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Plano de aula - Resolução de problemas: muitos dados, e agora?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.

Objetivos específicos

  • Compreender o que são situações problemas com excesso de dados.
  • Resolver problemas explorando os processos matemáticos.
  • Explorar diferentes soluções encontradas pelos alunos elaborando argumentos consistentes baseados na interpretação e na compreensão da situação.
  • identificar dados importantes em problemas com excesso de dados.



Conceito-chave

Resolução, situações, problemas, estratégias, excesso de dados, compreensão.

Recursos necessários

- Atividade principal e raio x impresso.

- Quadro para anotações.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Coletivamente, apresente os questionamentos acima aos alunos e estimule-os a dizer o pensam e o que sabem sobre resolução de problemas. Faça uma pergunta de cada vez.

Propósito: Socializar ideias referentes a resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • O que é um problema?
  • Na escola em que situações ou momentos nos deparamos com problemas?
  • Que problemas serão esses? Matemáticos, pessoais...?
  • Todo problema tem solução?
  • Pensando apenas nos problemas matemáticos, a identificação dos dados pode ser feita antes de lê-lo todo ou depois de compreendê-lo?

Material complementar:

Sugestão de leitura:A resolução de problemas e o pensamento matemático

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Apresente essa situação coletivamente e explore-a. Leia o problema todo em voz alta com entonação, releia parte por parte instigando os alunos a se atentarem a cada informação presente. Releia a pergunta do problema e questione os alunos sobre a quantidade de informações e quais são realmente necessária para solucionar o problema.

Propósito: Elencar a informações essenciais para resolução.

Discuta com a turma:

  • Todo mundo faz aniversário? O que comemora-se no aniversário?
  • Quantas vezes por ano fazemos aniversário?
  • Quantos tipos de presentes ele ganhou?
  • Quantas pessoas foram convidadas?
  • Qual a informação mais importante tem na situação para poder responder a pergunta feita?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 5 e 6)

Orientações: Organize a turma em duplas produtivas. Leia a situação em voz alta para os alunos - caso todos os alunos sejam alfabetizados, não há necessidade da leitura, uma opção seria ler apenas para as duplas que apresentam maior dificuldade na leitura e interpretação. Neste momento explore as informações presentes sem apresentar a pergunta, assim os alunos podem olhar melhor para o problema ao invés de ir direto na pergunta e procurar a informação necessária. Para discutir a questão, entregue apenas a parte I que está nas atividades para impressão.

Propósito: Apresentar o problema a ser resolvido.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um açougue? Alguém já foi em algum?
  • Esse tipo de alimento pode ser vendido apenas no açougue ou há supermercados que tem esse atendimento em local apropriado? Qual desses estabelecimentos você conhece mais?
  • Que tipo de carne se vende no açougue?
  • Até esse momento foi apresentada a pergunta do problema?
  • Sabemos o que é para ser feito?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: Como agrupo meus alunos?

Atividade principal.

Resolução da atividade principal.

Guia de intervenção.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 5 e 6)

Orientações: Agora apresente a pergunta aos alunos. Depois de explorar todos os dados apresentados os alunos terão maior clareza do que realmente é importante para poder resolverem o problema. Oriente-os a prestarem atenção na afirmação inicial, ela faz toda a diferença na resolução. É importante que anterior a essa aula os alunos já tenham trabalhado noções de tempo, que uma semana são sete dias e os dias da semana. Volte na situação e questione sobre a quantidade de carne ao todo aproximadamente por dia. Entregue a pergunta imprensa, após discutir os dados apresentados, parte II nas atividades para impressão.

Propósito: Resolver problema com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Quando fala que vende carne em bife, moída e em pedaço, todas são carne de vaca. A carne é diferente ou a forma como ela foi vendida que é diferente?
  • Então quantos quilos de carne de vaca ao todo o açougue vende aproximadamente por dia?
  • Para responder a pergunta preciso saber a quantidade de frango e peixe que são vendidos?
  • Saber que o açougue fecha nas segundas-feiras é importante? Por quê?
  • Quantos são os dias da semana e quais são?
  • Se são 7 menos a segunda, então quantos dias da semana o açougue fica aberto?
  • O que é preciso fazer para responder a pergunta do problema?
  • Todos as informações apresentadas na situação são importantes?
  • Qual dessas informações é essencial para resolver o problema?
  • O problema pode ser resolvido sem a informação da venda dos frangos e do peixe?
  • A quantidade de informações apresentadas pode dificultar a resolução? Por quê?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: Como agrupo meus alunos?

