fazendo a entonação correspondente aos sinais de pontuação.
  • Pergunte para a turma:
  • Se no fim desta frase da adivinha - O que a areia disse para o mar? - aponte a frase no cartaz - fosse colocado um ponto final, será que o sentido seria o mesmo? (Não, deixaria de ser uma pergunta e seria uma afirmação.)
  • Como ficaria esta frase? (O que a areia disse para o mar.)
  • Quem poderia fazer a leitura desta frase se no final dela tivesse um ponto final e não de interrogação?
  • Pergunte para a turma:
  • E se no lugar da interrogação tivesse uma exclamação? Mudaria o sentido? (Sim, deixaria de ser uma pergunta.)
  • Como ficaria? (O que a areia disse para o mar!)
  • Quem poderia fazer a leitura desta frase trocando o ponto de interrogação pelo ponto de exclamação?
  • Conclua esta etapa da aula conversando com as crianças sobre a importância da pontuação para dar sentido ao texto e deixar clara a intenção do autor.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: No fechamento da aula as crianças, junto com você, irão pontuar uma piada e uma adivinha.

  • Explique para as crianças que no texto da piada e da adivinha estão faltando alguns sinais de pontuação, por isso iremos analisar e identificar que sinais são estes para pontuar o texto corretamente.
  • Distribua os textos para ser pontuados, um para cada criança. Clique aqui para acessar a atividade para impressão.
  • Pergunte para a turma:
  • Vocês lembram como começam as advinhas? (Com uma pergunta.)
  • Vamos ler a primeira frase a ser pontuada? Professor, leia junto com a turma a frase: O QUE DIZ A LUA AO SOL _____
  • Pergunte:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma negação, uma admiração, ou uma pergunta? (Uma pergunta.)
  • Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar uma pergunta? (Ponto de interrogação.)
  • Diga ainda: Coloquem o sinal de pontuação no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta? O QUE DIZ A LUA AO SOL ?
  • Continue a intervenção perguntando:
  • Vamos ler a próxima frase? Professor, leia junto com o grupo a frase: “ÉS TÃO GRANDE E AINDA ASSIM NÃO TE DEIXAM SAIR À NOITE _____…”
  • Depois da leitura pergunte para a turma:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma negação, uma admiração ou uma pergunta? (Uma admiração.)
  • Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar admiração, alegria, espanto ou susto? (Ponto de exclamação.)
  • Coloquem o sinal de pontuação no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta. “ÉS TÃO GRANDE E AINDA ASSIM NÃO TE DEIXAM SAIR À NOITE !…”

11. Professor, encerre a aula conversando com as crianças sobre a importância dos sinais de pontuação:

  • Sem o sinal de pontuação não teríamos, por exemplo como saber se o que a pessoa escreveu foi uma pergunta ou uma afirmação.
  • Sem o sinal de pontuação não saberíamos se a frase expressa: alegria, tristeza, espanto, medo, ordem etc.
  • Os sinais de pontuação nos ajudam a representar na escrita as pausa, a entonação, intenção e o ritmo da língua falada.
  • Os sinais de pontuação dão sentido ao texto, pois mostram o que o autor quer transmitir.

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