Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Parte deste plano de aula sugere a construção de uma câmara escura para a investigação. Separe anteriormente os materiais necessários. Você pode fazer parte das construção com os alunos em um momento anterior a esta aula, principalmente a pintura do interior da caixa, para que haja tempo suficiente para a secagem. Se a escola possuir uma sala sem janelas, que seja completamente escura, é possível fazer a investigação nesta sala, sem a necessidade de construir a câmara escura.
Materiais necessários para a aula: Caixas que possam ser abertas e fechadas (tipo caixa de sapatos - uma por grupo), tinta guache preta, tesouras, rolos de papelão (pode ser de papel higiênico, alumínio, etc), lanternas, massa de modelar
Material de apoio:
https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 07/09/2018).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fabricar um dispositivo para investigar como enxergamos os objetos se eles são iluminados apenas parcialmente, ou só de um lado.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Em um círculo ou semicírculo, mostre as imagens do slide aos alunos (projetadas ou impressas). Em seguida, inicie uma discussão:
Como essas imagens foram produzidas?
Você já brincou e explorou como seu rosto muda dependendo da iluminação?
O que acontece quando movemos uma lanterna ao redor de nosso rosto em uma sala escura?
Por que nosso rosto fica com feições tão diferentes?
Como veríamos objetos iluminados apenas de um lado?
Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos investigar como vemos os objetos quando eles são iluminados apenas de um lado e vamos conectar nossas descobertas com o que temos estudado sobre a Lua até agora.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ainda na mesma formação com os alunos, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas hipóteses e ideias sobre o tema. Registre essas ideias e deixe-as visíveis durante toda a aula, para que os alunos possam retornar a elas à medida em que desenvolvem seu pensamento no processo. Se surgirem questionamentos nesse momento, registre-os também em um local visível. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Você pode utilizar um quadro SQA, registrando na coluna S (O que sabemos?) seus conhecimentos prévios e na coluna Q (O que queremos saber?) os questionamentos que surgirem nesse momento. A coluna A (O que aprendemos?) será completada na sistematização da aula. Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula.
Leia mais sobre o quadro SQA em: http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em 08/09/2018).
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos (3 ou 4 alunos). Explique a atividade usando o slide projetado. Distribua para cada grupo a atividade impressa (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zK54RvGDzjxSV8ArkS8sfT9mK348YTN6ynC5bzyzSJnpYsG7MbyKBRR5WUQ5/atividade-para-impressao-construcao-da-camara-escura-cie5-10tu04.pdf) com o passo a passo para a construção da câmara escura. Se for possível, prepare as caixas com os alunos, pintando-as de preto por dentro, em um momento anterior à aula. Assim, elas já estarão secas nesse momento.
Faça combinados com a turma sobre o tempo disponível para a construção e investigação, e possíveis sinais que vocês utilizarão para avisos e pedidos de diminuição de volume de voz, caso o volume das discussões comece a ficar muito alto. Você pode projetar, caso seja possível, um temporizador com a contagem regressiva do tempo combinado, para ajudar os estudantes a gerenciarem seu tempo. Um temporizador online pode ser acessado aqui, por exemplo, mas existem outras opções para esse recurso. Caso isso não seja possível, combine com os alunos de avisá-los, por exemplo, a cada 5 minutos, quanto tempo ainda falta para o final da atividade.
Enquanto os alunos trabalham, circule entre os grupos, auxiliando-os a resolver possíveis dúvidas e relembrando-os de registrar as descobertas da investigação. Se necessário, ajude-os a escolher objetos que trarão observações interessantes, e sugira que também façam testes com uma esfera, pois isso ajudará nas conexões com as fases da Lua.
Materiais necessários: Caixas que possam ser abertas e fechadas (como caixa de sapatos - uma por grupo), tinta guache preta, tesouras, rolos de papelão (pode ser de papel higiênico, alumínio, etc), lanternas, massa de modelar, atividade impressa, papel ou caderno para registro.
Materiais complementares:
Atividade para impressão: https://docs.google.com/document/d/1ZYjfBi96Df7uE2RKHsxunC_ILoebs-du1hOEkhlyN-A/edit
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para os grupos compartilhem rapidamente o que descobriram e suas conexões com o que vêm estudando sobre as fases da Lua.
Volte ao quadro SQA, onde estão anotadas as ideias iniciais da turma, e comparem o que eles falaram no princípio e o que descobriram na aula. Peça para que um ou dois alunos registrem o que foi aprendido na coluna A (O que aprendemos?), à medida em que os grupos forem compartilhando.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Comente que, na próxima aula, eles utilizarão todas as descobertas feitas até agora para propor um modelo explicativo para as fases da Lua. Recomenda-se a sequência dessa aula com a aula do plano CIE5_10TU05.