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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Trilha dos Ditongos!

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Trilha dos Ditongos!

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender que se fala de um jeito e se escreve de outro.

Materiais necessários: Jogo “Trilha dos Ditongos” e caderno.

Dificuldades antecipadas: Resolver conflitos de supressão das semivogais (i) e (u).

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

ADAMOLI, M. A. Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. 2006. 119f. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

ADAMOLI, M. A. As diferentes grafias dos ditongos variáveis em textos de escrita inicial. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1624/1507;

PAIVA, M. C. A. Supressão das semivogais nos ditongos decrescentes. In: OLIVEIRA E SILVA, G.M & SCHERRE, M.M.P. (orgs.) Padrões sociolinguísticos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize a sala em grupos de 4 alunos. Converse sobre a oportunidade que terão de exercitar a compreensão do comportamento dos ditongos estudados através do jogo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia no slide as regras de como se brinca com o jogo Trilha dos Ditongos.

Materiais complementares: para impressão do jogo clique aqui. Caso prefira, você pode imprimir o tabuleiro em A4 e plastificar.

para impressão das perguntas das cartas clique aqui e para as respostas clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Enquanto as crianças jogam, caminhe pela sala para orientar os grupos quando necessário.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua a atividade para os alunos registrarem seus acertos e equívocos na escrita vivenciados através do jogo.
  • Oriente-os quanto a correção.
  • Oportunize que os participantes compartilhem no quadro um acerto e um equívoco que obtiveram através do jogo formando uma lista coletiva de palavras.

Materiais complementares: para impressão da atividade clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender que se fala de um jeito e se escreve de outro.

Materiais necessários: Jogo “Trilha dos Ditongos” e caderno.

Dificuldades antecipadas: Resolver conflitos de supressão das semivogais (i) e (u).

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

ADAMOLI, M. A. Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. 2006. 119f. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

ADAMOLI, M. A. As diferentes grafias dos ditongos variáveis em textos de escrita inicial. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1624/1507;

PAIVA, M. C. A. Supressão das semivogais nos ditongos decrescentes. In: OLIVEIRA E SILVA, G.M & SCHERRE, M.M.P. (orgs.) Padrões sociolinguísticos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize a sala em grupos de 4 alunos. Converse sobre a oportunidade que terão de exercitar a compreensão do comportamento dos ditongos estudados através do jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia no slide as regras de como se brinca com o jogo Trilha dos Ditongos.

Materiais complementares: para impressão do jogo clique aqui. Caso prefira, você pode imprimir o tabuleiro em A4 e plastificar.

para impressão das perguntas das cartas clique aqui e para as respostas clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Enquanto as crianças jogam, caminhe pela sala para orientar os grupos quando necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua a atividade para os alunos registrarem seus acertos e equívocos na escrita vivenciados através do jogo.
  • Oriente-os quanto a correção.
  • Oportunize que os participantes compartilhem no quadro um acerto e um equívoco que obtiveram através do jogo formando uma lista coletiva de palavras.

Materiais complementares: para impressão da atividade clique aqui.

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