Atividade principal.

Resolução da atividade principal.

Guia de intervenção.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os alunos exporem suas ideias, discutirem as resoluções feitas com base nas perguntas do slide a serem apresentadas uma a uma. É importante socializar os critérios utilizados pelas duplas para estabelecer as estratégias de resolução que desenvolveram. Foque na importância de compreender a pergunta do problema para poder identificar as informações que realmente são necessárias para resolução. Explore com os alunos as diferentes resoluções que tiveram, deixe que as duplas apresentem suas hipóteses e o grupo coletivamente valide ou não a resolução que a dupla teve.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução utilizadas e como identificaram os dados.

Discuta com a turma:

  • Como cada dupla chegou ao seu resultado?
  • Todos os resultados são iguais?
  • O que fez com que houvesse resultados diferentes?
  • As informações utilizadas pelas duplas são as mesmas?
  • Quem utilizou a mesma informação?
  • Por que algumas duplas utilizaram informações diferentes? (caso tenha ocorrido)
  • Por que vocês (duplas) utilizaram essa informação para fazer o cálculo?
  • Se tivesse utilizado outra informação teria tido o mesmo resultado? Por quê?
  • A leitura com atenção é importante para resolução de problemas? Por quê?
  • Como você e seu colega identificaram as informações importantes no problema?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Coletivamente, explore o que é necessário para a resolução de um problema. É essencial que os alunos percebam que independente da quantidade de informações, é possível estabelecer o que realmente é importante e a partir disso iniciar o processo de resolução. Para estabelecer essa estratégia de resolução, é necessário compreender a exigência do problema. Sistematize o conceito de resolução de problemas com excesso de informações explorado com os alunos o que é necessário fazer para conseguir resolvê-lo com sucesso.

Propósito: Apresentar o conceito de resolução de problemas com excesso de informações.

Discuta com a turma:

  • O que é preciso para resolver um problema?
  • Ler a situação com atenção e compreendê-la é importante? Por quê?
  • Todas os problemas matemáticos são iguais?
  • O problema que trabalhamos nessa aula é diferente dos demais que vocês conhecem? Em que?
  • A quantidade de informações pode interferir na resolução? Como?
  • Para resolver um problema, todas as pessoas têm que utilizar a mesma estratégia? Por quê?
  • A forma como uma pessoa compreende um problema e começa a resolvê-lo deve ser igual a dos demais?
  • O que é necessário para resolver um problema com excesso de informações?

Material complementar:

Sugestão de leitura: Vivenciando a resolução de problemas em sala de aula

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elencar as conclusões dos alunos deixando-os exporem suas ideias e esclareça o que ficar de dúvidas sobre a importância de identificar no problema as informações que realmente são necessária para resolvê-lo.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de problemas trabalhamos nessa aula?
  • O que ele tem que dificulta sua resolução?
  • Todos conseguiram ver que há informações desnecessárias para a resolução?
  • Essas informações não tão importantes alteram o resultado?
  • Falamos muito da importância da leitura. Ela realmente é importante? Por quê?
  • É possível ter critérios para identificar e selecionar as informações mais importantes de um problema? Quais seriam?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem e retomar pontos importantes caso os alunos que ainda apresentem dúvidas sobre a aula. Apresente a situação para refletirem individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos na resolução de problemas com excesso de informações.

Discuta com a turma:

  • Para resolver esse problema, o que é necessário fazer primeiro?
  • Quais informações que o problema apresenta?
  • Todas são importantes para resolvê-lo, ou seja, todos os dados são necessário?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Qual é a informação mais importante para responder essa pergunta?
  • As outras informações alteram a resolução do problema? Por quê?

Materiais complementares:

Utilize o Guia de intervenção para discutir com os alunos as possíveis variações de respostas dadas e dificuldades encontradas.

Atividade Raio X.

Resolução Raio X.

Atividade complementar.

