13798
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Perfil pessoal online

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 26/11/2018
Código: ING6_09UND05

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Perfil pessoal online

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se organizar.

Sobre esta aula:

Nesta aula, os alunos começarão a construir um perfil pessoal para uma rede social, escrevendo uma apresentação de si mesmos. Conhecimento prévio necessário: Apresentar a si mesmo - Unidade 02, Aula 01 (no eixo Oralidade); Descrever pessoas - Unidade 06, Aula 01 (no eixo Oralidade); Descrever personalidades - Unidade 06, Aula 02 (no eixo Oralidade); Gostos e preferências - Unidade 06, Aula 03 (no eixo Oralidade).

Preparação para a aula:

Nesta aula, você precisará de: cópias dos textos e das folhas de atividade (veja Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output) e um projetor multimídia (datashow) ou uma smart TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Nesta aula os alunos irão escrever uma apresentação com informações pessoais para um perfil online. Mostre ou leia o objetivo da aula para a turma e diga: Today you will write a short text to introduce yourselves online.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

Antes de começar, proponha um jogo para revisar vocabulário e preparar os alunos para as estruturas da língua que serão usada nas atividades a seguir.

  • Diga: We are going to play Bingo;
  • Mostre aos alunos o slide com as orientações e as frases (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context). Se você não tiver um datashow na sala nem puder fazer uma impressão colorida das imagens, você pode recortar imagens de revistas e/ou jornais;
  • Leia rapidamente as frases da lista, certificando-se de que todos compreenderam o que cada uma significa;
  • Entregue uma cartela de bingo para cada aluno (veja Atividades para impressão - Context). Se você não puder imprimir as cartelas, não tem problema! Você pode pedir aos alunos que façam o grid de 3x3 no caderno.);
  • Cada jogador deve preencher sua cartela com frases da lista (uma em cada quadrado);
  • Explique que você irá ler perguntas. Eles deverão encontrar e marcar (com X) em suas cartelas a resposta correspondente a cada pergunta lida;
  • Continue jogando até que um jogador preencha uma linha com 3 quadrados (na horizontal, na vertical ou na diagonal). Quando isso acontecer, o jogador deve gritar “Bingo!”.

Dicas importantes:

  • Você pode usar outras frases e outras perguntas no jogo.
  • Ao invés de sortear as perguntas (para não precisar imprimir e recortar, ou mesmo escrevê-las em pedaços de papel), você pode simplesmente ler cada uma na ordem em que aparecem na lista abaixo.

Perguntas do jogo: (com respectivas respostas)

How are you? (I’m fine, thanks!)

How many pets do you have? (I have two cats.)

How old are you? (I am 12.)

Nice to meet you! (Nice to meet you too!)

What do you like doing in your free time? (I like dancing and swimming.)

What is your favorite food? (It is apple pie.)

What is your favorite sport? (My favorite sport is basketball.)

What is your phone number? (It’s 555-4321.)

What is your occupation? (I am a student.)

What languages do you speak? (I speak English and Portuguese.)

What’s your name? (My name is Mary.)

When is your birthday? (It is October 2nd.)

Where are you from? (I’m from Australia.)

Where do you live? (I live at 79 Abbey Road.)

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Apresentar o gênero perfil pessoal online.

Expectativa: Que os alunos percebam os elementos que compõem um perfil pessoal online.

Orientações:

1) (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input). Entregue uma cópia impressa para cada um e pergunte:

