14520
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A função dos pronomes relativos na reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre como compreender as relações lógico-semânticas entre os referentes e os pronomes relativos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcionais: PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui); Slide Carnival (tutorial disponível aqui).

Tema
Professor(a), compartilhe com a turma, pelo WhatsApp, o tema da aula. Explique aos alunos que nesta aula eles vão entender que palavras devem usar para evitar repetição de nomes no gênero reportagem. Questione-os: alguém se lembra de uma reportagem assistida na TV? Sobre o que ela falava? Quem participava da reportagem? Estimule os alunos a relatar experiências de leitura do gênero em foco. Solicite que seus relatos sejam feitos por meio de mensagem de texto ou áudio.

Introdução
Encaminhe a imagem do slide (veja no plano original) aos alunos, pelo WhatsApp, para que conheçam como o gênero reportagem aparece em seu veículo de origem. Neste caso, a reportagem encontra-se em meio online, no site da TV Escola, disponível aqui. Problematize perguntando aos alunos: no plano visual, quais características composicionais percebemos nesta reportagem? Qual é a relação entre a imagem/fotografia e o título? Peça que respondam no caderno de aula.

Desenvolvimento
Envie aos alunos a reportagem “Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados”, como anexo, e solicite a leitura. Observação: o texto consta de adaptações (palavras repetidas), realizadas intencionalmente, para serem verificadas e resolvidas pelos alunos, em forma de exercício detalhado no próximo slide. Em seguida, questione: o que vocês acharam do texto da reportagem? A linguagem utilizada é clara? Que elementos característicos do gênero vocês conseguem destacar no texto verbal? O texto está disponível aqui. Após os alunos comentarem as características do gênero e o possível “problema” do texto escrito, questione: mesmo com as repetições, é possível compreender de que assunto trata o texto? Agora, sublinhem no texto as partes em que aparecem repetições que prejudicam a leitura. Quais são elas? Será que é possível melhorar estes trechos para que fiquem mais claros? Vamos tentar? A atividade é a seguinte: reescreva a reportagem em seu caderno, ajustando o texto para que ele fique mais claro e compreensível. Para isso, você pode usar o banco de palavras com os pronomes relativos a seguir: que; quem; onde.
Observação: professor, a intenção é que os alunos consigam reformular o texto substituindo as repetições pelos pronomes relativos do banco de palavras. Veja uma possível resolução, que é o próprio texto na versão original, disponível aqui. Depois que os alunos acabarem de resolver a atividade, apresente a versão original do texto como correção.

Fechamento
Finalize a aula com a explicação da síntese, encaminhando-a como apresentação pelo PowerPoint ou Slide Carnival (veja em Recursos Opcionais). Questione os alunos: estes pronomes relativos se referem a lugar, pessoa e coisa/objeto. De acordo com os usos que vimos no texto, qual identifica cada categoria? Veja possibilidades de resolução no plano original.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler a reportagem encaminhada pelo WhatsApp aos alunos para que, juntos, possam discutir construtivamente sobre a temática abordada.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_11ATS01

(EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas