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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Acento gráfico em monossílabos tônicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para [ANO] do Fundamental sobre

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar em frases monossílabos tônicos acentuados corretamente.

Materiais necessários: Cartaz de registros da primeira aula desta sequência. Por ser uma sequência de aulas, caso não tenha feito você poderá consultar a primeira aula e segunda aula desta sequência. Quadro para registros, projetor ou cartazes com as propostas dos slides.

Dificuldades antecipadas: O aluno não compreender que o acento faz parte da palavra para ter o sentido que se quer expressar.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente as colunas do slide aos alunos e discuta coletivamente sobre o acento gráfico utilizado nos monossílabos destacados em cada uma das frases.
  • É importante que percebam a diferença na pronúncia causada pelo uso do acento gráfico na coluna 1.
  • Faça um paralelo do significado das palavras da lista da coluna 1 e da lista da coluna 2.
  • Utilize o dicionário caso seja necessário, incentive o uso do mesmo pelos alunos.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as frases das colunas, ou as escreva no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as questões do slide aos aluno e discuta as respostas dadas por eles coletivamente.
  • Retome o cartaz feito na primeira aula e complementado na segunda. Caso não a tenha feito, consulte primeira aula e segunda aula.
  • Não tendo feito as primeiras aulas, providencie um cartaz com um resumo da primeira e segunda aula sobre monossílabos tônicos acentuados.
    Sugestão de possíveis tópicos a explorar no cartaz:
  • Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ser acentuados ou não. Podem ser ou não acentuados.
  • Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
  • O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.
  • Quanto aos sinais gráficos, utilizamos o acento agudo nas vogais abertas, o acento circunflexo nas vogais fechadas e o til nos sons nasais.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as perguntas do slide, ou as escreva no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações:

  • Imprima a atividade do slide.
  • A proposta é que os alunos realizem a atividade individualmente.
  • Leia a fábula em voz alta e solicite dos alunos atenção e proponha que analisem a pronúncia das palavras enquanto você está lendo.
  • Ao entregar a atividade de ser realizada, oriente-os a observar e analisar a escrita de cada uma das palavras que eles fizerem.
  • Oriente quanto ao uso do acento em determinados monossílabos, pois a falta dele modifica o significado da palavra.
  • Conduza a realização da atividade propondo:
  • Leitura da fábula com autonomia
  • Localizar os monossílabos na fábula.
  • Identificar os monossílabos que podem ser acentuados, porém estão sem acento gráfico.
  • Acentue adequadamente o monossílabo que está sem o sinal gráfico.
  • Caminhe pela sala e faça as intervenções necessárias, questionando hipóteses levantadas ou até mesmo levantando hipóteses para que os alunos reflitam sobre a análise que estão realizando.

Questione:

  • Por que acentuou este monossílabo? (Espera-se que o aluno diga o porque acentuou aquele monossílabo, dizendo que ele é acentuado pois apresenta umas regularidades: são pronunciados com força e mantêm o seu significado próprio, independentemente de virem inseridos numa frase ou isolados).
  • Sem acento / sinal gráfico tem o mesmo sentido? Por quê? (Não, pois os monossílabos tônicos acentuados mantêm seu significado próprio, sem acento podem ter outro sentido quando utilizados numa frase).
  • Qual sinal gráfico que mais aparece nos monossílabos desta fábula? O que ele significa? (Til, que é um sinal gráfico e não um acento, que faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca).
  • Depois que os alunos terminarem de acentuar os monossílabos, socialize as hipóteses levantadas por eles.
  • Coletivamente, validem ou não o uso do acento gráfico utilizado, se foi acentuada corretamente ou se naquela frase realmente não é necessário.
  • Oportunize consulta ao dicionário se julgar necessário e ao cartaz explorado inicialmente.
  • Fábula “O cão e o cartaz”: As Fábulas de Esopo. Adaptação: Joseph Shafan. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000378.pdf. Acesso em: 25 de setembro de 2018.

Materiais complementares:

  • Leitura complementar para o professor sobre Monossílabos tônicos e átonos.
  • Projetor ou cartaz com a proposta da atividade.
  • Atividade para impressão, uma cada aluno, clique aqui.
  • Resolução da atividade, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Proponha a sistematização dos conhecimentos adquiridos com a aula.
  • Conduza os alunos a perceber a importância do acento dos monossílabos, uma vez que o significado pode ser alterado pelo acento
    gráfico ou pela falta dele.
  • Retome o cartaz utilizado inicialmente. Analisem o que já está registrado, validem as informações e o complemente, caso necessário.
  • Elabore com os alunos os pontos importantes da aula (o que aprendemos).
  • Valide as conclusões que os alunos elencam. Possibilite neste momento a troca de informações, e se houver necessidade, que o aluno apresente suas dúvidas para ser solucionadas.
  • Sugestão de possíveis tópicos a explorar com os alunos:
  • Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ou não ser acentuados.
  • Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
  • O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.
  • A falta de acento nos monossílabos tônicos altera o sentido da frase.

6. Oriente os alunos a registrar no caderno as conclusões elencadas pelos aluno.

Materiais complementares:

  • Projetor, cartaz do slide 5 ou escrito no quadro.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar em frases monossílabos tônicos acentuados corretamente.