  • Do you know this girl? (Apontando para a foto de perfil) (Os alunos provavelmente responderão: Yes; No)
  • What is her name? (Os alunos provavelmente localizarão o nome da garota abaixo da imagem de perfil e responderão: Her name is Malala.)
  • What do you already know about Malala? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: Nothing; She is from Pakistan; She was shot in the head by a Taliban gunman in 2012; She is an activist for girl’s education; She won the Nobel Peace Prize in 2014) (_!_) Nota cultural: Explique brevemente aos alunos quem é Malala Yousafzai e como/ por que ela se tornou uma pessoa pública. Saiba mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/conheca-a-historia-da-ativista-malala-yousafzai/ e https://www.nobelprize.org/prizes/peace/2014/yousafzai/auto-biography/.
  • What is this? (Apontando para o perfil todo) (Os alunos provavelmente observarão o layout da página, bem como os botões de navegação na tela e responderão: It is her personal profile on a social network.)
  • Which social networking site was this profile taken from? (Espera-se que os alunos respondam: Twitter.) Explique: Twitter is “a social networking site on the internet for communicating with people quickly.” (Fonte: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/twitter) (_!_) Nota cultural: O verbo em inglês twitter está relacionado aos pássaros e significa “fazer uma série de sons curtos e altos”, “gorjear”. Entendeu por que a logomarca do Twitter é um pássaro azul? Para saber mais, acesse: https://www.inglesnapontadalingua.com.br/2009/03/o-que-significa-twitter.html.
  • What does a person write a personal profile for? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: to introduce oneself to others online; to connect with other people online; to get more exposure online)
  • What information can you find on Malala’s social media profile? (Os alunos provavelmente responderão: Her photo, her name, her age, her occupation and her date of birth.)
  • How old is she? (Os alunos provavelmente responderão: She is 21 years old.)
  • What is her occupation? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: She is an advocate for girls’ education and women’s equality; She is an UN messenger of peace.)
  • When is her birthday? (Os alunos provavelmente responderão: It’s July 12.)
  • What other information can you find in an online profile? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: hometown; relationship status; interests)
  • When did she create the account on this social network? (Espera-se que os alunos localizem a data acima do número de seguidores e respondam: In November, 2012)
  • Is Malala popular online? (Espera-se que os alunos consigam localizar o número de seguidores da garota no final do texto - 1.3M Followers - e respondam: Yes; She has 1.3 million followers.)

Explique: A social media profile consists of “information about a person's life, work, interests, etc. on a social networking website”. (Fonte: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/profile Acesso em: 13/07/2018)

Fonte: https://twitter.com/Malala

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar o gênero perfil pessoal online.

Expectativa: Que os alunos percebam os elementos que compõem um perfil pessoal online.

Orientações:

2) (6’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) . Entregue uma cópia impressa para cada um e pergunte:

  • What is this? (Os alunos provavelmente observarão o layout da página, bem como os botões de navegação na tela e responderão: It is a social media profile; It is a personal profile on a social media.)
  • What is this boy’s name? (Os alunos provavelmente localizarão o nome do garoto abaixo da imagem de perfil e responderão: His name is Muhammad Najem.)
  • Do you know this boy? (Os alunos provavelmente responderão: No)
  • How old is he? (Os alunos provavelmente responderão: He is fifteen.)
  • When is his birthday? (Espera-se que os alunos respondam: I don’t know; He doesn’t say; This information is not in the text.)
  • Is he from Brazil? (Os alunos provavelmente responderão: No, he isn’t.) Where is he from? (Espera-se que os alunos localizem o nome do país próximo ao símbolo de “localização” e respondam: He is from Syria.)
  • What do you know about Syria? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: Nothing; Syria is in war.) (_!_) Nota cultural: Pode ser interessante contar aos alunos que Muhammad Najem é um garoto sírio que compartilha nas redes sociais fotos que mostram um pouco da destruição causada pelos ataques à bomba em seu país. Para saber mais, leia: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/02/22/adolescente-denuncia-ataques-na-regiao-siria-de-ghouta-com-videos-e-selfies.htm.
  • When did Muhammad create the account on this social network? (Espera-se que os alunos localizem a data acima do número de seguidores e respondam: In December, 2017)
  • Is he popular online? (Espera-se que os alunos consigam localizar o número de seguidores do garoto no final do texto - 26K Followers - e respondam: Yes; He has 26 thousand followers.)
  • Who is more popular online: Muhammad or Malala? (Os alunos provavelmente responderão: Malala is.)
  • What piece(s) of information appears both on Malala’s and Muhammad’s profile? (Os alunos provavelmente responderão: name; age; date they created the profile; number of followers)

Fonte: https://twitter.com/muhammadnajem20

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar o gênero perfil pessoal online.

Expectativa: Que os alunos percebam os elementos que compõem um perfil pessoal online.

Orientações:

3) (2’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) . Entregue uma cópia impressa para cada um e pergunte:

  • What is this? (Os alunos provavelmente observarão o layout da página, bem como os botões de navegação na tela e responderão: It is a social media profile; It is a personal profile on social media.)
  • What is this girl’s name? (Os alunos provavelmente localizarão o nome da garota abaixo da imagem de perfil e responderão: Her name is Whitney McGee.)

4) (5’) Explique: Whitney is editing her online profile.

  • Leia o parágrafo de apresentação para os alunos, destacando os espaços a serem completados. (Cuidado para não completar os espaços acidentalmente durante a leitura! ;-)) Certifique-se que eles compreenderam as frases.
  • Escreva as palavras no quadro: | Birmingham - from - Holte School - name - to read books - eleven |
  • Diga a eles: Help Whitney complete her personal introduction with information from the box.
  • Leia novamente a primeira frase e pergunte: What personal information is the first sentence related to? (Espera-se que os alunos respondam: name). Então, peça que os alunos leiam a frase completa. Enfatize: My name is Whitney McGee. Peça que eles risquem as palavras da caixa à medida que forem sendo usadas;
  • Leia novamente a segunda frase e pergunte: What personal information is the second sentence related to? (Espera-se que os alunos respondam: age). Dê a eles trinta segundos para pensar e, então, peça que leiam a frase completa. Enfatize: I am eleven years old;
  • Leia novamente a terceira frase e pergunte: What personal information is the third sentence related to? (Espera-se que os alunos respondam: country; origin). Dê a eles trinta segundos para pensar e, então, peça que leiam a frase completa. Enfatize: I am from England;
  • Leia novamente a quarta frase e pergunte: What is the fourth sentence related to? (Espera-se que os alunos respondam: city; location; where he lives). Dê a eles trinta segundos para pensar e, então, peça que leiam a frase completa. Enfatize: I live in Birmingham;
  • Leia novamente a quinta frase e pergunte: What is the fifth sentence related to? (Espera-se que os alunos respondam: I don’t know; school). Dê a eles trinta segundos para pensar e, então, peça que leiam a frase completa. Enfatize: I go to Holte School;
  • Leia novamente a última frase e pergunte: What information is the last sentence related to? (Espera-se que os alunos respondam: interests; hobbies). Dê a eles trinta segundos para pensar e, então, peça que leiam a frase completa. Enfatize: In my free time, I like to read books and watch films.

5) (2’) Pergunte:

  • What information can you find on Whitney’s social media profile? (Os alunos provavelmente responderão: Her photo, her name, her age, her hometown, her school and her interests)
  • When did she create the account on this social network? (Espera-se que os alunos respondam: I don’t know; This information is not in the text.)
  • Is Whitney popular online? (Espera-se que os alunos consigam localizar o número de seguidores da garota no final do texto - 473 Followers - e respondam: So-so; Somewhat; No.)
  • Who is more popular online: Whitney or Muhammad? (Os alunos provavelmente responderão: Muhammad is.)

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Escrever uma apresentação pessoal para um perfil de rede social.

Expectativa: Que os alunos escrevam uma apresentação pessoal para um perfil online, utilizando como modelo o último texto apresentado no Input (perfil de Whitney).

Orientações:

  • Mostre o slide (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output) e leia as orientações para os alunos;
  • Explique que eles irão começar a construir um perfil online. Nesta aula, eles irão escrever no caderno apenas uma descrição de si mesmos (uma apresentação pessoal), que deve conter: nome, idade, cidade e/ou país de origem, esporte preferido e atividades de tempo livre preferidas;
  • Oriente-os a usar como modelo o texto de Whitney (slide anterior).

Professor, é importante aproveitar o contexto da atividade para dar algumas dicas de segurança online aos alunos. Explique a eles que não é seguro compartilhar online informações privadas como: nome completo, fotos, localização atual, endereço residencial ou da escola, números de telefone, senhas e nomes dos membros da família. Para mais informações sobre este assunto, acesse: https://kidshealth.org/en/teens/internet-safety.html (Online Safety), http://www.bbc.co.uk/webwise/0/21259413 (Share Take Care) e https://new.safernet.org.br/home?field_subject_value=All&field_type_value=All&page=1 (SaferNet Brasil).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem ler e escrever uma apresentação pessoal em inglês utilizando as estruturas que aprenderam nesta aula.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam, e de que foram capazes de ler e escrever uma apresentação pessoal em língua inglesa em um contexto real!

Contents

  1. INPUT: Read a social network profile
  2. OUTPUT: Write a personal introduction for a social network profile

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogs, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes