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Plano de aula - Sons iniciais em nomes próprios e palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre sons iniciais em nomes próprios e palavras

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos no avanço no SEA.

Materiais necessários: Aparelho de computador para reprodução de vídeo.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro(vogais e consoantes), podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som. Demonstrando também dificuldades em perceber os sons iniciais (grafema e fonema) nas palavras. Pois, essa percepção de fonemas e grafemas implica em analisar as palavras e utilizá-las para codificação e decodificação.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

KATO, Mary A. (org.) A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.

MORAIS, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Relate para a turma a proposta da aula: ler, comparar e identificar os sons iniciais em nomes próprios e palavras.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1- Organize uma roda.

2- Projete ou escreva em papel pardo a parlenda popular:

3- Leia a parlenda, apontando e demarcando cada palavra que está sendo lida. Como os alunos ainda não dominam o sistema de escrita, a memorização prévia da parlenda que será “lida” é essencial para saber O QUE está escrito e tentar ler ONDE está escrito, e assim relacionar o que se lê ao que está escrito.

MEIO DIA

MEIO DIA,

MACACA SOFIA

PANELA NO FOGO,

BARRIGA VAZIA.

PARLENDA FOLCLÓRICA POPULAR

4- Realize levantamento dos conhecimentos prévios e reflexões acerca das palavras escritas na parlenda, relacionando-as com os nomes dos alunos da classe auxiliando no avanço do SEA. Sugere-se também que você anote no quadro as novas palavras que os alunos forem descobrindo. Exemplos de intervenções:

-Alguém já ouviu esta parlenda?

-Tem alguma palavra na parlenda que vocês não conhecem?

-Vamos ler juntos?

Leia pausadamente brincando com as palavras e explorando a parlenda.

-Quem consegue me mostrar onde aparece escrito a palavra macaca?

-Que letra começa essa palavra?

-Que letra termina?

-Quantas letras aparecem nessa palavra?

-Quem consegue descobrir o som inicial dessa palavra?

-Aqui em nossa classe tem algum nome que inicia com a sílaba MA igual da macaca?
- Aponte na parlenda a palavra DIA?
- Que letra começa essa palavra?
-Quantas letras tem?
- E a sílaba inicial dessa palavra alguém sabe me dizer qual é?
- Aqui em nossa classe tem algum aluno que inicia o nome com essa sílaba?
- Quem consegue descobrir outra palavra que inicia com esse som?

- Aponte onde aparece a palavra PANELA?
- Quantas letras tem essa palavra?
- Que letra aparece no início da palavra?
- Que letra aparece no final dessa palavra?
- Que sílaba ela inicia?
- Em nossa classe algum aluno tem o nome começa por essa sílaba PA?
- Que outras palavras podemos escrever que começam com a sílaba PA?
- Qual é a última sílaba da palavra PANELA?
- Que outras palavras podemos escrever com a sílaba LA?
- Alguém consegue me mostrar onde está escrita a palavra SOFIA?
-Quantas letras tem esse nome?
-Qual é a sílaba inicial da palavra SOFIA?
-Alguém conhece outra palavra que inicia com esse som?
- Em nossa classe temos nomes iniciados com a letra S?
-(Possível resposta) SIMONE e SÍLVIA
-Que outros nomes começados com a letra S vocês conhecem?

Atenção:

Segundo Morais, escrever palavras a partir da escrita que já conhecem, como os textos de memória previamente trabalhados, auxilia os alunos avançarem no processo de apropriação do sistema de escrita.

Contribuindo, assim, para iniciarmos um trabalho sistemático de compreensão do Sistema de Escrita Alfabética, no qual os alunos precisam compreender que se escreve com letras, que não podem ser inventadas, e que esta tem um repertório finito e que é diferente de números e outros símbolos.

Além disso, poderão perceber nas escritas que a ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada e que as letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das letras, tais como: p, q, b, d. Podem observar, também, que uma letra pode se repetir no interior de uma palavra e em diferentes palavras, ao mesmo tempo em que distintas palavras compartilham as mesmas letras e que nem todas as letras podem ocupar certas posições no interior das palavras e nem todas as letras podem vir juntas de quaisquer outras.

Entender a respeito do SEA é fundamental para o processo de alfabetização e apresenta outras propriedades do sistema de escrita alfabética que os precisam compreender:

As letras têm valores sonoros fixos, apesar de muitas terem mais de um valor sonoro e certos sons poderem ser notados com mais de uma letra; além de letras, na escrita de palavras, usam-se, também, algumas marcas (acentos) que podem modificar a tonicidade ou o som das letras ou sílabas onde aparecem; as sílabas podem variar quanto às combinações entre consoantes e vogais (CV, CCV, CVV, CVC, V, VC,VCC, CCVCC...), mas a estrutura predominante no português é a sílaba CV (consoante–vogal), e todas as sílabas do português contêm, ao menos, uma vogal; a direção predominante da escrita é a horizontal, com traçado da esquerda para a direita; as unidades do texto são as palavras, que são isoladas entre si através do espaçamento. As palavras podem ser segmentadas em partes (sílabas) que são compostas de unidades sonoras (fonemas).

MORAIS, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

Material complementar: Um ambiente com computador ou projetor, e papel pardo para escrita da parlenda.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1- Disponibilize entre os alunos cartelas com as imagens destacadas (imprimir material complementar);

2- Explore oralmente os desenhos realizando questionamentos aos alunos:

- Vocês conhecem as figuras que aparecem nessa cartela?

- Digam os nomes das figuras. (Aponte uma a uma para os alunos dizerem seus respectivos nomes).

- Agora, vou ler para vocês as fichas com nomes. Quero que vocês descubram qual figura tem o mesmo som inicial da palavra que a professora leu. Exemplo:

LEONARDO

- Que sílaba inicia o nome do LEONARDO?

- Aparece alguma figura na cartela que inicia com esse som?

- E com o nome RAFAEL?

- Qual é a sílaba inicial desse nome?

- Alguém descobriu uma figura que começa com o mesmo som inicial do nome do RAFAEL?

- Encontrem na cartela uma figura que tem o som inicial igual ao nome da LARISSA?

- Que figura vocês encontraram?

- Que letras aparecem nessa sílaba inicial?

- Alguém consegue descobrir outra figura que tenha o som inicial igual ao nome da CAMILA?

- Que letras iniciais aparecem na palavra da cartela e no nome da CAMILA que são iguais em relação aos sons?

3- As cartelas foram elaboradas com figuras aleatórias, bem como as fichas foram confeccionadas com nomes aleatórios, mas ficarão disponíveis no material complementar, se você quiser poderá ajustar as escritas dos nomes de acordo com seu grupo de alunos.

4- Como já foi explorada a cartela com as imagens e as fichas, explique aos alunos que eles estarão divididos em duplas, cada dupla receberá uma cartela com as figuras e também 20 fichas com as escritas de nomes. O jogo chama-se Descobrindo os sons iniciais.

As fichas ficarão no meio da dupla, assim como a cartela. As fichas ficarão empilhadas umas sobre as outras viradas para baixo. Um jogador de cada vez retira uma ficha, lê o nome e procura na cartela a figura que tem o mesmo som inicial da palavra escrita na ficha. Se encontrar a figura o aluno coloca a ficha sobre o desenho. Se não encontrar a figura correspondente ao som inicial da palavra o jogador fica com a ficha. O jogo termina quando todas as fichas com nomes estiverem sobre as figuras de acordo com os sons iniciais correspondentes.

De maneira lúdica, o jogo proporciona a análise de palavras, sons e sílabas semelhantes. Para que fique explícita a dinâmica do jogo aos alunos, sugere-se que você dê exemplos simulando uma jogada antes de iniciar a partida.

5- Organize os alunos em duplas produtivas, considerando os conhecimentos dos alunos sobre o sistema de escrita. Segue sugestões para o agrupamento:

- alunos com a escrita silábica com ou sem valor sonoro convencional com os alunos com escrita pré-silábica;

- alunos com a escrita silábica sem valor sonoro com alunos com a escrita silábica com valor sonoro convencional;

- alunos com escrita silábica com valor sonoro convencional com alunos com a escrita silábica alfabética;

- alunos com escrita silábica alfabética com escrita alfabética;

- alunos com escrita alfabética com escrita alfabética.

Atenção: As cartelas apresentam não só as figuras, mas palavras correspondentes a elas. Desta forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros (silábicos) iniciais também são estimulados a refletir sobre sua forma escrita. Para cartelas do jogo para impressão, clique aqui.

Para a duplas com agrupamentos de alfabéticos com silábicos alfabéticos, disponibilize somente as figuras nas cartelas sem as respectivas escritas, pois assim, o desafio ficará maior. A cartela estará disponível nos materiais complementares. Clique aqui para acessar a cartela sem escritas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1-Disponibilize para cada aluno uma folha impressa, contendo um banco de palavras (GABRIEL, CALEBE, GAEL, CARLOS, MARIANA, MANOEL, NAZARÉ).

E as figuras do GATO e MACACO em destaque.

Proponha aos alunos que descubram quais palavras do banco começam o mesmo som das figuras em destaque.

Sugira que copiem as palavras que iniciam com o mesmo o som nas linhas abaixo da figura e circule com lápis colorido as sílabas iniciais que se repetem.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Um ambiente com computador, projetor ou quadro. Material para ser impresso aos alunos: clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos no avanço no SEA.

