13775
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre atividades que elucidem a função social de leitura (circulação do texto na vida social), principalmente por meio de rodas de leitura.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Rodas de leitura

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Semanal

Prática de linguagem priorizada: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Dinâmica: 

1- Sensibilização (reconhecimento da dimensão lúdica do texto literário);

2 - Organização do espaço de leitura;

3- Estabelecimento de expectativas sobre a obra a ser lida;

4- Leitura e discussão;

5- Registro das impressões.

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP02 /EF15LP01 / EF15LP02 / EF15LP14/ EF15LP15/ EF15LP16/ EF15LP18/ EF15LP19/ EF02LP27/ EF02LP28/EF02LP29

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. Os campos de atuação priorizados nessa atividade são Artístico-literário/vida cotidiana/Todos os campos. O objetivo é enfatizar atividades que elucidem a função social de leitura (circulação do texto na vida social), principalmente por meio de rodas de leitura que façam antecipações de informações com o auxílio de recursos gráficos. A identificação e a comparação de informações são priorizadas. O professor é o principal mediador de leitura. Os gêneros priorizados são contos, fábulas, poemas e histórias em quadrinhos, textos dramáticos e cordel.

Justificativa: Rodas de leitura podem ampliar o repertório leitor e o aprofundamento da leitura autônoma. Por meio da mediação do professor, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura e também pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, principalmente com a leitura coletiva e compartilhada.

Materiais necessários:  Na dinâmica desta proposta de roda de leitura, será utilizada a metáfora da leitura como viagem. Por isso, o estudante usará um passaporte de leitura como pré-requisito para realizar a viagem; já o uso de um jogo de tabuleiro será necessário, pois representará os caminhos percorridos (percurso da viagem) e, por fim, o registro final das informações apreendidas com a viagem de leitura são realizadas também no passaporte. Para usar o jogo de tabuleiro de perguntas e respostas, imprimir e produzir as questões previamente. Também é importante selecionar e ler o conjunto de livros que serão explorados pelos estudantes. Se possível, criar uma cenografia do ambiente para que os estudantes adentrem na ideia do gênero (estrutura ou temática) a ser lido.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as discussões coletivas. Desconcentração. Dificuldades em oralizar as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

CASTANHEIRA.;M.L.;MACIEL.;F.I.P.;MARTINS.;R.M.F. Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica,2008.

BRAUN, Patrícia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFRJ, 2010 (p. 59 -66).

Leitura em ambientes virtuais:

http://www.capparelli.com.br/

http://www.viniciusdemoraes.com.br/

http://www.arnaldoantunes.com.br/new/

Cordel infantil: https://marianebigio.com/tag/cordel-infantil/ e https://www.youtube.com/channel/UCGr9TFCIdQLdRPtoL7bqt8g (Página do cordel encantado no YouTube).


Código: LPO2_01ATP01

(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

(EF02LP27) Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor.

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas