Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.
Materiais necessários: Texto impresso com as lacunas a serem preenchidas.
Dificuldades antecipadas: Desconhecimento sobre o sujeito e o verbo.
Referências sobre o assunto:
MUNIZ, Flávia. Recado de fantasma. Contos para crianças e adolescentes (edição especial), São Paulo, vol. 1, p 12 e 13. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3173/recado-de-fantasma. Acesso em 23 de setembro de 2018, às 20:35 hs.
JUNIOR, Celso Ferrarezi. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.
BORTONI-RICARDO (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema e a finalidade da aula.
- Promova a relação entre o tema e a finalidade.
Espera-se que os alunos possam relacionar a concordância verbal e as palavras a que o verbo se refere, promovendo assim, uma ligação de sentidos. Como também poderá surgir a intenção de revisar para estabelecer “combinações”.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Exponha a foto da escritora Flavia Muniz e o título do conto a ser lido: Recado de fantasma.
- Fale um pouco da escritora e promova a aproximação com a autora, aspecto importante para a identificação do leitor e construção de leitores. Para saber mais sobre Flavia Muniz, ir ao endereço http://www.divertudo.com.br/entrevista7.htm. Acesso em 23 de setembro de 2018, às 19:51 hs.
- Verifique quem gosta de contos de suspense.
b) Solicite hipóteses sobre a história.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Em duplas, distribua o texto de Flávia Muniz, com lacunas e o verbo no infinitivo entre parênteses. Peça que preencham com os verbos adequando-os aos sujeitos/nomes/pronomes a quem se referem. Intervenha nas respostas, caso seja necessário.
- Assim que os alunos percebam que o texto está incompleto no clímax, oriente-os a completar o conto com um só parágrafo desvendando o mistério.
OBS.: O conto original dispõe de um espaço de interação com o leitor- a elaboração do clímax em um parágrafo. Aproveite a oportunidade para verificar a construção mínima de sequências de concordância verbal entre o verbo e os elementos-sujeito (pronome ou nome)
Desenvolvimento
Orientações:
Siga as orientações do slide 4.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize grupos de quatro alunos (junte duas duplas) e peça que leiam para os colegas o conto completo, inclusive com o parágrafo inventado.
- Questione-os:
- Conseguiram encontrar a mesma concordância que os colegas?
- Qual a explicação dada mais surpreendente? E a mais engraçada?
3. Anote no quadro alguns exemplos e reforce a importância da concordância entre os verbos e os pronomes pessoais/nomes sujeitos para criar o efeito de sentido em um texto escrito formal.
[...] Depois do jantar, fui (ir) para o quarto montar um quebra-cabeça de 500 peças, desses bem difíceis. (Quem foi ao quarto montar…? Onde encontramos isso no texto? A irmã estava com ele?)
OBS.: Um aspecto a ser entendido é a posição do sujeito em relação ao verbo na sentença e a proximidade entre o verbo e o sujeito/nome/pronome, como também a compreensão do texto e as informações que se quer passar. Nesse caso, o irmão estava só, depois é que chamou a irmã para verificar o que tinha visto)
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Indique um aluno para que anote no caderno de registros e descobertas (caderno de anotações da turma) as observações da turma.
- Sugira ao grupo que escolha um dos contos do grupo de quatro alunos para ser gravado e apresentado aos colegas de outra sala. Ensaie a leitura, pedindo que façam a leitura compartilhada.
- Com a ajuda de celulares ou gravadores de voz, grave o conto.
- Escolha dois contos gravados (sorteio) e passe-os para a turma ouvir. Observe se as concordâncias verbais estão de acordo com a norma padrão.
OBS. Como sugestão, faça a edição com música de fundo e legendas, usando aplicativos de celular que façam o trabalho de edição.
Crie parcerias com a professora de outra sala e leve as gravações para o momento da escuta literária.
Materiais complementares: Gravadores, celulares, caderno de descoberta da turma.