14739
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Lendo quadrinhos

Nesta atividade, as crianças irão manusear gibis, pensar sobre esse tipo de livro e acompanhar a leitura de uma história em quadrinhos pelo professor.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maira Franco Tangerino

Apresente a proposta
Grave um vídeo lendo para crianças uma história em quadrinhos e destacando algumas características do gênero literário. Faça perguntas que ajudem a pensar sobre esse tipo de texto. Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, e faça o convite: “Que tal fazermos um roda de leitura de quadrinhos em família?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a fazer uma roda de leitura de quadrinhos com as crianças. Sugira que possam resgatar histórias em quadrinhos antigos da família ou, caso seja possível, você pode organizar um pequeno acervo, que pode ser o da turma, para encaminhar às famílias, ou ainda compartilhar uma história em quadrinhos virtual adequada para a faixa etária (disponível aqui).

Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a organizar um momento prazeroso de leitura de quadrinhos com as crianças. Sugira que pensem juntos na organização do espaço. Onde será? Em um cômodo da casa, na varanda, embaixo de uma árvore do quintal? O que vai compor o espaço? Uma cabana de lençol, travesseiros e almofadas, um tapete, os brinquedos preferidos? Proponha que os adultos façam desse momento um grande evento, envolvendo as crianças na organização e preparando o momento da leitura. Sugira que façam a leitura deixando as crianças perceberem as figuras e as falas, ou seja, o formato diferente da narrativa, e, ao final, possam ouvi-las sobre o que esse momento de leitura especial despertou nelas. Sugira ainda que, se possível, o espaço sirva para outros momentos de leitura e brincadeiras, devendo continuar organizado para as crianças, que podem, em outros momentos, fazer a leitura para os adultos, recontarem histórias conhecidas, brincarem de faz-de-conta etc.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias possam compartilhar como foi esse momento por mensagem de áudio das crianças via WhatsApp, por exemplo. Você pode compartilhar esses áudios com outras famílias para que se sintam incentivadas a proporcionar essas experiências para as crianças.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla e Maira Franco Tangerino


Código: EDI3_18UND04

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas