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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Acentuação de paroxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Acentuação de paroxítonas

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, sistematizar e exercitar o emprego de acento gráfico em palavras paroxítonas terminadas em consoante.

Materiais necessários: Envelopes, peças do quebra-cabeça, projetor, lápis, tabelas e papel sulfite.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos não saibam reconhecer a regularidade para o emprego de acentos e a sílaba tônica.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 23 de setembro de 2018

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23 de setembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e peça que eles se dividam em grupos de no máximo 5 alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua os envelopes com as peças para os alunos.
  • Projete ou escreva no quadro os procedimentos do jogo.
  • Explique o funcionamento do jogo para os alunos. Se necessário, relembre a definição de paroxítona a regra de acentuação de paroxítonas terminadas em consoantes: são acentuadas as paroxítonas terminadas em L, R, N, X e PS. Se desejar, permita que os alunos utilizem suas anotações sobre o tema. É importante deixar claro aos alunos que o acento deve ir na sílaba tônica.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar as peças do quebra-cabeça e aqui para acessar a tabela. Imprima as páginas com as palavras em um papel sulfite ou, para que o quebra-cabeça fique mais firme, em papel de maior gramatura, como vergê ou cartão. Recorte as sílabas e acentos das palavras somente nas linhas pontilhadas. Em seguida, embaralhe as peças e coloque em um envelope comum. Todos os grupos devem receber um envelope contendo as peças relativas a todas as palavras e cada aluno deve receber uma folha com a tabela para preenchimento. Para esta atividade, disponibilizamos 9 palavras paroxítonas acentuadas e 3 não acentuadas, sendo assim, você pode utilizar de 10 a 12 palavras no jogo, fazendo as combinações que achar pertinente. Mesmo assim, é preciso garantir que haja tanto palavras acentuadas, como não acentuadas de modo que os alunos exercitem a regularidade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente e explique o exemplo de como devem juntar as peças. Se preferir, você pode usar as próprias peças do jogo ou, até mesmo, ampliar as peças da palavra de exemplo para mostrar aos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente e explique o exemplo de como os alunos devem preencher a tabela do exercício. É importante deixar claro que eles devem grafar o próprio acento e o seu nome, de modo que associem o nome do acento e a sua grafia.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Depois de realizadas as explicações e entregue os materiais, permita que os alunos iniciem a montagem dos quebra-cabeças.
  • Permaneça sempre disponível circulando pela sala para sanar eventuais dúvidas dos alunos. Tenha em mente que o foco dessa atividade é que os alunos associem, por meio das cores, as terminações das palavras com a necessidade do acento gráfico, além de perceber a diferença entre uma vogal fechada e uma aberta para decidir se vão usar o acento agudo ou o circunflexo, bem como a identificação da sílaba tônica.
  • Disponibilize dicionários para caso algum aluno tenha curiosidade sobre o significado das palavras.
  • Alguns alunos podem ter dificuldade por não conhecer algumas palavras, portanto, sugira que eles comecem pelas mais conhecidas e fáceis para que excluam algumas peças e fique menos confuso.
  • Lembre-se que a atividade requer dos alunos o exercício tanto de habilidades cognitivas e linguísticas, como de habilidades sociais. Assim, é preciso atentar-se para ajudar os alunos a realizarem a atividade de maneira organizada e colaborativa.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Encerre a atividade e desenhe no quadro a tabela do exercício. Peça que os alunos apresentem oralmente as palavras que formaram e como preencheram a tabela. Escreva no quadro as respostas ao passo que eles forem falando.
  • Pergunte:
  • Houve alguma dúvida ou dificuldade? Em caso positivo, retome o ponto em específico.
  • Vocês gostaram da brincadeira? É importante permitir que os alunos façam suas avaliações tanto da atividade quanto do seu próprio aprendizado.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a resolução da tabela.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, sistematizar e exercitar o emprego de acento gráfico em palavras paroxítonas terminadas em consoante.

Materiais necessários: Envelopes, peças do quebra-cabeça, projetor, lápis, tabelas e papel sulfite.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos não saibam reconhecer a regularidade para o emprego de acentos e a sílaba tônica.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 23 de setembro de 2018

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23 de setembro de 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e peça que eles se dividam em grupos de no máximo 5 alunos.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua os envelopes com as peças para os alunos.
  • Projete ou escreva no quadro os procedimentos do jogo.
  • Explique o funcionamento do jogo para os alunos. Se necessário, relembre a definição de paroxítona a regra de acentuação de paroxítonas terminadas em consoantes: são acentuadas as paroxítonas terminadas em L, R, N, X e PS. Se desejar, permita que os alunos utilizem suas anotações sobre o tema. É importante deixar claro aos alunos que o acento deve ir na sílaba tônica.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar as peças do quebra-cabeça e aqui para acessar a tabela. Imprima as páginas com as palavras em um papel sulfite ou, para que o quebra-cabeça fique mais firme, em papel de maior gramatura, como vergê ou cartão. Recorte as sílabas e acentos das palavras somente nas linhas pontilhadas. Em seguida, embaralhe as peças e coloque em um envelope comum. Todos os grupos devem receber um envelope contendo as peças relativas a todas as palavras e cada aluno deve receber uma folha com a tabela para preenchimento. Para esta atividade, disponibilizamos 9 palavras paroxítonas acentuadas e 3 não acentuadas, sendo assim, você pode utilizar de 10 a 12 palavras no jogo, fazendo as combinações que achar pertinente. Mesmo assim, é preciso garantir que haja tanto palavras acentuadas, como não acentuadas de modo que os alunos exercitem a regularidade.

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Orientações:

  • Apresente e explique o exemplo de como devem juntar as peças. Se preferir, você pode usar as próprias peças do jogo ou, até mesmo, ampliar as peças da palavra de exemplo para mostrar aos alunos.

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Orientações:

  • Apresente e explique o exemplo de como os alunos devem preencher a tabela do exercício. É importante deixar claro que eles devem grafar o próprio acento e o seu nome, de modo que associem o nome do acento e a sua grafia.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Depois de realizadas as explicações e entregue os materiais, permita que os alunos iniciem a montagem dos quebra-cabeças.
  • Permaneça sempre disponível circulando pela sala para sanar eventuais dúvidas dos alunos. Tenha em mente que o foco dessa atividade é que os alunos associem, por meio das cores, as terminações das palavras com a necessidade do acento gráfico, além de perceber a diferença entre uma vogal fechada e uma aberta para decidir se vão usar o acento agudo ou o circunflexo, bem como a identificação da sílaba tônica.
  • Disponibilize dicionários para caso algum aluno tenha curiosidade sobre o significado das palavras.
  • Alguns alunos podem ter dificuldade por não conhecer algumas palavras, portanto, sugira que eles comecem pelas mais conhecidas e fáceis para que excluam algumas peças e fique menos confuso.
  • Lembre-se que a atividade requer dos alunos o exercício tanto de habilidades cognitivas e linguísticas, como de habilidades sociais. Assim, é preciso atentar-se para ajudar os alunos a realizarem a atividade de maneira organizada e colaborativa.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Encerre a atividade e desenhe no quadro a tabela do exercício. Peça que os alunos apresentem oralmente as palavras que formaram e como preencheram a tabela. Escreva no quadro as respostas ao passo que eles forem falando.
  • Pergunte:
  • Houve alguma dúvida ou dificuldade? Em caso positivo, retome o ponto em específico.
  • Vocês gostaram da brincadeira? É importante permitir que os alunos façam suas avaliações tanto da atividade quanto do seu próprio aprendizado.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a resolução da tabela.

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