Resolução atividade complementar.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.

Objetivos específicos

  • Compreender o que são situações problemas com excesso de dados.
  • Resolver problemas explorando os processos matemáticos.
  • Explorar diferentes soluções encontradas pelos alunos elaborando argumentos consistentes baseados na interpretação e na compreensão da situação.
  • identificar dados importantes em problemas com excesso de dados.



Conceito-chave

Resolução, situações, problemas, estratégias, excesso de dados, compreensão.

Recursos necessários

- Atividade principal e raio x impresso.

- Quadro para anotações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Coletivamente, apresente os questionamentos acima aos alunos e estimule-os a dizer o pensam e o que sabem sobre resolução de problemas. Faça uma pergunta de cada vez.

Propósito: Socializar ideias referentes a resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • O que é um problema?
  • Na escola em que situações ou momentos nos deparamos com problemas?
  • Que problemas serão esses? Matemáticos, pessoais...?
  • Todo problema tem solução?
  • Pensando apenas nos problemas matemáticos, a identificação dos dados pode ser feita antes de lê-lo todo ou depois de compreendê-lo?

Material complementar:

Sugestão de leitura:A resolução de problemas e o pensamento matemático

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Apresente essa situação coletivamente e explore-a. Leia o problema todo em voz alta com entonação, releia parte por parte instigando os alunos a se atentarem a cada informação presente. Releia a pergunta do problema e questione os alunos sobre a quantidade de informações e quais são realmente necessária para solucionar o problema.

Propósito: Elencar a informações essenciais para resolução.

Discuta com a turma:

  • Todo mundo faz aniversário? O que comemora-se no aniversário?
  • Quantas vezes por ano fazemos aniversário?
  • Quantos tipos de presentes ele ganhou?
  • Quantas pessoas foram convidadas?
  • Qual a informação mais importante tem na situação para poder responder a pergunta feita?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 5 e 6)

Orientações: Organize a turma em duplas produtivas. Leia a situação em voz alta para os alunos - caso todos os alunos sejam alfabetizados, não há necessidade da leitura, uma opção seria ler apenas para as duplas que apresentam maior dificuldade na leitura e interpretação. Neste momento explore as informações presentes sem apresentar a pergunta, assim os alunos podem olhar melhor para o problema ao invés de ir direto na pergunta e procurar a informação necessária. Para discutir a questão, entregue apenas a parte I que está nas atividades para impressão.

Propósito: Apresentar o problema a ser resolvido.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um açougue? Alguém já foi em algum?
  • Esse tipo de alimento pode ser vendido apenas no açougue ou há supermercados que tem esse atendimento em local apropriado? Qual desses estabelecimentos você conhece mais?
  • Que tipo de carne se vende no açougue?
  • Até esse momento foi apresentada a pergunta do problema?
  • Sabemos o que é para ser feito?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: Como agrupo meus alunos?

Atividade principal.

Resolução da atividade principal.

Guia de intervenção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 5 e 6)

Orientações: Agora apresente a pergunta aos alunos. Depois de explorar todos os dados apresentados os alunos terão maior clareza do que realmente é importante para poder resolverem o problema. Oriente-os a prestarem atenção na afirmação inicial, ela faz toda a diferença na resolução. É importante que anterior a essa aula os alunos já tenham trabalhado noções de tempo, que uma semana são sete dias e os dias da semana. Volte na situação e questione sobre a quantidade de carne ao todo aproximadamente por dia. Entregue a pergunta imprensa, após discutir os dados apresentados, parte II nas atividades para impressão.

Propósito: Resolver problema com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Quando fala que vende carne em bife, moída e em pedaço, todas são carne de vaca. A carne é diferente ou a forma como ela foi vendida que é diferente?
  • Então quantos quilos de carne de vaca ao todo o açougue vende aproximadamente por dia?
  • Para responder a pergunta preciso saber a quantidade de frango e peixe que são vendidos?
  • Saber que o açougue fecha nas segundas-feiras é importante? Por quê?
  • Quantos são os dias da semana e quais são?
  • Se são 7 menos a segunda, então quantos dias da semana o açougue fica aberto?
  • O que é preciso fazer para responder a pergunta do problema?
  • Todos as informações apresentadas na situação são importantes?
  • Qual dessas informações é essencial para resolver o problema?
  • O problema pode ser resolvido sem a informação da venda dos frangos e do peixe?
  • A quantidade de informações apresentadas pode dificultar a resolução? Por quê?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: Como agrupo meus alunos?

Atividade principal.

Resolução da atividade principal.

Guia de intervenção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, deixe os alunos exporem suas ideias, discutirem as resoluções feitas com base nas perguntas do slide a serem apresentadas uma a uma. É importante socializar os critérios utilizados pelas duplas para estabelecer as estratégias de resolução que desenvolveram. Foque na importância de compreender a pergunta do problema para poder identificar as informações que realmente são necessárias para resolução. Explore com os alunos as diferentes resoluções que tiveram, deixe que as duplas apresentem suas hipóteses e o grupo coletivamente valide ou não a resolução que a dupla teve.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução utilizadas e como identificaram os dados.

Discuta com a turma:

  • Como cada dupla chegou ao seu resultado?
  • Todos os resultados são iguais?
  • O que fez com que houvesse resultados diferentes?
  • As informações utilizadas pelas duplas são as mesmas?
  • Quem utilizou a mesma informação?
  • Por que algumas duplas utilizaram informações diferentes? (caso tenha ocorrido)
  • Por que vocês (duplas) utilizaram essa informação para fazer o cálculo?
  • Se tivesse utilizado outra informação teria tido o mesmo resultado? Por quê?
  • A leitura com atenção é importante para resolução de problemas? Por quê?
  • Como você e seu colega identificaram as informações importantes no problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Coletivamente, explore o que é necessário para a resolução de um problema. É essencial que os alunos percebam que independente da quantidade de informações, é possível estabelecer o que realmente é importante e a partir disso iniciar o processo de resolução. Para estabelecer essa estratégia de resolução, é necessário compreender a exigência do problema. Sistematize o conceito de resolução de problemas com excesso de informações explorado com os alunos o que é necessário fazer para conseguir resolvê-lo com sucesso.

Propósito: Apresentar o conceito de resolução de problemas com excesso de informações.

Discuta com a turma:

  • O que é preciso para resolver um problema?
  • Ler a situação com atenção e compreendê-la é importante? Por quê?
  • Todas os problemas matemáticos são iguais?
  • O problema que trabalhamos nessa aula é diferente dos demais que vocês conhecem? Em que?
  • A quantidade de informações pode interferir na resolução? Como?
  • Para resolver um problema, todas as pessoas têm que utilizar a mesma estratégia? Por quê?
  • A forma como uma pessoa compreende um problema e começa a resolvê-lo deve ser igual a dos demais?
  • O que é necessário para resolver um problema com excesso de informações?

Material complementar:

Sugestão de leitura: Vivenciando a resolução de problemas em sala de aula

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elencar as conclusões dos alunos deixando-os exporem suas ideias e esclareça o que ficar de dúvidas sobre a importância de identificar no problema as informações que realmente são necessária para resolvê-lo.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de problemas trabalhamos nessa aula?
  • O que ele tem que dificulta sua resolução?
  • Todos conseguiram ver que há informações desnecessárias para a resolução?
  • Essas informações não tão importantes alteram o resultado?
  • Falamos muito da importância da leitura. Ela realmente é importante? Por quê?
  • É possível ter critérios para identificar e selecionar as informações mais importantes de um problema? Quais seriam?

Slide Plano Aula

Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem e retomar pontos importantes caso os alunos que ainda apresentem dúvidas sobre a aula. Apresente a situação para refletirem individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos na resolução de problemas com excesso de informações.

Discuta com a turma:

  • Para resolver esse problema, o que é necessário fazer primeiro?
  • Quais informações que o problema apresenta?
  • Todas são importantes para resolvê-lo, ou seja, todos os dados são necessário?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Qual é a informação mais importante para responder essa pergunta?
  • As outras informações alteram a resolução do problema? Por quê?

Materiais complementares:

Utilize o Guia de intervenção para discutir com os alunos as possíveis variações de respostas dadas e dificuldades encontradas.

Atividade Raio X.

Resolução Raio X.

Atividade complementar.

Resolução atividade complementar.

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