14928
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Brincando com parlendas - tipos de letra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre parlendas e tipos de letras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:  Suzanne Silva Rodrigues de Morais
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Brincando com parlendas - tipos de letra

Finalidade da aula: Levar o aluno a reconhecer os vários tipos de letra: bastão, imprensa e cursiva, que podemos utilizar para escrever um texto.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/acentuação/ protocolo de leitura.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP11; EF01LP01

Sobre esta aula: Esta é terceira  aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é levar o aluno a reconhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva) bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético) a fim de conseguir identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

  • Cartaz/projeção da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-lo.
  • Música “Hoje é domingo”, da palavra cantada. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AUbY_Xuu2Rk Acesso em: 12 de novembro de 2018.
  • Fichas com palavras da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-las.
  • Atividade do fechamento - Clique aqui para acessá-la.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras que preenchem as lacunas da parlenda bem como não conseguir ligar as palavras com letra de imprensa e cursiva.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, Carmem Silva. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.


Código: LPO1_17ATS03

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas