Atividade para impressão - Resolução da atividade
Atividade para impressão - Resolução da atividade
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Uso dos fonemas /š/, /ž/, /z/
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar o uso do /s/ e do /z/ por meio de palavras presentes em trechos do conto “Um apólogo”.
Materiais necessários: cópia impressa de partes do texto “Um apólogo”; caderno para registro das palavras; quadro; projetor; tela.
Dificuldades antecipadas: alguns alunos não perceberem determinadas palavras grafadas incorretamente.
Referências sobre o assunto: ABCL. Disponível em: <http://www.ablc.com.br> Acesso em: 14 nov. 2018.
AULETE. Gramática. Disponícel em: <http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica>. Acesso em: 14 nov. 2018.
DOMÍNIO Público. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 14 nov. 2018.
PENSADOR. Braulio. Disponível em: < https://www.pensador.com/busca.php?q=braulio>. Acesso em: 14 nov. 2018.
PLATAFORMA do letramento. Ortografia reflexiva e caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html>. Acesso em: 14 nov. 2018.
RECANTO das Letras. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2188300>. Acesso em: 14 nov. 2018.
SECRETARIA Municipal de Educação. Aprender padrões. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_I_Prof.pdf>. Acesso em 14 nov. 2018.
TV ESCOLA. Um apólogo. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/video/umapologo>. Acesso em 14 nov. 2018.
VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
2. Volte o foco da discussão para o apólogo. Pode ser que alguns alunos nunca tenham ouvido falar nesse gênero textual, então, seguem algumas sugestões de perguntas que você poderá fazer: “Alguém saberia dizer o que é um apólogo?”; “Quem já leu um?”; “Quem já produziu um?”; “Há alguma característica específica desse tipo de texto?”; “Costumamos lê-los com uma certa frequência?”; “Um apólogo traz algum ensinamento ou moral?”; “Existe algum tema específico para se escrever um apólogo?”; “Seu conteúdo pode ser aplicado em nosso dia a dia?”.
3. Se achar necessário, mencione que o apólogo é um texto narrativo, moralizante, que assim como a fábula sempre apresenta um ensinamento implícito. Se citar a fábula, diferencie os dois gêneros textuais. Faça de modo superficial, dizendo que enquanto a fábula apresenta animais na história, o apólogo dá vida a seres inanimados, transformando-os em personagens da narrativa. Vale ainda ressaltar que ele é utilizado há bastante tempo e que aparece mencionado até mesmo na Bíblia (Apólogo de Jotão, presente em Juízes 9.7-21).
4. Aproveite a oportunidade para verificar se o grupo conhece Machado de Assis. Diga-lhes que se trata de um autor do século XIX, que vivia na época do Brasil Império (fato facilmente notado durante a leitura), alfabetizado aos 16 anos e se tornou um dos maiores autores da Língua Portuguesa. Era um homem negro, gago, epilético e analfabeto em meio a um Brasil escravocrata. Machado não recebeu todo reconhecimento merecido em vida, mas atualmente é considerado um dos cem maiores escritores do mundo e é o patrono da Academia Brasileira de Letras.
5. Caso o grupo se interesse pelas características do apólogo, seguem algumas sugestões de interessantes, os quais poderão ser trabalhos em outra ocasião:
Materiais complementares: Cópia fragmentada do texto “Um apólogo”; vídeo “Um apólogo”, produzido por TV Escola, 00:12min, disponível em: <(https://tvescola.org.br/tve/video/umapologo> (acesso em 14 nov. 2018).
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Materiais complementares: cópia de partes do texto “Um apólogo”.
Orientações:
Materiais complementares: cópia de partes do texto “Um apólogo”.
Orientações:
Materiais complementares: cópia de partes do texto “Um apólogo”.
Orientações:
Materiais complementares: cópia de partes do texto “Um apólogo”.
Orientações:
Materiais complementares: cópia de partes do texto “Um apólogo”.
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
Materiais complementares: texto na íntegra para impressão; resolução da atividade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nesta aula, irão fazer o papel de revisores de um texto. Explique que a profissão de revisor é muito importante no mundo dos textos escritos, pois nenhuma empresa quer que sua imagem fique prejudicada com textos mal escritos publicados em seu site, por exemplo. Diga que a revisão que os alunos vão fazer foca-se somente na ortografia do “s” ou “z”. Também explique que o texto que irão revisar é de um famoso escritor do século XIX, Machado de Assis. O nome do texto é “Um Apólogo”. Peça que, antes de ler o texto, os alunos assistam a uma animação baseada nessa história, disponível aqui. A animação irá ajudá-los a entender melhor o texto. Encerre seu áudio dizendo que as demais orientações serão encaminhadas por escrito via WhatsApp ou e-mail.
Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma ou por e-mail o texto disponível nos Materiais deste plano, com palavras com S e Z escritas propositadamente de forma equivocada, para que os alunos leiam e arrumem o que julgarem necessário. Avise-os, em orientações por escrito, que o texto não está na íntegra e que os sinais de (...) indicam cortes. Caso considere pertinente, diga que treze desvios deverão ser encontrados ao longo do texto. Os alunos devem destacar as palavras que julgam estar erradas e escrevê-las corretamente logo abaixo do texto, em um documento de Word. Solicite que salvem a atividade em uma pasta no Google Drive, para que você possa acessá-la e avaliá-la. Combine uma data de entrega. Os alunos também poderão enviá-la por e-mail ou WhatsApp.
Fechamento
Após ver as respostas dos alunos, escreva um comentário dando o feedback dessas respostas, e encaminhe a resolução da revisão, para que se autoavaliem. Caso haja possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para solucionar possíveis dúvidas dos alunos. Nesse caso, siga as orientações e o roteiro do slide de Fechamento deste plano de aula.
Convite às famílias
Você pode convidar as famílias a assistir em casa, todos juntos, à animação "Um Apólogo", disponível no link indicado. É uma adaptação bem feita de um texto clássico, escrito por um dos maiores autores brasileiros de todos os tempos, um menino negro e pobre que superou inúmeras dificuldades para realizar o sonho de ser escritor em um país racista e recém-saído do regime escravocrata. Como sugestão, a família também pode conhecer um pouquinho mais da vida dele com a animação “Pequenos Ilustres - História de Machado de Assis”, disponível aqui. As famílias que se sentirem à vontade podem enviar fotos ou vídeos curtos desse momento ao grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kelli Cristina Olbi de Moraes
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Utilização do /s/ ou /z/
Finalidade da aula: Revisar o uso do /s/ e /z/ por meio de palavras presentes em trechos do conto “Um apólogo”.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: fono-ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP32
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar o uso do /s/ e do /z/ por meio de palavras presentes em trechos do conto “Um apólogo”.
Materiais necessários: cópia impressa de partes do texto “Um apólogo”; caderno para registro das palavras; quadro; projetor; tela.
Dificuldades antecipadas: alguns alunos não perceberem determinadas palavras grafadas incorretamente.
Referências sobre o assunto: ABCL. Disponível em: <http://www.ablc.com.br> Acesso em: 14 nov. 2018.
AULETE. Gramática. Disponícel em: <http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica>. Acesso em: 14 nov. 2018.
DOMÍNIO Público. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 14 nov. 2018.
PENSADOR. Braulio. Disponível em: < https://www.pensador.com/busca.php?q=braulio>. Acesso em: 14 nov. 2018.
PLATAFORMA do letramento. Ortografia reflexiva e caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html>. Acesso em: 14 nov. 2018.
RECANTO das Letras. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2188300>. Acesso em: 14 nov. 2018.
SECRETARIA Municipal de Educação. Aprender padrões. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_I_Prof.pdf>. Acesso em 14 nov. 2018.
TV ESCOLA. Um apólogo. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/video/umapologo>. Acesso em 14 nov. 2018.
VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: