Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e orientações, a fim de que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meets ou Zoom.
Introdução
Faça uma orientação, em áudio ou vídeo, explicando a atividade, e envie aos alunos através do WhatsApp. Diga que irão exercitar a escrita de palavras com os ditongos AI, EI e OU, e relembre as descobertas da aula anterior falando uma lista de palavras com os ditongos citados.
Desenvolvimento
Organize a atividade através do Formulários Google (tutorial disponível aqui) e envie aos alunos orientando-os a lerem as palavras e marcarem a escrita correta. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie a lista de palavras com a escrita correta. Solicite que os alunos corrijam suas atividades, propondo que pronunciem as palavras para identificar o som dos ditongos na palavras, refletindo sobre as questões:
- Qual letra aparece mais forte na pronúncia?
- Qual letra fica oculta na pronúncia da palavra?
Outra opção para a sistematização da atividade é realizar uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e realizar a correção coletiva, dialogando com os alunos sobre a pronúncia e a escrita de cada palavra e a função dos ditongos nas mesmas.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre a correção da atividade utilizando o modelo proposto no slide da Introdução do plano original.
Convite às famílias
Envie aos alunos a brincadeira da roleta de pronúncia dos ditongos, disponívem aqui, e proponha que convidem os familiares para brincarem juntos. Cada participante gira a roleta e pronuncia a palavra que sair.