Materiais necessários: Aparelho de computador para reprodução de vídeo.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro(vogais e consoantes), podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som. Demonstrando também dificuldades em perceber os sons iniciais (grafema e fonema) nas palavras. Pois, essa percepção de fonemas e grafemas implica em analisar as palavras e utilizá-las para codificação e decodificação.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

KATO, Mary A. (org.) A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.

MORAIS, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Relate para a turma a proposta da aula: ler, comparar e identificar os sons iniciais em nomes próprios e palavras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1- Organize uma roda.

2- Projete ou escreva em papel pardo a parlenda popular:

3- Leia a parlenda, apontando e demarcando cada palavra que está sendo lida. Como os alunos ainda não dominam o sistema de escrita, a memorização prévia da parlenda que será “lida” é essencial para saber O QUE está escrito e tentar ler ONDE está escrito, e assim relacionar o que se lê ao que está escrito.

MEIO DIA

MEIO DIA,

MACACA SOFIA

PANELA NO FOGO,

BARRIGA VAZIA.

PARLENDA FOLCLÓRICA POPULAR

4- Realize levantamento dos conhecimentos prévios e reflexões acerca das palavras escritas na parlenda, relacionando-as com os nomes dos alunos da classe auxiliando no avanço do SEA. Sugere-se também que você anote no quadro as novas palavras que os alunos forem descobrindo. Exemplos de intervenções:

-Alguém já ouviu esta parlenda?

-Tem alguma palavra na parlenda que vocês não conhecem?

-Vamos ler juntos?

Leia pausadamente brincando com as palavras e explorando a parlenda.

-Quem consegue me mostrar onde aparece escrito a palavra macaca?

-Que letra começa essa palavra?

-Que letra termina?

-Quantas letras aparecem nessa palavra?

-Quem consegue descobrir o som inicial dessa palavra?

-Aqui em nossa classe tem algum nome que inicia com a sílaba MA igual da macaca?
- Aponte na parlenda a palavra DIA?
- Que letra começa essa palavra?
-Quantas letras tem?
- E a sílaba inicial dessa palavra alguém sabe me dizer qual é?
- Aqui em nossa classe tem algum aluno que inicia o nome com essa sílaba?
- Quem consegue descobrir outra palavra que inicia com esse som?

- Aponte onde aparece a palavra PANELA?
- Quantas letras tem essa palavra?
- Que letra aparece no início da palavra?
- Que letra aparece no final dessa palavra?
- Que sílaba ela inicia?
- Em nossa classe algum aluno tem o nome começa por essa sílaba PA?
- Que outras palavras podemos escrever que começam com a sílaba PA?
- Qual é a última sílaba da palavra PANELA?
- Que outras palavras podemos escrever com a sílaba LA?
- Alguém consegue me mostrar onde está escrita a palavra SOFIA?
-Quantas letras tem esse nome?
-Qual é a sílaba inicial da palavra SOFIA?
-Alguém conhece outra palavra que inicia com esse som?
- Em nossa classe temos nomes iniciados com a letra S?
-(Possível resposta) SIMONE e SÍLVIA
-Que outros nomes começados com a letra S vocês conhecem?

Atenção:

Segundo Morais, escrever palavras a partir da escrita que já conhecem, como os textos de memória previamente trabalhados, auxilia os alunos avançarem no processo de apropriação do sistema de escrita.

Contribuindo, assim, para iniciarmos um trabalho sistemático de compreensão do Sistema de Escrita Alfabética, no qual os alunos precisam compreender que se escreve com letras, que não podem ser inventadas, e que esta tem um repertório finito e que é diferente de números e outros símbolos.

Além disso, poderão perceber nas escritas que a ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada e que as letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das letras, tais como: p, q, b, d. Podem observar, também, que uma letra pode se repetir no interior de uma palavra e em diferentes palavras, ao mesmo tempo em que distintas palavras compartilham as mesmas letras e que nem todas as letras podem ocupar certas posições no interior das palavras e nem todas as letras podem vir juntas de quaisquer outras.

Entender a respeito do SEA é fundamental para o processo de alfabetização e apresenta outras propriedades do sistema de escrita alfabética que os precisam compreender:

As letras têm valores sonoros fixos, apesar de muitas terem mais de um valor sonoro e certos sons poderem ser notados com mais de uma letra; além de letras, na escrita de palavras, usam-se, também, algumas marcas (acentos) que podem modificar a tonicidade ou o som das letras ou sílabas onde aparecem; as sílabas podem variar quanto às combinações entre consoantes e vogais (CV, CCV, CVV, CVC, V, VC,VCC, CCVCC...), mas a estrutura predominante no português é a sílaba CV (consoante–vogal), e todas as sílabas do português contêm, ao menos, uma vogal; a direção predominante da escrita é a horizontal, com traçado da esquerda para a direita; as unidades do texto são as palavras, que são isoladas entre si através do espaçamento. As palavras podem ser segmentadas em partes (sílabas) que são compostas de unidades sonoras (fonemas).

