Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Rita Cintra
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Exercitando as paroxítonas
Finalidade da aula: Analisar e acentuar corretamente as palavras paroxítonas sempre que necessário.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Conhecimento de diversas grafias do alfabeto/ Acentuação
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCCEF04LP04
Sobre esta aula: esta é segunda aula aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Analisar e acentuar corretamente as palavras paroxítonas sempre que necessário.
Materiais necessários:
Cartolina ou papel cartão
Plástico adesivo
sulfite
canetas coloridas
Dificuldades antecipadas: O aluno não perceber a importância da acentuação das palavras na compreensão leitora e não estar familiarizado com as regularidades da acentuação na grafia das palavras paroxítonas.
Sugestões: não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003
Código: LPO4_07ATS02
(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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