Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar em frases monossílabos tônicos acentuados corretamente.
Materiais necessários: Cartaz de registros da primeira aula desta sequência. Por ser uma sequência de aulas, caso não tenha feito você poderá consultar a primeira aula e segunda aula desta sequência. Quadro para registros, projetor ou cartazes com as propostas dos slides.
Dificuldades antecipadas: O aluno não compreender que o acento faz parte da palavra para ter o sentido que se quer expressar.
Referências sobre o assunto:
- NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em: 26 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Apresente as colunas do slide aos alunos e discuta coletivamente sobre o acento gráfico utilizado nos monossílabos destacados em cada uma das frases.
- É importante que percebam a diferença na pronúncia causada pelo uso do acento gráfico na coluna 1.
- Faça um paralelo do significado das palavras da lista da coluna 1 e da lista da coluna 2.
- Utilize o dicionário caso seja necessário, incentive o uso do mesmo pelos alunos.
Materiais complementares:
- Projetor ou cartaz com as frases das colunas, ou as escreva no quadro.
Introdução
Orientações:
- Apresente as questões do slide aos aluno e discuta as respostas dadas por eles coletivamente.
- Retome o cartaz feito na primeira aula e complementado na segunda. Caso não a tenha feito, consulte primeira aula e segunda aula.
- Não tendo feito as primeiras aulas, providencie um cartaz com um resumo da primeira e segunda aula sobre monossílabos tônicos acentuados.
Sugestão de possíveis tópicos a explorar no cartaz: - Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ser acentuados ou não. Podem ser ou não acentuados.
- Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
- O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.
- Quanto aos sinais gráficos, utilizamos o acento agudo nas vogais abertas, o acento circunflexo nas vogais fechadas e o til nos sons nasais.
Materiais complementares:
- Projetor ou cartaz com as perguntas do slide, ou as escreva no quadro.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações:
- Imprima a atividade do slide.
- A proposta é que os alunos realizem a atividade individualmente.
- Leia a fábula em voz alta e solicite dos alunos atenção e proponha que analisem a pronúncia das palavras enquanto você está lendo.
- Ao entregar a atividade de ser realizada, oriente-os a observar e analisar a escrita de cada uma das palavras que eles fizerem.
- Oriente quanto ao uso do acento em determinados monossílabos, pois a falta dele modifica o significado da palavra.
- Conduza a realização da atividade propondo:
- Leitura da fábula com autonomia
- Localizar os monossílabos na fábula.
- Identificar os monossílabos que podem ser acentuados, porém estão sem acento gráfico.
- Acentue adequadamente o monossílabo que está sem o sinal gráfico.
- Caminhe pela sala e faça as intervenções necessárias, questionando hipóteses levantadas ou até mesmo levantando hipóteses para que os alunos reflitam sobre a análise que estão realizando.
Questione:
- Por que acentuou este monossílabo? (Espera-se que o aluno diga o porque acentuou aquele monossílabo, dizendo que ele é acentuado pois apresenta umas regularidades: são pronunciados com força e mantêm o seu significado próprio, independentemente de virem inseridos numa frase ou isolados).
- Sem acento / sinal gráfico tem o mesmo sentido? Por quê? (Não, pois os monossílabos tônicos acentuados mantêm seu significado próprio, sem acento podem ter outro sentido quando utilizados numa frase).
- Qual sinal gráfico que mais aparece nos monossílabos desta fábula? O que ele significa? (Til, que é um sinal gráfico e não um acento, que faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca).
- Depois que os alunos terminarem de acentuar os monossílabos, socialize as hipóteses levantadas por eles.
- Coletivamente, validem ou não o uso do acento gráfico utilizado, se foi acentuada corretamente ou se naquela frase realmente não é necessário.
- Oportunize consulta ao dicionário se julgar necessário e ao cartaz explorado inicialmente.
- Fábula “O cão e o cartaz”: As Fábulas de Esopo. Adaptação: Joseph Shafan. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000378.pdf. Acesso em: 25 de setembro de 2018.
Materiais complementares:
- Leitura complementar para o professor sobre Monossílabos tônicos e átonos.
- Projetor ou cartaz com a proposta da atividade.
- Atividade para impressão, uma cada aluno, clique aqui.
- Resolução da atividade, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Proponha a sistematização dos conhecimentos adquiridos com a aula.
- Conduza os alunos a perceber a importância do acento dos monossílabos, uma vez que o significado pode ser alterado pelo acento
gráfico ou pela falta dele. - Retome o cartaz utilizado inicialmente. Analisem o que já está registrado, validem as informações e o complemente, caso necessário.
- Elabore com os alunos os pontos importantes da aula (o que aprendemos).
- Valide as conclusões que os alunos elencam. Possibilite neste momento a troca de informações, e se houver necessidade, que o aluno apresente suas dúvidas para ser solucionadas.
- Sugestão de possíveis tópicos a explorar com os alunos:
- Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ou não ser acentuados.
- Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
- O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.
- A falta de acento nos monossílabos tônicos altera o sentido da frase.
6. Oriente os alunos a registrar no caderno as conclusões elencadas pelos aluno.
Materiais complementares:
- Projetor, cartaz do slide 5 ou escrito no quadro.