MORAIS, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

Material complementar: Um ambiente com computador ou projetor, e papel pardo para escrita da parlenda.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1- Disponibilize entre os alunos cartelas com as imagens destacadas (imprimir material complementar);

2- Explore oralmente os desenhos realizando questionamentos aos alunos:

- Vocês conhecem as figuras que aparecem nessa cartela?

- Digam os nomes das figuras. (Aponte uma a uma para os alunos dizerem seus respectivos nomes).

- Agora, vou ler para vocês as fichas com nomes. Quero que vocês descubram qual figura tem o mesmo som inicial da palavra que a professora leu. Exemplo:

LEONARDO

- Que sílaba inicia o nome do LEONARDO?

- Aparece alguma figura na cartela que inicia com esse som?

- E com o nome RAFAEL?

- Qual é a sílaba inicial desse nome?

- Alguém descobriu uma figura que começa com o mesmo som inicial do nome do RAFAEL?

- Encontrem na cartela uma figura que tem o som inicial igual ao nome da LARISSA?

- Que figura vocês encontraram?

- Que letras aparecem nessa sílaba inicial?

- Alguém consegue descobrir outra figura que tenha o som inicial igual ao nome da CAMILA?

- Que letras iniciais aparecem na palavra da cartela e no nome da CAMILA que são iguais em relação aos sons?

3- As cartelas foram elaboradas com figuras aleatórias, bem como as fichas foram confeccionadas com nomes aleatórios, mas ficarão disponíveis no material complementar, se você quiser poderá ajustar as escritas dos nomes de acordo com seu grupo de alunos.

4- Como já foi explorada a cartela com as imagens e as fichas, explique aos alunos que eles estarão divididos em duplas, cada dupla receberá uma cartela com as figuras e também 20 fichas com as escritas de nomes. O jogo chama-se Descobrindo os sons iniciais.

As fichas ficarão no meio da dupla, assim como a cartela. As fichas ficarão empilhadas umas sobre as outras viradas para baixo. Um jogador de cada vez retira uma ficha, lê o nome e procura na cartela a figura que tem o mesmo som inicial da palavra escrita na ficha. Se encontrar a figura o aluno coloca a ficha sobre o desenho. Se não encontrar a figura correspondente ao som inicial da palavra o jogador fica com a ficha. O jogo termina quando todas as fichas com nomes estiverem sobre as figuras de acordo com os sons iniciais correspondentes.

De maneira lúdica, o jogo proporciona a análise de palavras, sons e sílabas semelhantes. Para que fique explícita a dinâmica do jogo aos alunos, sugere-se que você dê exemplos simulando uma jogada antes de iniciar a partida.

5- Organize os alunos em duplas produtivas, considerando os conhecimentos dos alunos sobre o sistema de escrita. Segue sugestões para o agrupamento:

- alunos com a escrita silábica com ou sem valor sonoro convencional com os alunos com escrita pré-silábica;

- alunos com a escrita silábica sem valor sonoro com alunos com a escrita silábica com valor sonoro convencional;

- alunos com escrita silábica com valor sonoro convencional com alunos com a escrita silábica alfabética;

- alunos com escrita silábica alfabética com escrita alfabética;

- alunos com escrita alfabética com escrita alfabética.

Atenção: As cartelas apresentam não só as figuras, mas palavras correspondentes a elas. Desta forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros (silábicos) iniciais também são estimulados a refletir sobre sua forma escrita. Para cartelas do jogo para impressão, clique aqui.

Para a duplas com agrupamentos de alfabéticos com silábicos alfabéticos, disponibilize somente as figuras nas cartelas sem as respectivas escritas, pois assim, o desafio ficará maior. A cartela estará disponível nos materiais complementares. Clique aqui para acessar a cartela sem escritas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1-Disponibilize para cada aluno uma folha impressa, contendo um banco de palavras (GABRIEL, CALEBE, GAEL, CARLOS, MARIANA, MANOEL, NAZARÉ).

E as figuras do GATO e MACACO em destaque.

Proponha aos alunos que descubram quais palavras do banco começam o mesmo som das figuras em destaque.

Sugira que copiem as palavras que iniciam com o mesmo o som nas linhas abaixo da figura e circule com lápis colorido as sílabas iniciais que se repetem.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Um ambiente com computador, projetor ou quadro. Material para ser impresso aos alunos: clique aqui.

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