Materiais necessários: Cartaz de registros da primeira aula desta sequência. Por ser uma sequência de aulas, caso não tenha feito você poderá consultar a primeira aula e segunda aula desta sequência. Quadro para registros, projetor ou cartazes com as propostas dos slides.

Dificuldades antecipadas: O aluno não compreender que o acento faz parte da palavra para ter o sentido que se quer expressar.

Referências sobre o assunto:

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente as colunas do slide aos alunos e discuta coletivamente sobre o acento gráfico utilizado nos monossílabos destacados em cada uma das frases.
  • É importante que percebam a diferença na pronúncia causada pelo uso do acento gráfico na coluna 1.
  • Faça um paralelo do significado das palavras da lista da coluna 1 e da lista da coluna 2.
  • Utilize o dicionário caso seja necessário, incentive o uso do mesmo pelos alunos.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as frases das colunas, ou as escreva no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as questões do slide aos aluno e discuta as respostas dadas por eles coletivamente.
  • Retome o cartaz feito na primeira aula e complementado na segunda. Caso não a tenha feito, consulte primeira aula e segunda aula.
  • Não tendo feito as primeiras aulas, providencie um cartaz com um resumo da primeira e segunda aula sobre monossílabos tônicos acentuados.
    Sugestão de possíveis tópicos a explorar no cartaz:
  • Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ser acentuados ou não. Podem ser ou não acentuados.
  • Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
  • O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.
  • Quanto aos sinais gráficos, utilizamos o acento agudo nas vogais abertas, o acento circunflexo nas vogais fechadas e o til nos sons nasais.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com as perguntas do slide, ou as escreva no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações:

  • Imprima a atividade do slide.
  • A proposta é que os alunos realizem a atividade individualmente.
  • Leia a fábula em voz alta e solicite dos alunos atenção e proponha que analisem a pronúncia das palavras enquanto você está lendo.
  • Ao entregar a atividade de ser realizada, oriente-os a observar e analisar a escrita de cada uma das palavras que eles fizerem.
  • Oriente quanto ao uso do acento em determinados monossílabos, pois a falta dele modifica o significado da palavra.
  • Conduza a realização da atividade propondo:
  • Leitura da fábula com autonomia
  • Localizar os monossílabos na fábula.
  • Identificar os monossílabos que podem ser acentuados, porém estão sem acento gráfico.
  • Acentue adequadamente o monossílabo que está sem o sinal gráfico.
  • Caminhe pela sala e faça as intervenções necessárias, questionando hipóteses levantadas ou até mesmo levantando hipóteses para que os alunos reflitam sobre a análise que estão realizando.

Questione:

  • Por que acentuou este monossílabo? (Espera-se que o aluno diga o porque acentuou aquele monossílabo, dizendo que ele é acentuado pois apresenta umas regularidades: são pronunciados com força e mantêm o seu significado próprio, independentemente de virem inseridos numa frase ou isolados).
  • Sem acento / sinal gráfico tem o mesmo sentido? Por quê? (Não, pois os monossílabos tônicos acentuados mantêm seu significado próprio, sem acento podem ter outro sentido quando utilizados numa frase).
  • Qual sinal gráfico que mais aparece nos monossílabos desta fábula? O que ele significa? (Til, que é um sinal gráfico e não um acento, que faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca).
  • Depois que os alunos terminarem de acentuar os monossílabos, socialize as hipóteses levantadas por eles.
  • Coletivamente, validem ou não o uso do acento gráfico utilizado, se foi acentuada corretamente ou se naquela frase realmente não é necessário.
  • Oportunize consulta ao dicionário se julgar necessário e ao cartaz explorado inicialmente.
  • Fábula “O cão e o cartaz”: As Fábulas de Esopo. Adaptação: Joseph Shafan. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000378.pdf. Acesso em: 25 de setembro de 2018.

Materiais complementares:

  • Leitura complementar para o professor sobre Monossílabos tônicos e átonos.
  • Projetor ou cartaz com a proposta da atividade.
  • Atividade para impressão, uma cada aluno, clique aqui.
  • Resolução da atividade, clique aqui.

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Proponha a sistematização dos conhecimentos adquiridos com a aula.
  • Conduza os alunos a perceber a importância do acento dos monossílabos, uma vez que o significado pode ser alterado pelo acento
    gráfico ou pela falta dele.
  • Retome o cartaz utilizado inicialmente. Analisem o que já está registrado, validem as informações e o complemente, caso necessário.
  • Elabore com os alunos os pontos importantes da aula (o que aprendemos).
  • Valide as conclusões que os alunos elencam. Possibilite neste momento a troca de informações, e se houver necessidade, que o aluno apresente suas dúvidas para ser solucionadas.
  • Sugestão de possíveis tópicos a explorar com os alunos:
  • Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ou não ser acentuados.
  • Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
  • O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.
  • A falta de acento nos monossílabos tônicos altera o sentido da frase.

6. Oriente os alunos a registrar no caderno as conclusões elencadas pelos aluno.

Materiais complementares:

  • Projetor, cartaz do slide 5 ou escrito no quadro.

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