14849
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincadeiras com espuma colorida

Nesta atividade, as crianças observarão transformação na cor, na temperatura e na aparência da água ao fazer espumar coloridas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Rozemar Messias Candido dos Santos

Apresente a proposta
Selecione fotos de bebês explorando brincadeiras com espumas diversas, seja ao ar livre, durante o banho ou mesmo com misturas dentro de saquinhos plásticos que produzem espuma. Verifique se a equipe tem fotos da sua turma na escola fazendo alguma experiência assim, o que será ainda mais significativo. Envie junto, fazendo o convite: “Que tal produzir potes divertidos que fazem espuma colorida ao serem agitados?” Antecipe que, quando retornarem à escola, serão convidados a trazer esse pote da família para compartilhar com a comunidade, numa brincadeira interativa. Envie tudo pela plataforma de comunicação que sua rede estiver usando ou por WhatsApp.

Adaptações necessárias
Adaptando a proposta para o contexto domiciliar, oriente que usem o que tiverem disponível para produzir a espuma colorida: pode ser um plástico bem vedado, fazendo um saco sensorial; um pote reutilizado, como o de maionese, por exemplo; garrafas PET pequenas, para favorecer o manuseio pelas mãos do bebê etc. Sugira a mistura de água com algo que, quando agitado, produza bastante espuma. Detergente, por exemplo, é uma excelente opção. Para dar cor: suco artificial, anilina, óleo mineral colorido (dá um efeito bem diferente), tinta guache, pó de gelatina etc. É importante que o pote esteja bem vedado para não oferecer o risco de abrir. O bebê deve ser acompanhado durante toda a proposta pelos familiares, para garantir sua segurança. Se possível, sugira que uma pessoa registre o momento enquanto outra interage com o bebê.

Sugira às famílias
Convide os familiares a envolver o bebê na produção e incentivá-lo a escolher os elementos que irão compor o pote. Sugira que auxiliem somente se for necessário, favorecendo a curiosidade do bebê pelas transformações que acontecem ali e chamando sua atenção para elas. Oriente que permitam a livre participação e nomeiem os objetos, materiais, ações e reações, observando e validando as iniciativas dos bebês, para que possam, assim, perceber as preferências deles. Proponha momentos divertidos, como, por exemplo: deixar o pote descansando e, no retorno à brincadeira, dizer que a mistura foi “dormir” e depois “acordou”, fazendo barulho e convidando o bebê a sacudi-la e perceber a transformação gerada com a espuma colorida ali presente de novo. Nessa hora, podem cantar a música a que estão acostumados ao acordar, por exemplo. Isso favorece a associação de ideias e, para a família, é uma oportunidade de vivenciar o tempo juntos, em casa, com qualidade e união afetiva.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar, pela plataforma que sua rede disponibiliza ou pelo WhatsApp, o registro da produção e dos momentos de brincadeira com o pote de espuma colorida. Socialize-os com as outras famílias, pois, por meio dessas trocas, uma poderá se inspirar na prática da outra. Quando voltarem à escola, organize-se para fazer uma exposição interativa. Convide as famílias a levar os potes para a escola, para reviverem juntos esses momentos prazerosos com os bebês. Assim, as experiências vividas em casa fazem conexão com as escolares e dão suporte ao retorno escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_25UND03

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas